O zimbro escamoso Meyeri Kompakta é um arbusto sempre amado por muitos paisagistas e jardineiros. Sua popularidade se deve ao fato de a coroa da planta ser bastante elegante, por isso é frequentemente usada na criação de várias composições, além de enobrecer edifícios e praças.
Descrição botânica
As agulhas de zimbro de uma cor bastante incomum são azul prateado. A coroa é bastante grossa e exuberante. Os galhos que estão do lado dão ao arbusto uma forma bastante volumosa. Em meados de maio, a cor da planta se torna mais acentuada.
Os frutos do zimbro são bagas azuis escuras, semelhantes aos pequenos cones. Topo eles são cobertos com uma camada de cera. Esta espécie de planta conífera cresce muito lentamente. Para criar raízes em um novo local, ele pode precisar de cerca de 3 anos. Ao longo de um ano, o arbusto cresce cerca de 10 cm.Uma planta adulta geralmente atinge uma altura de até 3 m.O sistema radicular é ramificado, parte dele está localizado no topo.
Você sabe O zimbro é considerado uma planta perene, quase todas as espécies vivem cerca de 600 anos.
Recurso
Características do Juniper Meyer Compact:
Altura | plantas adultas podem atingir até 3 m |
Forma da coroa | ramos laterais exuberantes, densos e pendurados, o diâmetro máximo da coroa é de 1,5 m |
Resistência ao gelo | alto, adapta-se perfeitamente ao clima frio e ventoso |
Taxa de crescimento | lento, cerca de 10 cm por ano |
Cor das agulhas | azul prateado, durante o período de crescimento ativo (na primavera) a cor fica mais saturada |
Aterragem
O sucesso no cultivo do zimbro depende do plantio adequado e de cuidados de qualidade. Para um resultado bem-sucedido, é melhor plantar zimbro com mudas. Semear praticamente não produz o resultado desejado. Arbusto despretensioso para o solo, cria raízes em qualquer. Mas deve ser permeabilidade ao ar fértil, ácida e boa.
Você sabe O óleo de zimbro tem um grande número de propriedades positivas. Fortalece o sistema imunológico, anestesia e melhora o humor.
Preparação de mudas
Para que o zimbro escamoso crie raízes bem e encante os olhos com sua beleza, você precisa escolher as mudas certas, portanto ao comprar, preste atenção a alguns recursos:
- o tronco e a raiz devem estar livres de rachaduras e cortes;
- cor uniforme da coroa;
- brotos frescos;
- a presença de estopa e um pedaço de terra.
Antes do plantio, as mudas devem ser embebidas em água, para isso é necessário colocar um pedaço de terra em um recipiente com água por 2 horas.
Seleção e preparação do local
Plantar um arbusto fica em locais bem iluminados. O solo deve ser úmido e rico em nutrientes. Se a terra estiver pesada, adicione areia e terra de coníferas. Você também pode fazer a drenagem. Para fazer isso, você precisa preencher o buraco com tijolos quebrados e areia a 15 cm.
Em plantas grandes, o colo da raiz deve estar 5 cm acima da cova de plantio. Se a planta é jovem, o pescoço deve estar nivelado com o solo, caso contrário, o arbusto pode não criar raízes e secar.
Após o plantio, você precisa regá-lo bem. Como o zimbro é despretensioso na rega, você precisa garantir que a água não fique estagnada. Regue-o uma vez por semana, em um dia quente, deve subir até 10 litros por planta.
Características do cuidado da planta
O zimbro não requer cuidados especiais, mesmo um aspirante a jardineiro pode cultivá-lo. Para cultivar um arbusto bonito e exuberante, você precisa conhecer algumas das nuances dos cuidados.
Que consistem nas seguintes atividades:
- rega;
- afrouxamento, livrar-se de ervas daninhas;
- fertilizante
- proteção contra doenças e pragas;
- abrigo para o inverno;
- poda.
Rega e alimentação
É necessário fazer a cobertura superior duas vezes por ano - na primavera e no outono. Pode ser fertilizantes complexos ou minerais de potássio-fósforo. Em climas quentes, 10 litros de água devem ir para um arbusto, este procedimento pode ser realizado uma vez por semana. Nos dias em que o ar está particularmente seco, recomenda-se borrifar zimbro com água. As plantas coníferas não devem ser alimentadas com esterco de galinha ou vaca, pois queima as raízes da planta.
Mulching e cultivo
Como o sistema radicular do zimbro está na superfície, a terra ao redor das mudas precisa ser solta. Você precisa fazer isso após cada rega, removendo todas as ervas daninhas. O solo conífero é bom para a cobertura morta. Além disso, no inverno, você pode usar lascas ou serragem.
Corte de cabelo e modelagem
O arbusto se presta perfeitamente à modelagem. É melhor cortá-lo no final de março. Graças ao esplendor e uma forma elegante, é possível cortar uma variedade de formas de zimbro, para fazer composições em miniatura únicas. Após o corte, o arbusto deve ser pulverizado com fungicida - um meio de proteger as plantas dos fungos.
Invernada
A conífera tolera facilmente o inverno, mas pode congelar em geadas severas, para que o mato não morra, ele deve ser protegido do frio. Para abrigo, você pode usar um galho ou estopa de abeto, com alguns galhos abertos. Recomenda-se amarrar os galhos com fita adesiva para que não se quebre da neve. A terra está coberta de casca de turfa e turfa. No início da primavera, tudo isso deve ser removido para evitar o apodrecimento das raízes.
Importante! Se os botões do arbusto estiverem congelados, os galhos doentes precisam ser cortados e tratados com massa de vidraceiro saudável.
Métodos de criação
O Juniper Mayeri pode ser propagado de várias maneiras:
- Camadas - Esta é a maneira mais popular. Os galhos que crescem abaixo são fixados e polvilhados com terra, transformando camadas.
- Estacas - quebram os galhos de uma planta jovem, tratam-nos com um estimulante para formar um sistema radicular e enraizá-los.
- Sementes - Este é um método difícil, cujo resultado será menos bem sucedido, a planta começará a aparecer apenas por 2 anos.
Uso em paisagismo
Zimbros escamosos, incluindo Meyeri, são muito populares entre os paisagistas, porque são despretensiosos em manutenção. Eles são usados no projeto de terrenos particulares, estabelecimentos, parques, praças, sebes.
Artesãos habilidosos podem facilmente dar qualquer forma a um arbusto exuberante, criando verdadeiras obras-primas. O zimbro fica lindo com outras coníferas. Uma composição selecionada corretamente pode decorar qualquer área e dar-lhe elegância.
Doenças e Pragas
Não se esqueça de doenças e pragas que podem destruir facilmente as coníferas. Se você viu teias de aranha nos galhos, os carrapatos caíram no mato, por isso as agulhas podem se desfazer. O “Fitoverm” ajudará a lidar com os carrapatos.
Dê uma olhada
Um ataque de pulgão leva ao crescimento lento e à flexão dos brotos. Para se livrar dele, é necessário dissolver 1 comprimido do produto de proteção de plantas Iskra em 10 l de água e pulverizar o mato.
O zimbro também é suscetível a doenças fúngicas.
Seus sintomas são:
- agulhas vermelhas escuras;
- manchas pretas na coroa.
É necessário tratar um fungo por meios que contêm enxofre. Os galhos danificados devem ser removidos.
O zimbro escamoso Meyeri Kompakta é uma excelente opção para o aprimoramento de terrenos particulares, propriedades rurais, estabelecimentos de luxo ou parques. A planta é despretensiosa nos cuidados. Mesmo com um cuidado mínimo, as coníferas encantam os olhos o ano todo.