Thuja - um dos mais belos representantes da classe das coníferas, é capaz de decorar qualquer lote de jardim com sua aparência. Cresce na forma de um arbusto ou árvore. Apesar da aparência impressionante, o thuja é bastante despretensioso, o que o torna uma planta muito popular para muitos jardineiros.
Condições para o crescimento de thuja
Thuja é pouco exigente em cuidados, no entanto, em substratos bastante úmidos e fertilizados, esse arbusto cresce melhor.
Se você cultivar thuja em solo escasso, ela a ameaça com tais consequências:
- a cor das agulhas diminui e fica pálida;
- com o tempo, a coroa adquire uma tonalidade marrom;
- agulhas podem desmoronar;
- o arbusto abaixo começa a ficar careca;
- plantas com baixa imunidade são suscetíveis a doenças fúngicas, como resultado das quais agulhas e brotos morrem.
Tui são do tipo ocidental e oriental. No primeiro, substratos férteis e levemente ácidos, umedecidos com um pH de 5,0 a 7,0 são bons. Para o cultivo de arbustos do tipo oriental, solos não tão férteis são adequados, mas é melhor que sejam mais alcalinos, bastante quentes e com boa permeabilidade à umidade.
Importante! Existe um estereótipo persistente de que o solo ao redor do thuja deve ser acidificado sem falhas. De fato, não é assim: eles aumentam a acidez do solo somente onde crescem arbustos do tipo ocidental.
O local da aterrissagem deve escolher uma sombra parcial, ensolarada, bem iluminada ou, em casos extremos, parcial. Se áreas sombreadas prevalecerem no seu site, opte por variedades que normalmente crescem sob condições de sombra parcial.
É melhor plantar uma árvore em locais protegidos do vento. Como todas as coníferas, as raízes da planta são de tipo superficial, os ventos fortes para a beleza verde são destrutivos.
Métodos de cultivo
Existem duas maneiras de criar thuja - generativo e vegetativo. Para espécies e arbustos de espécies reprodutivas, um método generativo (semente) é adequado. Para a propagação varietal, você deve recorrer ao método vegetativo, uma vez que o thuja cultivado a partir de sementes não herda as características dos pais.
De sementes
Para cultivar uma árvore ou um arbusto dessa maneira, você precisa ser paciente, pois para isso precisará de 3 a 5 anos. As sementes são colhidas frescas, da estação atual.
As sementes plantadas no outono durante o inverno são estratificadas naturalmente. Você pode executar um procedimento de estratificação artificial, mantendo as sementes na geladeira por 30 a 35 dias a 0 ... + 4 ° C. Este evento ajuda a melhorar a germinação.Primeiro você precisa coletar as sementes. Os cones atingem as condições necessárias, dependendo da região e variedade, da segunda década de setembro a quase novembro. Se você planeja coletar material de plantio, observe cuidadosamente a planta durante o período indicado. O fato é que, após o amadurecimento, os cones abrem dentro de 1 a 1,5 semanas e as sementes se separam.
Os cones amadurecidos são arrancados, as sementes são nocauteados e preparados para armazenamento e posterior plantio:
- As cascas são removidas das sementes. O rendimento do material de plantio acabado é de 4-10%.
- Retire as asas.
- As sementes são colocadas na água à noite, as que permanecem na superfície pela manhã estão vazias, são jogadas fora.
- Classificadas, classificadas por tamanho, embaladas em recipientes com acesso aéreo ou em sacos de papel.
Então você deve cuidar de onde plantar as sementes. O solo no local selecionado deve ser cuidadosamente eliminado de ervas daninhas, removendo todas as ervas daninhas e resíduos orgânicos, quebrando grandes torrões.
Você sabe Thuya é considerada a terra natal da América do Norte, mais precisamente - as regiões fronteiriças dos Estados Unidos e Canadá. Atualmente, cinco espécies principais de plantas são conhecidas: thuja coreana, ocidental, gigante, japonesa e Sichuan.
O procedimento direto para plantar sementes preparadas e cuidar delas é o seguinte:
- No local escolhido para o cultivo de sementes, faça canteiros. Em solo macio e solto, você pode fazê-los com um pau ou dedo. Semeadura profundidade - 0,5 cm, isso será suficiente. A norma de densidade das culturas é de aproximadamente 1,5 g de sementes por 1 m². Você pode começar a cultivar thuja em caixas com solo preparado.
