O abeto coreano é uma das plantas ornamentais mais populares comumente usadas no projeto paisagístico. Esta espécie é despretensiosa e também apresenta uma coroa bastante compacta e elegante que pode complementar perfeitamente um canteiro de flores e um jardim de rochas no jardim. O artigo descreve em detalhes as principais características, descrição e tecnologia agrícola do cultivo do abeto coreano Oberon, uma das variedades mais comuns da espécie.
Descrição botânica
O abeto coreano Oberon (Abies koreana Oberon) é uma pequena árvore conífera anã, membro da família Pinaceae. A altura média de uma amostra adulta não excede 60 cm, enquanto o diâmetro da copa é de até 40 cm.No entanto, muitas vezes no cultivo de plantas, existem formas com mais de 30 a 40 cm de altura e 20 cm de largura, devido a uma taxa bastante lenta de crescimento vertical da planta, o crescimento médio de uma árvore é de cerca de 5-7 cm por ano.
Crohn na variedade Oberon é arredondado, abobadado. É formada por brotos densamente espaçados, cobertos com agulhas macias e de até 2,5 cm de comprimento.Uma característica distintiva da variedade é a forma especial das agulhas, elas são direcionadas para cima, enquanto possuem bordas onduladas. A cor das agulhas é saturada, de cor verde escuro, com um reflexo distinto.Você sabe O abeto era uma das plantas de culto dos antigos eslavos. A planta foi amplamente utilizada pelos xamãs para a fabricação de objetos rituais e também simbolizava renascimento, dignidade e paciência.
Brotos de abeto são suaves, marrom acinzentado. À medida que a árvore cresce e envelhece, a casca do tronco e dos galhos adquire uma tonalidade marrom escura e, nos locais de máxima compactação, aparecem trincas longitudinais profundas. Durante a estação de crescimento, pequenos cones cilíndricos crescem em ramos, com até 6 cm de comprimento e não mais de 3 cm de largura, consistindo de escamas densas e resinosas. Após o amadurecimento, a colisão forma pequenas sementes com a asa errada.
Aterragem
Para que o plantio de abeto prossiga com segurança, e a planta se enraizou na parcela, primeiro, você precisa escolher o local certo para plantar as mudas. A cultura adora áreas moderadamente iluminadas, protegidas da luz direta do sol durante a tarde. As condições do solo também são importantes para a planta; a árvore se sente melhor em solos moderadamente ácidos e bem drenados (barro arenoso ou argiloso), com uma alta taxa de compostos húmicos.
O plantio de mudas é realizado no início da primavera (em abril) ou no outono (na primeira quinzena de outubro), de acordo com o seguinte esquema:
- Cerca de 2 semanas antes do plantio, você precisa preparar o local. Para fazer isso, cavar um buraco com um tamanho de 60 × 60 cm (profundidade × diâmetro) em um local selecionado; deve ser colocada na parte inferior uma drenagem com uma camada de cerca de 10 cm de cascalho fino, cascalho ou tijolo quebrado. Então, cerca de um terço do poço deve ser preenchido com um substrato fértil preparado a partir do solo do jardim, turfa e húmus (1: 0,5: 0,5).
- Um dia antes do plantio, deve-se também preparar uma muda, que é pulverizada com Fitosporina ou uma solução a 2% do líquido Bordeaux.
- Uma planta é colocada no poço preparado, de modo que o ponto de crescimento do sistema radicular se aprofunde cerca de 5 cm.
- Além disso, todas as rachaduras e vazios precisam ser preenchidos com um substrato fértil do solo do jardim, turfa e húmus (1: 0,5: 0,5) e compactados bem.
- No final, ao redor da planta, é necessário criar um círculo próximo ao caule com um diâmetro de cerca de 40 cm e, em seguida, a muda é bem regada com água à temperatura ambiente.
As árvores adequadas para o plantio têm entre 5 e 10 anos de idade. Recomenda-se comprar plantas somente em lojas especializadas; os produtos de mercados naturais geralmente não atendem a todos os requisitos de variedades.
Fir Care
Cada árvore e arbusto decorativo requer necessariamente cuidados especializados, e o abeto Oberon não é uma exceção. Somente a atenção diária à planta permitirá que ela forneça o microclima ideal para crescer por muitos anos. Isso exigirá um conjunto padrão de procedimentos agro-técnicos, que incluem rega oportuna, cobertura, poda e afrouxamento do círculo do tronco.
Rega e alimentação
O abeto Oberon é regado durante todo o período quente do ano, do início de abril ao final de outubro. Faça esse procedimento não mais de uma vez em duas semanas, mas durante a seca do verão, sua frequência é aumentada para 1-2 regas por semana. A umidificação é feita abundantemente, para este uso cerca de 10 litros de água / 1 procedimento.
A alimentação também deve ser regular. Nos primeiros 2-3 anos, sujeito a todos os meandros do plantio, a árvore não precisa de cobertura. Fertilize a planta 1 vez / estação, aproximadamente em meados de abril. Para fazer isso, cerca de 150 g de fertilizante Kemira Universal são introduzidos no círculo do tronco, após o qual o abeto precisa ser bem regado. Como alternativa, você pode usar uma solução aquosa do medicamento, com um cálculo de 150 g / 10 l de água / 1 planta.
