A vespa japonesa é um inseto grande e picante cujas picadas não são apenas dolorosas, mas também perigosas. Os japoneses o chamam de pardal de abelha. Aprendemos mais sobre a vespa japonesa e seu estilo de vida, o que é perigoso, o que fazer e como se livrar dela.
Descrição e caracterização da vida dos insetos
Vamos nos familiarizar com a aparência da vespa japonesa, seu comportamento e onde ela pode ser encontrada.
Como é um zangão gigante japonês?
Esta é uma subespécie de Vespa mandarinia - uma espécie do gênero hornet da família das vespas reais. O comprimento de seu corpo excede 4 cm e a envergadura é de cerca de 6 cm.O inseto se parece com uma grande vespa com uma cabeça amarela, na qual há olhos grandes, e o corpo é composto por listras marrons e amarelas escuras.
Você sabe A vespa mandarinia ou o hornet gigante asiático, cuja variedade é a subespécie japonesa, é o maior hornet do mundo, atingindo pouco mais de 5 cm.
Em uma cabeça maior que a vespa, há um par de olhos primários e três olhos adicionais. A picada atinge um comprimento de 6,25 mm, reta, sem cortes, reutilizável. Quando mordido, ele não permanece na pele. Possui mandíbulas grandes que usa ao caçar.
O estilo de vida e nutrição da gigante japonesa
São vespas públicas, construindo ninhos de papel, constituídos por pedaços de casca de madeira, colados com saliva. A família é liderada pelo útero, a única fêmea a pôr ovos. Existem indivíduos trabalhadores, mulheres, realizando todo o trabalho na colméia e fora dela (suprimento), incapazes de procriar.
Existem drones para fertilizar o útero. Uma família em um ninho pode conter até 300 membros. Esses insetos se alimentam de néctar e alimentos açucarados. Eles também caçam outros insetos e, devido ao veneno tóxico e mandíbulas poderosas, podem ter outras vespas, gafanhotos e gafanhotos como presas.
As abelhas que trabalham não comem essas presas, mas simplesmente mastigam e alimentam cuidadosamente as larvas e o útero do ninho. Muitos dos insetos que caçam são pragas agrícolas. As vespas causam danos consideráveis às abelhas. As raças europeias de abelhas que não sabem como resistir a elas são especialmente afetadas.
Você sabe As abelhas japonesas têm seu próprio sistema de proteção de vespas. Quando um pardal de abelha entra na colméia, ele cai no ambiente denso das abelhas que trabalham, o que eleva a temperatura ao redor para + 47 ° C devido ao trabalho muscular. As vespas suportam temperaturas de apenas + 45 ° C e morrem com o tempo, e as abelhas japonesas toleram o aquecimento do corpo até + 50 ° C.
Habitat
O zangão japonês é endêmico das ilhas japonesas, mas também é encontrado no sul da ilha Sakhalin. Na Eurásia, sua vida relativa mais próxima - a vespa gigante asiática. No território da Federação Russa, pode ser encontrado frequentemente no Território de Primorsky.
Como criar
Os zangões fertilizam apenas o útero e não acasalam com outras fêmeas. Após o acasalamento, eles morrem e o útero retém o esperma em si. Ela põe ovos nas células. As fêmeas aparecem de ovos fertilizados e os machos de ovos não fertilizados.
Primeiro, após cerca de uma semana, as larvas emergem da oviposição, que são alimentadas com ração protéica de outros insetos. Depois de alguns dias, eles se transformam em pupas colocadas em um casulo de seda e as células são fechadas com uma tampa. Depois de algumas semanas, um novo inseto sai deles.
Quando o útero está envelhecendo, outras fêmeas jovens podem assumir suas funções. Um útero velho, incapaz de pôr ovos, é expulso e ela morre. No inverno, os trabalhadores morrem e as fêmeas fertilizadas procuram um local de inverno. Quando o calor chega, os indivíduos hibernados estabelecem sua colônia, colocando ovos em células construídas de forma independente.
O útero alimenta a primeira ninhada e, em seguida, todo o trabalho, exceto a postura dos ovos, é realizado pelas abelhas que trabalham.
