Hortênsias em panículas são consideradas justamente as rainhas do jardim, pois no contexto de outras plantas elas sempre diferem no esplendor de sua floração. A variedade de variedades dessas flores permite que cada jardineiro escolha a opção mais adequada, concentrando-se nas qualidades e requisitos externos para o cuidado de cada planta. O artigo abordará a variedade Mathilde (Mathilde), flores exuberantes e volumosas que definitivamente não deixarão indiferente nenhum jardineiro.
Descrição da Variedade Matilda
Os arbustos desta hortênsia são plantas de tamanho médio, com até dois metros de altura, com uma coroa redonda com cerca de 3 m de diâmetro.As cerejas escuras (em espécimes jovens a casca é marrom-esverdeada) são quase verticais, com um ligeiro desvio de galhos nas laterais. As chapas são ovais, ligeiramente alongadas, com uma ponta afiada no final e uma base arredondada em forma de cunha.
A floração começa em julho e dura até meados do outono, embora, em geral, o arbusto não perca seu efeito decorativo até o próprio gelo.
Acima, a cor é verde esmeralda e a parte inferior é ligeiramente mais clara. Cada folha é mantida em pecíolos marrom-avermelhados moderadamente grossos, com mais de 1 cm de comprimento, e a placa foliar atinge 9 a 15 cm de comprimento e apresenta uma ligeira pubescência na superfície.
As inflorescências de hortênsias da Matilda são panículas de 25 centímetros, que podem mudar de cor até quatro vezes em uma estação: de branco creme no começo a branco, rosa pálido e vermelho esverdeado no futuro.
O sistema radicular dessas plantas é superficial, as raízes podem crescer muito além da copa, o que deve ser levado em consideração no planejamento do plantio.
Aterragem
A maioria das variedades variedades de hortênsias não exige muito cuidado e pode ser cultivada em quase todas as regiões da Rússia (exceto nas regiões do extremo norte). No entanto, para obter o máximo de arbusto decorativo, você precisa conhecer as regras para cultivá-lo, mesmo no estágio de plantio, consistindo em várias ações sucessivas.
Você sabe As primeiras amostras de hortênsias chegaram ao Japão no século 19 na Europa e, naquela época, apenas 2 variedades dessas flores eram isoladas: escarlate e branca.
Seleção de assento
As folhas e pétalas das flores da hortênsia são caracterizadas pelo aumento da sensibilidade à luz solar; portanto, para proteger o arbusto das queimaduras e reduzir a decoratividade geral, é melhor plantar mudas à sombra parcial, onde a luz direta do sol não cairá na hora do almoço. Também vale a pena prestar atenção para proteger a hortênsia das rajadas de vento, por isso é melhor não colocar as plantas no lado norte do terreno.
Não plante um arbusto que adora umidade e próximo a árvores grandes que consomem muita umidade do solo, embora se você tiver tempo para regar regularmente a colheita, isso não será um problema. As hortênsias da variedade Matilda são tolerantes à contaminação do espaço pelo gás, para que possam ser cultivadas com sucesso na área urbana, em particular nas zonas industriais.
Solo crescente
O primeiro indicador que você deve prestar atenção ao escolher um solo para hortênsia é a sua acidez. O mato será capaz de crescer e se desenvolver bem apenas se esse indicador no local de cultivo corresponder a um pH de 4-6,5. A planta não tolera um grande conteúdo de cal e cinza no solo e também cresce pouco em substratos empobrecidos e muito densos.
Importante! Das substâncias orgânicas, é melhor usar o composto, mas o estrume fresco pode levar à secagem do arbusto das flores.
Uma mistura ideal de solo para preencher o buraco de plantio antes de plantar hortênsias é uma composição de partes iguais de terra de grama, chernozem, turfa, húmus decíduo e areia grossa. Pouco antes do plantio, você pode adicionar um pouco de fertilizante especial para as culturas de jardim (por exemplo, Kemira ou Acid Plus) a esses ingredientes na quantidade de 50 a 100 g por poço.
Processo de pouso
O algoritmo para executar operações de pouso é simples:
- Aproximadamente 2 dias antes do plantio em um local preparado no outono (na maioria das regiões da Rússia, vale a pena dar preferência ao plantio de mudas na primavera), você precisa organizar um buraco adequado para uma planta jovem, com foco no tamanho de um coma de terra de amostras com um sistema radicular fechado. Em média, um recesso de 40 cm será suficiente com um diâmetro de 30 cm.
- Coloque uma camada de 15 cm de drenagem de tijolos quebrados ou argila expandida no fundo do poço de aterrissagem e, por cima, até o meio do poço, despeje a mistura de nutrientes preparada separadamente, formando uma pequena colina.
