Hoje, Hemanthus se tornou a queridinha de muitas donas de casa, embora poucas delas saibam seu nome verdadeiro. Em nossas latitudes, o nome dele é diferente: "língua de veado", "orelha de elefante". A planta recebeu apelidos incomuns devido ao aparecimento incomum de folhas e flores. Além de sua aparência atraente, também é popular devido aos cuidados e condições de detenção pouco exigentes, que serão discutidos em mais detalhes posteriormente neste artigo.
Espécies e sua descrição botânica
Originalmente uma planta de florestas tropicais africanas. Foi lá em 1753 que Karl Linney o descobriu. Durante muito tempo, essa espécie foi estudada por botânicos, e somente em 1984 "haemanthus" foi isolado em um gênero separado.
Atualmente existem 21 variedades. Sobre o mais popular abaixo.
Flor branca
Haemanthus albiflos, ou hemanthus branco (flor branca), pertence ao bulbo sempre-verde. Você pode reconhecê-lo por folhas ovais e oblongas (até 15 a 20 cm) de cor verde escura. Eles têm uma textura única: lisa no topo com bordas ciliadas.
As flores também parecem originais: em um pedúnculo curto (até 20-25 cm) sem folhas, existem inflorescências exuberantes em forma de guarda-chuva; no verão, um pequeno branco com flores de antera amarelas aparece.
Você sabe Traduzido do grego, "haemo" e "anthos" significam "sangue" e "flor". Foi a flor vermelha que conheceu os descobridores nos trópicos africanos, razão pela qual eles chamaram assim. Embora hoje existam variedades com inflorescências brancas.
Romã
Haemanthus puniceus, ou romã hemanthus, é um membro da família sempre-verde. Tem uma lâmpada redonda (7-8 cm de diâmetro), folhas verdes claras, afilando-se à espinha. No guarda-chuva da inflorescência, existem até 10 a 20 flores que aparecem no verão e encantam os olhos com coloração amarelo-vermelha. Pedicelos de até 3 cm Folhetos de verde, ocasionalmente - roxo.
Multi-florido
Haemanthus multiflorus, ou hemanthus multiflorous, recebeu esse nome devido ao grande número (até 30-80 unid.) De flores vermelhas. O bulbo desta planta sempre-verde é bastante grande, com um diâmetro de 8 a 9 cm, e também é distinguido por folhas de couro (de 3 a 6 em um arbusto) com pecíolos pequenos, mas com um comprimento decente - até 16 a 35 cm. veias adicionais. Na primavera, pedúnculos verdes altos (até 70-75 cm) aparecem, às vezes decorados com pontos vermelhos.
Scarlet
Haemanthus coccineus ou haemanthus escarlate não floresce anualmente; suas flores aparecem apenas no outono - escarlate brilhante, inflorescências de até 3 cm de comprimento com pétalas lineares e estames escarlate. As flores são as mesmas de outros representantes desta espécie; o pedúnculo cresce até 25 cm.
Quando as flores desbotam, novas folhas aparecem no hemanthus (não mais que 2-3). Eles são bastante impressionantes em tamanho (até meio metro de comprimento e até 20 cm de largura), linguísticos, afilando-se a pontas avermelhadas.
Você sabe O Hemanthus possui propriedades sonoras e de absorção de ondas, portanto recomenda-se que sejam colocadas em instalações residenciais para neutralizar os efeitos nocivos dos eletrodomésticos.
Katarina
Haemanthus katherinae, ou hemanthus de Katarina, também pertence à categoria de sempre-vivas com uma lâmpada de até 8 cm de diâmetro.Tem uma haste falsa forte de 10 a 15 cm de altura, cuja parte superior é decorada com 4-5 folhas longas. O caule da flor também varia em comprimento (até 25-30 cm) e uma cadeia de manchas escuras. A subespécie de Katerina é famosa pelas flores vermelhas em pedicelos de 4-5 cm de comprimento e enormes guarda-chuvas inflorescentes (até 20-25 cm de tamanho).
Cultivo em ambiente interno
Para o hemanto agradar regularmente com sua aparência de floração, é necessário que ele crie condições adequadas e também escolha o lugar certo na casa.
Seleção de assento
Essas plantas de casa preferem o posicionamento nas janelas leste, oeste ou leste-oeste, onde há luz difusa suficiente.
