Thuja Danica (Thuja occidentalis Danica) é frequentemente usada no design da paisagem devido ao seu pequeno tamanho e formato redondo estético. Ela cresce bem no terreno aberto da faixa do meio e se encaixa perfeitamente no design das colinas alpinas, eficaz na organização de bordas verdes. A partir deste artigo, você descobrirá a aparência do thuja Danica, quais são as características de seu cultivo e aplicação no projeto paisagístico.
Descrição da nota
Esta cultura pertence à variedade anã de thuja ocidental. Essa variedade foi criada na Dinamarca em meados do século XX, pela qual recebeu esse nome. Uma planta adulta tem uma altura de 0,5-0,8 me 1 m de largura. Esta planta cresce lentamente, por isso não requer podas frequentes. O crescimento anual é de cerca de 5 cm de altura e 4 cm de largura.
Danica tem uma forma regular na forma de uma bola pequena, que não muda durante o crescimento. A coroa tem uma estrutura densa com agulhas macias ao toque.
O revestimento de coníferas está localizado uniformemente em galhos que crescem verticalmente, formando a forma de uma bola de maneira natural. Durante toda a temporada, o thuja possui uma rica cor verde, que possui um certo brilho brilhante. Há também uma variedade de Danica com agulhas amareladas (Aurika).
Este thuja não cresce rápido, mas sobrePertence a espécies de vegetação de vida longa - sua idade pode chegar a 200 anos. Nesses arbustos, a reprodução ocorre principalmente por estacas, de modo que pequenos cones (até 6 mm) de cor marrom são extremamente raros.
Danica é uma variedade resistente ao gelo e é capaz de tolerar geadas até -30 ° C, mas adora uma boa iluminação. Nas áreas sombreadas, sua cor saturada desaparece e o mato perde a forma regular da bola. No outono, o revestimento de coníferas adquire uma tonalidade marrom e fica verde na primavera.
Você sabe Segundo o Feng Shui, os galhos de thuja trazidos para a sala expulsam os maus espíritos dela.
Uso em paisagismo
Devido à bela forma esférica baixa, o thuja de Danica é frequentemente usado no projeto paisagístico de hortas. Ela parece incomum em pousos em grupo. A partir dele, são feitas coberturas baixas ao longo dos becos, lindas bordas verdes. Esses arbustos esféricos podem ser cultivados em banheiras e colocados perto de edifícios para decoração decorativa.Os contêineres podem ser reorganizados em qualquer ordem, formando diferentes composições. Na banheira, eles são levados para uma varanda ou terraço para o paisagismo.
A Danica pode ser usada para criar slides alpinos ou plantada em ordem solitária. Muitas vezes, esse thuja é plantado ao organizar um terreno pessoal ou rural para projetar um pátio (área de lazer). Essas bolas densas toleram um corte de cabelo e podem formar diferentes formas bizarras (animais, corações, etc.).
Também confira
Eles podem ser plantados com outras plantas coníferas, bem como com bérberis, flores roxas, lilás e plantas com sistema de caule, cujas raízes são profundas e não interferem nas raízes superficiais das arborvitas.
Os verdes suculentos de Thuja combinam bem com rosas brilhantes; Além disso, essas plantas têm os mesmos requisitos de composição do solo.
A pequena bola de thuja Danica parece espetacular em combinação com árvores coníferas que têm uma forma colunar ou piramidal.
Com a ajuda deles, você pode criar um triângulo que decorará bem parte do território. Para esse efeito, você pode pegar o thuja Smaragd - sua coroa superior em forma de cone harmonizará lindamente com a bola de Danica.
Regras de desembarque
As mudas de Thuja são plantadas na primavera ou no verão, para que elas comecem antes do início da geada. Para fazer isso, escolha áreas bem iluminadas ou sombra parcial - nas áreas sombreadas elas perdem a aparência estética. Essa planta não é exigente com o solo, mas cresce melhor em solo com nutrientes leves, com uma acidez de 4,5 a 6 pH.
As águas subterrâneas não devem ser localizadas próximas ao nível do solo, para que o sistema radicular não apodreça, pois isso pode levar à morte de uma planta. O local deve estar bem protegido das rajadas de vento do norte.
Importante! O colo da raiz não deve ser aprofundado - deve estar localizado ao nível do solo. Caso contrário, a planta se desenvolverá mal e poderá morrer.
