A neoregelia pertence aos raros representantes da flora de interior, embora seja notável por seu fácil cultivo, além de grandes folhas decorativas que podem mudar de cor durante a floração. O artigo considerará uma descrição detalhada de uma flor única, seus principais tipos, características dos cuidados com as plantas e métodos de reprodução.
Descrição botânica da planta
Neoregelia pertence a um pequeno gênero de plantas herbáceas de roseta perene que não têm caule, e a decoratividade é alcançada graças às grandes folhas bonitas.
A planta está espalhada na parte tropical da América do Sul: cerca de 60 espécies de neoregelia vivem lá, que atingem sua individualidade - cor, forma e tamanho.Você sabe A planta recebeu esse nome em homenagem ao famoso botânico Eduard Regel: em latim, "neoregelia" significa "New Regelia".
Neoregelia é caracterizada por longas raízes carnudas que podem ser fixadas em árvores ou na superfície do solo. A planta tem um caule completamente ausente e as folhas estão localizadas uma acima da outra. A altura da neoregelia não excede 20 cm e se assemelha ao topo das palmeiras com folhas em forma de cinta apontadas para o final. As folhas são direcionadas em direções diferentes, de modo que a planta é bastante volumosa, atingindo um diâmetro de 80 cm.O comprimento de cada folha pode variar de 10 a 40 cm, largura - de 2 a 5 cm, dependendo da espécie e idade.
A cor das folhas da neoregelia é verde escuro, mas, durante a floração, as placas superiores adjacentes à inflorescência mudam de cor, adquirindo uma cor púrpura, rosa ou laranja.
O florescimento da neoregelia é caracterizado pelo aparecimento no centro da planta de uma inflorescência curta, mas espessa, na qual se desenvolvem numerosas flores axilares, pressionando-se firmemente uma contra a outra. Dependendo do tipo, a cor das flores pode ser diferente - branco, roxo, lilás, azul.
Sistema raiz | Bem desenvolvido |
Caule | Está faltando |
Forma de folha | Em forma de cinto |
Cor da folha | Verde escuro |
Forma da flor | Racemose |
Cor da flor | Roxo, lilás, branco, azul |
Forma de frutas | Bagas pequenas redondas e secas |
Cor da fruta | Marrom acinzentado |
Sabor a fruta | Não comestível |
Tipos principais
Considere os tipos mais comuns de neoregelia:
- Carolina Neoregelia - em estado selvagem, distribuído no Brasil, possui longas folhas verdes claras (até 60 cm) com revestimento brilhante. As folhas são coletadas em grupos de 20 peças e se assemelham a um funil. Antes da planta florescer, as folhas centrais ficam vermelhas. As inflorescências são azuis, com brácteas branco-esverdeadas.
- Mármore Neoregelia - cresce perto do oceano, em áreas rochosas. Possui folhas escamosas longas e afiadas, cujas bordas são cobertas com dentes e pequenas manchas. O comprimento das folhas pode chegar a 60 cm, altura - 8 cm. A aparência em mármore floresce com flores branco-rosadas, localizadas no centro da roseta de folhas.
- Neoregelia é sombria - possui um formato de folhas semelhante ao idioma, as placas foliares são coletadas em rosetas apertadas em forma de funil, no centro das quais aparecem inflorescências multicolores de cor azul com brácteas vermelhas escuras.
- Neoregelia de tigre - possui folhas em forma de língua que são bem pressionadas uma contra a outra na base e endireitadas para o topo e para os lados. A cor das chapas é verde-amarela, a principal característica é a presença de muitas faixas horizontais de cor bordô em cada folha. O comprimento das folhas não excede 20 cm, a largura é 2 cm. Devido às folhas bem dispostas uma à outra, o centro da roseta é bastante estreito, portanto a floração é pouco visível. A planta floresce abundantemente, no centro da saída existem muitas inflorescências de cor púrpura.
- Neoregelia bonita (elegante) - tem uma roseta espalhada de folhas. O comprimento das chapas é de 40 cm, a largura é de 4 cm e a ponta de cada folha é pintada de uma cor vermelha brilhante. No centro de uma saída estreita, são visíveis as inflorescências capitulares de flores azuis.
Condições de cultivo da casa
Para que a neoregelia mantenha sua aparência decorativa quando cultivada em casa, ela precisa fornecer condições ambientais favoráveis.
