O gênero de abeto inclui 34 espécies primárias e 4 hidrogênicas. Um dos mais amados entre jardineiros, jardineiros e paisagistas é azul ou espinhoso (Latin Picea pungens), assim chamado por causa da cor original das agulhas. Ao escolher um grau de abeto, preste atenção ao The Blues, nativo da América do Norte. Sua descrição, características e características crescentes são fornecidas no material.
Descrição botânica
Representantes da variedade de abetos vermelhos farpados The Blues (The Blues) são caracterizados por dimensões compactas. Até eles alcançam 1,8 m de largura - até 1,2 m. A forma da coroa é chorosa, estreita. Ela é muito peluda. A variedade é distinguida por agulhas grandes e uma bela cor de agulhas - azul prateado. A árvore dá frutos em cones marrons claros.
- Spruce The Blues tem as seguintes características:
- alto nível de decoratividade;
- coroa compacta;
- taxas de crescimento rápidas - uma árvore pode adicionar 30 cm por ano;
- despretensão em partir;
- falta de requisitos de solo;
- boa adaptação às condições da cidade;
- tolerância à seca;
- resistência ao gelo até -34 ° C.
A variedade descrita é usada ativamente para compor composições de paisagens. É adequado para aterrissagens individuais e em grupo. Crescido em praças, parques, jardins, ao longo de trilhas para caminhada. Para obter formas interessantes, a árvore é plantada na posição horizontal, vertical e inclinada.
Aterragem
O sucesso no pouso depende de vários fatores:
- a escolha correta do local, levando em consideração as preferências da planta;
- cumprimento dos prazos recomendados;
- preparação do solo;
- conformidade com a tecnologia de plantio;
- material de plantio saudável e forte.
Importante! Você deve escolher uma muda com um sistema radicular fechado e, ao plantar, não destrua o caroço de terra. Se as raízes forem expostas acidentalmente, a área exposta deve ser tratada com um agente de enraizamento, por exemplo, "Kornevin" ou "Heteroauxin".
O abeto deve ser plantado em áreas grandes, abertas e ensolaradas, protegidas dos ventos. Quando plantada na sombra, a árvore reduz significativamente seu efeito decorativo, cresce lentamente e sua vida útil é significativamente reduzida. De outras plantas e edifícios, uma distância de 2,5 m deve ser observada.
O pouso está planejado para abril ou setembro. Para abetos, é muito importante que seja plantada quando o tempo estiver quente. Portanto, é melhor não se apressar com o pouso, mas aguardar o momento em que a ameaça de geada de retorno passar. Os melhores solos para o cultivo da árvore descrita são barro, barro arenoso. Mas pode muito bem ser suportada por turfeiras, solo arenoso e rochoso.
Preparação da terra
A preparação do solo deve ser feita algumas semanas antes do plantio. É necessário cavar um buraco com uma profundidade de 50 a 70 cm.Para preencher o buraco, prepare uma mistura de grama (2 horas), solo frondoso (2 horas), turfa (1 hora) e areia (1 hora). No fundo, você precisa colocar uma drenagem com uma altura de 15 cm de tijolos quebrados, areia.
Importante! Ao plantar abeto azul deve ser monitorado para que o pescoço da raiz seja colocado no mesmo nível do solo.
Regras de desembarque
Ao plantar uma muda de um recipiente, faça o seguinte:
- No dia anterior ao plantio, a planta é abundantemente regada para que saia facilmente da panela.
- Um rebento é removido junto com um pedaço de terra.
- Coloque-o no centro do poço.
- Eles preenchem os vazios com terra preparada.
- Na zona do tronco próximo, a alguma distância do tronco, é feito um sulco ao longo de todo o diâmetro. Um balde de água é derramado nele.
- Coloque uma camada de cobertura morta da casca de pinheiro ou turfa.
Recursos de Cuidados
O abeto vermelho não requer muita atenção e cuidados sérios. Rega periódica, fertilização, soltura, cobertura morta, poda, medidas preventivas contra doenças e pragas são suficientes para isso. É necessária mais atenção pelas plantas jovens.
Espécimes maduros já possuem um sistema radicular bem desenvolvido, forte imunidade, capaz de obter nutrientes e umidade de forma independente, além de suportar condições adversas, bactérias patogênicas e insetos.
Você sabe O abeto mais antigo da Europa, chamado Old Tikko, cresce no Parque Nacional Fulufjullet (Suécia). Segundo os cientistas, ela tem 9550 anos.
