Juntamente com pinheiros, arborvitas e abetos decorativos, os zimbros são frequentemente usados por paisagistas para plantar áreas privadas, o que não é surpreendente, dada a ampla variedade de espécies e diversidade varietal de plantas desse gênero. Quais deles são os mais populares hoje em dia e o que você deve saber sobre as regras básicas de seu cultivo - continue lendo.
Descrição Juniper
O zimbro comum, ou como também é chamado de "urze", é um representante da família Cypress e é caracterizado pela presença de uma variedade de formas e tamanhos de coroas, que dependem diretamente da variedade de uma amostra em particular. As culturas em forma de coluna podem ser usadas para criar sebes, e arbustos ornamentais mais compactos serão um bom sotaque ao criar jardins de pedras e jardins ornamentais.
A altura de variedades semelhantes a árvores de zimbro adulto geralmente atinge 10 a 18 m, enquanto as plantas espessas crescem até um máximo de quatro metros. Em brotos marrons claros, folhas verdes de coníferas (em zimbro jovem) ou escamosas (em espécimes mais velhos) são pressionadas nos galhos. Todos eles são opostos em pares ou montados em espirais de três membros.
Você sabe O juniper vem crescendo em nosso planeta desde tempos imemoriais, e muitas vezes as pessoas o dotam de poderes místicos. Por exemplo, nos tempos bíblicos, a planta era considerada um talismã por problemas; portanto, antes de sair de casa, o viajante era recomendado a levar consigo um ramo da cultura, que tornava seu caminho fácil e sem problemas.
Durante o período de floração (começa principalmente em abril), você não verá flores rosa ou brancas exuberantes, mas as bagas de coníferas verdes e duras formadas pelo outono serão mais visíveis do que os ramos floridos. Tais frutos atingem seu amadurecimento total apenas no próximo outono, tornando-se mais macios, mais escuros, com um leve tom azulado (como se coberto com um revestimento azulado).
As sementes triédricas marrons dentro dos frutos são oblongas e cobertas com uma casca dura que os protege de danos mecânicos. Ao mesmo tempo, uma planta pode ser cones jovens anuais e espécimes bienais bastante maduros.
A variedade de variedades de zimbro existente hoje permite que os jardineiros escolham plantas ornamentais com uma coroa cilíndrica estreita, piramidal, de colunas largas ou em queda que tolera perfeitamente o corte e se recupera rapidamente. O sistema radicular do zimbro é de tipo superficial, portanto, a cultura é caracterizada por maior solubilidade em umidade e requer uma abordagem responsável para afrouxar o local.
Vídeo: Tipos e variedades de zimbro
Espécie de zimbro
Hoje no mundo existem mais de uma dúzia de espécies de zimbro. Alguns deles são mais adequados para o cultivo em toda a Rússia, enquanto outros podem ser plantados apenas nos subúrbios ou no sul do país. Portanto, antes de decidir sua decisão, você deve aprender mais sobre as opções mais comuns.
Isso inclui os seguintes tipos de coníferas descritas:
- Alta (em latim "Juniperus excelsa"). É representado por árvores monóicas, com uma altura máxima de tronco de 14 a 15 m (listada no Livro Vermelho). Esses zimbros são encontrados principalmente na Crimeia e são caracterizados por uma coroa densa e cônica no início de seu desenvolvimento e contornos mais arredondados de espécimes adultos. Galhos finos com agulhas escamosas verde-azuladas em brotos jovens e em forma de agulha nos brotos antigos partem do tronco em fuga. Frutas - bagas de cone esféricas de cor preto violeta, com um revestimento branco azulado na superfície. Nos primeiros anos, o zimbro alto é caracterizado por uma taxa de crescimento modesta, mas tolera um corte de cabelo e é pouco exigente para cuidar. Após cinco anos de cultivo, o crescimento das culturas acelera.
- Piramidal. É considerada a forma cultural de zimbro comum e é uma pequena árvore (até 5 m de altura), cuja copa se assemelha a uma pirâmide estreita. Os ramos ascendentes são firmemente pressionados contra o tronco da planta e são cobertos com agulhas curtas e macias, de cor verde escuro. As características externas desta planta fazem com que pareça cipreste, popular na horticultura, e permite que seja usado como sub-bosque em plantações de parques de pinheiros. Quase todas as variedades varietais desta espécie são caracterizadas por alta resistência à seca e ao gelo, sem mencionar a baixa demanda de plantio e cuidados adicionais.
