As plantas de interior são sempre populares, e especialmente as flores. Complementam perfeitamente qualquer interior e, durante muito tempo, encantam os olhos com a sua floração. Hoje falaremos sobre as orquídeas mais bonitas do mundo, sua aparência e características de crescimento.
Características gerais das orquídeas
A orquídea é uma planta herbácea nativa da Austrália. Em condições naturais, vive em ambiente úmido e possui cerca de 70 espécies, a maioria das quais consideradas epífitas, que crescem em outros representantes da flora, utilizando-as como suporte. Uma planta com folhas largas, cerca de 4-6 peças e um caule reduzido. Cresce apenas e pode atingir tamanhos de alguns centímetros a 35 metros, dependendo da espécie.
A partir dos seios decíduos, a planta produz pedúnculos e raízes aéreas. As flores podem ser organizadas isoladamente e com borlas; elas se parecem com uma borboleta. Polinizados por insetos, e também dão frutos através de uma caixa cheia de pequenas sementes. A orquídea é um fígado longo e cresce em condições de estufa por cerca de 70 anos.As mais lindas orquídeas
Abaixo está uma descrição das variedades mais populares de orquídeas, bem como os principais pontos para cuidar delas.
Wanda
Wanda tem um caule pronunciado, que é completamente coberto de folhas. As raízes aéreas são altamente desenvolvidas, pintadas na cor cinza-esverdeado. Os pedúnculos são produzidos a partir dos seios decíduos, nos quais são formadas de 2 a 15 flores bastante grandes, com um diâmetro de 8 a 15. As inflorescências crescem e adquirem uma cor saturada no 2º ao 3º dia após a abertura dos brotos. Tempo de floração - até 3 meses. As flores são pintadas em lilás, azul, rosa e branco e também podem ser variadas. A planta é fotofílica, mas tem medo da luz solar direta, que pode queimar folhagem.O horário de verão ideal é de 12 horas. É esse parâmetro que afeta a regularidade e a duração da floração, para que esta orquídea seja adicionalmente iluminada com lâmpadas fluorescentes. A temperatura deve ser mantida em +18 ... + 30 ° C. A altas taxas, aumente a umidade do ar e também ventile a sala. Esta orquídea é regada na estação quente todos os dias, com uma diminuição da temperatura - a cada 2 dias. Adubar a flor todos os meses durante a rega, para isso eles usam produtos especiais para a família das orquídeas.
Você sabe Um tempero como a baunilha é extraído das orquídeas. O que chamamos de vagem de baunilha é na verdade uma caixa contendo sementes de orquídea.
Cattleya
A flor recebeu esse nome em homenagem ao botânico William Cattleya. A planta se distingue pela flor perfumada e pelas pétalas esculpidas. Consiste em um par de pseudobulbos, nos quais 1-2 folhas crescem. O caule é bastante espesso e denso, serve como uma espécie de reservatório de umidade. A flor cresce em largura pelo aparecimento de brotos jovens na base de processos antigos. No pedúnculo, pode haver uma flor ou uma escova de botões. As flores são grandes, consistem em três pétalas e o mesmo número de sépalas, vivem de 20 a 30 dias.A duração total da floração varia de 1 a 3 meses. Cattleya prefere luz difusa brilhante. Esta espécie é regada uma vez por semana; para isso, o rizoma é baixado para um recipiente de água por 1-2 horas. No verão, recomenda-se pulverizar a flor. Os fertilizantes são aplicados durante o período de crescimento e formação de pseudobulbos. No primeiro caso, são utilizadas substâncias contendo nitrogênio, no segundo - substâncias fosfóricas e de potássio.
Importante! Durante o período de dormência e floração, nenhum fertilizante é permitido.
Dendrobium
O epífito vem da Ásia e sua tradução literal significa "viver em uma árvore". A cor das flores é a mais diversa: branco, vermelho, roxo e nem sempre monofônico, pode incluir 2-3 tons. Uma característica distintiva da espécie é considerada a tonalidade contrastante dos “lábios”, ou seja, as pétalas internas. Esta espécie é a segunda mais popular entre as flores em casa, após a phalaenopsis. A diversidade de espécies do dendrobium tem cerca de 1.500 representantes, que variam em forma, cor e formato do pincel.
As folhas são lanceoladas alongadas. As raízes são densas, cobertas com um revestimento ceroso. Os pseudobulbos são apresentados na forma de um tronco dividido por istmuses nos quais as folhas crescem. Nos seios, os meristemas são formados, posteriormente mudando para pedúnculos.Na natureza, o dendrobium cresce em condições de regime de temperatura contrastante: durante o dia - de + 30 ° C, à noite - +10 ... + 16 ° C. Cultivando uma orquídea em casa, é importante fornecer uma diferença de 5 graus entre os indicadores de dia e noite. A umidade deve ser mantida entre 60 e 80%. A iluminação se encaixa no sudoeste. Regue a flor para que, entre os procedimentos, o substrato seque um pouco. Durante o crescimento, os fertilizantes devem ser aplicados uma vez a cada 3 semanas.
