Jasmim interior é uma planta bastante exigente. Ele não pode iniciar ou parar de florescer se não receber cuidados adequados e condições aceitáveis de cultivo. Por que o jasmim interno não floresce e como eliminar as possíveis causas desse fenômeno negativo - é considerado neste artigo.
Quantos anos tem o jasmim florescendo
Dependendo da variedade, a floração em uma planta começa aos 2-4 anos de idade. No entanto, isso não significa que florescerá completamente nessa idade. As condições de cultivo podem não ser adequadas o suficiente para o jasmim e ele soltará seus botões. Nesse caso, antes do próximo período de floração, é necessário "trabalhar nos insetos" e ajudar a planta a mostrar toda a sua beleza.
Você sabe À noite, o jasmim cheira mais forte do que durante o dia, porque quando a temperatura do ar cai, os brotos se abrem completamente.
Várias variedades de jasmim florescem em determinadas épocas do ano, a saber:
- primavera - do início da primavera até o final do verão;
- verão - de junho à primeira geada;
- inverno - desde o início do ano até meados da primavera.
Por que o jasmim interno não floresce
A planta está exigindo cuidados, de modo que a floração pode ser adiada de ano para ano por vários motivos.
Os principais são:
- solo inadequado;
- doenças e pragas;
- pouca iluminação;
- alimentação inadequada e fertilizante;
- rega insuficiente;
- estagnação da água;
- violação do regime de temperatura.
Solo ruim
A acidez do solo afeta diretamente o pleno desenvolvimento da planta. Solos neutros, alcalinos e não suficientemente ácidos permitirão que o arbusto cresça e cresça massa verde, mas com a formação de gemas, podem surgir problemas. Para uma boa floração, o interior de jasmim precisa de solo ácido. Pode ser adquirido em lojas especializadas ou fabricado de forma independente.
A composição do solo adequado é a seguinte:
- relva - 3 partes;
- terreno de folha - 1 parte;
- areia - 1 parte.
A mistura do solo é bem misturada, umedecida e colocada em uma panela para drenagem. O arbusto é plantado rasamente - na cobertura do solo do pescoço da raiz.
Doenças e Pragas
Com os devidos cuidados, um arbusto de jasmim saudável resiste com sucesso a todos os tipos de doenças. Mas, com as pragas, as coisas são um pouco piores, pois elas podem simplesmente superar uma planta vizinha. As principais pragas são moscas-brancas e ácaros. As larvas de mosca-branca são de cor verde e estão localizadas na parte inferior da folhagem.
Importante! Os pulgões e os gorgulhos internos podem ser derrotados usando a infusão de partes superiores de batata: 2 kg de hastes são infundidas por 10 dias em ebulição em 10 litros de água, após o que a infusão é filtrada e os arbustos são pulverizados três vezes com um intervalo de cinco dias.
Eles sugam sucos e deixam folhas lentas e secas com formações açucaradas e a aparência subsequente de um grupo de mosquitos brancos. Você pode lidar com eles lavando partes da planta com uma solução com sabão (se houver um pequeno número de larvas).
Com uma lesão maciça, o jasmim caseiro deve ser tratado com um dos inseticidas:
- "Actellik" - uma gota por 500 ml de água parada;
- "Agravertin" - 1-2 gotas por 0,5 l de água;
- Intavir é uma queda no volume de líquido acima mencionado.
O ácaro vive em entrenós e deixa vestígios brancos de excremento. Com pequenas acumulações, uma solução de sabão é eficaz e, em casos difíceis, a bucha é tratada com o mesmo “Actellik”, que é diluído na proporção: 2 gotas por litro de água.
O gorgulho verde e a mosca doméstica às vezes podem atacar o jasmim. Nesse caso, tanto o tratamento preventivo quanto o tratamento após a derrota do mato por qualquer um dos inseticidas acima ajudam.
Má iluminação
Sob o sol escaldante, o jasmim não floresce. Mesmo se os botões se formarem, a planta os derrubará. Portanto, os parapeitos das janelas do "sul" não são adequados para ele (embora os arbustos sejam amantes da luz), mas a luz direta do sol é destrutiva para eles. Os peitoris da janela "do norte" não são considerados pela razão oposta - há pouca luz e, no inverno, pode ser muito frio. Mas as janelas leste e oeste - é disso que você precisa. Há luz solar difusa suficiente ao nascer ou no pôr do sol e luz no restante das horas de luz do dia.
Alimentação incorreta
Para fertilizar a planta é uma pequena quantidade de matéria orgânica durante o plantio. No futuro, apenas misturas ou preparações especiais para plantas com flores são alimentadas. Eles são trazidos a cada dez dias para a zona das raízes durante a estação de crescimento.
O uso excessivo de fertilizantes pode levar ao espessamento e crescimento descontrolado da massa verde, o que afetará negativamente a capacidade de florescer. Com uma acidez adequada da terra e bons cuidados, as doses de cobertura devem ser reduzidas ou completamente reduzidas a zero - no solo "certo", o arbusto pode se sentir confortável e sem ajuda externa.
Rega errada
Os erros durante a rega podem ser os seguintes:
- umidade insuficiente;
- água muito dura.
A planta adora rega frequente e abundante, mas é necessário garantir que ela seja produzida quando a camada superior do solo secar 1 cm de profundidade (isso pode ser verificado com uma ripa pontiaguda).A água deve ser macia, assentada e em temperatura ambiente. Água da torneira muito dura deve ser acidificada com algumas gotas de ácido cítrico ou acético.
Umidade forte
A estagnação da água na panela e na panela abaixo afeta negativamente não apenas a capacidade do jasmim (como muitas outras plantas domésticas) de florescer, mas também pode destruir o mato. O excesso constante de umidade leva ao apodrecimento das raízes, à formação de fungos e à morte gradual de partes da planta.
Importante! Não é necessário borrifar as folhas com água, é melhor apenas umedecer o ar na sala ao redor da planta.
Para evitar que isso aconteça, a rega deve ser abundante, mas deve ser feita com uma certa frequência: no verão - uma vez a cada 1-2 dias, no inverno - 1-2 vezes por semana. Você também precisa organizar uma drenagem de alta qualidade em uma panela. Para isso, são utilizados vermiculita ou outros materiais modernos para plantas de interior.
Diferenças de temperatura
Uma grande diferença de temperatura por um curto período de tempo e correntes de ar podem até levar à morte da planta. A temperatura normal para o jasmim interno é de + 18 ° C a + 25 ° C. No inverno, o conteúdo é bem-vindo nas leituras do termômetro de + 8 ° C a + 10 ° C - isso estimula o arbusto a florescer profusamente ao aquecer na primavera.Também vale a pena prestar atenção ao local sob o peitoril da janela das baterias de aquecimento - elas não devem estar diretamente embaixo da panela. É melhor manter o pote de cache longe de aquecedores, ventiladores e aparelhos de ar condicionado. Na estação quente, o arbusto pode ser levado para a varanda ou para a rua, enquanto não deve haver correntes de ar e luz solar direta.
Você sabe A madeira de jasmim possui boas propriedades acústicas. Na Idade Média, as flautas eram feitas a partir do tronco de um arbusto na França.
Jasmine indoor, com toda a sua escolha, é muito sensível ao cuidado racional e mantém condições adequadas para ele. Se a planta estiver no ambiente mais confortável para ela, ela poderá florescer por um longo tempo para o deleite dos membros da família.