Na natureza, são cobradas mais de cinquenta variedades de abeto, dez das quais são ativamente usadas no projeto paisagístico. O plantio e o cuidado da planta em questão na família Pine são realizados de acordo com regras gerais adequadas para quase todas as variedades desta árvore conífera. O abeto é usado não apenas como elemento decorativo em uma determinada área, mas também é conhecido por suas propriedades curativas, sendo muito procurado em cosmetologia e carpintaria.
Origem do nome
O nome da planta em questão tem uma história ambígua de origem.
A etimologia da palavra "abeto" pode ser considerada de acordo com essas opções:
- o nome latino desta conífera é "Abies", que se origina da palavra indo-alemã "abh" ("abundante"), que confirma o fato de que o abeto é densamente coberto de agulhas.
- A versão russa do nome vem da palavra careliana "pihka", que significa "resina".
- A pesquisa de Fasmer fala da origem alemã da palavra "Fichte" traduz como abeto ou pinho; Essa versão do empréstimo foi apoiada por A. Matsenauer e A. Preobrazhensky.
- esse nome também pode vir das línguas finlandesas ocidentais (“pihk” - floresta grande, “pihku” - pinheiro); tal suposição surgiu com base na pesquisa de V. A. Merkurov.
- Os dialetos de Arkhangelsk interpretam a palavra "abeto" como "pequeno matagal".
Descrição botânica do abeto
A variedade considerada de gimnospermas da família Pine se distingue por um grande número de variedades e formas, cada uma das quais com características próprias na aparência. Cada um dos representantes deste gênero de árvores pode diferir em altura, cor das agulhas, formato dos cones e outros sinais.
Características comuns para todas as variedades de abeto podem ser combinadas sob uma descrição botânica:
- Tronco e coroa. Uma planta pode crescer como uma árvore ou como um arbusto. A coroa da cultura se parece com uma pirâmide ou cone estreito, que pode ser parcialmente transparente ou espessado, estreitado ou se espalhando. Os troncos e galhos são de cor marrom e, com a idade, pequenas e grandes fendas profundas são visíveis na casca. Os galhos estão dispostos em círculo ao redor do tronco.
- Sistema raiz. Esta parte da planta se distingue por uma poderosa raiz de haste, que se aprofunda a uma média de 200 cm.
- Agulhas. Brotos jovens têm uma densa cobertura de coníferas. As agulhas são estreitadas na base. Eles se distinguem por uma forma plana e estrutura relativamente rígida. O crescimento de agulhas ocorre na forma de um pente em dois paralelos. O comprimento das agulhas, em média, é de 4 a 8 cm e o diâmetro de 0,15 a 0,2 cm. A árvore é coberta com agulhas verde-escuras brilhantes e, por baixo, a agulha fica mais escura com listras brancas emparelhadas.
- Floração, cones e sementes. A planta começa a florescer após 60 anos e o processo ocorre no final da primavera (maio). Os cones bissexuais crescem em uma árvore. As amostras masculinas são diferenciadas por uma cor avermelhada ou amarela escura devido ao transbordamento de pólen, e sua forma é alongada, semelhante a um pingente de gelo. Os cones femininos são apresentados na forma de um cilindro ou elipse, crescendo para cima em hastes retas. Os cones jovens têm uma escala de cor lilás, que eventualmente retrata o marrom. Seu tamanho na idade adulta é de 4 a 11 cm por 2 a 4 cm No outono, as sementes amadurecem sob escamas. As sementes de três pontas têm uma cor amarelada ou marrom e um diâmetro de 5 a 7 cm.Em geral, no final de setembro - início de novembro, os cones amadurecem completamente, suas escamas tornam-se lenhosas e decaem, como resultado das sementes semeadas.
Características da planta
Como toda planta, o abeto tem várias características especiais que podem variar em certa medida, dependendo da variedade da planta.
Os principais parâmetros do abeto podem ser divididos nas seguintes categorias:
- altura
- taxa de crescimento;
- resistência;
- exatidão.
Falando sobre o tamanho desta planta, deve-se entender que a cultura pode ser de dois tipos:
- tamanho médio (150-200 anos);
- de altura (300 anos ou mais).
A altura média da árvore em questão é de 0,5 a 90 m, dependendo de fatores externos.