- Os canteiros ou recipientes com sementes plantadas são cobertos com uma fina camada de serragem e levemente polvilhados com um substrato.
- A rega das plantações é necessária com tanta frequência que o solo está sempre levemente umedecido.
- Quando as plantas atingem uma altura de 5 cm, são mergulhadas e plantadas para que a distância entre as árvores adjacentes seja de cerca de 10 cm.
- Dois anos depois, se você fizer tudo certo, seus arbustos crescerão para quase meio metro. Então eles precisam ser transplantados para o local onde irão crescer. Se você deseja criar uma cobertura de árvores, ao plantar, mantenha uma distância de 0,6-0,7 m entre as plantas.
Propagação por estacas
Para a propagação de mudas, brotações lignificadas de plantas com 25 a 40 cm de comprimento e 2-3 anos de idade são usadas. Corte-os no início do verão. Você pode usar os brotos da temporada atual, começando a madeira, com 10 a 20 cm de comprimento. As estacas não devem ser cortadas, mas cortadas juntamente com o calcanhar.
Além disso, o procedimento é o seguinte:
- O ponto de conexão do manípulo com o ramo materno deve ser tratado com uma solução estimulante do crescimento ("Heteroauxina", ácido succínico, huminas, "Epin" etc.).
- As estacas precisam ser plantadas em um leito pré-preparado, cujo substrato consiste em partes iguais de húmus, areia de rio e turfa. Essa mistura de solo deve ser derramada em água fervente com uma solução de permanganato de potássio (3%), seca e depois plantar as mudas.
- Após o plantio, o canteiro é coberto com papel alumínio para criar o microclima desejado.
- O cuidado adicional das mudas consiste principalmente em hidratação adequada. Plante mudas como o ar umedecido, mas não o solo muito úmido. Para fazer isso, abra periodicamente o filme e pulverize as mudas usando uma pistola de pintura.
- Depois que os pecíolos se enraízam, o filme é removido periodicamente. Primeiro, as plantas são mantidas abertas por 10 a 15 minutos. Gradualmente, o tempo de permanência de brotos jovens ao ar livre é aumentado até que o filme seja totalmente removido. Essa aeração promove o endurecimento das plantas e melhor adaptação às condições ambientais.
- Quando o resfriado do outono chegar, as plantas jovens precisarão ser plantadas. É melhor usar uma mistura de folhas secas, serragem e turfa em partes iguais. Quando a temperatura cai abaixo de 0 ° C, as plantações são cobertas com galhos de abeto. Se a geada atingir -5 ...- 7 ° C, as plantas devem ser isoladas com papel alumínio.
Transferir para um local permanente
Geralmente, árvores e arbustos de dois anos são transplantados para um local permanente. Este procedimento é bastante simples, você só precisa saber como executá-lo corretamente.
Coníferas transplantadas da seguinte forma:
- A casca da planta no lado sul é marcada com giz. Dentro de um raio de 0,4 a 0,5 m, do tronco da árvore até a profundidade da baioneta, as pás cavam uma vala em círculo. O solo selecionado durante a escavação não é removido, será necessário para o transplante para o local final.
- Usando uma pá como alavanca, eles colhem uma variedade de solo com uma árvore ou arbusto no centro, tentando arrancá-la com a menor perda de substrato das raízes.
- Uma planta arrancada do solo com um grande pedaço de terra deve ser carregada em um carrinho de mão e transportada para um novo local. Já deve haver um poço preparado. Seu fundo deve ser fertilizado com húmus antecipadamente e derramado com fertilizantes universais para coníferas. O fundo do poço com 0,6-0,7 m de profundidade e 1 m de diâmetro é coberto com uma camada de drenagem (argila expandida ou uma mistura de areia com pedra britada e ladrilhos quebrados).
- Uma camada de mistura do solo (terra retirada do mesmo local com fertilizantes minerais) de 10 a 15 cm de espessura é derramada sobre a drenagem.
- Uma planta com um pedaço de solo é colocada em uma cova, orientando-a ao longo do lado sul (uma marca feita com giz ajudará na escavação). Todo o espaço livre do poço é polvilhado com terra retirada do antigo local de crescimento do mato. O thuja é instalado no poço para que o colo da raiz fique a 3-5 cm acima do solo.Depois do plantio, a árvore é abundantemente regada com água morna.
