Existem cerca de duzentos tipos de íris, diferindo em cor, tamanho e tempo de floração. Essas plantas são consideradas despretensiosas, mas podem ser submetidas a vários tipos de doenças. O motivo são vírus e pragas que danificam o sistema radicular e os caules das plantas. As folhas ficam amarelas, perdem a cor e começam a secar. Este artigo irá ajudá-lo a aprender a reconhecer doenças, combatê-las e evitá-las.
Causas das folhas amareladas
As causas das infecções que levam a mudanças no crescimento e desenvolvimento da íris podem ser divididas em dois tipos: doenças e pragas. O primeiro inclui três tipos de patógenos: bactérias, fungos e vírus. Também existem muitas pragas de íris: pulgão de feijão, nematóide de cebola, carrapato de raiz, conchas (grama e inverno), tripes de gladíolo, urso, lesmas e chafer de maio.
Doenças comuns da íris
Uma das doenças mais perigosas é a podridão suave dos rizomas (bacteriose). Pode ser visto nas plantas, não apenas após a floração, mas também na primavera. O principal sintoma é a presença de manchas marrons nas folhas. O odor putrefativo correspondente da planta também é característico.
Você sabe Entre as pessoas, as íris têm nomes diminutos sinônimos: baleias assassinas, galos, sabre.
A bacteriose atinge as flores através de danos e o excesso de água encharcada ou congelamento do solo contribui para a sua propagação. Se você não reconhecer a infecção bacteriana a tempo, a planta começará a apodrecer gradualmente na base. Tais flores devem ser desenterradas e queimadas, caso contrário, podem infectar íris vizinhas.
Uma doença viral como um mosaico não é difícil de reconhecer. As folhas são cobertas com um padrão de grade (padrão em mosaico com listras amarelas). Este vírus é transportado por pulgões. Infelizmente, é impossível curar íris danificadas pelo vírus, e é por isso que elas precisam ser desenterradas. Mas os cuidados e a prevenção adequados ajudam a evitar mosaicos.Há muitas doenças fúngicas na lista de perigosas para as íris.
Importante! Se as íris crescem no mesmo local por vários anos sem fertilizantes, elas inevitavelmente murcham e podem morrer.
Aqui está sua lista detalhada, que indica os principais sinais da doença:
- Fusarium - as raízes das íris são afetadas. Durante a estação de crescimento, as folhas começam a desaparecer instantaneamente, podem ficar amarelas, secar. Uma placa acinzentada nos rizomas ajuda a distinguir uma doença fúngica.
- Podridão cinzenta - as pontas dos caules com folhas ou rizoma são afetadas. O alagamento e o congelamento contribuem para a propagação da podridão.
- Heterosporose (manchas) - Primeiro há manchas com uma borda, depois crescem e as íris secam. Para evitar manchas, é útil simplesmente remover folhas velhas.
- Ascocitiose - Manchas escuras aparecem na planta, as folhas estão secas.
- Septoria - a aparência de um grande número de pequenas manchas cinzentas.
- Ramulariose - a propagação de manchas pretas ou marrons. Então eles empalidecem, aparece um revestimento amarelo.
- Ferrugem - leva ao amarelecimento e secagem da planta. Inicialmente, com danos por fungos, as pústulas são visíveis nas pontas das folhas.
- Alternariosis - a aparência na superfície de uma flor de placa preta. Posteriormente, as folhas secam e caem.
- Rizoctonia - em tempo chuvoso, as folhas apodrecem e secam.
Pragas
Os pulgões do feijão (insetos verde-escuros ou marrons) afetam principalmente as folhas: elas se torcem e desbotam. As larvas brancas do nemátodo da cebola e a lagarta da colher sugam o suco da íris, levando a planta a murchar. Tais pragas são especialmente prevalentes na estação seca do verão.O carrapato da raiz afeta uma flor já enfraquecida.
Você sabe Cebu no sekku é um festival de íris japonês que glorifica a coragem, a coragem e a honra militar.
Os tripes são insetos extremamente pequenos, e os danos causados por eles são significativos. O tripes de gladíolo afeta uma planta que, como resultado, fica marrom e seca. Calor e seca severa favorecem a disseminação dessa praga.Pragas grandes incluem o urso. Causa graves danos à parte subterrânea da planta, o que afeta significativamente os brotos. As larvas também podem danificar os rizomas.
Tratamento de doenças
Muitas doenças são difíceis ou impossíveis de curar. Mas, com o tempo, as pessoas usam novas ferramentas e métodos para combater as derrotas das íris.