Você sabe As sementes de abeto são leves — 1000 cópias terão um peso não superior a 6-7 g.
O abeto geralmente cresce de 150 a 300 anos, mas há momentos em que a planta vive há mais de 6 séculos. O gênero Sosnovy em consideração é caracterizado pelo crescimento lento, uma árvore jovem cresce de 11 a 15 cm por ano e a taxa de crescimento aumenta de 7 a 10 anos de vida vegetal.
O abeto é considerado uma cultura tolerante à sombra, por isso é bom plantá-la à sombra parcial e em áreas escuras.. A maioria das variedades desta planta conífera é caracterizada por alta resistência ao inverno e pode suportar temperaturas de –15 a –25 ° C. As árvores jovens não são resistentes ao gelo o suficiente, portanto, antes do inverno, elas devem ser cobertas com um pano de jardim especial ou ramos de abeto. Uma planta adulta é significativamente resistente ao gelo.
O abeto é considerado uma “árvore nebulosa” porque adora umidade, mas as áreas úmidas ou alagadas afetam o sistema radicular, o que pode levar à morte da planta
Embora este gênero de Sosnovy seja considerado amante do calor, mas não tolera o calor com a seca, geralmente existem casos de queimaduras de coníferas devido à exposição prolongada ao sol. É recomendável plantar uma árvore em áreas com proteção contra os ventos.
Onde cresce na natureza
O habitat do abeto depende da sua variedade. Em em maior medida, esta planta pode ser encontrada nos Urais, no Extremo Oriente e também na Sibéria. Algumas espécies são ativamente cultivadas na América do Norte, México, El Salvador, Canadá. Também considerado o gênero Sosnovyh, pode ser encontrado no Alasca.
Na natureza, você não pode encontrar abetos crescendo na Rússia central.
Importante!Um número significativo de variedades de abeto é ambientalmente exigente — cidades e lugares poluídos não são um território favorável para o plantio.
Aqui estão algumas espécies populares com seu habitat:
- Siberiano - da parte nordeste da parte europeia da Federação da Rússia até o rio Lena;
- balsâmico, frase, planície - árvores norte-americanas;
- branco - cresce no Extremo Oriente;
- vicha - abeto japonês;
- Kamchatka, Sakhalin e folhas inteiras - viver no território do Território de Primorsky.
Espécies comuns
Apesar do grande número de variedades e espécies desse gênero de coníferas, os paisagistas preferem apenas algumas variedades de abeto.
Devido a suas boas características e um alto grau de decoratividade, esses casos ganharam grande popularidade:
- Balsâmico. Esta espécie cresce nas florestas de coníferas da América do Norte. Em média, uma árvore atinge 20–25 m de altura e tem uma forma piramidal reduzida. A casca tem uma cor marrom-preta. As agulhas têm um cheiro agradável e destacam-se em verde escuro, têm um acabamento brilhante na parte superior e tiras emparelhadas leves nas agulhas na parte inferior. Uma árvore cresce muito rapidamente em comparação com seus parentes. A planta produz frutos de 20 a 25 anos de vida. Uma vantagem desse tipo é a resistência ao gelo e a tolerância à sombra. O bálsamo de abeto é usado tanto em plantações individuais quanto em grupo em jardins, shoppings e parques. Esta espécie não é plantada nas regiões sul com clima seco.
- Branco ou escamoso. Esta espécie asiática de abeto pode ser encontrada no Extremo Oriente, Norte da China e Coréia. A planta pode atingir 30 metros de altura. Uma árvore delgada e ereta tem uma forma piramidal. O abeto da escama tem uma casca cinza clara, que escurece com a idade e fica coberta de rachaduras. Os rebentos são de cor amarelo-cinza. Agulhas verdes escuras bifurcadas nas extremidades, com acabamento brilhante na parte superior e listras claras na parte inferior. O comprimento das agulhas é de cerca de 3-4 cm. Entre as principais características da árvore, pode-se considerar sua resistência ao inverno, crescimento rápido, durabilidade curta (até 150-170 anos). A espécie em questão é exigente com a umidade do ar e do solo e também é frequentemente exposta à podridão até os 20 anos de idade. A árvore é frequentemente plantada em áreas urbanas, pois esta espécie tolera satisfatoriamente tais condições. Os paisagistas usam abeto branco em várias composições e para plantio em grupo ou único em parques florestais.
