As plantas verdes na cabana de verão e no jardim não são apenas um elemento de design, mas também uma ótima maneira de fornecer a você e sua família ar puro. Os abetos estão espalhados por toda a Rússia e têm alto valor estético. Ramos grossos e exuberantes criam um aroma incrivelmente agradável de coníferas. Jardineiros profissionais e residentes iniciantes no verão estão se perguntando - como cultivar uma árvore de Natal em casa.
Seleção de material de plantio
Os abetos há muito são utilizados não apenas para o paisagismo. Eles têm muitas propriedades úteis que são ainda mais ativas no inverno. Óleos essenciais, medicamentos e cosméticos são feitos de agulhas. Existem muitas variedades de coníferas. As espécies mais comuns entre os abetos são consideradas espécies comuns, canadenses e acron.
Quando a escolha recai sobre um tipo específico de árvore, você precisa pensar sobre onde obter o material de plantio. A maneira mais fácil é comprar em um berçário. Esse método é mais popular se a variedade for rara e exótica ou se não houver oportunidade de obtê-la na floresta.
Compra no berçário
Comprar sementes e mudas em um viveiro não requer muito tempo e é mais adequado quando faltam apenas algumas cópias para complementar o design. As mudas são vendidas em vasos especiais. Na raiz das mudas deve estar presente um pedaço de terra nativa. Isso ajudará a árvore jovem a se adaptar ao novo ambiente.
Você sabe Agulhas são usadas para a preparação de complexos vitamínicos para pessoas e animais.
As mudas devem atender aos seguintes critérios:
- As agulhas são saudáveis na aparência, sem derramamento e placa graves.
- Brotos frescos nas pontas dos galhos.
- A planta é reta, sem deformação.
- Com flexão fraca, os galhos dobram, mas não quebram.
- Uma panela muito pequena pode indicar um sistema radicular lesionado.
Cultivo de sementes
Se o tempo gasto para o jardineiro não for crítico, tente cultivar o material de plantio em casa ou no país. Para esse método, as variedades encontradas nas florestas locais são mais adequadas. É melhor levar cones para as sementes formadas desde o início do outono e antes das geadas.
Antes de plantar as sementes, elas são mantidas em uma solução fraca de permanganato de potássio por cerca de uma hora e depois em água limpa por um dia. Depois, as sementes são melhor semeadas em vasos com areia molhada e armazenadas em uma câmara fria. Para plantar sementes em campo aberto, é necessário cuidar de uma proteção confiável. Isso é garantido por uma moldura de galhos e tecido. No final do verão, o prédio é removido, substituindo-o por uma camada de folhas secas.
Para garantir o crescimento das plantas, você precisa seguir algumas regras simples:
- mantenha o solo úmido;
- Alimente com fertilizantes (estrume, superfosfato ou nitrato) 3 vezes durante o verão.
De estacas
Para propagar muitos tipos de árvores decorativas, galhos, ou seja, estacas, são usados. As estacas cortadas na primavera podem ser tomadas após um curto período. Você pode cortar abetos em agosto ou mesmo no inverno. Para cortar o caule futuro, os galhos laterais são cortados com tesouras ou tesouras de podar, preservando o chamado “calcanhar” - parte da madeira do ano passado. As agulhas precisam ser cuidadosamente removidas alguns centímetros do "calcanhar".
Para cultivar abetos a partir de estacas, use material - sphagnum. Deve ser mantido prematuramente em água morna. O esfagno deve ser espalhado uniformemente no filme. Os galhos são dispostos aproximadamente à mesma distância um do outro ao longo do filme, que é enrolado em um rolo solto. Armazene as plantas futuras no mesmo rolo até o momento do plantio.
Cavar uma muda na floresta
Ao ir para a floresta para uma muda, para transplantá-la depois, é importante lembrar várias regras:
- É necessário cavar uma planta no outono ou na primavera, quando a terra está saturada de umidade.
- Não perturbe o pedaço de terra nativo na raiz.
- Você precisa escolher uma árvore não superior a 1 metro. Quanto mais alto, mais difícil será criar raízes.
- A planta é cavada com cuidado, primeiro cavando-a em um círculo. A profundidade deve ser de meio metro e mais para não tocar o sistema radicular. Para tornar a árvore melhor adaptada a um novo local, é recomendável levar consigo um balde de terra “nativa” da floresta.
Importante! Direito cavar uma muda não em uma floresta densa, mas nos arredores, onde se desenvolve melhor e não compete com outras plantas.
Preparando o local de desembarque
Os estágios de plantio de mudas e material de plantio florestal são idênticos. Eles são melhores em novos lugares na primavera e no final do outono.
Para plantar uma árvore, você precisa escolher um local, não apenas com base em visões estéticas, mas também considerar que os abetos vermelhos adoram o sol. As árvores jovens têm medo do calor; portanto, o melhor lugar seria um local sombreado por uma cerca ou outras árvores baixas. É necessário providenciar a drenagem; as árvores de abeto crescem notavelmente pior em áreas molhadas. Um local ideal para eles seria um local com solo fértil e água subterrânea baixa.