Você sabe As orquídeas têm simetria bilateral, ou seja, se você desenhar uma linha reta no meio da flor, as duas metades se espelharão.
Phalaenopsis
Phalaenopsis é um dos representantes das orquídeas clássicas, as espécies mais populares e despretensiosas. Possui folhas curvas longas, de 20 a 40 cm. Eles são de cor verde acima e roxo abaixo. Eles crescem muito lentamente, jogando não mais que duas folhas por ano. Os pedúnculos costumam ser formados na parte inferior. Eles são longos e curvos no final. As flores vêm em uma ampla variedade de cores e parecem uma borboleta. O período de floração dura de 2 a 6 meses.A temperatura mais favorável para o cultivo é considerada dentro de +22 ... + 25 ° C. Reduzido em 5 graus, o indicador durante a noite afeta favoravelmente o crescimento e a floração da planta. O limite mais baixo para umidade é de 40%. Com a falta de umidade, recomenda-se uma pulverização semanal da planta. A rega deve ser regular e moderada ao longo do ano.
Importante! Ao pulverizar orquídeas, é necessário evitar a entrada de água nos seios decíduos, pois isso pode provocar o processo de decomposição.
Para fazer isso, use água com temperatura ambiente. A cobertura é derramada apenas em um substrato úmido a cada 10 a 12 dias. A flor está localizada no peitoril da janela leste ou nordeste. O vaso é girado 60 ° a cada 3 semanas, o que permite que a planta cresça uniformemente e não se dobre, mas a phalaenopsis é contra-indicada durante a formação dos brotos. O transplante é feito uma vez por ano, depois que a orquídea desaparece completamente.
Brassia
Uma planta perene nativa da América tropical, com cerca de 30 variedades. Difere de outros parentes na forma de uma flor, motivo pelo qual é chamada de "orquídea de aranha". As flores são pintadas em diferentes tons de amarelo com pontos marrons convexos. Sépalas com até 15 cm de comprimento e formato alongado. Floresce em inflorescências de 6-8 botões. Os pseudobulbos têm um único membro e se escondem sob as folhas, que têm uma forma de lanceolada semelhante ao cinto. As flores são perfumadas e cheiram a baunilha.Brassia é despretensiosa ao sair e sua floração dura um ano inteiro. Uma flor ama luz difusa. A duração da iluminação não deve ser inferior a 10 horas. A temperatura ideal é +23 ... + 25 ° C. Para um desenvolvimento completo, é necessário fornecer alta umidade, bem como borrifar frequentemente. Durante a estação de aquecimento, afaste a flor das baterias.
Importante! É necessário verificar regularmente a flor para a formação de pedúnculos e depois parar de regar por 7 dias. Graças a isso, os rebentos se desenvolverão ainda mais e não se transformarão em pseudobulbos.
Para fins de irrigação, a panela é baixada por 20 a 30 minutos em um recipiente com água, após o que o excesso é permitido drenar. Brassia não precisa de transplantes regulares; eles fazem isso apenas quando necessário. Por exemplo, quando o pote ficou pequeno. Nesse caso, a planta é plantada mais profundamente, para que haja espaço suficiente no topo para brotos jovens. A cobertura é realizada no período primavera-verão 1 vez por mês.
Coelogin
Eles atribuem a orquídea a plantas de crescimento simpático, ou seja, àquelas que se desenvolvem pela formação de novos rebentos. Os pseudobulbos são de forma oval, caules arredondados e ocos. As flores são perfumadas, com até 10 cm de diâmetro, cores variadas: branco, verde claro, creme, amarelo. É a aparência que distingue o coelogin dos parentes. O botão consiste em 5 pétalas estreitas, mas o chamado lábio é bastante largo. A vista durante todo o ano precisa de iluminação intensa, pelo menos 12 a 14 horas por dia. No verão, a temperatura é mantida em +20 ... + 25 ° C, no inverno as condições mais frias são adequadas, mas não inferiores a + 10 ° C.A rega é feita por imersão, para este uso água filtrada ou fervida em temperatura ambiente, uma vez que a planta não tolera salinização do solo. Tselogin precisa de alta umidade, por isso é recomendável pulverizar a flor várias vezes ao dia. É melhor fazer isso de manhã e à noite. Orquídea transplantada em casos extremos, como na visão anterior. Antes do plantio, qualquer agente de ponderação é colocado no fundo para evitar mais capotamento do vaso.
Você sabe A maioria das orquídeas que crescem em condições naturais pode ser encontrada no Alasca.