No verão, a sempre-viva pode ser movida para a varanda ou para o jardim. Deve-se escolher apenas lugares onde chuvas ou correntes de ar não o danificarão.Importante! Se não for possível colocá-lo de acordo com esses requisitos, será exibida uma janela do lado sul. Certifique-se de pritenitá-lo para que a flor não sofra calor.
Temperatura e umidade ideais
A temperatura ambiente favorita do hemanthus é + 18- + 22 ° C na primavera e no verão e + 12- + 15 ° C no inverno. Ele calmamente sobrevive ao calor, mas o frio é fatal para ele.
Quanto à umidade, ele não possui requisitos especiais. Esta flor é ideal para alojamentos, pois pode tolerar facilmente condições internas secas durante o aquecimento no inverno. O ar fresco é apenas para o benefício do hemanthus, por isso vale a pena organizar o ar regularmente na sala.
Além disso, seu animal de estimação será grato por limpar periodicamente as folhas com água morna para lavar o pó.
Iluminação
A “língua dos cervos” (como uma planta perene) não gosta de estar sob a luz direta do sol, embora precise de muita luz. Tente fornecer a ele um nível suficiente de iluminação difusa e em um calor quente - um pouco de sombra.
Assistência domiciliar e crescente
Cuidar desta planta de casa não levará muito tempo, pois possui requisitos mínimos de conforto.
Importante! Os hemantos pertencem a culturas venenosas; portanto, toque-os com luvas e, após qualquer procedimento associado, lave bem as mãos.
Solo e escolha de um vaso para plantio
Esta flor prefere recipientes espaçosos e rasos. A melhor opção é com um diâmetro de 3-4 cm maior que o tamanho do bolbo da flor. No fundo, vale a pena organizar uma boa drenagem.
Escolha a luz do solo, nutritiva. Deve ser uma mistura composta pelos seguintes componentes:
- relva (2/5 partes);
- solo de madeira dura (1/5);
- turfa (1/5)
- areia fina e bem peneirada (1/5).
Se não houver desejo ou tempo para preparar essa mistura, compre na loja o substrato usual para plantas bulbosas.
Rega e fertilizantes
É necessário regar o haemanthus com água dura, que foi estabelecida preliminarmente por 2-3 dias.
Em tempos quentes, este procedimento deve ser realizado de acordo com as seguintes recomendações:
- água abundantemente;
- quando o líquido se acumular na panela, não deixe de drená-lo;
- regue da próxima vez que a terra secar pelo menos 1-2 cm;
- secagens breves não têm medo da planta; portanto, não se preocupe se você perdeu a rega;
- esta flor não precisa de pulverização;
Importante! Mas se as folhas desbotam no hemanthus, hidrate.
No outono, é típico do hemanthus se livrar das folhas do inverno e, quando esse processo começa, a rega deve ser limitada.
No inverno, durante a dormência, a umidificação deve ser mínima. Basta molhar um pouco o chão perto da lâmpada e não deixá-lo secar por muito tempo.
A frequência e quantidade de cobertura também variam dependendo da estação. Se a planta florescer, então 2-3 vezes por semana, é necessário fertilizar, para que cresça forte.
Mas há dois períodos em que vale a pena desistir da alimentação:
- após a floração, durante a dormência;
- desde o aparecimento do pedúnculo e até crescer até 10 cm.
Transplante e poda
Sempre que as flores murcharem, corte o caule das flores secas e as folhas velhas para que a planta não perca seu poder em vão.
Quanto aos transplantes, cada jardineiro os realiza no devido tempo: alguém - uma vez por ano e alguém - uma vez em 2-3. A planta será capaz de determinar o melhor momento para isso: se a panela tiver muito espaço livre e as raízes não preencherem o solo, então, por mais um ano, você poderá adiar o transplante.
Vídeo: Como transplantar um hemanthus
O período ideal para esse procedimento é o final do inverno - o início da primavera.
O húmus também é adicionado à composição padrão do solo. A lâmpada não deve ser enterrada demais ao plantar, basta plantá-la à metade ou ¾ de altura. Ao replantar uma planta, não danifique as raízes.
Você sabe As plantas sofrem com o barulho. Se a sala estiver constantemente barulhenta, ou em voz alta Se a técnica funcionar, isso é repleto de lentidão ou até murcha.
Métodos de criação
Hemanthus é propagado de três maneiras:
- As sementes
- Lâmpadas.
- Estacas.