Iluminação e ventilação
Na natureza, a flor cresce em áreas pantanosas e sombreadas das florestas tropicais, por isso tolera o cultivo na sombra. A iluminação brilhante também não prejudica - desde que não exista luz solar direta que cause queimaduras graves nas chapas. Você pode colocar a panela no oeste, leste sombreado ou nas janelas norte. Você também pode colocar a planta na janela sul com sombreamento obrigatório ao longo do dia.
Importante! Em casa, a neoregelia floresce no final do inverno, portanto, manter a temperatura ideal permite prolongar esse período.
O ar interno estagnado é uma das razões para o desenvolvimento da maioria das doenças; portanto, a ventilação regular é obrigatória. É o suficiente para ventilar a sala em que a panela está localizada, 1 vez por dia durante 1 hora.
Temperatura e umidade
A neoregelia tropical tolera bem o calor, por isso cresce bem no verão a temperaturas elevadas - até + 30 ° C. É importante que a temperatura durante o dia e a noite não seja muito diferente: uma diferença de 5-6 ° é considerada a norma. No inverno, é necessário garantir que a temperatura do ar na sala não caia abaixo de + 15 ° C, o ideal é considerado + 18–23 ° C.
A umidade para o desenvolvimento normal das flores deve ser de 60%. Para manter um nível ideal de umidade, você pode instalar um recipiente com argila expandida úmida perto da panela e pulverizar regularmente a flor do frasco de spray.
Home Care
Para o desenvolvimento normal da flor, é necessário seguir algumas recomendações de cuidados.
Rega
Você precisa regar a planta regularmente, de manhã, com água em temperatura ambiente. No verão, elas são regadas diretamente em uma saída de folhas e, no inverno - sob a raiz, caso contrário, a neoregelia pode apodrecer. No verão, a rega deve ser feita diariamente, no inverno - 2-3 vezes por semana. Para a irrigação, use apenas água macia, é melhor defender previamente. Todos os dias, a planta pode ser pulverizada a partir de um frasco de spray para manter o nível de umidade necessário.
Você sabe Cultivado 40 tipos de neoregelia — eles são frequentemente usados para decorar estufas e parques botânicos ao redor do mundo.
Top vestir
A neoregelia é necessária entre maio e setembro, 1 vez por mês. Para a alimentação, use fertilizantes complexos para bromélias, de acordo com as instruções. Geralmente, recomenda-se que os fertilizantes sejam diluídos com água e usados para regar as plantas dentro da saída da folha.
Poda
A neoregelia é uma planta baixa: as folhas crescem uma após a outra, para que a flor não exija a poda. Aparar algumas folhas para preservar a aparência decorativa é necessária apenas se elas forem danificadas, danificadas por doenças e pragas ou se extinguirem com o tempo.
Transplante
Não é recomendável transplantar uma planta com frequência, pois ela cresce e se enche com o sistema radicular do vaso - cerca de uma vez em quatro a cinco anos. Transplante a flor após a compra para remover o solo de transporte e substituir o pequeno pote de plástico por um cerâmico mais estável.
O primeiro transplante deve ser realizado após a neoregelia desaparecer; é melhor realizar transplantes subseqüentes no início da primavera para chegar a tempo de despertar a planta e ativar o crescimento. O solo para transplante é comprado universal ou para plantas com flores decorativas.
Você também pode preparar a mistura da terra:
- casca de pinheiro (3 partes);
- esfagno de musgo (1 parte);
- turfa (1 parte);
- terreno de folha (1 parte);
- relva (0,5 partes).
Processo de transplante:
- 1/3 do volume de drenagem (argila expandida) é derramado na panela preparada.
- Uma pequena mistura preparada é derramada por cima para cobrir levemente a camada de drenagem.
- Uma planta é cuidadosamente removida do vaso antigo, o caroço de terra é levemente destruído para que o sistema radicular possa ser examinado.
- Se houver raízes mortas, danificadas ou doentes, elas devem ser removidas com uma tesoura afiada ou uma faca e o local do corte deve ser polvilhado com carvão ativado triturado.
- A planta é instalada em uma panela nova e é adicionada uma pequena mistura de terra para preencher os vazios entre as raízes entrelaçadas.