Cymbidium
Pseudobulbos desse tipo de forma oval, de 1 a 15 cm de altura, estão localizados densamente um no outro. Os pedúnculos estão localizados na base, podem ser de crescimento direto ou suspensos. Flores com um diâmetro de cerca de 13 cm, a cor das pétalas é diversa. O período de floração dura cerca de 10 semanas. As folhas são estreitas e longas, nas extremidades podem ser arredondadas ou afiadas. Sob as condições adequadas de cultivo, as folhas vivem até 3 anos, após o que são substituídas por jovens. Cymbidium representante despretensioso de orquídeas. Ele ama a luz, mas a luz direta do sol deve ser evitada.No inverno, é aconselhável estabelecer fontes de iluminação adicional. É importante ventilar regularmente a sala em que a flor está localizada, para protegê-la de correntes de ar. A vista prefere condições de frio e temperatura ao nível de +16 ... + 20 ° C. Quanto à rega, da primavera ao outono, o substrato é mantido úmido. Após a rega, o excesso de água acumulada na panela é drenado. No inverno, o procedimento é realizado com menos frequência, mas ainda assim não permitem a secagem de um coma de terra, o que geralmente é indicado por pseudobulbos enrugados.
Importante! O excesso de umidade no substrato leva ao apodrecimento do rizoma e à formação de manchas pretas na base das folhas.
A umidade ideal é considerada de 50 a 60%. Para manter esse indicador, o pote é colocado em seixos molhados. É melhor recusar a pulverização. Adubar com componentes líquidos 2 vezes por mês. Como esta orquídea não tolera um transplante, o solo é removido anualmente e uma camada de substrato fresco é adicionada.
Calantha
Kalantha consiste em brotos espaçados. Os pseudobulbos são estreitos, ovóides. As folhas são grandes, com cerca de 20 a 40 cm de comprimento, até 10 cm de largura e a superfície é coriácea, pintada em uma cor verde profunda. As flores estão localizadas em uma linha reta, ligeiramente curvada no final do pedúnculo, que é ligeiramente coberto de penugem. Os brotos são formados por pincel, onde de 5 a 40 flores perfumadas florescem. Basicamente, eles são pintados em rosa, branco e amarelo. O diâmetro da flor varia entre 5-7,5 cm.Para o cultivo, peitoris de janela orientais e ocidentais são adequados. Ao contrário dos parentes acima mencionados, a calêndula não gosta de iluminação intensa e em condições naturais cresce sob as árvores. Sente-se bem a uma temperatura de + 18 ° C. Na estação quente, é necessário pulverizar a planta e limpar a folhagem com uma esponja úmida. Para isso, é melhor usar água fervida. Regue a flor abundantemente até que os botões apareçam, após o que o procedimento é realizado com menos frequência, para que o substrato permaneça levemente úmido.
Miltoniopsis
Os pseudobulbos de Miltoniopsis são pequenos e pressionados juntos. As folhas são lanceoladas, têm uma cor verde rica e uma superfície brilhante. Os caules das flores são longos e contêm cerca de 2 a 7 botões. A aparência difere pelo tamanho pequeno do "lábio", que geralmente é decorado com vários ornamentos. Pétalas de flores brancas, rosa, vermelhas e roxas. A flor vive até 2 meses, mas na forma de corte murcha instantaneamente. A base para o cultivo adequado é o solo bem drenado e retentor de umidade.O transplante é realizado anualmente na estação fria. Coloque a panela com a planta em um local bem iluminado, com uma duração de 10 a 15 horas. O regime de temperatura no verão deve estar no nível de +20 ... + 22 ° C, no inverno - dentro de +17 ... + 20 ° C. À noite, a temperatura é reduzida em 3-4 graus. A umidade ideal é de 70%. No ar seco, você não deve borrifar a planta; é melhor limpar periodicamente as folhas com um pano úmido.
Importante! Para transplante, vasos com profundidade de 10 são adequados–13 cm. Nesses recipientes, o risco de alagamento do substrato e, como resultado, apodrecimento das raízes é reduzido.
A rega deve ser abundante imergindo a panela na água. De abril ao final da floração, a planta é alimentada duas vezes por mês. Após a floração, novos pseudobulbos começam a crescer e, quando atingem o tamanho dos antigos, um período de descanso começa na flor. Neste momento, a rega é reduzida e a miltoniopsis é transferida para um local fresco com um regime de temperatura de cerca de +15 ... + 17 ° C.