O método de transbordo descrito acima é adequado para plantas jovens. Com coníferas mais maduras, é preciso agir um pouco diferente. Eles cavam um arbusto um ano antes do transplante e cavam uma vala mais profunda - no mínimo uma baioneta. Durante a estação, dentro do círculo, as raízes crescem e se entrelaçam, impedindo que o coma radicular decaia durante o transporte.
Cuidados de acompanhamento
Cuidar de um thuja é bastante simples, o principal é saber o que e quando fazer. Os principais componentes do cuidado também são tradicionais: rega, cobertura, prevenção de doenças e pragas, preparação para o inverno. Talvez o corte e a modelagem da coroa se destaquem. A planta é cultivada como planta ornamental, ou seja, seu principal objetivo é decorar com a aparência uma parcela pessoal, canteiro de flores, usada como cobertura. Consequentemente, a aparência dessa árvore deve receber atenção especial.
Você sabe O cheiro da arborvitae é usado por alguns fabricantes de marcas de calçados de elite para dar sabor a seus produtos. Esta fragrância ecoa as mesmas notas em composições de perfumaria de marcas como Hugo Boss e Safari Ralph Lauren.
Rega e fertilizantes
Após o pouso final no destino, o thuja é abundantemente regado - 1 a 5 baldes por semana, dependendo do tamanho da planta. Para uma árvore jovem, a opção de rega mais aceitável é aspergir com um pouco de água morna e sedimentada. Nesse caso, o solo ao redor do arbusto e suas raízes estão saturadas de umidade.A água lava a sujeira das agulhas, o que contribui para uma melhor respiração dos tecidos do thuja, e cresce mais rapidamente.
Devido ao fato de a localização das raízes das coníferas ser superficial e o thuja não ser exceção, a área do tronco próximo deve ser afrouxada em profundidade de até 8 cm.
O solo solto ao redor da árvore é coberto com casca de turfa e turfa. Esta medida evita a evaporação da umidade e, no inverno, o congelamento do solo. Regue abundantemente a planta antes do início da geada e com o advento do primeiro degelo. Além disso, o degelo é regado no caso de degelos de inverno.
Quanto ao acabamento, eles são fabricados aproximadamente de acordo com este esquema:
- de abril a segunda década de julho - fertilizantes universais para coníferas, de acordo com as instruções. Em média, faça-o semanalmente. Um medicamento como o Kemira Universal (50 g / 1 m²) se provou bem. Podem ser usados curativos minerais separados, com ênfase em potássio, magnésio e fósforo. Nitrogênio conífero em quantidade decídua não é necessário;
- do final de julho ao final de setembro - cobertura contendo magnésio, potássio e fósforo;
- se ao transplantar a planta foi bem fertilizada, o próximo curativo é realizado somente após um ano.
Vídeo: como fertilizar thuja
A alimentação é especialmente importante em solos escassos nos primeiros anos do thuja. Durante esse período, é extremamente importante que a árvore não apenas crie raízes, mas também cresça forte e saudável, com um sistema imunológico bem desenvolvido. Se nos primeiros anos de vida uma planta é adequada e suficientemente alimentada, mesmo em solos pobres, os thuja poderão se desenvolver normalmente, com um suprimento de substâncias úteis.
No caso de o terreno da sua casa de verão não ser muito bom para cultivar thuja, os fertilizantes minerais são aplicados de acordo com o seguinte esquema:
- massa total anual de adubação mineral - 80–100 g / 1 m² de área;
- metade é paga na primavera, o restante no início de julho;
- para o crescimento normal da copa, a árvore precisa de ferro, magnésio, em setembro - potássio e fósforo. A planta reage de maneira especialmente acentuada à falta de magnésio, que se torna visível pela tonalidade marrom da coroa. Para que as agulhas agradem os olhos com sua linda cor esmeralda, é necessário introduzir uma vez no solo sulfato de magnésio (1 colher de sopa / 1 m²).
No outono, para uma planta, dependendo do grau de fertilidade do solo e do crescimento das árvores, é necessária a seguinte quantidade de fertilizantes de potássio e fósforo:
- uma árvore com até 1 m de altura - 5–20 g;
- acima de 1 m - 25–40 g.
É mais conveniente realizar a cobertura do outono uma vez - no final do verão ou no início de setembro. Uma vez por ano, você pode alimentar produtos orgânicos descongelados - estrume bem apodrecido, solução de lixo para aves ou composto. As espécies orientais de thuja devem ser alimentadas periodicamente com cinzas - 2 xícaras dissolvidas em um balde de água por 1 m².