Com a ajuda de lâmpadas filhas
Uma planta de cebola é frequentemente transplantada com bulbos laterais.
Estes são pequenos "bebês" que aparecem no bulbo da mãe. Quando o número deles se torna excessivo para o pote principal, é hora de separá-los em potes separados.
As plantas jovens precisarão de um ou dois anos para se enraizar e, já de 3 a 4 anos após o plantio, elas florescerão.
Estacas de folhas
Alguns jardineiros propagam hemanthus com estacas de folhas. Para fazer isso, eles pegam as folhas externas mais antigas e as separam junto com a base da base.
A fatia deve ser tratada imediatamente com carvão vegetal, secar levemente e plantar em uma mistura de turfa e areia (1: 1). Com o tempo, a folha terá tubérculos, que já podem ser plantados em recipientes separados.
Importante! A partir de tal muda, uma flor de pleno direito resultará em 3-4 anos.
Sementes
É possível plantar esta planta com sementes.
Eles são mergulhados em um substrato umedecido, o recipiente é coberto com um filme para criar o efeito de uma estufa.
Assim, levará de 5 a 6 anos para cultivar hemanthus dessa maneira, após o que as primeiras flores aparecerão.
Recursos de dormência e floração
Dependendo da variedade, o hemanthus pode agradar seus proprietários com flores desde o início do verão até o final do outono.
Durante esse período, inflorescências-guarda-chuvas brilhantes aparecem neles, cuja eficácia é aprimorada por brácteas coloridas. Os guarda-chuvas são formados a partir de centenas de pequenas flores de coloração branca, laranja e vermelha. Hemanthus é uma flor esférica fofa devido a finos estames-fios.
A planta tem uma desvantagem: o odor desagradável exalado por seu pólen e néctar.
No final do período de floração, o hemanto lança uma flecha com um ovário na forma de várias bagas redondas. É neles que as sementes da planta são formadas.
Nas espécies perenes de hemanthus, praticamente não há períodos de descanso, mas decíduos - sim (do outono ao final do inverno).
Importante! Neste momento, é desejável reduzir a temperatura na sala, reduzir a rega e monitorar a iluminação suficiente da planta.
Dificuldades crescentes
Hemanthus raramente fica doente, mas se houver outras plantas em casa (ou se você cometer erros ao cuidar dela), situações desagradáveis podem acontecer.
Doença
Na maioria das vezes, os donos de haemanthus estão preocupados com a questão de por que seu animal de estimação não está florescendo. Pode haver vários motivos para esse problema:
- pouca rega;
- violação do período de descanso;
- Temperatura interna muito alta no inverno.
Se as folhas desbotam devido ao fungo, é necessário remover as infectadas e tratar as restantes com meios especiais; em seguida, forneça à planta uma iluminação de alta qualidade para melhor recuperação. Se a placa cinza estiver visível nas folhas, você estará usando água muito dura. E manchas amarelas nas folhas indicam uma quantidade excessiva de luz para o hemanthus.
Tendo encontrado manchas necróticas nas folhas, você pode tentar tratá-las com fugicidas, mas é melhor remover imediatamente as áreas afetadas. Caso contrário, a doença se espalhará rapidamente, levará ao apodrecimento do bulbo e a flor morrerá.Importante! Das doenças da planta, apenas a podridão cinzenta é perigosa.
Pragas
Em temperaturas elevadas, o risco de pragas no hemanthus aumenta significativamente.
Os mais perigosos incluem:
- escudo de escala. Esses andarilhos com casca de cera podem ser encontrados nas folhas, especialmente na parte inferior. Pragas puxam os sucos da planta, começam a secar e caem das folhas. Para combater escândalos, é útil um pincel macio, com o qual são removidos das folhas. Será útil borrifá-los com karbofos ou "Rogor".
- ácaro vermelho. Esta praga pode ser reconhecida pela trama característica com a qual trança as folhas. Em seguida, manchas marrons aparecem nelas, ficam amarelas e depois secam. Para se livrar do carrapato, primeiro lave as folhas com água morna e depois trate com sabão inseticida ou Actellik.
Hemanthus será um ótimo complemento para o jardim interno. Não precisa ser cuidadoso, gasto com fertilizantes frequentes. Flores incomuns atraem atenção. Esta planta praticamente não adoece, é despretensiosa na vida cotidiana, portanto, não causará problemas ao seu proprietário.