O plantio de mudas em um local permanente é melhor realizado à noite ou pela manhãquando não há atividade solar. Para plantar ao longo dos becos como mudas, as mudas são plantadas em intervalos de 0,3 m - nesse caso, à medida que o thuja cresce, forma uma bela cerca verde.
Ao plantar em uma única amostra, o degelo é colocado a uma distância de 0,5 m de outras culturas, o que permite formar uma bola verde suave e limpa.
Vídeo: desembarque thuja Danica
Ao aterrar, execute as seguintes ações:
- Eles cavam um buraco, dependendo dos parâmetros do sistema radicular: ele deve ser um pouco maior que as raízes endireitadas. Como regra, a profundidade é de 0,7-0,8 m.
- Se o solo for denso e argiloso, no fundo, uma camada de drenagem de cascalho ou tijolo quebrado deve ter pelo menos 15 cm.
- Em seguida, prepare uma mistura nutritiva do solo. Para isso, o solo escavado é misturado com fertilizantes minerais e matéria orgânica.
- Um pouco de solo é derramado no poço e uma muda é colocada.
- Depois de enchê-lo delicadamente com terra, pressione-o levemente.
Após o desembarque, é realizada uma rega abundante e a área ao redor da coroa é adubada. Turfa, composto e serragem são usados como cobertura morta.
Recursos de Cuidados
Para que os thuja possam agradar com sua forma verde e magnífica, é necessário organizar os cuidados adequados. Esta planta deve ser adequadamente umedecida, nutrida e aparada. Espécimes jovens precisam de ajuda para o inverno.
Rega e alimentação
Na primeira vez após o plantio de mudas, é necessário realizar rega regular, principalmente em climas quentes. Sob cada arbusto, despeje 10 a 20 litros de água. Recomenda-se afrouxar o solo posteriormente, a fim de melhorar o fluxo de umidade e oxigênio para o sistema radicular. Vale a pena notar que você precisa afrouxar não mais do que 6-7 cm, uma vez que as raízes dessas coníferas estão localizadas próximas ao nível do solo.
Importante! O Thuja é resistente a muitas doenças e pragas, mas pode ser afetado por ácaros, minhocas, mariposas, loboides de thuja e insetos de escama, além de fungos. Portanto, a cada seis meses, deve ser inspecionado.
No tempo seco, o thuja é útil para polvilhar com água morna. Para que as agulhas tenham uma cor verde saturada, fertilizantes minerais (cinzas, nitratos) devem ser introduzidos na primavera. Orgânico também é bom. Na primavera, fertilizantes contendo nitrogênio devem ser usados e, no verão, fertilizantes com nitrogênio e fósforo. Desde agosto, o potássio é introduzido em vez do nitrogênio para preparar a cultura da planta para o período de inverno.
Das misturas prontas com nutrientes, o Kemira Universal ou curativos especiais para coníferas são adequados. Eles podem ser adquiridos sem problemas em qualquer loja de jardinagem.
Aparar e modelar
Devido ao lento crescimento dos brotos, o thuja Danica não precisa de poda frequente. Só é necessário realizar a poda na primavera para fins sanitários - para remover galhos secos e danificados, bem como agulhas amareladas.
É importante que galhos de coníferas não toquem o solo., pois isso causará um processo de apodrecimento. Certifique-se de aparar as partes inferiores. Não é necessário fazer a poda, pois essa variedade já possui uma forma bonita.
Abrigo para o inverno
Thuja Danica tem alta resistência ao inverno, mas é necessário proteger as mudas jovens na estação fria com ramos de abeto. Isso os protegerá não apenas do frio, mas também dos roedores, que podem danificar a cultura da planta, escolhendo-a para o inverno.
Para proteger as agulhas contra queimaduras solares no início da primavera, é recomendável cobrir os arbustos com estopa ou outro material adequado que permita a passagem do ar.
No inverno, você precisa sacudir a neve dos galhos, pois ela pode se transformar em gelo, e os cristais de gelo refratam bem os raios do sol. Se, no entanto, se formar uma crosta de gelo, é melhor preenchê-la suavemente com solo ou turfa.
Você sabe A éfedra é considerada campeã da longevidade. As árvores mais antigas são reconhecidas como pinheiros espinhosos da América do Norte, que cresceram cerca de 3 milênios aC.
É fácil cultivar Danica e cuidar dele, pois essa cultura vegetal é despretensiosa. Sua bela forma esférica irá decorar qualquer local ou beco. Obviamente, você deve esperar até que essa conífera se torne uma linda bola, mas o thuja pode crescer em um só lugar por mais de 100 anos.