Tomate "Princess" é considerado um dos mais populares entre os residentes de verão. É caracterizada pela versatilidade, alto rendimento, frutos grandes e carnudos e despretensiosidade no cultivo. O que mais é capaz de agradar os jardineiros com a variedade descrita e quais são os recursos para cuidar dela - vamos descobrir.
Caracterização e descrição da variedade
Princess Tomato é uma variedade de tomate híbrida, indeterminada e de frutos grandes, que possui uma estação de crescimento média e é adequada para o cultivo em estufas e solos abertos. Esses tomates apresentaram maior produtividade durante o cultivo em casa de vegetação em latitudes médias. A estação de crescimento é de 100 a 110 dias após o transplante. Sujeito às regras básicas da tecnologia agrícola, o rendimento da variedade pode chegar a 13-14 kg por 1 m².
Você sabe 1 xícara de tomate fresco contém metade da dose diária de ácido ascórbico e vitamina A, necessária para fortalecer ativamente o sistema imunológico.
Esta planta alta, de até 1,6 m, bastante potente, requer liga obrigatória. Arbustos de ramificação média, com grande folhagem de cor verde escuro. Durante a floração, são formadas inflorescências simples na planta, que são convertidas em frutos grandes, vermelhos e cilíndricos. A casca da fruta é densa, suave, brilhante. A carne é macia, bastante carnuda, com um excelente sabor adocicado. O peso de um tomate pode atingir 150-250 g.
Vantagens e desvantagens
- Princess é uma variedade de tomate despretensiosa com as seguintes vantagens:
- pouco exigente e fácil de cuidar;
- boa resistência a doenças características de solanáceas;
- excelente adaptação às novas condições ambientais;
- universalidade;
- resistência à seca e à diminuição dos indicadores de temperatura;
- a capacidade de cultivar tomates em quase qualquer zona climática;
- alta produtividade;
- excelente sabor.
- A variedade também não deixa de ter suas deficiências, entre as quais os cultivadores de legumes observam:
- a necessidade de liga obrigatória e enteado;
- a necessidade de adquirir novas sementes todos os anos.
Características das variedades em crescimento
Apesar de a variedade ser despretensiosa, para obter culturas estáveis, é necessário aderir a várias regras simples da tecnologia agrícola ao cultivá-la.
Importante! Como a princesa é uma variedade híbrida, é impossível coletar suas sementes por conta própria. O material para plantio precisa ser comprado em lojas especiais.
Pré-requisitos
O tomate prefere crescer em um local bem iluminado e bem ventilado, onde não há luz solar direta e não há um grande número de outras plantações nas proximidades. Antes de plantar mudas, em cerca de 2 semanas, o solo deve ser bem solto, desenterrado e aplicado fertilizante. Os tomates crescem bem na estufa e também podem dar frutos em um jardim aberto. Os indicadores ideais de temperatura para a cultura são +23 ... + 25 ° C durante o dia e pelo menos +15 ... + 16 ° C durante a noite. Os melhores precursores do tomate são vegetais como repolho, cenoura ou cebola - ou seja, não são membros da família Solanaceae.
Tecnologia de sementeira
O plantio de tomates, tanto no jardim quanto na estufa, começa com o cultivo de mudas. A semeadura de mudas para estufas deve ocorrer nas primeiras semanas de fevereiro. Para solo aberto, o período de semeadura deve ser calculado para que o trabalho de plantio seja realizado após as mudas atingirem 60 a 65 dias. Em regiões com clima quente, as mudas podem ser plantadas em abril, em latitudes médias - a partir da segunda quinzena de maio. Nas regiões do norte, com um curto verão, o tomate é cultivado apenas em estufas.
A preparação do material das sementes antes da semeadura inclui várias medidas padrão:
- Teste de germinação. As sementes são embebidas em uma solução salina fraca por várias horas: para o plantio, os grãos que permanecem no fundo do copo são selecionados - eles são da mais alta qualidade.
- Tratamento com estimulantes. O material de semente selecionado é imerso em uma solução com qualquer estimulante de crescimento, que pode ser usado como preparações especiais para lojas ou podem ser usados medicamentos alternativos, por exemplo, suco de aloe ou mel.
Importante! Se a mistura de semeadura adquirida for usada para semear tomates, você poderá pular o estágio de desinfecção.
Após a preparação, as sementes são plantadas em recipientes separados - cartuchos especiais de turfa, copos descartáveis, caixas de madeira ou plástico. Para a semeadura, recomenda-se a utilização de uma mistura leve e nutritiva do solo com um nível de acidez neutro, cujos principais componentes podem ser húmus e solo de jardim, misturados em proporções iguais. O solo produzido por si deve ser descontaminado, calcinado no forno por 20 a 30 minutos ou derramado com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Tecnologia adicional para semear:
- encha o solo no fundo do tanque e faça pequenos recessos de até 0,5 cm;
- coloque as sementes em cada buraco, a distância entre os sulcos deve ser de pelo menos 3-4 cm, entre os grãos - 1-2 cm;
- cubra as culturas com uma fina camada de solo, umedeça a superfície com uma pistola de pintura.
