Entre um grande número de plantas exóticas de interior, destaca-se a guarnição. Ela irá decorar um canto de flores, dando-lhe uma aparência incomum. E suas maravilhosas flores enlouquecerão qualquer cultivador. Os segredos do cultivo correto da guarnição, compartilharemos no artigo.
Origem
Garrizia cresce na América do Sul e Central. Sob condições naturais, grandes - até 6 m de altura. Em casa, seu tamanho é menor.
Você sabe As suculentas não são tão caprichosas em seus cuidados que, com algumas, até criam jóias nas quais crescem. A única coisa que é exigida do proprietário dessas jóias é a rega regular (pelo menos uma vez por semana).
Descrição da planta
Garrizia é um gênero de plantas que são divididas em dois subgêneros: garrisia e eriocereus. Garrisia pertence à usberty. Esta é uma planta de cacto que cresce na forma de uma pequena árvore. O nome latino é Harrisia (Eriocereus) jusbertii. Seus brotos são longos (até 3 m), grossos (até 6 cm de diâmetro) e rastejantes. Eles formam um arbusto.
Sistema raiz | Desenvolvido, superficial. |
Caule | Fino e com nervuras, com espinhos. |
Forma de folha | Modificado em espinhos de agulha grossos. Alcance 3 cm de comprimento. |
Cor da folha | Branco, marrom, com uma ponta preta. |
Forma da flor | As flores são tubulares, grandes, em uma haste longa. Flor à noite. |
Cor da flor | Mais frequentemente branco. Tons creme e marrom claro são menos comuns. |
O que fazer imediatamente após a compra?
Depois de comprar uma guarnição e movê-la para casa, primeiro borrife-a com água morna. Isso ajudará a flor a se recuperar após o transporte. Durante os primeiros dias após a compra, monitore a aparência da guarnição. Se aparecerem manchas nas hastes e sua cor mudar, ela está doente, é necessário tratamento.
Assistência domiciliar e crescente
Para a flor, você precisa escolher o local certo, criar um microclima adequado e fornecer a capacidade e o solo certos. Também é necessário cuidado na forma de rega, cobertura, corte e transplante. Considere os recursos da guarnição crescente em casa em ordem.
Seleção de localização
Na primavera e no verão, é melhor colocar uma guarnição em uma varanda, terraço ou varanda, porque precisa de ar fresco. Se isso não for possível, ventile regularmente a sala em que o pote da guarnição está localizado. No inverno, também areje, evitando a entrada de ar frio direto na flor.
Microclima
Garrizia é uma flor fotófila, por isso um peitoril da janela ensolarado é adequado para ela. Mas, ao mesmo tempo, a flor deve ser protegida de correntes de ar para evitar o aparecimento de doenças. Além disso, a luz solar direta não deve entrar, pois eles podem queimar os caules.
Se você colocar a guarnição no lado norte com iluminação insuficiente, ela não florescerá. Garrizia é a temperatura ambiente adequada. No inverno, deve ser mantido em uma sala ligeiramente fria a uma temperatura de +10 ... + 15 ° C. A umidade para a guarnição não deve ser superior a 55%. Com um aumento neste indicador, a flor começará a doer.
Importante! É possível evitar a formação de placas nas paredes da panela se você usar água macia ou destilada para irrigação.
Dragagem e seleção de contêineres para plantio
As terras da guarnição devem ser nutritivas. Um solo ligeiramente ácido é adequado.
Ele deve ter os seguintes elementos:
- húmus foliar (40%);
- solo argiloso (40%);
- areia grossa (20%).
Importante! Três dias antes do transplante, a planta é interrompida. Continue a regar uma semana após o procedimento.
Panelas de plástico retêm a umidade por um longo tempo. Portanto, selecionando-os, regando, reduza em três vezes. A panela não deve ser apertada, caso contrário a guarnição irá parar de crescer e não florescerá. Escolha um recipiente largo para que a planta cubra metade de sua superfície. Então a terra e, consequentemente, as raízes respirarão. A altura do vaso deve ser maior que o comprimento das raízes, para que elas tenham espaço livre para crescer.
Rega e fertilizantes
Leitura Recomendada
Garrizia, como todas as suculentas, adora regar moderada. Regue-o quando o solo estiver seco (cerca de 2-3 vezes por semana). Use água à temperatura ambiente. A rega é aumentada durante o período de crescimento ativo - da primavera ao início do outono.
Durante a dormência, a planta não é regada. No verão, quando o calor está lá fora, a guarnição é pulverizada com água à temperatura ambiente.
Além disso, a guarnição precisa de cobertura regular. Os fertilizantes são aplicados durante o período de crescimento ativo. A alimentação especial para cactos pode ser comprada em lojas de flores. Eles são usados de acordo com as instruções (geralmente uma vez a cada duas semanas).
Poda e transplante
O tempo para transplantar a guarnição é primavera. Replante-o à medida que cresce quando a panela se torna pequena. O solo para isso deve ser nutritivo. É bom adicionar um pouco de húmus e migalhas a ele. A poda aviva a flor. As hastes são frequentemente podadas se tiverem crescido em comprimento e a planta precisar ser modelada. Brotos laterais extras também são removidos.
Para aparar, é necessário um podador afiado e limpo. Com sua ajuda, os pontos de ramificação na haste são removidos. Nesse caso, tenha cuidado para não danificar a haste principal. Se a haste atingiu a altura desejada, seu ponto de crescimento também é cortado. Galhos remotos e "filhos" podem ser plantados em um recipiente separado e cultivar uma planta jovem. Para não se machucar com os espinhos, use luvas grossas para executar o procedimento.