- No centro do buraco, coloque uma muda e, espalhando suavemente suas raízes, encha-as com o solo restante para que não haja espaço livre.
- O colo da raiz de uma muda não deve ser aprofundado - deve subir vários centímetros acima da superfície do substrato.
No final do plantio, vale a pena cobrir a zona próxima ao tronco da planta com casca triturada de pinheiros ou com serragem comum, expondo-os com uma camada de até 5 centímetros. Esse abrigo ajudará a manter a umidade no solo e a proteger as plantações das ervas daninhas.
Cuidado de Grau
Alguns dias após o plantio das hortênsias da Matilda, inicia-se um longo período de cuidados com os arbustos, que se baseia na rega, fertilização e poda oportunas da copa das culturas.
Além disso, em algumas regiões do país, seria apropriado construir um abrigo de inverno para flores, especialmente quando se trata de espécimes plantados recentemente. Obviamente, as hortênsias de Matilda têm seus próprios requisitos para cada uma dessas ações.
Vídeo: Cuidando da hortênsia da panícula
Rega
Como a variedade Matilda, como todas as hortênsias, é uma cultura que adora umidade, rega os arbustos com frequência e abundância, mas sem permitir estagnação prolongada de umidade perto do rizoma. No primeiro ano de cultivo, as mudas jovens são umedecidas 2-3 vezes por semana, gastando pelo menos 20 litros de água por exemplo.
Importante! Para que a umidade não evapore tão rapidamente, e uma crosta seca e espessa não se forme na superfície do solo, é melhor planejar a rega de manhã ou à noite, quando o sol não está tão quente. Além disso, não permita que a umidade entre nas folhas e, principalmente, no ovário das flores da hortênsia.
Se houver migalhas de turfa no solo e o verão estiver moderadamente quente, a quantidade de água pode ser reduzida, concentrando-se mais no estado da camada superior do solo. As hortênsias adultas são regadas com menos frequência - cerca de 1 vez por mês, embora com a seca prolongada, seja permitido um aumento na frequência de hidratação. Com a falta de umidade, a dureza do inverno da planta diminui e é improvável que mesmo os arbustos adultos sobrevivam sem um abrigo de inverno com temperaturas que caem para –25 ° C.
Após cada umedecimento, o solo sob hortênsias jovens precisa ser afrouxado a uma profundidade de 5-6 cm, melhorando assim o fluxo de ar para o sistema radicular.
Fertilizantes e fertilizantes
Como outras variedades de hortênsias em panículas, a Matilda responde positivamente à introdução de nutrientes no solo. Portanto, a partir do segundo ano de cultivo do mato no local, ele pode ser fertilizado até três vezes por estação.
No início da primavera, assim que os processos ativos do fluxo de seiva começam nos tecidos dos arbustos, uma solução de uréia ou sulfato de potássio pode ser derramada na zona próxima ao tronco, após a dissolução de 1 colher de sopa. uma colher de substância em 10 litros de água. Uma planta adulta deve representar cerca de 5 litros da composição nutricional finalizada. Um fertilizante alternativo para esse período será uma solução aquosa de chorume preparada na proporção de 1:10 (para 1 parte da matéria orgânica, é necessário levar pelo menos um balde de água limpa).Durante o período de floração ativa da colheita (no início ou no meio do verão), para estimular esse processo, você pode alimentar os arbustos com uma mistura nutritiva de 1 colher de sopa. colheres de sopa de fertilizante acabado (por exemplo, "Kemira") e 10 litros de água. Dos remédios populares, as infusões de urtiga serão úteis neste momento; no entanto, após o uso, a planta deve ser regada adicionalmente com água limpa.
Com o advento do outono, para preparar a planta para a temporada de inverno, serão necessários compostos de fósforo e potássio desse cálculo: 1 colher de sopa. colher de sulfato de potássio e superfosfato em um balde de água. Nesse caso, 7 litros de solução serão consumidos por planta. No outono, os orgânicos usam turfa, adubo e húmus, colocando-os em uma camada de 10 centímetros em torno de arbustos de hortênsia.Para os residentes de verão que não têm a oportunidade de fertilizar flores várias vezes por temporada, existe uma solução pronta para o problema, preparações granulares complexas. Assim que a neve derreter, o fertilizante mineral deve ser reparado no solo da zona do tronco próximo e bem regado, saturando a terra com todos os nutrientes necessários para toda a estação.