Aqui está uma pequena lista das maneiras mais bem sucedidas de curar uma planta:
- Com a bacteriose, o abate das plantas afetadas é feito, a doxiciclina é usada de acordo com as instruções (antibiótico).
- Após a remoção das plantas mortas por podridão seca, os locais de crescimento são tratados com cloreto de cobre (solução a 0,2%) e as íris sobreviventes com fungicidas.
- A heterosporiose é tratada com cobertura foliar com nitrato de cálcio, tratamento com fungicidas e preparações contendo cobre.
- A mistura Bordeaux (1%), "Topázio", "Kuproskat" é usada contra a podridão cinzenta (consulte as instruções da embalagem).
- Quando ferrugem - drogas contendo cobre, uma suspensão de enxofre coloidal.
- O mosaico não é tratado; portanto, é necessária a remoção das íris afetadas.
Se as folhas começarem a queimar após a floração, ficarem amarelas, perderem a cor, não será supérfluo pulverizar a área ao redor do canteiro com íris com uma mistura de Bordeaux a 1%.
Controle de pragas
Contra pulgões, os seguintes métodos ajudam:
- fertilização com fertilizantes à base de potássio e fósforo (1–5 kg por 100 kg de solo);
- capina;
- o uso de inseticidas (por exemplo, tripes - concentrado de emulsão de karbofos a 10%: 75-90 g por 10 l de água, não mais que uma vez por semana).
Após a destruição das íris, os nematóides caem no chão, então há apenas um método eficaz de luta contra eles: você precisa remover as flores sobreviventes, transplantá-las para outro local e, se desejar, devolvê-las ao canteiro anterior após 3-5 anos.
Se a planta for afetada por tripes, é necessário executar:
- cavando a terra;
- capinar ervas daninhas;
- folhagem de poda no outono;
- pulverização de malathion (ver lista anterior).
Eles combatem um urso de diferentes maneiras: enchem seus movimentos com uma solução de detergente em pó e depois pegam um inseto. Marigolds também são plantados ou regando o solo sob plantas infectadas com infusão de esterco de galinha. As lesmas são geralmente coletadas manualmente ou espalhadas para combater grânulos de metaldeído.
Contra pragas de insetos, o uso de infusão de capsicum vermelho (amargo) e pó de piretro (áster) ajuda. A pimenta é usada da seguinte maneira: despeje 100 g de vagens em 1 litro de água e cozinhe por 1 hora, deixe por dois dias e depois pulverize. O cálculo é o seguinte: 100 g de infusão por 10 litros de água com a adição de 40 g de sabão verde. As íris são polinizadas com um piretro na forma de um pó ou 100-200 g da preparação são insistidas por meio dia em 10 l de água e usadas para pulverizar flores.Prevenção
Para evitar a ocorrência de bacteriose nas íris, é necessário plantá-las em áreas ensolaradas e abertas, destruir as pragas a tempo e impedir que o colar de raiz se coma.O cumprimento das regras da tecnologia agrícola e da alimentação ajuda a evitar o aparecimento de podridão seca.
Para evitar que essa doença se espalhe, é útil desinfetar os orifícios e alterar o local de aterrissagem da íris.A alimentação com superfosfato protege as íris da heterosporiose (1 colher de sopa. Por 2 m²). Antes de plantar as íris, seus rizomas devem ser gravados com baseazol (solução a 0,2%).
Importante! Fertilizar sob íris novas e plantadas recentemente é possível somente depois que elas estiverem completamente enraizadas.
Dicas de cuidados
Se você plantou íris em solo bem drenado com valores médios de pH, este é o primeiro passo para o desenvolvimento ativo de flores.
Agora não esqueça de seguir regras simples:
- plantas de cobertura morta;
- evitar o alagamento do solo;
- remova todas as partes danificadas das flores;
- use apenas amostras saudáveis para o plantio;
- cumprir com os padrões agrícolas.
Se você seguir estas regras, as íris irão florescer e encantar os olhos por um longo tempo, e após a floração as folhas não perderão sua rica cor e frescor. Nem todas as doenças podem ser derrotadas, por isso é importante remover as plantas afetadas e desinfetar seus locais de plantio. Doenças virais, bacterianas e fúngicas estragam e destroem íris por dentro, os insetos comem seu sistema radicular. Tudo isso pode ser evitado se o atendimento oportuno das plantas for realizado.