Métodos de criação
Harrisia é propagada na primavera de duas maneiras:
- Pelo corte. É cortado com uma faca afiada. O tamanho das estacas deve ser de cerca de 5 cm e o local do corte é tratado com carvão. Em seguida, o talo é deixado por 1-2 dias para secar. Depois de plantado em um solo rico em vitaminas. Nele, você pode adicionar terreno arborizado e encharcado e areia grossa. Regue o caule regularmente através da panela para que ele enraíze mais rapidamente.
- As sementes Antes da semeadura, são embebidas em uma solução de permanganato de potássio a 1%, depois são embrulhadas em um pano úmido e deixadas por um dia em um local quente. No solo para a semeadura deve ser seixos molhados e drenagem. Tendo semeado as sementes, a panela é coberta com um filme. Então eles vão subir mais rápido. Regado regularmente com água morna. Assim que as primeiras filmagens aparecem, o filme é removido. Quando os cactos crescem, eles colhem. Depois disso, eles são transplantados para um vaso separado em um local permanente.
Recursos de dormência e floração
O período de descanso dura no outono e no inverno (de outubro a março). Nesse momento, reduza a temperatura da sala em que a guarnição está (para +10 ... + 15 ° C). A umidade pode ser a mesma. O principal é não permitir um aumento no seu nível. Você não pode regar a planta durante o período inativo. Garrisia floresce de março a setembro. As flores são lindas e grandes, chegando a 20 cm de diâmetro. Com os devidos cuidados, a guarnição começa a florescer aos 3 anos de idade.
Possíveis dificuldades crescentes
Ao cultivar uma guarnição, os problemas não são excluídos - pragas e doenças de insetos, que discutiremos mais adiante.
Importante! Certifique-se de que, como resultado da pulverização, toda a superfície da planta esteja molhada. Se houver manchas secas, as pragas subirão sobre elas e o procedimento não será útil.
Pragas
Pragas da Guarnição Comum - cochonilha e ácaro.
É fácil identificar a cochonilha por sua aparência característica: é coberta com um revestimento branco, semelhante à farinha, daí o nome da praga. Os vermes se multiplicam rapidamente e, no processo, as fêmeas secretam uma substância semelhante ao algodão, onde depositam seus ovos. As pragas vivem nos sulcos intercostais da planta e no topo de brotos jovens.Para se livrar da cochonilha, pulverize a flor com uma solução a 0,1% de Karbofos, Aktellik ou Benlat, de acordo com as instruções.Outro remédio é a solução a 0,1-0,2% de éter sulfonato. É possível pulverizá-los com uma guarnição, tanto para a destruição de pragas quanto para a prevenção de sua aparência. Se não houver muitas pragas nas hastes, elas podem ser coletadas cuidadosamente usando um cotonete em um pedaço de pau previamente umedecido com uma solução de álcool com água (1: 4).
Importante! Para prevenir doenças, de tempos em tempos trate a guarnição com meios especiais para sua prevenção, que podem ser comprados em uma loja de flores.
Se aparecerem manchas enferrujadas em uma planta, ela é infectada com um ácaro. As áreas afetadas das hastes nunca recuperam sua cor anterior. À medida que a guarnição cresce, as manchas se tornam menos visíveis. O ácaro da aranha só pode ser visto sob uma lupa, porque é muito pequeno, e o principal é perceber sinais de destruição a tempo. Caso contrário, a planta não poderá ser salva.A praga recebeu esse nome pelas características da vida: em locais de grande acúmulo na planta, forma-se uma placa semelhante a uma teia de aranha.Os métodos de combate ao ácaro são os mesmos que os da cochonilha. Acrescentamos apenas que é possível tratar a planta com preparações Confidor ou Prestige, de acordo com as instruções indicadas na embalagem.
Doença
Uma das doenças é podridão da raiz e caules. A razão para isso é muitas vezes encharcar ou molhar com água muito fria. Os sinais da doença são amarelados da planta, enrugando sua superfície. O caule amolece e a flor morre. Se o grau de deterioração da alça for grande, ela será removida e descartada.
Com um grau médio de doença, a parte afetada da planta é cortada e as seções são polvilhadas com carvão ou enxofre. A planta é transplantada para um novo vaso com um novo substrato. Prevenção de doenças - rega e esterilização adequadas dos equipamentos durante o transplante de plantas.
Garrizia pode ficar doente Fusarium Seus sinais são a cor enferrujada das partes afetadas do caule, a atrofia da flor e sua palidez. As áreas afetadas são cortadas com uma faca estéril e o caule é tratado com fungicida. Depois é melhor transplantar a guarnição em outra panela, tratando-a e o solo com "Futilavin" ou "Trichophytum", de acordo com as instruções.Uma doença perigosa é antocrose. Aparecem pontos de luz redondos na superfície da guarnição. As áreas afetadas secam, endurecem e crustam. Se a planta não for severamente afetada, os pontos doloridos são cortados e as demais áreas são polvilhadas com pó de carvão. Como resultado da doença, as plantas não retornam à sua forma anterior.
Também um problema é a falta de floração. Isso acontece com iluminação insuficiente, aumento da umidade do solo e aplicação irregular de fertilizantes. Garrizia não florescerá se você não seguir as regras de manutenção durante a dormência. O rearranjo frequente de um lugar para outro e virar o pote para os lados também têm um efeito ruim na guarnição, especialmente durante a brotação. Os botões se formam no lado que está na sombra. Se eles se voltam para o sol, secam e caem.
Garrisia usberti é uma flor exótica que requer cuidado. Se você seguir o conselho dado em nosso artigo, a guarnição o deliciará com uma floração maravilhosa e uma vida longa.