Poda
Ao cultivar hortênsias de panículas, dois tipos de poda serão relevantes: a primavera, realizada no final de março, e o outono, mais perto do final de outubro. No primeiro caso, na maioria das vezes, estamos falando sobre a remoção sanitária de brotos quebrados, fracos, secos e congelados durante o inverno e, nos galhos anuais, restam apenas 3-5 brotos, removendo a parte apical. Para reviver um pouco os ramos individuais, na primavera também vale a pena atualizar os cortes nos espécimes dos quais as inflorescências foram removidas no outono.
Uma das características das variedades de hortênsias em panículas (em particular, Matilda) é a tendência de engrossar a coroa, o que acaba levando ao desenvolvimento de doenças e a uma diminuição da decoratividade geral do arbusto. Por esse motivo, brotos que crescem a partir de um ponto também são cortados na primavera, deixando apenas alguns dos galhos mais fortes.
Esse rejuvenescimento é especialmente importante para plantas cultivadas no local por mais de quatro anos. Quanto à formação da coroa decorativa da hortênsia Matilda, aqui você pode usar um dos vários métodos: padrão (com uma coroa reta ou caída), arbusto padrão ou arbusto com uma coroa levemente elevada.Você sabe A cor azul e azul das flores da hortênsia é uma conseqüência da capacidade da planta de se acumular nos tecidos de alumínio. Nenhuma outra planta da natureza é capaz de consumir uma quantidade desse elemento do solo.
Freqüentemente, após dois ou três anos de cultivo bem-sucedido do arbusto, é a primeira opção de formar poda que é aplicada a ele, primeiro criando o toco principal (apenas zero brotos que crescem no chão são cortados por vários anos) e depois começa a formar a própria coroa encurtando os galhos laterais.
Além do corte de cabelo da primavera da hortênsia Matilda, o encurtamento dos galhos no outono será igualmente importante, o que faz parte da preparação da planta para o inverno. É melhor não tocar os ramos esqueléticos neste momento, mas a poda para dentro não dói. Além disso, todas as panículas de flores secas estão sujeitas à remoção do outono, devido à qual os galhos jovens e finos podem quebrar.
Como a hortênsia em panículas com floração é observada nos galhos anuais, é necessário cortar os botões desbotados com uma parte dessa parte aérea, deixando apenas 2-3 botões para manter ainda mais a decoratividade geral da coroa.
Resistência no inverno: você precisa de abrigo para o inverno
A resistência ao gelo da hortênsia em panículas da variedade descrita permite o cultivo de arbustos adultos sem abrigo em toda a parte européia da Rússia, bem como nas cidades do Extremo Oriente e da Sibéria Ocidental. Ao mesmo tempo, os espécimes jovens plantados em campo aberto este ano de modo algum sempre podem suportar geadas abaixo de –15 ... –20 ° C, de modo que precisam ser cobertos pelo inverno.
Após a fertilização no outono, a rega e a cobertura dos arbustos de hortênsias, uma estrutura é instalada acima deles e um material não tecido de proteção é puxado sobre ela. Assim que a neve cair, não será supérfluo aquecer adicionalmente várias camadas sobre a planta coberta, o que aumentará apenas as chances da colheita para um inverno bem-sucedido. De materiais naturais, os galhos de abetos e folhas caídas são adequados para o papel de abrigo, mas com pouca neve, essas medidas podem não ser suficientes.1- rebentos inclinados, 2 -cobertura, 3- ramos de abeto, 4- lutrasil, 5- pedra
Reprodução
As hortênsias da variedade Matilda podem ser propagadas por um ou vários dos métodos possíveis ao mesmo tempo, mas as mudas e o uso de camadas são merecidamente considerados os mais eficazes. Cada um deles tem suas próprias características individuais, que devem ser levadas em consideração antes do início da ação imediata.
Estacas
A colheita das estacas lignificadas do ano passado é realizada no início da primavera, antes do fluxo ativo de seiva nos brotos da planta. Os galhos cortados devem ser colocados na água por 3-5 dias e depois cortados em segmentos de 15 cm de comprimento, mas apenas para que em cada parte haja pelo menos 3-5 brotos viáveis.
O plantio de mudas para a formação do sistema radicular é realizado em uma mistura de solo e areia, preparada na proporção de 1: 2. É aconselhável aprofundar o material de plantio em não mais que 2/3 de todo o comprimento do segmento, mantendo a distância entre as plantas adjacentes entre 5 e 10 cm.
Depois de cobrir o recipiente com plantações com um filme plástico, é melhor deixar as plantas em um local quente e sombreado durante a primeira semana, arejando regularmente brotos jovens e umedecendo o solo com um frasco de spray. Aberturas fortes são transplantadas para áreas abertas depois de alguns meses, embora seja melhor esperar até o próximo ano.
