Muitas pessoas querem decorar seu jardim ou chalé. O cipreste Lavson conífero ou, mais precisamente, falso da variedade Branca de Neve (Branca de Neve) se tornará assistente nessa questão. Leia mais sobre a planta e as regras para cultivá-la abaixo.
Descrição botânica
O cipreste Lawson Snow White (Chamaecyparis Lawsoniana Snow White) é uma variedade de arbustos perenes anões pertencentes à família Cypress. A forma da coroa se assemelha a uma coluna, a estrutura é semelhante ao thuja. Os ramos esqueléticos são densos e os ramos são curtos e finos, com casca marrom-verde. Os brotos da planta são retos, olhando um pouco para baixo.
A variedade é considerada de crescimento lento, porque em um ano chega a 6 cm, as agulhas são multicoloridas, predominam o verde brilhante, uma moldura dourada aparece na primavera e no outono. Os cones do cipreste são ovóides ou de forma redonda, dentro dos quais existem sementes usadas para reprodução.
Devido ao fato de os galhos estarem conectados ao tronco, formando um ângulo agudo, várias vantagens aparecem:
- densidade e densidade de agulhas;
- forma oval regular;
- simetria.
Você sabe O arbusto Lavson pode atingir uma marca de 5 m de altura somente após 23 anos.
Origem do nome
Branca de Neve traduz literalmente como "Branca de Neve". A variedade recebeu seu nome em uma das universidades do Oregon, onde foi criada. A comparação com o personagem principal do desenho animado de mesmo nome aconteceu devido a uma coroa incomum: a cor principal varia de verde brilhante a azul desbotado, e no início do outono as pontas das agulhas se tornam branco-creme.
Aterragem
Para que o cultivo da colheita em questão seja bem sucedido, é necessário escolher o local ideal no local. Para o plantio de arbustos, deve-se dar preferência a áreas ensolaradas, mas sombra parcial será aceitável. Um dos pré-requisitos é a proteção contra correntes de ar e fortes rajadas de vento.
Você sabe As coníferas apareceram no período carbonífero (cerca de 370 milhões de anos atrás) e, na época, cresceram principalmente no hemisfério norte.
Instruções passo a passo para aterrissar em campo aberto:
- Cavar um buraco de aterrissagem para que o pedaço de terra se encaixe livremente, tendo mais 2-3 cm de reserva.
- Despeje o poço resultante com água e as mudas com uma solução especial de Kornevin, com base no consumo de uma embalagem do medicamento por 5 l de água.
- Coloque o material de plantio tratado no centro do buraco, preenchendo-o com cuidado e gradualmente com uma mistura de solo fértil com 300 g de nitroammophoski.
- Como o plantio assenta, coloque o rizoma de forma que o pescoço fique 15 a 20 cm acima do solo.
- No final, despeje o material de plantio com água.
- Quando o local de aterrissagem estiver assentado, adicione um pouco mais de terra para que o pescoço fique alinhado com a superfície do local.
- Cobrir com o solo, amarre as mudas ao suporte.
Em casa, o arbusto é plantado em vasos ou recipientes especiais em qualquer época do ano, mas o momento mais bem-sucedido será o início da primavera ou agosto - meados de setembro.
Como fazer:
- Os orifícios de drenagem no recipiente selecionado devem ser cobertos com argila expandida, seixos do mar ou tijolos triturados.
- Você pode comprar uma mistura pronta para coníferas ou misturar o solo do jardim com esterco, turfa e areia na proporção de 2: 1: 1, adicionando 1 colher de sopa. eu fertilizante mineral complexo. Mexa bem até ficar homogêneo.
- Despeje uma camada de solo preparado cerca de um terço de toda a altura do vaso ou vaso de flores, faça uma pequena depressão e despeje água.
- Coloque uma bola de raiz no buraco.
- Despeje os restos do substrato, pressionando-o no rizoma e depois bata com uma espátula.
- Para regar.
Como material de drenagem, podem ser utilizados pequenos restos de louça de cerâmica antiga. Tendo uma grande capacidade de cerca de 30 a 50 litros, não é possível alterar a localização do cipreste no futuro por 3-4 anos.
Cuidado
As recomendações sobre o procedimento de tratamento dependem diretamente do método de cultivo - a Branca de Neve e os arbustos de ervilha, podem ser cultivados em campo aberto e em ambientes fechados.
Rega e alimentação
Em condições de ambiente, é necessário regar a planta toda semana. Lembre-se de que ele é sensível ao ar seco; portanto, no período mais frio do ano, quando o aquecimento é ativado, também é adicionada a pulverização regular.
Crescendo a Branca de Neve em campo aberto, o jardineiro deve saber que o mato é despretensioso em manutenção, a principal condição é a rega e a pulverização abundantes, principalmente nos dias secos e quentes. Quando o cipreste cobre o inverno, não há necessidade de regar.
