A pervinca variada (lat. Vinca variegata; popularmente conhecida como “violeta de bruxa” ou “flor do amor”) é um arbusto perene. Tem uma aparência muito atraente e festiva, devido à cor peculiar das folhas, cujo verde é delimitado por amarelo. Na primavera e no início do verão, a pervinca é decorada com flores azuis claras. Os residentes de verão apreciam realmente essa vista por sua beleza e despretensão. Além do papel decorativo, a pervinca variada afoga o crescimento das ervas daninhas e evita a erosão do solo na área.
Pervinca variada no paisagismo
A cultura é frequentemente usada nas composições da paisagem por profissionais e jardineiros comuns. Trabalhar com uma pervinca é fácil e agradável: cresce muito rapidamente, criando um efeito de cobertura do solo, enquanto você não pode se preocupar com a presença de ervas daninhas, porque elas simplesmente não começam na presença dele.
Você pode combinar a pervinca variada com qualquer planta. Tem uma natureza sempre-verde, portanto, quando todas as outras culturas perdem sua aparência estética com o advento do inverno, continuará encantando os olhos junto com as coníferas. Ele costuma pousar nas colinas alpinas como o nível mais baixo em uma combinação de árvores e arbustos de coníferas e caducifólias. Além disso, uma pervinca feita para desenhar bordas largas ou mini-barreiras. Se o local no local for sombrio, em vez de grama, você também pode usar a violeta despretensiosa de uma bruxa.
Você sabe Moradores da Alemanha medieval acreditavam que grinaldas de pervinca, penduradas acima das janelas, protegiam a habitação dos raios e acima da porta da frente - afugentavam os maus espíritos.
Uma combinação bonita é obtida ao plantar uma pervinca com samambaias. Também frequentemente há um desenho de canteiros de flores com a participação de pervinca. Bons vizinhos para ele são prímulas, pulmões, miosótis, íris, mirtilos, jacintos.Você pode decorar o jardim com pervincas cultivadas em recipientes, colocando-as a seu critério.
Aterragem ao ar livre
Plantar uma pervinca é uma tarefa muito simples. Mesmo um jardineiro completamente inexperiente pode realizá-lo, já que a planta não é caprichosa e se enraíza em quase todas as condições. No entanto, para alcançar os resultados mais impressionantes e obter um tapete verde particularmente magnífico criado pelos próprios esforços, é necessário conhecer e levar em consideração algumas regras ao plantar uma pervinca jovem.
Seleção de assento
Para o enraizamento em campo aberto, não é possível escolher um local especialmente - a cultura sobrevive perfeitamente em qualquer solo e sob quaisquer condições. No entanto, a flor se sente melhor em solos argilosos férteis, permeáveis e soltos, com pH neutro. O local ideal para o crescimento é considerado sombra parcial formada pelas copas das árvores. Mas crescerá abundantemente nas encostas, perto da casa ao sol.
Importante! A única condição para escolher um local para plantar vinca é a ausência de água subterrânea estagnada e próxima. Inundações prolongadas levam à deterioração do sistema radicular e à morte da planta.
Preparação do solo
Antes de plantar a flor em solos argilosos pesados, você deve primeiro fazer composto, húmus ou folhas apodrecidas (mistura 1: 1 com o solo).
Dado o rápido crescimento da massa verde, fertilizantes nitrogenados devem ser introduzidos durante o enraizamento (uréia de acordo com as instruções). Para o pleno desenvolvimento das raízes e a abundante floração durante o plantio, também são adicionadas preparações contendo fósforo (superfosfato, nitroammofosk de acordo com as instruções).
Regras de desembarque
A violeta da bruxa pode estar enraizada mesmo no calor do verão - você só precisa umedecer a planta jovem todos os dias.
Ao desembarcar, você deve seguir as seguintes recomendações:
- Mudas de raiz com um intervalo de 30 cm, T. Cada planta cresce rapidamente em largura.
- É ideal plantar uma planta jovem no início da primavera, quando a neve caiu, ou no início do outono (setembro).
- O orifício de aterrissagem deve ser equipado de acordo com o tamanho do rizoma.
- No fundo, coloque a drenagem (argila expandida, pedra britada, seixos, tijolo quebrado) com uma camada de 5 cm.
- Espalhe cuidadosamente as raízes da muda e cubra-a com a mistura preparada do solo.
- Compacte a terra e despeje 5 litros de água.
- Depois que a água é absorvida, o círculo do tronco deve ser coberto com serragem, turfa ou agulhas de pinheiro.
Vídeo: aterrissando a pervinca
Cuidado
A pervinca é uma cultura muito resistente que pode sobreviver mesmo nas condições mais adversas. No entanto, como qualquer outra planta, ele responde com gratidão aos cuidados e cuidados do proprietário.
Iluminação
A cultura tolera o sol aberto e o sombreamento completo. No entanto, a condição mais confortável para a flor crescer é a sombra parcial.
Temperatura
Essa variedade pode crescer igualmente violentamente nos trópicos e na Sibéria. Para sempre, as folhas verdes reduzem a dureza do inverno da planta, portanto, em condições de geadas especialmente severas nas regiões norte (abaixo de -15 ° C), é necessário cobrir a cultura do inverno com agrofibra.