A reprodução da variedade em panícula Matilda também é possível com a ajuda de estacas verdes, que são cortadas do arbusto-mãe no verão, durante o aparecimento de gemas. Em segmentos adequados para o plantio, não deve haver botões de flores; portanto, os galhos do fundo da planta seriam a melhor opção. Todas as medidas adicionais para o cuidado e cultivo de material de plantio correspondem ao esquema acima.Importante! Para que o processo de enxerto seja bem-sucedido, cada parte deve ser tratada com um estimulante radicular, bons exemplos dos quais são Epin, Kornevin e Kornerost.
Camadas
A propagação da hortênsia por esse método é mais apropriada para o início da primavera, antes do fluxo ativo de seiva nos tecidos das plantas e após cavar e fertilizar o solo na zona do tronco próximo do arbusto. A essência do método é desenterrar os rebentos laterais inferiores da planta em sulcos pré-arranjados de 2 cm e, para que eles sejam melhor mantidos, é possível fixar as estacas com suportes.
Para uma melhor formação das raízes, o primeiro broto bem desenvolvido do ramo deve ser contraído com um fio macio (cerca de 2-3 voltas).
No final do verão, vários brotos jovens devem se formar em cada camada enterrada e, assim que atingem uma altura de 15 a 20 cm, são aterrados, repetindo o procedimento a cada 7 a 10 dias. Em outubro, as estacas são desenterradas e seus brotos são divididos em várias mudas independentes, mas apenas se cada ramo já tiver conseguido crescer até uma altura de 50 centímetros.
O transplante imediato dos brotos resultantes não vale a pena, pois é improvável que eles sobrevivam ao frio do inverno. Seria mais sensato deixá-los em um local relativamente quente e apenas na primavera transferi-los para uma cama preparada.
Doenças e pragas
A variedade de hortênsias Matilda é considerada resistente a doenças e doenças típicas desta cultura; no entanto, em caso de violação das regras de tratamento e plantio da planta, não se deve excluir a probabilidade de tais problemas:
- Oídio - uma doença caracterizada por um revestimento de lâminas de folhas e brotos de arbustos com um revestimento cinza, que com o tempo só cresce e escurece. Quanto mais forte a doença é lançada, maior a probabilidade de perder as partes danificadas da hortênsia e, às vezes, todo o arbusto.
- Podridão cinzenta - Uma doença manifestada em manchas marrons de rápido crescimento na superfície da hortênsia. Em tempo chuvoso e chuvoso, o micélio se forma sobre eles com esporos infecciosos do fungo e, se nenhuma medida for tomada em tempo hábil, outras plantas do jardim poderão ser afetadas.
- Clorose - Uma doença causada por falta de ferro ou excesso de cal no substrato. Como resultado de seu desenvolvimento, observa-se amarelecimento e secagem das folhas, mas as veias das placas foliares permanecem verdes ao mesmo tempo. Às vezes, a clorose é exibida em todas as folhas, mas na maioria das vezes captura apenas uma parte específica da chapa.
- Podridão branca - Uma doença que afeta principalmente o sistema radicular das plantas, devido à qual a hortênsia não pode obter nutrição suficiente e desaparecerá. Se na parte superior do solo não houver sinais de danos por doenças, vale a pena verificar a base do mato, possivelmente cavando parte do solo: as áreas danificadas serão macias e geralmente cheiram desagradáveis.
- Murcha traqueomicótica. Como no caso anterior, a doença começa a se desenvolver a partir das raízes, mas gradualmente o fungo se espalha por todo o sistema vascular da hortênsia, por causa do qual começa a amarelar nos brotos superiores, murcha e morre gradualmente.
- Mancha de anel - uma doença fúngica perigosa para as hortênsias das panículas e que se manifesta na formação de manchas anulares nas placas foliares da cultura. Já no estágio seguinte, eles perdem a forma, encolhem e caem.
Os inseticidas Akarin, Fitoverm, Iskra, Aktara ajudarão a se livrar dos insetos nocivos. Para evitar qualquer um dos problemas listados, é importante observar a moderação da irrigação das culturas e remover oportunamente partes do mato já afetadas por doenças e pragas.
Em geral, cultivar hortênsias de panículas da variedade Matilda não é mais difícil do que cultivar qualquer outra variedade varietal desta planta. Depois de se esforçar um pouco para plantar e cuidar mais dos arbustos plantados, você pode obter uma excelente adição decorativa ao local na forma de hortênsia em abundância.