Quando a temperatura ambiente atinge + 8 ° C, a rega é feita a cada 8-10 dias.
Independentemente das condições de cultivo, a cobertura é realizada durante o crescimento ativo: primeiro você precisa soltar o solo e depois derramar com fertilizante orgânico líquido. Recomenda-se repetir o procedimento toda semana durante a atividade.
No inverno, os fertilizantes são alterados para minerais, e a cobertura é necessária com menos frequência - cerca de uma vez por mês. A falta ou excesso de fertilizantes leva a consequências negativas, como amarelecimento das agulhas, atraso no crescimento.
Importante! Muita água pode prejudicar o cipreste - as raízes começarão a decair e simplesmente morrerão.
Afrouxamento e cobertura do solo
Antes do plantio, a área ao redor dos ciprestes é coberta com casca, turfa ou lascas de madeira, o que faz um excelente trabalho de retenção de umidade - isso permite controlar a frequência da rega e fazer isso somente quando o solo superficial seca.
Além disso, a terra ao redor do tronco da planta deve ser solta regularmente, ou seja, é sensível à compactação da camada superior.
Importante! Se, por algum motivo, você não adubar a terra, precisará recorrer regularmente à remoção de ervas daninhas e ao afrouxamento do solo (aproximadamente 20–25 cm de profundidade) após a rega.
Poda
Com o advento da primavera, o arbusto pode precisar de poda. É realizado em dois casos: para formar uma coroa, ou quando o proprietário pensa que cresceu demais. Na primeira opção, a poda deve ser feita com muito cuidado - você precisa se livrar de apenas um terço de todas as folhas, não esquecendo de remover os galhos secos também.
Vídeo: Cortar um cipreste
Transplante
Branca de Neve tem um sistema radicular fraco, para que eles possam ser transplantados não mais que uma vez a cada 2-3 anos na primavera. Além disso, é melhor não seguir o procedimento padrão, mas transferi-lo para outro vaso de flores ou campo aberto com parte do solo para não danificar o rizoma. Se você cultivar uma planta dentro de casa, dê preferência a misturas especiais de solo para coníferas e drenagem.
Reprodução
A variedade em consideração é um pouco diferente de outras coníferas, isto é, os jardineiros quase sempre recorrem ao método de propagação vegetativa. Além disso, as estacas são selecionadas lenhosas, não cortando das hastes. Para executar o procedimento necessário, eles são arrancados juntamente com uma parte da raiz ou casca com uma fina camada de madeira (popularmente chamada de “calcanhar”) e, em seguida, são plantados em caixas ou recipientes especiais cheios de areia.
As mudas resultantes devem ser colocadas em uma estufa ou em um local fresco e bem iluminado.Os jardineiros raramente recorrem ao cultivo de cipreste com sementes ou estacas verdes - o procedimento é idêntico a outras plantas, mas a probabilidade de germinação é bastante pequena.
Importante! Para uma maior probabilidade de enraizamento, as mudas são tratadas com estimulantes do crescimento.
Possíveis doenças e pragas
Devido à falta de umidade ao crescer em casa, o cipreste falso pode ser atacado por ácaros. Além dessas pragas, existe um escudo de escamas, caracterizado por perigo extremo - ele pode matar um cipreste em apenas algumas semanas. Quaisquer pragas devem ser removidas usando produtos químicos ou inseticidas.
Crescer em uma panela ou em um recipiente especial com solo seco é repleto de piolhos e ácaros de frutas vermelhas, mas o excesso de umidade é a principal causa do apodrecimento das raízes. Eles têm pressa de transplantar o arbusto afetado em outro recipiente ou local.
Se você negligenciar as normas sanitárias da poda, a planta poderá ser infectada por infecções fúngicas. O amarelecimento das folhas é uma consequência da falta de umidade do ar ou do solo ou da irrigação com água muito dura. Uma planta de casa em contato com vidro frio e ar pode se queimar - no ponto de contato das agulhas, ela fica marrom e depois cai.
Uso em paisagismo
Um cipreste é uma decoração bem-vinda para jardins domésticos, jardins ornamentais, jardins de pedra alpinos e japoneses. Adequado para plantio único e em grupo, no qual é combinado com outras coníferas ou plantas perenes.
Os "parceiros" adequados incluem:
- zimbro;
- buxo;
- mahonia oca;
- tulipas;
- narcisos.
É frequentemente usado como um hedge, uma moldura da porta da frente ou gazebo. Independentemente do local escolhido, o arbusto atrairá a aparência entusiasmada dos outros.
Observando as técnicas e dicas acima, você pode cultivar facilmente um ou mais ciprestes falsos, que acentuam efetivamente a área adjacente, sem a necessidade de cuidados especiais.