Você sabe Por uma boa razão, pode-se chamar uma árvore de vida longa. No mundo, você pode encontrar muitos representantes da espécie com cerca de 1000 anos.
Prevenção de doenças
As doenças fúngicas, como shute marrom, citosporose, fusariose, representam a maior ameaça para a planta. Essas doenças têm como alvo jovens brotos e agulhas. Para destruir o fungo, é usado o líquido de Bordeaux ou o medicamento Kartotsid. As medidas terapêuticas são realizadas a partir de março e até a cura completa das plantas, com periodicidade de duas vezes por mês. Mais detalhadamente sobre os sinais de algumas doenças e métodos para lidar com elas abaixo.
Fusarium A doença fúngica que afeta mais comumente as coníferas. Primeiro, no final das sessões, você pode ver as partes amareladas secas nas quais os esporos do cogumelo parecem vermelhos enferrujados.
Se forem detectados sinais primários de fusariose, todas as áreas afetadas devem ser cortadas com tesouras de podar agudas. As tesouras de podar devem ser desinfetadas após cada poda em uma solução de permanganato de potássio (3%), vitriol (6 a 8%) ou com um medicamento do tipo Farmaiod.
Após a remoção das partes doentes, a planta é tratada com agentes antifúngicos (Topsin M 500 SC). As árvores vizinhas também devem ser tratadas com a droga, mesmo se não houver vestígios da doença nelas. Tal medida preventiva não seria supérflua para evitar um surto da doença em todo o jardim ou jardim. Após 7 a 15 dias, o procedimento é repetido para consolidar o resultado.
Spotting. A doença se manifesta no verão na forma de manchas amarelas nos brotos e agulhas. As manchas aumentam com o tempo e se fundem, e as agulhas adquirem uma tonalidade marrom. Aplique os medicamentos "Abiga-Peak", "HOM" de acordo com as instruções, após a realização da poda sanitária.
Molde cinza. A principal característica da podridão é a dificuldade em detectá-la no período inicial de desenvolvimento. Manifesta-se claramente quando a planta já está seriamente afetada pela doença. Primeiro, manchas aquosas aparecem nos galhos, depois ficam marrons e depois um revestimento branco se forma. Infelizmente, para resolver o problema, o método mais importante é o mais adequado - arranque o mato e queime-o longe do local. Trate todas as árvores e arbustos vizinhos com fungicidas.
Vídeo: doença de thuja
Podridão da raiz. No estágio inicial da doença, a casca escamosa perde sua cor típica e fica amarela. Mais tarde, a crosta racha, começando do próprio solo na direção da coroa. Para combater a podridão das raízes e o mofo cinzento, o método mais eficaz é remover a planta doente, seguida pelo tratamento fungicida do solo e das plantas próximas.
As razões pelas quais as doenças fúngicas ocorrem são altas temperaturas (+22 ... + 26 ° C) e umidade. Para evitar criar condições favoráveis ao desenvolvimento do fungo, não encha demais as plantas durante a irrigação. A água para irrigação deve estar a uma temperatura de +20 ... + 25 ° C.
Além disso, os plantios não devem ser muito frequentes; caso contrário, surgem condições favoráveis ao desenvolvimento de doenças.
Contra a maioria das doenças fúngicas, esses medicamentos são eficazes:
- "Topsin";
- Sarfun 500 SC;
- "Rovral FLO 255 SC."
As doenças fúngicas descritas acima, embora causem problemas às plantas e aos jardineiros, ainda podem ser combatidas, com a devida atenção e implementação de medidas preventivas e preveni-las. Mas a doença, que será discutida mais adiante, é uma ameaça real ao plantio de thuja.
Praga tardia. A detecção dos primeiros sintomas é complicada pelo fato de a doença começar a afetar partes do mato na própria base. O ramo doente seca e morre, o fungo se espalha rapidamente por todo o mato. Como resultado, a casca fica enferrujada, o pescoço da raiz apodrece, o thuja perece.
Uma árvore afetada pela praga tardia deve ser arrancada e queimada fora do local, e todas as plantas e solo próximos devem ser tratados com algo da lista:
- Aliette
- "Biosept";
- "Bravo 500 SK".