- Zimbro espinhoso (também é chamado de “vermelho”) - são formas arbustivas ou pequenas árvores sempre verdes, de cinco a dez metros de altura, com uma coroa em forma de cone ovóide com 1 m de largura. Os rebentos anuais são de cor avermelhada ou marrom-amarela, mas escurecem com o tempo. . Todos os galhos são retos, mas podem se apressar ou crescer para os lados. As folhas são verdes saturadas, lineares, apontadas para as extremidades e desprovidas de faixas longitudinais. Os frutos esféricos brilhantes que aparecem no outono são únicos, quase sésseis, com um diâmetro de 5 a 12 mm. As sementes são amplamente ovóides, triédricas.
- Chinês Ocorre nas montanhas do sudeste da Ásia. Devido ao seu crescimento lento (não mais de 20 cm por ano), é frequentemente usado para decorar slides rochosos, inclusive quando cultivados com a técnica de bonsai. Os arbustos ou árvores das espécies podem ser monóicos ou dióicos, geralmente crescendo de 20 a 25 M. A copa é larga piramidal, colunar ou cônica estreita, embora variedades de zimbro redondas e rastejantes possam ser encontradas entre as variedades de arbustos. Os brotos verde-escuros são geralmente finos e levemente arredondados, com 1-2 mm de espessura. As agulhas podem ser de dois tipos: escamosas ou em forma de agulha, que também, na maioria das vezes, depende da idade da colheita. Os cones esféricos ou levemente alongados nos estágios iniciais de crescimento são cobertos com revestimento branco, mas depois tornam-se azul escuro e até quase preto, com um diâmetro de até 9 mm. As sementes amadurecem apenas no segundo ano após o aparecimento dos cones.
- Comum. Esta espécie é representada principalmente por formas arbustivas de plantas, com não mais de três metros de altura. As opções semelhantes às árvores são raras, mas podem crescer até 12 m. A forma da coroa depende da idade do zimbro, portanto, nos estágios iniciais do cultivo, ela parece cônica ou ovóide, mas no futuro mais e mais galhos pendurados aparecem nela, especialmente quando se trata de plantas femininas . A casca dos brotos é de uma cor marrom avermelhada, enquanto o tronco tem uma cor marrom acinzentada. As folhas são rígidas, pontiagudas, de forma quase triangular, com pequenos sulcos na parte superior. Alguns anéis se formam a partir deles, que permanecem nos galhos por quatro anos. Os frutos são em forma de cone, e as variantes masculinas são quase sésseis e amareladas, e as femininas são oblongo-ovóides ou mais esféricas, verde pálido ou preto-azulado, com um leve tom azulado ou sem ele. Pela primeira vez, as sementes podem ser coletadas para o cultivo posterior de zimbro comum no período de 5 a 10 anos após o plantio da planta mãe.
- Escamoso. Os zimbros incluem arbustos densamente ramificados com até 1,5 m de altura.As agulhas azul-prateadas, localizadas em espirais de três cada, atingem um comprimento de 0,5 a 0,8 cm.As brotações são de cor verde-marrom e crescem na direção lados diferentes, o que torna o arbusto volumoso, mas não muito elegante. Frutas - os cones são de cor azul escuro, com um revestimento ceroso esbranquiçado na superfície. Esta é uma excelente opção para pousos em grupo ou em grupo, e sua vantagem adicional é a capacidade de pousar em encostas e declives de locais para melhor fortificação.
- Cobertura do solo O junípero difere das formas arbustivas e parecidas com árvores em brotos longos e brotando no chão, enquanto a altura da planta na parte central não excede 30 cm.As plantas cobertas de vegetação formam uma excelente cobertura do solo e podem ser usadas para criar bordas baixas, decorar encostas ou jardins rochosos. Como outras variedades, as plantas de cobertura do solo têm agulhas verde-azuladas e bagas de coníferas que se formam mais perto do outono. Esta espécie também pode incluir versões horizontal e mentirosa dessa cultura, algumas variedades das espécies comuns ou costeiras.