Vídeo: semeando sementes de tomate
Cuidados com mudas
Cuidar de brotos não é particularmente difícil e se baseia na organização de tais condições:
- Temperatura Os indicadores mais confortáveis para a germinação das sementes são considerados + 23 ... + 25 ° C durante o dia e não inferiores a + 18 ° C à noite.
- Rega. Para que os brotos possam eclodir mais rapidamente, é necessário umedecer as mudas moderadamente diariamente, pulverizando o solo com uma superfície de pulverização.
- Top vestir. Quando os brotos atingem 10 dias de idade, fertilizantes complexos devem ser aplicados. Além disso, a alimentação obrigatória com meios complexos líquidos deve ser realizada 7 dias antes do plantio das mudas no solo. Isso aumentará a imunidade da planta e contribuirá para uma melhor adaptação em um novo local.
Importante! Com o crescimento intensivo de arbustos de massa verde, a fertilização com fertilizantes nitrogenados deve ser interrompida e as preparações fosfóricas devem ser adicionadas, o que estimula o crescimento de frutas.
Após as primeiras brotações germinarem, o recipiente deve ser aberto e os indicadores de temperatura reduzidos para + 21 ° C durante o dia e não inferiores a + 16 ° C - à noite. Assim que 2-3 folhas completas são formadas nas mudas, elas devem ser mergulhadas em recipientes separados e beliscar o caule principal da raiz.
Plantar mudas no chão
A variedade de tomate princesa é fotofílica e prefere crescer em áreas ensolaradas e bem iluminadas, protegidas de maneira confiável da luz solar direta, correntes de ar e ventos. A cultura não gosta de aglomeração, portanto, recomenda-se plantar mudas de acordo com o esquema: não mais que 4 mudas por 1 m² com 1 talo e não mais que 3 brotos - com 2 caules.A experiência de cultivar a variedade mostrou que esses tomates apresentam maior produtividade ao formar um arbusto de 2 caules. Para plantar mudas no chão, é necessário fazer reentrâncias para despejar um punhado de cinzas, necessárias para proteger os arbustos de parasitas e decomposição. Imediatamente após o plantio de mudas, recomenda-se que os arbustos sejam amarrados.
Recursos de Cuidados
Uma das vantagens da variedade de tomate descrita é considerada a simplicidade e o cuidado pouco exigente, que consiste em rega oportuna, cobertura, formação de arbustos e capina.
Você sabe Do ponto de vista botânico, o tomate é um fruto de paracarpo multi-aninhado, embora em 1893 tribunal na América reconheceu-os como vegetais. No entanto, desde 2001, os estados da UE ordenam o retorno do status de frutos de tomate.
Fertilizantes e rega
A variedade "Princess" é caracterizada por uma taxa de crescimento bastante alta, portanto, precisa de boa rega abundante e cobertura. A irrigação dos arbustos deve ser realizada 2-3 vezes por semana, até que o solo superficial esteja completamente molhado. Recomenda-se hidratar em tempo nublado, de manhã ou à noite, a fim de evitar possíveis queimaduras de folhas devido à exposição à luz solar direta. Não use água fria para irrigação. A hidratação obrigatória do tomate é necessária durante o período de floração, após o afrouxamento do solo e na fase de amadurecimento da fruta.Nas condições de cultivo em estufa para irrigação de culturas, os especialistas aconselham a organização de um sistema de irrigação por gotejamento que permita controlar o nível de umidade. Para o pleno crescimento das plantas e a formação de frutos, é necessário alimentar regularmente os arbustos usando matéria orgânica (lixo, esterco) ou minerais à base de fósforo, potássio ou nitrogênio. Os fertilizantes precisam ser aplicados 1 vez em 30 dias, combinando-os com a rega. A planta é especialmente aguda na necessidade de cobertura na fase de formação e desenvolvimento da fruta.
Formação de arbustos e beliscar
Depois de enraizar as plantas, é necessário formar arbustos e aparar os enteados, caso contrário, não vale a pena esperar por uma colheita rica. Como regra, um arbusto é formado por:
- Em 1 talo. Para isso, todos os processos laterais são removidos e a haste é amarrada a uma treliça ou a estacas de madeira. O corte dos enteados laterais é realizado quando atingem 5-6 cm e a remoção dos enteados é realizada a cada 10 dias. Paralelamente, a primeira escova é cortada, o que permite reduzir a carga na bucha e aumentar a produtividade.
