Nas florestas da Rússia, existem dezenas de variedades de cogumelos do gênero Clitocybe, que são popularmente chamados de "locutores" ou "fileiras". Todos eles têm uma aparência semelhante, mas ao mesmo tempo algumas cópias podem ser comidas, enquanto outras podem levar a envenenamentos graves. Para não cometer erros na sua escolha e usar apenas cogumelos saudáveis para fins culinários, vale a pena estudar antecipadamente as características dos tipos mais populares de locutores, prestando a devida atenção à questão de sua preparação racional. O que exatamente vale a pena prestar atenção em primeiro lugar - isso será discutido mais adiante.
Descrição geral
Cada uma das espécies do gênero mencionado de fungos pode ter suas próprias diferenças características, expressas em tamanhos de corpos individuais, sua cor e algumas outras características da aparência de um locutor específico. No entanto, existem vários recursos comuns que levaram à unificação em um grupo com o nome especificado. Assim, o chapéu de representantes do gênero Clitocybe geralmente não excede 8 cm de diâmetro, embora em casos raros ele possa crescer até 20 cm.Em espécimes jovens, é hemisférico, mas eventualmente se torna plano e até em forma de funil (em representantes antigos).
Você sabe Muitas espécies de falantes crescem em grupos nas florestas, geralmente na forma de círculos na superfície da terra. Por causa dessa característica, os habitantes da Rússia associaram sua aparência à chegada de espíritos malignos, supostamente em tais lugares bruxas e espíritos malignos conduziam danças circulares.
A superfície de todos os cogumelos é sempre lisa e seca, mas a cor varia de acordo com a espécie em particular: pode ser marrom-cinza, ocre, bege, marrom-rosado, cinza ou avermelhado. Quase sempre, a saturação da cor diminui na direção do meio para as bordas da tampa e, na superfície da parte central, os restos do micélio são às vezes perceptíveis, que se assemelham a manchas de mofo. Por dentro, o chapéu é complementado com pratos brancos, mas quanto mais velho o cogumelo, mais amarelos eles se tornam. A polpa dos cogumelos jovens é branca, densa, embora perca sua suculência à medida que envelhece. Pó de esporos de cor branca ou creme. As pernas de diferentes tipos de oradores são distinguidas principalmente por seu comprimento, atingindo 4-10 cm, com um diâmetro de 1-3 cm. Dentro desta parte é predominantemente oca, mas, apesar disso, é usada em conjunto com um chapéu para preparar vários pratos.
Tipos de falantes comestíveis
No total, existem mais de 250 espécies de oradores no mundo, mas nem todas são encontradas no território da Federação Russa. As espécies "locais" comestíveis mais populares desses cogumelos podem ser atribuídas a espécimes marrom-amarelos, violetas, odorosos e dobrados, embora não se deva excluir a probabilidade de aparecimento de cera (vermelha) e conversa vermelha nas florestas, cujo uso pode levar a envenenamento grave.
Para evitar as conseqüências indesejáveis do consumo de cogumelos, vale a pena estudar cuidadosamente a descrição de cada uma das espécies mencionadas.
Castanho amarelo
Uma das espécies mais famosas de locutores nas florestas russas. Como muitos outros membros do gênero, possui um chapéu abobadado que, à medida que o fungo cresce e envelhece, torna-se plano ou em forma de funil. A cor de sua superfície é acastanhada ou cinza claro, com placas brancas ou cinza claro freqüentes na parte inferior. A perna é baixa (até 5 cm), de forma cilíndrica, ligeiramente estreitada até a base, pintada no tom das placas ou ligeiramente mais escura (geralmente amarelo-ocre ou pálido-ocre).A polpa desta parte não é tão suculenta quanto a de um chapéu, mas isso não interfere no seu uso na preparação de vários pratos. O período de frutificação do locutor marrom-amarelo no território da Rússia é de agosto a outubro, levando em consideração as condições climáticas. Você pode encontrar cogumelos em florestas de folha caduca e coníferas, onde crescem principalmente em grupos.
Roxo
Esta variedade é representada por cogumelos bastante grandes, com um diâmetro de chapéu de até 20 cm.Como em outros casos, nos estágios iniciais do desenvolvimento do locutor púrpura, é plana-convexa, com uma borda levemente dobrada. Ao toque, a superfície é lisa, nua e levemente úmida, e sua cor pode variar em uma variedade de tons de roxo: da clara à escura, saturada, em alguns casos com uma mistura de marrom.
Importante! Como muitas outras variedades de cogumelos, é melhor coletar govorushka após a próxima chuva, quando a temperatura ainda não estiver muito baixa e a umidade já estiver alta.