- Alastrando. Esses zimbros não estão apenas se espalhando, mas também têm uma coroa bastante alta, com um diâmetro de até quatro metros. Ocasionalmente, você pode encontrar variedades de tamanhos compactos, perfeitas para criar coberturas e composições de grupo. Isso inclui formas de cultura arbóreas e arbóreas, porque a copa espalhada será a base para sua pertença à espécie. A cor dos brotos, agulhas e frutas não são praticamente diferentes das espécies acima.
- Horizontal Esse zimbro é chamado de cobertura do solo. A maioria das plantas são culturas dióicas, crescendo até 50 cm, com uma largura de copa de 1,5 a 2 m de diâmetro. O crescimento anual de seus rebentos não é superior a 5-10 cm por ano, o que torna a cultura uma excelente opção para o paisagismo decorativo de qualquer território. Os rebentos jovens são tetraédricos, ligeiramente azulados e destacam-se bem no contexto de galhos mais velhos. A cor das agulhas depende da variedade (por exemplo, Limeglow tem agulhas amarelas douradas), e os frutos são sempre azuis escuros, às vezes quase completamente pretos na forma de uma esfera (atingindo um comprimento de 6 mm). Devido à sua resistência ao vento e tamanho do anão, o zimbro horizontal é às vezes chamado de plano.
- Deltóide (outros nomes são "tártaro" ou "criméia"). É representada por formas arbustivas ou arbóreas, cuja altura é de cerca de 6 m. O tronco de um zimbro é coberto com casca cinza clara, mas os brotos de dois anos de idade são sempre um pouco mais escuros. Folhas - o mais próximo possível um do outro, levemente salientes, linearmente em forma de agulha e apontadas para as extremidades. Na parte superior da superfície, existem duas listras brancas e, abaixo, uma quilha estreita e afiada. Os cones marrons em forma se assemelham a uma bola uniforme com um diâmetro de 7 a 10 mm. A planta enraíza-se bem nos jardins russos e é adequada para o paisagismo de várias maneiras.
- Jardim Este tipo de zimbro combina o mais adequado para o cultivo em espécimes de jardim. Pode ser variedades de zimbro de 15 centímetros espalhadas no chão ou árvores grandes de 10 metros, solteiras ou bissexuais. Os brotos geralmente são finos e longos, mas em algumas plantas podem ser quase encaracolados, com partes extremas caindo. Os rins, na maioria dos casos, estão nus, e os lençóis são escamosos ou em forma de agulha, de qualquer tom de verde.
- Chorando. Esses zimbros receberam esse nome por causa de brotos pendurados, que em alguns casos apenas se inclinam levemente até o chão e, em outros, atingem a superfície da terra. As próprias plantas são representadas predominantemente por uma forma de árvore, de 1,5 a 4 m de altura ou um pouco mais alta. As agulhas geralmente têm a forma de uma agulha, de cor verde azulada, mas também podem ter uma cor mais brilhante e saturada, que depende das características de uma variedade específica. Os arbustos são ocasionalmente referidos a esta espécie, mas todos são médios ou altos, com pelo menos 1,5 m de altura.
- Virginian. Pode ser encontrada em estado selvagem nas margens dos rios e nas encostas das montanhas sopradas pelos ventos, merecidamente considerada a mais despretensiosa entre todas as opções culturais possíveis. No cultivo em casa, até 10 variedades varietais de zimbro virgem são plantadas nas parcelas, e entre elas existem arbustos de até 1,5-2 m de altura e culturas arbóreas que atingem 15 m de altura. O formato da coroa e a cor das agulhas também podem variar dependendo das características de uma variedade específica: são distinguidos espécimes verde-azulados e arbustos piramidais ou árvores com cores mais saturadas. A forma anã desta espécie não cresce acima de 0,5 m com uma largura de copa de 1,5 m.
- Europeu. Esse grupo geralmente inclui plantas de zimbro comuns, que crescem na parte européia da Rússia. Esses arbustos e árvores crescem mais lentamente que os representantes da forma usual e são praticamente desprovidos de peças penduradas. Caso contrário, a cor das agulhas e sua "aparência" não são muito diferentes da aparência comum.
- África Oriental ou zimbro delgado é uma planta dióica do tipo árvore que atinge 40 metros de altura. Para o cultivo em casa, essa não é uma opção adequada, mas na natureza pode ser encontrada principalmente na África, em particular nas regiões montanhosas do continente. Como outras variedades, as agulhas cinza-esverdeadas são combinadas em espirais de 3 peças cada, os cones são de cor preto-azulado com um revestimento de cera e 2 a 5 sementes separadas no interior. No projeto paisagístico, uma planta só pode ser usada se for podada regularmente e o crescimento da parte aérea for limitado.