Umidade e rega
Mudas jovens requerem rega pesada regular imediatamente após o plantio. A estação inteira do primeiro ano de crescimento deve ser monitorada para que o solo no círculo próximo ao tronco seja úmido. No próximo ano, após o plantio, uma flor mais forte e coberta de vegetação não requer rega, seu sistema radicular é capaz de extrair a umidade do solo. A exceção são os períodos especialmente áridos e quentes, quando a planta precisa ser regada uma vez por semana.
Você precisa de um transplante de pervinca
Uma flor vive em média de 4 a 6 anos. Ao mesmo tempo, um tapete decorativo denso é formado a partir de hastes e folhas de tecelagem, que não perdem qualidades estéticas durante todo o ano. Uma pervinca que cresce em campo aberto não precisa de transplante.
Você sabe Segundo a crença medieval, para o surgimento de um amor mútuo duradouro, um rapaz e uma moça precisavam ser divididos em dois e, ao mesmo tempo, comer uma folha de vinca.
Poda
Após o início da primavera, é realizada a poda sanitária da planta. Ao mesmo tempo, todos os rebentos e folhas mortos, congelados, secos, quebrados e danificados são cortados e, um pouco depois, em maio, é necessária uma poda estimulante. Com este procedimento, são deixados 8 cm de brotos do chão e o restante é cortado. Isso estimula o rápido crescimento de uma vegetação luxuriante e de uma floração exuberante.Ao longo da temporada, aperte as partes superiores dos brotos, o que proporciona maior ramificação e arbustos.
Solo
A flor não precisa de capina se crescer em solos soltos. Afrouxar a terra é somente se for argila e pesado (quando o húmus ou o composto não foi introduzido durante o plantio.) Se a pervinca tiver mais de dois anos de idade, no início e no final da temporada, o solo nos locais de enraizamento deve ser perfurado com um forcado. Isso é feito para saturar o sistema radicular com oxigênio.
Fertilizantes
Os fertilizantes de húmus, nitrogênio e fósforo introduzidos durante o plantio têm efeito durante os dois primeiros anos de vida de uma flor.A partir do terceiro ano de crescimento na primavera (durante o período de maturação das gemas), as pervincas são alimentadas com húmus (cavar 1 balde de húmus em 1 m² da área onde a cultura cresce). O curativo orgânico é realizado duas vezes mais por temporada (julho, setembro)
Durante a temporada, mais duas vezes, eles realizam fertilizantes minerais complexos da planta (superfosfato de acordo com as instruções). Note-se que, mesmo sem cobertura, a pervinca se sentirá muito bem. Ele cuida de si mesmo - as folhas mortas da planta apodrecem no solo e o enriquecem com nutrientes, criando um curativo natural.
Propagação vegetativa
Pervinca pode ser propagada tanto sementes como vegetativamente. A propagação vegetativa é a maneira mais popular de obter uma cobertura sempre-viva em um site. Devido à sua vitalidade, a flor se enraíza quase sempre e em toda parte.
Estacas
É possível plantar uma pervinca com estacas da primavera ao final do outono. Geralmente é produzido em outubro, quando as plantas são cortadas antes do inverno. O método de enxertia é simples: para ele, pegue um talo jovem de 15 a 20 cm de comprimento, no qual existem duas folhas verdes.
Os talheres são colocados verticalmente em um pequeno aprofundamento do solo, depois aspergidos, levemente compactados e regados. O enraizamento ocorre muito rapidamente (dentro de uma semana). Uma planta jovem envolve rapidamente a terra ao seu redor, plantando mudas a uma distância de 30 cm.
Importante! Para que a pervinca se enraíze, o talo deve ser cortado com uma faca afiada e não quebrado.
Camadas
Para cultivar uma nova flor com a ajuda de camadas, você precisa cavar uma parte lateral do arbusto-mãe e fixá-la com um suporte de metal. É necessário garantir que o local de enraizamento do leito esteja sempre molhado. Você pode fazer isso durante toda a temporada.
Além disso, uma pervinca é capaz de criar as próprias camadas enraizadas.Depois que a camada germinar raízes, ela pode ser separada da planta mãe e transplantada para outro local. As camadas transplantadas devem ser umedecidas regularmente durante toda a temporada.
Partindo o mato
A agricultura divorciada é a maneira mais prática e fácil.. Para fazer isso, você precisa cavar um arbusto com rizoma e separar os brotos laterais com raízes. O tamanho do buraco deve corresponder ao tamanho das raízes das mudas separadas. Imediatamente após o enraizamento, a água deve ser abundantemente regada.
As mulheres de divisão têm a capacidade de se adaptar muito rapidamente a um novo local e crescer. O momento ideal para dividir o mato é maio ou setembro. Tal procedimento é permitido no calor do verão, mas ao mesmo tempo é necessário produzir abundante irrigação do solo diariamente. Os divisores de plantio devem estar a uma distância de pelo menos 40 cm um do outro.
A pervinca é uma das plantas mais populares entre os jardineiros, devido à sua despretensão às condições e cuidados. Além disso, a cultura ainda ajuda no combate às ervas daninhas e afeta favoravelmente a composição dos solos. Depois de plantar uma pervinca variada no local, você não pode se preocupar em cuidar dos gramados, porque esta flor criará um exuberante tapete heterogêneo de folhas e flores, sem exigir muito esforço, tempo e dinheiro.