No interior da tampa existem as mesmas placas violetas frequentes que, à medida que o fungo cresce, brilham e tornam-se lilás pálido. Os apanhadores de cogumelos apreciam especialmente a carne densa e grossa desta variedade.que tem um sabor e aroma muito agradáveis. A perna é de forma cilíndrica, com um ligeiro espessamento e um revestimento fibroso na base.Nos estágios iniciais de desenvolvimento, sua cor é mais violeta, mas depois ilumina. Govorushki começa a colher em meados de setembro, continuando esse processo até novembro. Os locais típicos para o crescimento desses fungos no território da Rússia serão florestas decíduas e mistas em toda a zona média do país.
Odorous
A aparência e a forma do falante odorífero são semelhantes a outros representantes do gênero, e a principal característica distintiva é a cor do chapéu convexo, ligeiramente virado para baixo, com um diâmetro de 3-10 cm. Em uma idade jovem, a cor do fungo é azul esverdeado, mas fica amarelo-acinzentado ou cresce apenas acinzentado. A polpa é sempre cinza pálido ou verde pálido, com um aroma pronunciado de anis e endro e o mesmo sabor, porém mais fraco.As placas localizadas abaixo são frequentes, descendentes, verde pálido. O pé de um falante com odor frequentemente cresce até 8 cm de altura e 1 cm de diâmetro e, como em outras espécies, tem um espessamento na parte inferior. O período de amadurecimento em massa desses cogumelos ocorre de agosto a outubro, e é melhor procurá-los em florestas de coníferas e caducifólias, principalmente em clareiras.
Vídeo: odorous Talker
Bent
Uma característica distintiva deste orador é um chapéu cinza-amarelo grande, deprimido e bastante suave, que geralmente atinge de 12 a 20 cm de diâmetro. À medida que o fungo se desenvolve a partir de uma superfície plana e convexa na parte central, torna-se em forma de funil. As placas são frequentemente localizadas, descendentes, brancas nos estágios iniciais do crescimento do fungo e amarelo-rosa à medida que amadurecem.
A parte inferior densa e com patas atinge 20 cm de altura e 2-3 cm de espessura, e sua cor geralmente corresponde ao esquema de cores do chapéu. A polpa é bastante seca, branca ou marrom (dependendo da idade do fungo), com um aroma característico e desagradável. Sem leite.
As conversas curtas são coletadas de julho a meados de outubro, concentrando-se principalmente nas margens da floresta e no território ao longo das estradas, próximo aos arbustos. Os rendimentos máximos podem ser coletados em solos calcários, embora em outros lugares os cogumelos cresçam, formando os chamados “círculos das bruxas”.
Vídeo: orador dobrado
Locutores venenosos
Um grupo de espécies venenosas de locutores geralmente escolhe os mesmos locais de crescimento dos cogumelos comestíveis, por isso é tão importante conhecer as principais características de sua aparência. Isso ajudará a evitar a entrada acidental no cesto de espécimes perigosos, entre os quais no território russo os mais comuns são as espécies liquefeita (cerosa) e vermelha.
Dinheiro
Um dialeto em dinheiro ou ceroso é capaz de mudar a forma de seu chapéu ao longo da vida. Assim, nos estágios iniciais do desenvolvimento do fungo, ele se assemelha a um sino, depois a um hemisfério (com um pequeno tubérculo no centro), mas no final se torna quase plano, com um entalhe na parte central ou até um funil inteiro. A cor da parte superior do cogumelo também pode ser diferente: do branco ou levemente acinzentado ao marrom escuro, com manchas escuras no tempo chuvoso (dê uma espécie de padrão de mármore).A carne sob a pele é predominantemente densa e elástica, com um aroma dificilmente definido. Após a quebra e contato prolongado com o ar, escurece. A camada lamelar inferior é cinza claro, possivelmente com uma tonalidade creme, mas no momento da maturação, os esporos escurecem levemente.
Todas as placas são bastante largas, geralmente localizadas e aderidas à perna ou descendo ao longo dela. A perna em si tem uma forma regular cilíndrica, com um leve espessamento na base. Seu comprimento não excede 7 cm, embora amostras de não mais de 3 cm possam ser encontradas com uma espessura de até 10 mm. A estrutura da parte interna é fibrosa e a perna do fungo antigo pode ser oca.