- Uma cor. A árvore norte-americana vive em média cerca de três séculos. Uma característica especial dessa espécie é sua resistência a várias mudanças climáticas. Ele tolera vento, seca e frio, prefere uma área bem iluminada. A árvore cresce relativamente rápido e atinge até 40 m de altura. Não exigente com o solo. Casca marrom clara tem uma estrutura em camadas. Uma característica distintiva são as agulhas, de cor azul claro. A planta possui muitas formas decorativas (Violation, Aurea, Compact Glauka), que possuem tamanhos e tonalidades diferentes de agulhas.
- Siberiano. A espécie em questão é encontrada na natureza na parte nordeste (européia) da Rússia e da Sibéria. A planta adora umidade, sente-se bem ao sol e à sombra. A vida útil média é de 150 a 200 anos. A planta pode ser considerada um excelente filtro, pois limpa bem o ar. Portanto, recomenda-se plantar este abeto perto de edifícios residenciais. A árvore é coberta com uma casca marrom suave. As agulhas verde-escuras têm um brilho bonito, o comprimento da agulha é de 2 a 3 cm e os cones têm uma cor diferente - roxo ou marrom claro. As formas decorativas desta espécie podem ter agulhas diferentes: prata, azul.
Uso em paisagismo
O abeto é considerado uma das coníferas mais populares usadas no paisagismo., e esta planta foi cultivada há vários séculos. O revestimento brilhante nas agulhas verde-escuras, bem como as faixas claras nas agulhas abaixo, aumentam as qualidades decorativas da planta.
É inaceitável plantar mais variedades em áreas urbanas devido à contaminação de gases e poeira da atmosfera.
Você sabe A madeira das coníferas em questão é muito popular na indústria da madeira há muitos anos. Por exemplo, a quantidade total de colheita de abeto branco, de acordo com as estatísticas de 1976 nos EUA, totalizou 14,2 milhões de m³.
As plantações de abetos em composições com nozes, bétulas, bordo e outras culturas de médio e alto crescimento, como pinheiro ou lariço, são consideradas muito bonitas. Basicamente, os designers preferem plantar becos ou grupos da árvore em questão. A opção de plantar abeto como cobertura também é considerada aceitável.
Doenças e Pragas do Abeto
A planta em questão também está exposta a vários infortúnios.
Importante!Além dos infortúnios listados abaixo, o abeto é bastante danificado por mudanças repentinas de temperatura e secas prolongadas, como resultado do qual a cultura começa a doer e as queimaduras do sol brilhante às vezes levam à sua morte.
Entre as constantes pragas e doenças, existem:
- Traça de abeto danifique impiedosamente as agulhas de uma árvore na forma de uma lagarta ou borboleta. Esta praga geralmente ameaça o abeto na Europa. Recomenda-se que os agentes anti-lagarta lutem contra a mariposa, por exemplo, o Pepidocide, que deve ser pulverizado com 3 litros do agente por 1 ha de terra.
- Bicho-da-seda siberiano - um inseto que destrói as agulhas de muitas árvores do gênero Pine. Lagartas desta praga dão preferência ao abeto siberiano e loiro. Este tipo de borboleta cobre grandes áreas, devido ao seu impacto, as agulhas e a casca são destruídas, o que leva à secagem da árvore. Como no caso da mariposa, todos os produtos biológicos das lagartas são adequados para o combate.
- Freira bicho da seda - Esta é uma borboleta da família das moscas, cujas lagartas preferem destruir brotos da primavera com botões, e então elas já comem agulhas de pinheiro. Uma invasão maciça de pragas leva à secagem das árvores. Uma excelente ferramenta para combater esse bicho-da-seda pode ser considerado um produto biológico "Lepidocida".
- Spruce fir hermes - Este é um tipo de pulgão que contribui para a curvatura e o amarelamento das agulhas de abeto. Após o inverno, larvas, ninfas e indivíduos maduros abraçam a árvore, sugando o suco das agulhas e comendo a casca de abeto. Para lidar com esta praga é necessário em várias etapas: destruir as larvas e pulverizar toda a planta com inseticidas na primavera.
Assim, o abeto é uma árvore única, caracterizada por boas características, requisitos mínimos para o plantio e várias variações de plantio em grupo e composição, o que é uma enorme vantagem no projeto da paisagem.