Lelia
A vista é muito semelhante à orquídea Cattleya, mas difere em cores menores e mais brilhantes. Existem anões e grandes representantes desta espécie. A forma dos pseudobulbos depende do seu tamanho: nos pequenos - ovais, nos grandes - em forma de fuso. As folhas são verde escuro, lanceoladas, sua superfície é semelhante a couro. Na base da folha, um pedúnculo com um ou mais brotos é formado. A cor das flores é diversa. Eles são perfumados, mas cheiram apenas durante o dia.Acender esta flor precisa de uma luz brilhante e difusa, bastante longa. A temperatura deve ser moderada, dentro de + 22 ° C no período de verão e até + 15 ° C no inverno. A diferença entre os indicadores diurnos e noturnos deve ser de pelo menos 6 graus. A umidade é mantida na faixa de 60 a 70%. A rega é abundante, no inverno a multiplicidade diminui. É importante que o solo tenha tempo para secar. A cobertura é realizada durante o período de crescimento ativo.
Zygopetallum
Possui uma estrutura de flores incomum, cujas pétalas se fundem na base. Eles são bastante grandes e perfumados. Os brotos crescem até 50 cm de comprimento, o crescimento do zigopetalo é direcionado para cima. O rizoma é espesso e denso, tem uma cor branca. Os pseudobulbos são ovais, com uma superfície brilhante. As folhas são largas e longas, levemente pontiagudas no final, têm veias longitudinais. Os botões são escovas esparsas, podem ser brancas, verdes e roxas. As pontas das pétalas são pontiagudas.
Importante! Quando o substrato seca, a orquídea morre, porque essa espécie não possui uma camada protetora de raízes que retém a umidade.
É melhor colocar um vaso de flores no peitoril da janela norte ou leste, criando condições de sombra parcial ou luz difusa. Se as folhas começarem a ficar amarelas, você deve reorganizar a orquídea em um local mais iluminado. A temperatura é mantida dentro de +15 ... + 25 ° C. Em clima quente, é necessário pulverizar a planta. O zygopetallum precisa de rega ativa, sem ressecar um coma de terra. Os fertilizantes são aplicados apenas durante o período de floração. A planta é transplantada apenas se necessário.
Oncidium
É uma erva perene que vive nas zonas tropicais da América. Acima do sistema radicular existem pseudobulbos oblongos de cor verde brilhante. A planta em si atinge uma altura de 10 a 40 cm Cada pseudobulbo produz 3-4 folhas. Estes, por sua vez, têm a forma de um cinto com uma extremidade arredondada. Oncidium floresce em qualquer época do ano. Pedúnculo longo e ramificado. Flores amarelas, marrons e vermelhas.A forma dos "lábios" se assemelha a um violão, no qual está localizado um crescimento com pubescência.
Você sabe De todas as flores cortadas colocadas em um vaso de água, as orquídeas duram mais do que ninguém.
O diâmetro da flor varia de 1 a 12 cm, o Oncidium é exigente nas condições de detenção, portanto você deve monitorar cuidadosamente o microclima em que cresce. Não se esqueça do período de dormência que ocorre após a floração e dura cerca de 2 meses. Durante esse período, a flor recupera sua força e se prepara para a fase de crescimento.Durante esse período, é necessário reduzir a rega para uma vez a cada 20 a 25 dias e reduzir a temperatura em 3-5 graus. Conter uma flor em local iluminado sob condições de temperatura +20 ... + 25 ° C. Mantenha uma alta taxa de umidade do ar e pulverize regularmente a parte verde. Em temperaturas abaixo de + 18 ° C, o procedimento deve ser interrompido. Na primavera e no verão, os fertilizantes devem ser aplicados em intervalos de 1 vez em 20 dias.
Shomburgkiya
Os pseudobulbos de Shomburg são grandes e em sua forma lembram um cacho de bananas. Destas, 2-3 folhas brilhantes crescem levemente dobradas ao longo da veia longitudinal. Os pedúnculos estão localizados abaixo da folhagem e se elevam acima dela. Brotos ramificados e flores incomuns com pétalas onduladas. Cor branco, laranja, amarelo, rosa, lilás, bordô. O diâmetro da flor é de cerca de 3 a 10 cm. Essas flores são cultivadas a uma temperatura diurna de +18 ... + 25 ° C, a temperatura noturna deve ser de 4-5 graus mais baixa.
Durante a dormência, o indicador é mantido em + 15 ° C. A chave para a floração abundante é a iluminação brilhante e difusa. A cobertura é realizada no período de abril a novembro, para isso a concentração de fertilizante indicada na embalagem é reduzida pela metade para não queimar o sistema radicular. Shomburgkiya adora alta umidade. Quanto à rega, na primavera e no verão o substrato é mantido úmido, o excesso de água deve ser drenado da panela.No outono, a frequência de irrigação é reduzida; no inverno, o procedimento pode ser substituído por pulverização. Uma flor é transplantada uma vez a cada 2-3 anos. É melhor fazer isso no início da fase de crescimento ou após a floração. A família das orquídeas é impressionante em sua diversidade. Hoje, são conhecidas até 30 mil espécies dessas lindas flores. O artigo descreve os representantes mais populares e atraentes dessa família, que são massivamente cultivados em casa.