- Para penetrar melhor o solo nos vazios, a panela é sacudida e batida periodicamente no chão.
- Quando a panela está cheia, o solo é regado com água morna.
Reprodução
Existem duas maneiras de propagar a neoregelia, cada uma com suas próprias nuances que requerem uma consideração mais cuidadosa.
Soquetes para crianças
Após a floração da neoregelia, você pode notar que os botões laterais começam a se desenvolver nas rosetas da planta - filha que podem ser usadas para a reprodução. Quando os botões laterais crescem um pouco, o que leva em média 2 meses, 4 folhas e raízes aéreas reais aparecem sobre eles. Separe as cavidades da filha com uma faca afiada, com muito cuidado para não tocar nas raízes aéreas.
Os brotos precisam ser plantados no solo da folha com a adição de areia e casca de pinheiro picada. Para o plantio, são utilizados pequenos recipientes cheios de argila expandida e mistura de terra. A planta é regada com água e coberta com uma película plástica transparente para criar um efeito estufa. Os vasos são colocados em um parapeito da janela bem iluminado e a temperatura na sala é mantida em + 26–28 ° C.
Depois que os processos se enraízam, após 1-2 meses, eles podem se acostumar a cuidados simplificados, como na neoregelia adulta.
Importante! Todos os dias, a embalagem é removida e a sessão é aerada para evitar o aparecimento de podridão.
Sementes
A reprodução de neoregelia por sementes é um processo bastante complicado e imprevisível, por isso não é praticado com tanta frequência. As sementes compradas ou coletadas independentemente são semeadas em recipientes adequados cheios de uma mistura de turfa e areia. É necessário semear de acordo com o esquema: 1 cm de profundidade, 7 cm entre cada semente, 7 cm entre linhas.
As sementes são colocadas em sulcos feitos e levemente polvilhados com o solo. O recipiente é coberto com filme plástico e colocado em um parapeito da janela bem iluminado, mantendo a temperatura de + 25 ° C. Após a emergência, o filme é removido. Pulverize regularmente o solo do spray com água morna. Após 3 meses, após o aparecimento das primeiras mudas, as plantas podem ser transplantadas em pequenos recipientes separados, enquanto se usa o solo, como nas plantas adultas.
Possíveis dificuldades crescentes
No processo de crescimento da neoregelia, algumas dificuldades podem surgir associadas ao desenvolvimento de doenças ou ao aparecimento de pragas, portanto, consideraremos como lidar com elas.
Recomendamos que você se familiarize com outras plantas de interior com flores decorativas:
Doença
O Fusarium se distingue das doenças infecciosas comuns, que se manifestam na deterioração do ponto de crescimento das folhas e na morte da planta. A principal razão para o desenvolvimento é inundação regular e condições de frio. Tratamento de fusarium não dá resultados, a flor morre. Para evitar o desenvolvimento da doença, recomenda-se monitorar mais de perto os indicadores de temperatura na sala e seguir as recomendações para regar.
Pragas
As pragas que podem se instalar na neoregelia incluem:
- escudo de bromélias - coloniza ambos os lados da folha e leva à morte da parte decídua da planta. Para lidar com a praga, é necessário remover mecanicamente as crostas usando uma esponja tratada com a solução inseticida “Actellica” ou pulverizar a flor com a mesma solução, de acordo com as instruções;
- mealybug - deposita-se nas folhas, alimenta-se do suco, durante o qual secreta secreções açucaradas, levando a um fungo fuligem. Sinais de infecção são retardo de crescimento, amarelecimento das folhas. Para lidar com a praga, é necessário tratar as folhas com água e sabão ou álcool. Se a derrota for forte e os remédios simples não ajudarem, você deve recorrer ao tratamento da parte da folha com o inseticida Fufanon;
- ácaro vermelho - aparece na parte de trás das folhas. Sintomas - cacho de folhas, o aparecimento de uma teia fina. É necessário lidar com a praga tratando a planta com Decis de acordo com as instruções;
- pulgões - preenche a parte da frente da folha, se alimenta de seu suco, o que leva ao amarelecimento e à secagem. A luta com pulgões segue a droga "Actellik", usando-a de acordo com as instruções.
Assim, não é difícil cultivar neorelia em casa, o principal é seguir as recomendações de cuidados e manter as condições necessárias na sala de crescimento e floração normais.