Além disso, alguns insetos também escolheram o thuja, entre os quais escudos falsos e pulgões são especialmente persistentes. Você pode aprender sobre o fato de que as pragas se instalaram na planta por um recurso característico - agulhas amareladas e desintegradas. Para controlar insetos, "Karbofos", "Rogor" ou "Decis" são usados antes da abertura dos brotos. Cerca de uma semana antes do início de julho, e novamente, após duas semanas, eles são tratados com Actellic ou Chlorophos.
Aparar e modelar
Como mencionado acima, devido à natureza decorativa do thuja, seu corte e formação de coroas, atenção especial deve ser dada. Para não especialistas, a necessidade desta operação pode causar um leve pânico. No entanto, você não deve ter medo, o procedimento não pode ser chamado de super complicado, o principal é saber como realizá-lo.
O arbusto adora poda e, consequentemente, responde a ela. A poda frequente de agulhas responde com maior esplendor e densidade. Você pode aparar a coroa durante a maior parte do verão (até meados de agosto), mas é aconselhável fazer isso no início da primavera, antes que o fluxo de seiva comece nos galhos do arbusto.Importante! O primeiro procedimento é realizado quando a árvore atinge a idade de 2 a 3 anos. Para aparar, você precisa de uma tesoura de podar muito bem-afiada, em nenhum caso a mastigação de um corte com uma ferramenta sem corte é inaceitável.
Se a principal função do thuja é servir de hedge, ele deve ser cortado pelo menos duas vezes por ano, é melhor fazer isso no início da primavera e nos primeiros dez dias de agosto. E para um arbusto em crescimento solitário e para um grupo de vários thuja, são realizadas aparas sanitárias e formadoras.
A formação de uma coroa deve começar quando o thuja atingir o tamanho desejado. Para algumas variedades, um procedimento realizado na primavera é suficiente; para outras, é necessário um procedimento adicional - mais próximo do final do verão. Quanto mais vezes você aparar, melhor a coroa crescerá. No entanto, não se empolgue demais: em uma operação, você não deve excluir mais de 1/3 do comprimento da ramificação.
Importante! Thuja não deve ser aparado na segunda quinzena de agosto. O fato é que o procedimento estimula o crescimento de brotos jovens que podem sofrer de geada.
Abrigo para o inverno
Até que o thuja atinja a idade de cinco anos, ele deve ser protegido pelo inverno. Uma opção simples e ao mesmo tempo eficaz é usar ramos de abeto. Quando esfria o suficiente, antes das primeiras geadas, a árvore é batida e o círculo do tronco é coberto com uma mistura de turfa e serragem.
As plantas mais antigas geralmente não cobrem o inverno, mas é necessário cobrir a terra perto do tronco. Além disso, para evitar danos à copa da árvore, ela é amarrada durante o inverno, coletando galhos firmemente no tronco (mas não excessivamente). No final do inverno, para que o brilho do sol não queime agulhas, as plantas são cobertas com fibra de fiação.
Se, devido às mudanças de temperatura, a casca da planta estiver rachada, os locais afetados forem cobertos com variedades de jardins e a casca for cuidadosamente puxada. Então as feridas da árvore curam mais rápido.
Dicas e truques
Algumas das dicas e truques a seguir ajudarão você a obter um degelo saudável e bonito no país:
- As mudas de Thuja devem ser selecionadas em um viveiro próximo. Como as árvores foram cultivadas nas mesmas condições climáticas, será mais fácil para elas se adaptarem ao novo ambiente;
- escolha a variedade mais adequada às suas condições específicas (acidez do solo, grau de área sombreada);
- thuja adora rega abundante e frequente, no entanto, o excesso de água pode causar o desenvolvimento do fungo. Portanto, não tenha preguiça de equipar a drenagem normal e não inundar a árvore;
- se, durante o início da geada, as agulhas ficarem enferrujadas sem motivo aparente, não se preocupe - a árvore está simplesmente se preparando para o inverno;
- tente não admitir cães no thuja, pois eles costumam urinar na planta, como resultado das agulhas enferrujadas;
- a razão pela qual a árvore começou a murchar pode ser o uso de uma preparação muito concentrada para o adubo. Siga as recomendações durante a preparação da solução, bem como os requisitos de segurança ao trabalhar com substâncias tóxicas.
Thuja é talvez uma das melhores plantas para paisagismo de um terreno pessoal, como elemento do projeto paisagístico de ruas e calçadas. A árvore combina uma aparência bonita e requisitos de cuidados razoavelmente moderados com os quais até um jardineiro iniciante pode lidar.