- Montanha (também chamado de "zimbro" ou "zimbro do Turcomenistão"). Os chamados tipos mais diferentes de zimbro, que crescem nas encostas das montanhas de Kopetdag, Big Balkhan, bem como em outras regiões rochosas do Turquemenistão ou Cazaquistão. Geralmente são árvores perenes, atingindo uma altura de 10 metros, com um diâmetro de copa entre 50 e 60 cm, a casca é avermelhada e escamosa e os frutos parecem bagas negras com duas ou quatro sementes. Às vezes, o "zimbro da montanha" também é chamado de arbustos de cultura que crescem nessa área com até 2 metros de altura. Suas agulhas verde-acinzentadas são principalmente em forma de agulha, mas às vezes também são encontradas formas escamosas.
- Rocky. Esse tipo de zimbro é representado por formas arbóreas dióicas de plantas ou árvores baixas, com não mais de 10 metros de altura, com um tronco com cerca de 1 m de diâmetro. Uma característica de tais plantas é a baixa formação de uma coroa cônica (começa quase na base), que se torna arredondada com a idade. Brotos jovens expressaram fracamente 4 rostos e uma casca verde-azulada clara. Placas foliares - de forma oposta, escamosa, ovóide ou ovóide-rômbica, com um final contundente. As formas das folhas em forma de agulha são encontradas com um pouco menos de frequência, mas são caracterizadas por um comprimento de até 12 mm. As bagas esféricas de cone são de cor azul escuro com um revestimento azulado azulado na superfície. Segundo dados externos, esta espécie é a mais próxima da virgem, exceto que os rebentos são um pouco mais finos.
- Cossaco (às vezes equivocadamente chamado de caucasiano). Esta espécie combina arbustos resistentes ao inverno que se espalham pelo solo (até 1 m), encontrados no ambiente natural da Ásia e nas florestas europeias. Com a ajuda dessas plantas, é bom reforçar as encostas rochosas, para que elas sejam plantadas em locais com deslizamentos de terra frequentes. A forma da coroa pode ser espalhada, em forma de travesseiro ou esférica, e a cor das agulhas em forma de agulha varia de leve a verde-azulado. Frutas são cones marrons.
Convencionalmente, várias outras espécies de zimbro podem ser distinguidas, e os principais critérios para sua distribuição em grupos nesse caso serão essas características:
- rápido crescimento das culturas (com crescimento de brotos de pelo menos 20 cm por ano);
- resistência a quedas de temperatura no inverno (muitas variedades não exigem abrigo no inverno, mesmo quando as colunas do termômetro são reduzidas para -35 ... -40 ° C);
- a possibilidade de crescer em áreas sombreadas;
- crescimento vertical de brotos de um arbusto;
- altas qualidades decorativas;
- a forma da coroa e o tipo de folhagem (por exemplo, cônica ou sem corte).
Obviamente, zimbros de variedades muito diferentes podem ser de crescimento rápido, resistentes ao gelo, tolerantes à sombra, verticais, arbustos ou em forma de cone, cada um dos quais apresenta seus próprios requisitos para condições de cultivo. Para obter uma cultura altamente decorativa, você não pode ignorá-las.
Variedades de zimbro
Cada uma das espécies de plantas acima geralmente combina mais de uma dúzia de variedades de cultura. No paisagismo do local, as mais populares são as variedades horizontais, de cobertura do solo e varietais de baixo crescimento, embora as plantas colunares altas possam se tornar materiais para a criação de sebes.
As seguintes variedades são merecidamente consideradas plantas populares do primeiro grupo:
- Sargent. Essa cultura perene e rasteira tem um tronco central bem definido e muitos processos laterais que dão volume extra ao arbusto. A altura máxima é de até 80 cm, com um crescimento anual de brotos nos corredores de 0,5 cm.As agulhas escamosas são caracterizadas por uma cor verde azulada, e nas plantas jovens é verde claro. Os cones são pequenos, azul escuro ou preto.
- Blue Pacific. Representante de crescimento lento da variedade costeira de zimbro de arbusto, com uma altura de plantas adultas não superior a 40 cm, com uma largura de copa de 1,8 M. Os galhos são longos e alongados, as agulhas verde-azul são em forma de agulha. A planta é resistente à sombra, resistente ao gelo, pode ser cultivada na cidade e tolerante à seca prolongada.