Rega e alimentação
Somente árvores jovens precisam de rega regular. Nos primeiros anos após o plantio, eles precisam ser regados toda semana, usando 5 a 12 litros de água em uma planta, dependendo das condições climáticas. À medida que envelhecem, a frequência de hidratação é reduzida para uma irrigação em 2-4 semanas. Árvores adultas não precisam de rega. Eles não têm umidade que precipita, e o sistema radicular lida facilmente com a localização no solo.
Como todas as coníferas, os representantes dessa variedade respondem bem à aspersão - molhando ao longo do perímetro da coroa com um fluxo disperso de água.
As coníferas de alimentação são opcionais. Isso pode ser feito se necessário, por exemplo, quando a árvore pára de crescer, ela começa a perder seu efeito decorativo. Para coníferas, apenas fertilizantes minerais são adequados.
É melhor comprar misturas complexas prontas, projetadas especificamente para essas culturas. Fit Uniflor, "Agrecol" etc. Os produtos orgânicos não podem ser utilizados no cultivo de abetos, porque o nitrogênio e nitrato contidos nesses fertilizantes é prejudicial para as coníferas.
Afrouxamento e cobertura do solo
Após cada irrigação e precipitação, a terra no círculo próximo ao tronco deve ser afrouxada. Este evento evita a formação de uma crosta dura na superfície do solo. Conduzindo-o regularmente, é possível melhorar a umidade e a condutividade do ar do solo.
Como resultado, água e oxigênio livremente e nos volumes necessários entram no sistema radicular, o que afeta positivamente o crescimento e o desenvolvimento da planta. Como as raízes do abeto são superficiais, a terra deve ser solta suavemente e pouco para evitar danos. Profundidade recomendada 5–7 cm.
Outra medida de cuidado importante é a cobertura do solo no círculo do tronco.
Este procedimento permite reduzir o número de irrigação, cultivo, remoção de ervas daninhas e manter o nível ideal de umidade do solo. Como cobertura morta, serragem de madeira, casca de pinheiro, lascas de madeira, turfa são usadas. A altura recomendada da camada é de 5 a 9 cm. Antes do inverno, a cobertura deve ser trocada.
Poda
O corte de abeto deve ser feito quando necessário. Na primavera e no outono, os galhos são cortados, encolhidos, congelados, queimados e dão à coroa uma forma irregular. A variedade descrita tolera bem a poda e é rapidamente restaurada após ela.
É importante usar ferramentas de jardim pré-higienizadas durante o procedimento. Após o corte, os locais dos cortes devem ser tratados com sulfato de cobre e encobertos com var de jardim ou com a preparação especial RanNet.
Doenças, pragas e sua prevenção
A árvore conífera descrita possui forte imunidade e resiste bem a insetos nocivos. e bactérias patogênicas. Mas com os erros cometidos durante o plantio e a tecnologia agrícola, ela pode ser afetada por doenças e atacada por pragas.
Para evitar isso, devem ser tomadas medidas preventivas:
- no outono, limpe completamente a área com detritos de plantas;
- realizar escavações profundas do solo na zona próxima ao tronco;
- pulverizar duas vezes nos períodos de primavera e outono com uma preparação contendo cobre.
Você sabe O famoso mestre italiano de instrumentos de cordas, Antonio Stradivari, usava a madeira de abeto comum para fazer o convés superior de seus violinos únicos.
Das doenças, as seguintes são mais perigosas para o abeto:
Nome da doença | Sintomas de infecção | Métodos de tratamento |
Agulhas de bronzear |
| Tratamento duas ou três vezes com inseticidas sistêmicos (Falcon, Horus, Quadris, com intervalos de 14 dias). |
Necrose de brotos apicais |
|
|
Das pragas, o abeto espinhoso pode atacar tais:
Nome do inseto | Sintomas da lesão | Métodos de tratamento |
Escudo falso em abeto |
| Tratamento três vezes com uma pausa de uma semana com os inseticidas Engio, Calypso, Aktara. |
Ácaro aranha |
| Tratamentos com acaricidas "Actelik", "Sunmayt", "Caesar". |
Pulgões |
| Pulverização com "Confidor Maxi", "Mospilan", "Actara". |
Spruce hermes |
| Tratamentos com inseticidas sistêmicos, por exemplo, Calypso, Caesar. |
Assim, Picea pungens O abeto azul é adequado para cultivo em casas de veraneio, hortas, hortas e parques da cidade. Não é exigente na composição do solo e nos cuidados gerais. Ao escolher um bom lugar, ele mantém a decoratividade o ano todo e pode viver até 70 anos.