Você sabe O útero controla a família de vespas com a ajuda de feromônios. Sinais dos cheiros fazem as vespas conseguirem comida, alimentam as larvas e atacam os inimigos juntos.
Recursos de mordida
A picada de vespas japonesas é muito dolorosa. É comparado a um golpe com uma unha quente. Esta espécie injeta veneno altamente tóxico através de uma picada, o que pode ser perigoso para quem sofre de alergias. Mordidas múltiplas, quando membros da mesma família atacam juntos, podem terminar em morte para qualquer pessoa. As crianças devem ser especialmente cautelosas.
Toxicidade para humanos
As vespas japonesas produzem veneno, que tem um efeito paralítico de nervos. Contém mandorotoxina, uma neurotoxina perigosa. A acetilcolina é injetada, uma substância que atrai outros membros do ninho. Normalmente, vários ataques são pessoas que se aproximam do ninho ou matam os vespas.
Insetos alarmados após um sinal de chamada para atacar podem perseguir o infrator por até 5 km. Seu veneno pode causar parada cardíaca e choque anafilático, que se manifesta em pouco tempo. Destrói os tecidos e causa dor intensa, pode causar alergias.
Primeiros sintomas
Após uma dor intensa por picada de vespa, os seguintes sintomas são observados:
- vermelhidão no local da picada;
- processo inflamatório rápido e extenso;
- endurecimento dos tecidos no local da lesão;
- edema;
- dores de cabeça e tonturas;
- dificuldade em respirar
- palpitações cardíacas;
- linfonodos aumentados;
- febre.
Quando picado por uma vespa japonesa, cuidados médicos devem ser prestados imediatamente. Caso contrário, a destruição do tecido no local da picada pode danificar os órgãos próximos e causar sangramento neles.
O que fazer com uma mordida
Os vespas raramente atacam seres humanos, mas se seus ataques não puderam ser evitados, as seguintes medidas devem ser tomadas o mais rápido possível:
- Aplique frio no local da picada.
- Limpe o local da picada com peróxido de hidrogênio ou magrantovskoy.
- Faça uma compressa com solução salina ou polvilhe aspirina esmagada no local da picada. Você pode anexar uma fatia de pepino, banana ou bulbo.
- Certifique-se de tomar o anti-histamínico que você tem em estoque: Suprastin, Claritin. É melhor para quem sofre de alergias injetar imediatamente um medicamento antialérgico - difenidramina, suprastina e dexametasona.
- Se a mordida cair na mão, remova imediatamente os anéis e as pulseiras - com a aparência de edema, isso já será difícil de fazer.
Uma vigilância particular deve ser demonstrada quando uma picada atinge a cabeça ou o pescoço. Nesse caso, além das medidas acima, é melhor chamar imediatamente uma ambulância.
Importante! Não arranhe o local da picada ou realize o tratamento com drogas que contenham álcool. Não é permitido tomar pílulas para dormir ou álcool para aliviar a dor.
Maneiras de destruir ninhos
Primeiro de tudo, você precisa inspecionar o local para identificar o ninho de vespas.
Ao procurá-los, você deve inspecionar cuidadosamente:
- troncos e galhos de árvores;
- áreas de sótão e telhado;
- vários lugares sob os dosséis dos edifícios;
- prédios abandonados;
- aberturas de janelas;
- parte superior e inferior da varanda.
Quaisquer medidas para combater essas grandes vespas devem ser executadas em roupas de proteção.
Para destruir ninhos, use os seguintes métodos:
- mecânica;
- armadilhas
- isca;
- drogas inseticidas.
Você sabe No Japão, uma média de cerca de 40 mortes por picadas de vespas japonesas é registrada anualmente.
Se você destruir os ninhos mecanicamente, poderá fazer o seguinte:
- Queime o ninho. Para isso, colocam um grande saco plástico e atearam fogo. Nesse caso, tudo precisa ser feito muito rapidamente. Por razões de segurança, a embalagem pode ser pré-tratada com uma preparação inseticida e, em seguida, mantida em um estado atado por mais tempo, para que a maioria dos insetos morra e atear fogo.