- Glauka - uma variedade de zimbro horizontal de cobertura do solo, com cerca de 40 cm de altura e 2,5 m de largura. O crescimento anual das brotações é de 4 a 8 cm. As agulhas são macias ao toque, verde-azuladas ou com um tom de aço, não mudam de cor durante o ano. As frutas são carnudas e numerosas, com um revestimento azulado na superfície.
- Goldshatz (Goldschatz). Essa cultura de cobertura do solo difere de outras variedades na cor dourada brilhante das agulhas. O tamanho da amostra de 10 anos de idade tem 30 cm de altura, mas brotos longos podem se espalhar 1,5 m em direções diferentes. As agulhas escamosas são pintadas de amarelo alaranjado na primavera e ficam douradas no verão.
- Blue Compact. Outro zimbro rastejante e de crescimento lento com os seguintes parâmetros: crescimento - 50 cm, diâmetro da copa - cerca de 1 M. Os galhos jovens são predominantemente de cor verde, com pontas caídas. As agulhas são azul-acinzentadas, mas ao sol sua cor parece mais saturada.
- Agnieszka - variedade também horizontal, altura da planta não superior a 40 cm e diâmetro da copa de até 2 m. Cresce lentamente e, com a idade, muda de forma da forma de almofada para a aberta. As agulhas nos brotos longos são de dois tipos: na estação quente, é abaulada, pequena e densamente empacotada, verde azulado ou azul, e após geadas torna-se lilás a princípio e depois muda de cor para avermelhado. Frutos azul-violeta raramente são formados.
- Panqueca (hor. Panqueca) - zimbro horizontal, com uma cor verde-azulada das folhas (na maior parte do ano). Os arbustos de cobertura do solo não têm mais de 1 m de altura, com uma largura de galhos lianóides de 1,5 m, todos pintados na cor verde-marrom e localizados próximos um do outro. A massa verde da variedade Pancake é pequena, densa e, no inverno, muda seu tom azulado para bronze.
- Geleira (Geleira) - uma variedade de zimbro horizontal, que pode ser usado como cobertura de solo. A altura da cultura é de apenas 10 cm, mas os galhos crescem para os lados até 1,5 m.As agulhas são do tipo escamosa, azul-esmeralda no verão, que ficam levemente marrons no inverno.
- Rio Jade (Rio Jade) - zimbro baixo horizontal com arbustos com mais de 25 cm de altura e brotos longos formam uma coroa plana, cujo diâmetro é de até dois metros. As agulhas jovens com aparência escamosa ficam mais em forma de agulha e espinhosas com a idade, mudando de cor dependendo da estação do ano: na primavera - azul azulado e no inverno - marrom.
- Leningrado (pertence à espécie dauriana). É uma cobertura do solo, arbusto rastejante, atingindo uma altura de cerca de meio metro. Ramos finos expressaram fracamente quatro faces e são complementados por agulhas escamosas verde-azuladas. As frutas são únicas, em forma semelhante a uma bola, e sua superfície é pintada de azul escuro com um tom azulado.
- Asas douradas (ou "douradas") - um representante de uma espécie costeira, a altura de um arbusto de dez anos não é superior a 20 a 30 cm, o diâmetro é de 60 a 70 cm A largura máxima da coroa que se espalha é de pouco mais de um metro. Agulhas decorativas verde-amarelas - tipo agulha, comprimento médio e espinhoso moderado.
- Espalhador irregular (Espalhador irregular) - uma variedade horizontal rastejante, com uma base verde escura de agulhas relativamente macias e uma cor branca ou creme nas pontas. A altura das plantas aos dez anos de idade é de aproximadamente 15 a 20 cm, e os galhos da coroa crescem até 2 m de largura.
- Safira amarela (Safira amarela) - um arbusto baixo com uma coroa espessa e comprimida de forma esférica plana. Agulhas de cor amarela incomum, característica das plantas, independentemente da estação. Juniper Juniper Juniper Yellow Sapphire atinge uma altura de 30 cm com uma largura de coroa não superior a 1 m.