Aterragem em fases
O plantio de abetos pode ser dividido em etapas:
- Cavar um buraco com 60 cm de profundidade e o mesmo diâmetro.
- Construir uma drenagem de areia junto com a pedra britada no fundo do buraco
- Prepare a mistura do solo a partir dos seguintes componentes: areia, solo, turfa e húmus, você pode adicionar até 150 g de nitroammofoski.
- Cubra a drenagem com uma mistura e despeje um balde de água.
- Plante a raiz com um pedaço de terra no buraco.
- Com uma mistura, preencha o resto do poço.
- Para que a planta mantenha uma temperatura ideal, é realizada a cobertura de turfa.
A distância entre as mudas ao plantar
É habitual plantar árvores com base em suas preferências e no projeto paisagístico escolhido. Na maioria das vezes, o abeto é usado para decorar caminhos e caminhos no site. Eles podem ser plantados não apenas individualmente, mas também em grupos, aderindo a uma distância ideal de 2-3 metros, não inferior a 1 metro, caso contrário, as plantas interferirão no desenvolvimento saudável umas das outras.
Cuidados de acompanhamento
Além de regar e alimentar, uma planta jovem exige conformidade com o regime de luz. Nos estágios iniciais de crescimento, a árvore precisa fornecer frescor e sombra. É importante que o sistema radicular tenda a se desenvolver mais em profundidade do que em profundidade, para que as raízes possam danificar cercas e cercas, às vezes até a fundação de edifícios. No inverno, o abeto deve ser protegido do frio e cuidado. Para isso, os jardineiros costumam usar galhos e algodão. Na primavera eles limpam.
Você sabe Geralmente, o abeto tem uma vida útil de 200 a 300 anos, mas existem amostras com idade de até 600 anos.
Rega e alimentação
O solo ao redor do abeto deve estar sempre um pouco úmido, mas não muito saturado com água. O tempo de rega pode ser definido apertando um punhado de terra retirado da raiz da mão. Se o nódulo se romper, você precisará começar a regar. Vale especialmente a pena monitorar cuidadosamente a rega no calor. No verão, é realizada duas vezes por semana, despejando 10 litros de água limpa por vez.
Nos primeiros anos de vida, a árvore requer nutrição adicional. O fertilizante é realizado com turfa, serragem ou esterco. A partir desses componentes, você pode fazer uma mistura. É distribuído sobre o solo por 10 centímetros.
Corte e modelagem
O abeto, como o pinheiro, cresce lentamente, mas periodicamente requer poda. Para prevenção, os jardineiros fazem isso uma vez por ano. Consiste na remoção de galhos secos e doentes e no desbaste, para que os raios do sol alcancem totalmente a árvore.
A formação é realizada com mais freqüência na primavera, até que os primeiros brotos nos galhos ou no final do verão, quando a árvore está se preparando para o inverno e diminui a velocidade, ainda não apareceu. É importante escolher o tempo para aparar e modelar para que as feridas na planta tenham tempo de cicatrizar até o gelo. As árvores jovens são geralmente plantadas e pinçadas.
Preparações de inverno
As mudas comeram os primeiros dois anos instáveis ao gelo. Para que a árvore sobreviva ao inverno com segurança, ela deve estar bem isolada. Além disso, existem outras maneiras de preparar uma conífera para o inverno. O primeiro é a rega abundante da planta antes da geada em si. No inverno, a árvore não congela em crescimento, mas simplesmente retarda os processos vitais.
Na primavera, as mudas não precisarão de rega adicional, porque usarão o suprimento de água existente. Outra maneira é a cobertura morta. É realizada usando serragem, que cria uma camada densa, mas ao mesmo tempo deixa acesso ao oxigênio.
Prevenção de Doenças e Pragas
Como outras variedades de plantas, as coníferas não são imunes a doenças e pragas. Destes, os mais comuns são infecções por fungos. Eles condenam as agulhas a derramar, e a própria árvore seca e perece.
A esponja radicular e a podridão malhada não são tratadas. Em caso de infecção por essas doenças, a árvore precisa ser cortada. Nesse caso, o coto e as raízes da planta doente devem ser removidos e o próprio solo deve ser descontaminado.
Se a árvore mostra sinais de um fungo, vale a pena fazer sua desinfecção. Para fazer isso, os galhos infectados são cortados e o solo ao redor da árvore é tratado com medicamentos que aumentam a imunidade. Por exemplo, "Charme" ou "Imunocitófito".
As coníferas são consideradas excelentes plantas para o paisagismo. Cultivar abetos em casa é bastante realista se você seguir os conselhos de jardineiros experientes. Fornecendo à árvore as condições necessárias para o crescimento, você pode admirar sua beleza por muitos anos, passar algum tempo ao ar livre e fugir do calor.