- Coloque o ninho em um balde de água. Para isso, você precisa pegar um balde de tamanho suficiente para que o ninho se encaixe nele. Um balde de água é trazido para o alojamento a partir do fundo com um zangão, para que fique completamente imerso na água. Um recipiente de água deve ser mantido por pelo menos 10 a 15 minutos para que todos os insetos se afogem. Ao escolher esse método, deve-se ter em mente que um balde cheio pesa decentemente e mantê-lo em uma determinada posição também não é fácil. Para melhorar o efeito, você precisa tomar água quente ou adicionar querosene, água sanitária ou vinagre.
- Espuma de extinção de um extintor de incêndio. Encha cuidadosamente todo o ninho para que os insetos congelem da exposição ao dióxido de carbono. Depois de um tempo, o ninho é derrubado.
- Uso de espuma de construção. A massa congelada bloqueará todo o alojamento e não permitirá que os insetos voem.
Armadilhas e iscas são usadas se não conseguirem encontrar ninhos ou se for difícil destruí-los. As armadilhas podem ser compradas na loja de jardinagem ou por conta própria. Para isso, pegue uma garrafa de plástico e corte 1/3 da parte superior e depois coloque a parte cortada com o pescoço para baixo.Despeje isca doce (geléia, calda, suco) no fundo. Vespas penetram na garrafa pelo cheiro de doces, mas não conseguem voltar. Os buracos são feitos nas garrafas por cima, através dos quais penduram cordas ou arames e depois penduram nas árvores. Periodicamente, as armadilhas são limpas e uma nova isca é derramada.
Importante! Antes de limpar as armadilhas, verifique se todos os insetos estão mortos, para não receber mordidas. Para reduzir os riscos, é melhor pulverizar na armadilha e esperar.
Você pode fazer sua própria isca. Para fazer isso, coloque recipientes (geralmente pires) com seus doces de insetos favoritos na área. O veneno é adicionado a esses doces (ácido bórico, preparações químicas "Karbofos", "Aktara"). Depois de comer tal comida, as vespas trarão veneno para sua casa no corpo e infectarão outros insetos.
Como inseticidas, use aerossóis especiais de vespas ("Aerosol Dr. Klaus", "Diclorvos"). O processamento deve ser realizado muito rapidamente, tentando entrar no ninho e depois ir para um local seguro. É melhor não se aproximar do ninho por vários dias, já que as vespas desaparecidas devolvidas aos seus parentes mortos serão muito agressivas.
A carcaça de vespa processada deve ser queimada após vários dias.
Segurança de controle de insetos
Ao realizar atividades destinadas a combater vespas, é necessário aderir às seguintes medidas de segurança:
- Use roupas de proteção ou de tecido grosso que cubra completamente o corpo inteiro. A pele deve estar totalmente protegida.
- É melhor proteger o rosto com uma máscara de abelhas que são usadas em apiários.
- Proteja as mãos usando luvas de tecido grosso ou borracha.
- É imperativo preparar um kit de primeiros socorros. Ele deve conter medicamentos de picadas (peróxido de hidrogênio, álcool), bem como medicamentos antialérgicos - Suprastin, Dexametasona.
- Durante o trabalho sobre a destruição das vespas no local não devem ser crianças e animais, bem como outras pessoas não autorizadas. Afinal, as vespas restantes, notando a perda do ninho, não são nada amigáveis.
- Destrua o ninho à noite ou logo antes do amanhecer, quando a atividade dos insetos é a mais baixa. É melhor executar o procedimento para a eliminação de habitações por vespas na primavera, quando a população de insetos não é tão grande.
- Quando já existem muitos insetos, é melhor não correr riscos e entrar em contato com os serviços sanitários apropriados. O mesmo deve ser feito se você não tiver certeza de que pode se livrar deles.
Importante! Se um zangão o mordeu, não se apresse para matá-lo. Quando ele morrer, ele dará um sinal a outros membros do ninho, e você poderá ser atacado por um grande número de indivíduos.
Mordidas múltiplas e picadas na área da cabeça ou pescoço são as mais perigosas. Assistência oportuna em todos os casos de mordidas deve ser fornecida imediatamente.