- Variegata - um representante do tipo de cultura cossaco, apresentado sob a forma de um arbusto baixo - até 60 cm de altura e 1,5 m de largura. Na maioria das vezes, suas agulhas são escamosas, de cor cinza-esmeralda, com traços caóticos em verde-creme pouco frequentes.
Entre os zimbros arbustivos e de altura média, semelhantes a árvores, para cultivo em casa no território, as seguintes opções serão adequadas:
- Meyeri. A variedade pertence a um tipo escamoso de plantas e é representada por arbustos sempre decorativos, altamente decorativos, com uma cor incomum de agulhas: alguns dos ramos (espaçados obliquamente) têm pontas azul prateadas que distinguem a cultura contra o fundo verde de outras variedades. A altura máxima das plantas de Meyeri é de 3-4 m, com uma largura de 1-2 m (as amostras de 10 anos atingem apenas 1 m). A coroa é espessa e ampla, com partes pendentes dos ramos laterais e agulhas curtas em forma de agulha de cor azul prateado. Frutas - cones de cor azul acinzentado e com revestimento azulado na superfície.
- Plumeza Aurea. Merecidamente considerada uma das mais belas variedades amarelas de cultura com agulhas incrivelmente macias. A altura deste arbusto é de 2 m, mas em largura pode crescer até 3 M. A coroa está se espalhando, consistindo em galhos pendurados com agulhas amarelas douradas na primavera ou agulhas amarelo-bronze no inverno.
- Bleu Aranha (Aranha azul). Outro representante do zimbro escamoso. A bucha é de tamanho médio (até 1,5 m, com uma largura de cerca de 2,5 m), crescendo lentamente (o crescimento da parte aérea não é superior a 3,5 cm por ano), com uma coroa esférica ou assimétrica como uma almofada. Os galhos da planta estão fluindo e rastejando, mas as pontas dos brotos marrons são levantadas. As agulhas são duras, espinhosas ao toque. No inverno, a cor esmeralda muda para cinza com um tom metálico.
- Hannethorp (Hunnetorp). Variedade com uma cobertura densa do tipo escamosa em um grande arbusto sempre-verde com uma coroa azul prateada em forma de funil. A altura da cultura adulta é de 1,5 me a largura do arbusto corresponde a 1,8 m No total, uma planta pode adicionar cerca de 10 cm em um ano de crescimento.
- Chama dourada. Outro zimbro de arbusto, cujos parâmetros correspondem a 1,5 m de altura e 2,5 m de largura, com um crescimento anual de brotos de até 20 cm .. A planta é ramificada, com as pontas dos ramos apontando para cima. Agulhas verde-azul cobrem densamente os brotos, em forma de agulha, às vezes brilhando com um tom creme claro de agulhas individuais. Frutas - redondas e pequenas, azul escuro.
- Dubs fosco - arbustos ornamentais com 10 a 1 m de altura e 1,5 m de largura. As agulhas jovens são de um amarelo dourado e contrastam bem com as agulhas verde-azuladas do ano passado. A forma da coroa é plana, assimétrica.
- Lodery - Arbusto de zimbro de crescimento lento, que após 10 anos de cultivo atinge 80 cm, com a mesma largura da coroa cônica. Agulhas em forma de agulha - cor cinza-esverdeada curta, densa e padrão.
- Bloow (Blaauw). Este zimbro chinês é caracterizado por uma taxa de crescimento lenta e pode atingir um máximo de um metro e meio de altura. Em largura, o arbusto cresce um metro e, nos estágios iniciais de cultivo, é caracterizado por uma forma incomum de um cone invertido, tornando-se mais tarde uma maça. As agulhas são curtas, de cor cinza-azulada, escamosas nas extremidades e em forma de agulha na base.
- Wichita Blue - um zimbro de rocha piramidal com uma cor azul esmeralda de agulhas curtas na primavera e uma tonalidade cinza prateada no inverno. A altura desta planta ereta atinge 6 m, com uma largura de copa de 1,5 m. Nas montanhas rochosas da parte norte da América, esses arbustos costumam formar matagais.
- Deprima Aurea. Grau baixo com agulhas amarelas incomuns. A altura de um arbusto adulto atinge dois metros e a coroa se espalha por 2 metros de largura. Ramos - levantados, uniformemente espaçados por todos os lados. As agulhas jovens são de uma cor amarela rica, mas com a idade mudam de cor para marrom-cobre.