Você sabe De acordo com uma versão, o nome doméstico da árvore “abeto” foi formado a partir do dialeto careliano. Desde os tempos antigos, os habitantes nativos dessa região chamavam a planta "pihka", que literalmente significa "resina".
Afrouxamento e cobertura do solo
O afrouxamento é realizado todas as vezes após a irrigação ou chuva, mas pelo menos 1 vez em 7 a 10 dias. O círculo do tronco é submetido ao processamento a uma profundidade de cerca de 10 a 15 cm, enquanto durante o procedimento é necessário limpar o local de plantio de árvores de todos os tipos de ervas daninhas e outras vegetações indesejáveis.
Para reduzir a frequência de afrouxamento e rega, recomenda-se que o círculo do tronco de todos os abetos do tipo coreano seja coberto. Para isso, preencha o solo com uma densa camada de serragem, feno, palha, cascas de sementes, etc., com cerca de 15 cm de espessura.Recomenda-se renovar a cobertura morta periodicamente, pelo menos 1 vez por mês.
Poda
O grau de poda Oberon é necessário para manter a decoratividade da coroa e para evitar o desenvolvimento de todos os tipos de infecções. Faça 1-2 vezes por temporada, no início da primavera (durante abril) ou no outono (na primeira quinzena de outubro). Todos os brotos secos e secos, bem como as partes da coroa que pioram sua decoratividade, devem ser removidos.
Vídeo: Cuidado e plantio de abetos
Possíveis doenças e pragas
Muitas vezes, quase todos os representantes das espécies de abetos coreanos são super resistentes a todos os tipos de lesões e pragas infecciosas. No entanto, se as condições para cuidar da planta não forem observadas, muitos criadores de plantas enfrentam esse problema. Das pragas, a colheita pode ser afetada por hermes. O parasita se desenvolve rapidamente na coroa, causando amarelecimento das agulhas. Para superá-lo, a árvore precisa ser tratada com o medicamento Rogor, Antio ou qualquer análogo intercambiável (de acordo com as instruções do fabricante).
Das patologias infecciosas, os jardineiros costumam ser encontrados com ferrugem. Seu patógeno causa manifestações características, na forma de uma mudança na cor da massa verde para laranja ou amarelo-laranja. Para superar o desenvolvimento da ferrugem, o abeto precisa ser tratado com uma solução a 2% da mistura de Bordeaux. Tais procedimentos são realizados duas vezes, com um intervalo de 2 semanas.Importante! Os efeitos adversos no crescimento e desenvolvimento do abeto Oberon também são a proximidade da roda dentada e do caule. Isso deve ser levado em consideração ao planejar o site.
Métodos de criação
Para obter novas cópias da variedade Oberon, são utilizadas estacas. Nesse caso, a reprodução de sementes não é recomendada; o procedimento leva à degeneração da variedade ou à perda parcial pela muda das propriedades e características das árvores-mãe. Qualquer instância de planta adulta é adequada para mudas.
O procedimento é realizado na primeira quinzena de abril, como segue:
- Em brotos saudáveis de dois anos de idade, são cortadas estacas de cerca de 10 cm de comprimento e devem ter pelo menos 1 rim cheio, além do chamado calcanhar. Para obtê-lo, as estacas são selecionadas de modo que um pequeno processo perpendicular com cerca de 1 cm de comprimento seja formado no local do corte.
- O calcanhar é livre de rebarbas, dando arestas arredondadas.
- As estacas são pulverizadas com uma solução de Fundazole e, depois que seca, são plantadas em uma mistura de partes iguais de solo frondoso, areia e húmus.
- Por 2-3 anos, as mudas são cultivadas em ambientes fechados. O peitoril da janela com a luz mais brilhante, mas moderadamente sombreada, é considerado a melhor condição. A planta é fornecida com rega moderada, o solo deve sempre estar um pouco úmido. No inverno, recomenda-se que as mudas sejam transferidas para um local fresco sempre que possível.
- Após o enraizamento, o abeto é mergulhado no solo aberto. Faça isso na primavera, por volta da primeira quinzena de abril.
O uso da madeira no paisagismo
O abeto coreano Oberon é popular entre os paisagistas como um visual decorativo universal que pode enfatizar, além de dar decoratividade a quase qualquer paisagem ou canteiro de flores. Nesse caso, a árvore pode se tornar uma adição e a variedade central no jardim.
Você sabe Os ramos de abeto contêm óleos úteis dos quais são feitos vários medicamentos. Nas agulhas - vitamina C e na casca - taninos.
No entanto, a planta procura harmoniosamente:
- jardins de pedra;
- jardins ornamentais;
- plantio de coníferas em grupo;
- ao longo de caminhos de jardim ou fronteiras;
- jardim de rochas japonesas.
Oberon fir é um exemplo vívido de uma planta ornamental universal que pode complementar qualquer projeto paisagístico. A forma e o tamanho únicos da planta permitem enfatizar os elementos básicos do canteiro e se tornar seu centro. No entanto, para isso, você deve gastar muito tempo e esforço em um ajuste adequado, além de cuidados de qualidade. Sem este abeto decorativo não pode agradar.