Vermelho
O locutor venenoso dessa espécie recebeu esse nome por causa da cor do chapéu, que de branco e convexo se torna inicialmente vermelho-vermelho ou marrom-vermelho à medida que cada espécime cresce. A forma da parte superior do fungo adulto é plana ou côncava prostrada, com uma borda fina e lobada. Se o orvalho ou a chuva cair em sua superfície, ele ficará vermelho claro ou vermelho-marrom, mantendo-se igualmente carnudo. Muitas vezes, as placas localizadas são finas, brancas e vermelho-brancas no início do desenvolvimento do fungo e levemente amareladas em amostras totalmente maduras. A perna dobrada de um locutor vermelho cresce até 5 cm de comprimento, mas pode não ter até 1 cm de diâmetro, e sua parte interna muda de densa para completamente oca, com carne branca durante o crescimento.
Você sabe O locutor avermelhado emite um leve brilho esverdeado pálido no escuro, motivo pelo qual nos tempos antigos era considerado uma manifestação do mal na Terra.
Na maioria das vezes, esse espécime venenoso pode ser encontrado em florestas de coníferas e caducifólias, bem como nos campos e nas estradas movimentadas, onde aparecem a partir de junho e continuam a crescer até outubro.
Métodos de cozimento
O uso para fins culinários está sujeito apenas a variedades comprovadas e comestíveis de locutores, embora geralmente não comestíveis ou altamente venenosos, é melhor não tocá-los. O processo de preparar pratos à base deles não é muito diferente das ações que são realizadas ao cozinhar outras variedades de cogumelos, o principal é determinar imediatamente quanto cozinhar na linha, como mariná-las e quais receitas usar para cozinhar iguarias fritas e cozidas com base nelas.Na maioria das vezes, as perguntas surgem precisamente com os falantes da culinária (em particular, como parte das sopas), embora a decapagem da colheita tenha características próprias, das quais você também deve estar ciente antes de fazer o trabalho.
Sopa Talker
Para preparar a sopa mais simples com cogumelos, você precisa apenas de cogumelos, água, batatas, cenouras, cebolas e, se desejar, o componente de carne. Todas as ações são executadas de acordo com o esquema padrão: primeiro a carne é cozida com cebola e, em seguida, são adicionados legumes preparados e picados, com cogumelos cozidos no final do cozimento. Evidentemente, o prato precisa ser sal e pimenta, sempre provando o caldo.
Quanto à fervura preliminar de cogumelos, tudo o que você precisa é: limpe as amostras coletadas de galhos, folhas e outros detritos da floresta, lave-as bem com água fria, despeje em uma panela e coloque o recipiente em fogo moderado, deixando o conteúdo ferver.
Importante! Para economizar tempo, é melhor ferver os cogumelos separadamente do componente de carne e vegetais da sopa, acrescentando-os quase durante toda a prontidão do prato líquido.
Cerca de 20 a 25 minutos devem passar desde o momento em que o líquido ferve e até que os cogumelos sejam removidos do fogo. Às vezes, para maior tranqüilidade após o resfriamento, você pode ferver os falantes novamente, mas desta vez não os deixe no fogão por mais de 15 minutos.
Govorushki em conserva
Na forma marinada, as baforadas podem não parecer tão atraentes quanto cogumelos de mel ou champignon fechado em potes, mas suas donas de casa costumam adquiri-las para o inverno.
Na versão mais simples para decapagem, você precisará de:
- cogumelos - 1 kg;
- vinagre - 0,5 xícaras para o número especificado de locutores;
- sal - 2 colheres de sopa. colheres;
- endro - 30 g;
- óleo de girassol - 30 ml;
- canela - ½ colher de chá;
- pimenta - 10 peças;
- folha de louro - 2 peças;
- cravo - 4 peças.
O processo de criação de um espaço em branco é simples e consistirá nas seguintes etapas:
- Cogumelos de limpeza e imersão (eles devem passar na água por pelo menos duas horas).
- Cozinhar em uma marinada com a adição de vinagre, sal e temperos.
- Arrefecer os oradores e movê-los para o pote, com a adição adicional da marinada previamente preparada.
Nesta forma, a peça de trabalho pode ser enrolada com tampas e deixada por mais uma semana para insistir. Depois disso, os cogumelos são considerados completamente prontos para comer e podem ser servidos juntamente com um acompanhamento ou pratos de carne. Mas, juntamente com as bebidas alcoólicas, é melhor não comê-las, para não provocar um envenenamento grave do corpo.Em geral, nem todo mundo gosta de cogumelos e, se possível, os apanhadores de cogumelos preferem os mesmos cantarelos, cogumelos porcini ou mel, mas se você já tiver caído em variedades comestíveis, não deve recusá-las. Com a preparação adequada, eles também poderão diversificar qualitativamente o menu diário.