- Springbank - zimbro rochoso com uma coroa estreita e cônica e galhos longos pendurados. A altura dos rebentos centrais da cultura das árvores é de 4 m e o diâmetro da copa é de apenas 80 cm.As agulhas densas e espinhosas de plantas desta variedade são caracterizadas por alta decoratividade, em grande parte devido à cor azul incomum com uma tonalidade prateada.
- Burki - um representante da espécie de zimbro da Virgínia, que com 10 anos de idade atinge uma altura de 2,5 a 3 m com um diâmetro da coroa piramidal da planta não inferior a dois metros. Os galhos são distribuídos uniformemente por toda a largura e são densamente cobertos por agulhas verde-azuladas, que, quando o tempo frio se aproxima, mudam de cor para roxo. Mais compacto que outra variedade da Virgin, Canaertii.
- Gold Cohn - uma variedade de zimbro em forma de árvore, com brotos retos que crescem verticalmente e as pontas ligeiramente penduradas. A altura da cultura adulta é de 1,5 a 2 m, e o diâmetro da coroa colunar ou cônica estreita raramente excederá 50 cm As agulhas douradas grossas são em forma de agulha, bastante espinhosas e têm três lados.
- Canaerty - um representante do grupo de zimbros colonizado de rápido crescimento, com até 8 m de altura e um diâmetro de copa de cerca de 2-3 m. Os brotos jovens são cobertos com agulhas escamosas, mas com a idade, ela se torna mais semelhante a uma agulha, mantendo sua cor verde brilhante. O comprimento das agulhas é de 5 a 7 mm.
- Schneverdinger Goldmengel - uma variedade de tamanho médio, semelhante a uma árvore, cujas plantas adultas costumam crescer até 4-5 m de altura e 1 m de largura. A coroa é vertical, estreita, com os rebentos principais desviados do centro. As agulhas são em forma de agulha, esparsas, amarelo-douradas em brotos jovens e mais escuras em bienais ou mais.
As regras básicas do crescimento
Para manter a variedade selecionada o mais decorativa possível, o jardineiro deve seguir algumas recomendações para plantar e cuidar de plantas.
Importante! Nem todas as culturas listadas crescerão igualmente bem em uma área específica; portanto, antes do plantio, verifique se a iluminação e a composição do solo no local de plantio são adequadas para a amostra selecionada.
Antes de tudo, vale a pena prestar atenção aos seguintes requisitos culturais:
- O local de desembarque deve ser bem iluminado pela luz solar, com possível sombra parcial durante o dia (algumas variedades crescem bem mesmo nessas condições).
- O colo da raiz das mudas durante o plantio deve elevar-se acima do solo por vários centímetros, com uma profundidade máxima do poço de aterrissagem de 70 cm.
- Entre arbustos adjacentes, deve haver pelo menos 1 a 2,5 m de espaço livre, dependendo do tamanho da planta adulta da variedade selecionada.
- No processo de cuidados após o plantio, atenção especial deve ser dada à rega, uma vez que a maioria dos zimbros é merecidamente considerada uma cultura que ama a umidade. Em média, é suficiente umedecer o solo para as plantas 2-3 vezes por estação, concentrando-se no estado da camada superior do solo em sua zona próxima ao caule (pelo menos 10 a 20 l de líquido é usado uma vez por arbusto).
- O curativo de cobertura de coníferas deve ser realizado uma vez a cada 1-2 anos, usando fertilizantes minerais prontos (por exemplo, nitroammofoski ou Kemira Universal).
- O afrouxamento do solo deve ser realizado com muito cuidado para não danificar as raízes superficiais da cultura. Em geral, um leve inchaço do substrato é suficiente com a próxima remoção de ervas daninhas da zona do tronco do zimbro.
- A poda da maioria das variedades pode ser tanto formativa quanto sanitária, pois os galhos das plantas podem se recuperar rapidamente após danos. É melhor executar o procedimento no início da primavera ou já no outono, embora não haja diferença fundamental na escolha de datas específicas.
Todas as espécies descritas e variedades varietais de zimbro têm altas propriedades decorativas e podem ser usadas para qualquer tipo de jardinagem de uma parcela pessoal. No entanto, o conhecimento dos conceitos básicos de plantio e as regras para cuidados adicionais ajudarão a manter sua atratividade por muitos anos, porque a vida da maioria dessas plantas não se limita a várias dezenas de anos.