- Em 2 hastes. A formação de acordo com este esquema é realizada no processo de cultivo de mudas. Para isso, quando uma segunda folha cheia for formada nos brotos, aperte a parte superior do caule principal. Parar o crescimento da haste principal permitirá que os processos laterais se desenvolvam, que podem subseqüentemente substituí-la. É possível realizar a formação de um arbusto, mesmo após o plantio de mudas - nesse caso, a planta deixa 1 caule denso e 1 lateral, o processo mais forte, no qual se formaram 5 pincéis.
Cultivo do solo e capina
Um procedimento obrigatório para o cuidado da princesa é considerado afrouxamento do solo e remoção de ervas daninhas. O primeiro evento permite:
- saturar o solo com oxigênio e nutrientes;
- criar condições favoráveis ao aquecimento do solo;
- intensificar o crescimento da cultura.
Recomenda-se que o primeiro cultivo seja realizado imediatamente após o plantio, mergulhando o solo em 10 a 12 cm.Os procedimentos subseqüentes de cultivo são realizados após a rega a uma profundidade de 4-5 cm e recomenda-se a remoção de ervas daninhas, conforme necessário. No entanto, é importante fazer isso antes que as ervas daninhas desabrochem.
Para evitar o aparecimento de plantas parasitas, recomenda-se cobrir a cama com tomates com uma camada de cobertura morta - serragem, palha, feno. A cobertura morta também permitirá preservar a umidade do solo e proteger a planta de possíveis fenômenos climáticos negativos, além de simplificar o processo de regar os arbustos.
Doenças e Pragas
A princesa é caracterizada por boa resistência a doenças e pragas, que mais frequentemente afetam as plantas da família Solanaceae. No entanto, o não cumprimento das principais regras da tecnologia agrícola pode levar a danos aos arbustos com mosaico de tabaco, manchas cinzentas, praga tardia.
Para impedir o desenvolvimento de doenças, é necessário:
- não permitir molhar excessivamente a planta, o que pode provocar apodrecimento do sistema radicular, ressecamento e amarelecimento da folhagem;
- regularmente realizar afrouxamento do solo, capinando ervas daninhas;
- certifique-se de observar a rotação de culturas;
- aplicar fertilizantes no horário indicado;
- realizar periodicamente a descontaminação dos arbustos usando produtos biológicos, por exemplo, a Fitosporina, que protege os tomates de infecções e vírus por fungos.
Para o controle e prevenção de pragas, é permitido o uso de remédios populares:
- o tratamento de arbustos com água ou soro de alho permite combater a praga tardia;
- uma solução de amônia é um excelente remédio contra lesmas;
- pulverizar com água e sabão protege contra pulgões;
- solução de permanganato de potássio ajuda a se livrar do mosaico do tabaco.
Colheita e armazenamento
A colheita do tomate deve ser realizada à medida que a fruta amadurece. Como regra, o tempo de limpeza cai no período de agosto a setembro. Jardineiros experientes não são aconselhados a manter uma colheita pesada nos arbustos por um longo tempo, pois isso leva ao enfraquecimento da planta. Se o tomate está planejado para ser transportado, é permitido colher frutas verdes, que se prestam perfeitamente ao transporte, amadurecem bem em casa, mantêm sua estética e sabor.
Toda a colheita deve ser colhida se houver uma ameaça de resfriamento a + 5 ° C. Para armazenamento a longo prazo, frutas densas, não enrugadas, sem danos visíveis e áreas podres são adequadas. Os tomates coletados podem ser empilhados em caixas de papelão ou plástico, cujo fundo é forrado com papel limpo ou feno seco.
As condições ideais para a preservação dos frutos são consideradas temperatura + 10 ... + 12 ° C e umidade relativa de 80-85%. Ao mesmo tempo, a sala deve ser bem ventilada e protegida da luz solar direta. Sob tais condições, os tomates podem ser armazenados por 2,5 a 3 meses.
Recomendações de classificação
Os tomates desta variedade têm excelente sabor, avaliado pelos produtores de hortaliças em 4 pontos em 5. É por isso que as frutas são amplamente utilizadas cruas, como matéria-prima para o preparo de saladas, aperitivos, pratos de vegetais, molhos, ketchups. Eles são adequados para conservas e decapagem, preparação de conservas de saladas. Devido ao seu sabor rico, carnuda e aroma agradável, esses tomates acrescentam sabor aos pratos cozidos.
"Princess" é justamente considerada uma das melhores variedades de tomates de maturidade média, com rendimentos consistentemente altos. Estes tomates são pouco exigentes nos cuidados e no cultivo, não têm medo de mudanças nas condições de temperatura, são resistentes a muitas doenças. A cultura descrita será uma excelente opção promissora para jardineiros iniciantes.