O repolho Larsia F1 provou-se nos campos agrícolas. O híbrido atrai a atenção de jardineiros com alta produtividade e outros recursos que serão discutidos em detalhes abaixo.
Descrição e característica
Larsia F1 - um dos modernos híbridos de repolho branco da preocupação Seminis.
As principais características e indicadores deste vegetal são os seguintes:
- cabeça chata, oval-redonda;
- a cor é branca, com uma tonalidade verde, em um corte branco;
- uma cabeça de repolho é densa e lisa, interior homogênea com veias finas;
- toco curto;
- as folhas externas são verde-escuras, com revestimento ceroso;
- o tamanho da saída da folha é médio;
- peso médio da cabeça de 4-6 kg, máximo 8 kg;
- produtividade de 240-280 kg / ha.
O híbrido pertence a vegetais de maturação média-tardia e o tempo médio de cultivo em campo aberto é de 110 a 115 dias, enquanto no 80º dia as cabeças de repolho são adequadas para corte e processamento posterior. As qualidades de sabor de um vegetal já no momento da colheita estão em um nível alto, o que o compara favoravelmente com as variedades que adquirem sabor e nitidez apenas durante o armazenamento a longo prazo.
Você sabe A cabeça de repolho é uma espécie de broto de planta que, após o inverno, dá frutos na forma de vagens.
Vantagens e desvantagens
- As vantagens do híbrido são as seguintes:
- alto rendimento estável;
- excelente desempenho de mercado de cabeças de repolho;
- resistência a doenças, incluindo tripes;
- não racha;
- longo armazenamento na videira e após a colheita;
- aplicação universal (fresca e processada, para iniciantes e picles).
Tempo de crescimento ideal
As datas de semeadura dependem das condições climáticas de uma região específica. Recomenda-se iniciar o plantio de sementes, geralmente no início da primavera (nas últimas semanas de março). Nas regiões sul, o transplante em campo aberto pode ser realizado até o mês de julho, se as condições climáticas não interferirem na colheita em meados do outono.
Vídeo: Repolho Larsia F1
Regras de crescimento
A tecnologia agrícola do híbrido Larsia F1 não possui requisitos especiais e coincide com as regras básicas para o cultivo do repolho branco.
Seleção e preparação de sementes
Para o cultivo de culturas híbridas, a seleção e compra de material de sementes é de suma importância, uma vez que somente das sementes de um produtor comprovado é possível obter uma planta com as propriedades desejadas.
Importante! As culturas híbridas F1 não mantêm suas características nas sementes colhidas manualmente das plantas plantadas. Para colher no próximo ano, as sementes precisam ser compradas novamente.
Geralmente, recomenda-se embeber as sementes antes da semeadura, a fim de aumentar a germinação e desinfetar. No entanto, as sementes da marca são frequentemente vendidas com fungicidas processados. Eles são pintados em cores brilhantes e não requerem processamento adicional antes da semeadura.
Se as sementes não forem pintadas e não houver aviso correspondente na sacola, você poderá executar as seguintes ações:
- Coloque as sementes em uma solução de cloreto de sódio a 3% por 10 minutos e depois colete as que afundaram no fundo. A solução salina deve ser lavada e as sementes selecionadas devem ser secas imediatamente.
- Para a desinfecção, coloque as sementes em uma solução forte de permanganato de potássio ou em uma solução de alho esmagado (30 g por 1 xícara de água) e deixe por uma hora. Após o processamento, lave as sementes com água limpa e seque.
- Para o endurecimento preliminar, as sementes embebidas devem ser mantidas na geladeira a + 1 ... + 2 ° C por um dia.
Cultivo de mudas
Para o cultivo de mudas, você pode comprar solo preparado em uma loja ou centro de jardinagem, bem como prepare o solo você mesmo na seguinte proporção:
- uma parte da terra do húmus e da grama;
- 1 colher de sopa. eu cinzas por 1 kg de mistura do solo.
A terra deve primeiro ser higienizada com uma solução de permanganato de potássio ou por calcinação em um forno.
Importante! Não use terra para mudas daqueles canteiros onde as culturas crucíferas cresceram, a fim de evitar possíveis infecções de mudas com doenças características.
Para mudas, você também precisará de uma caixa ou um recipiente plástico especial e, para o segundo estágio, após um mergulho, precisará de recipientes individuais para cada planta. Antes da semeadura, o solo deve ser abundantemente regado e a próxima hidratação é realizada após a emergência. Esta técnica é a prevenção da "perna negra" nos brotos de repolho.
O repolho é uma planta resistente ao frio e uma temperatura de + 18 ... + 20 ° C será suficiente para a rápida germinação das sementes. Para evitar alongamento excessivo, as mudas de repolho devem ser mantidas em baixas temperaturas, cerca de + 8 ° C, principalmente à noite. Depois de uma semana, a temperatura é aumentada para +12 ... + 15 ° C. Se necessário, as mudas são iluminadas com lâmpadas especiais, proporcionando um dia claro de 12 a 15 horas.
As primeiras mudas são afinadas para que cada muda tenha uma área de cerca de 2 cm². A rega das mudas deve ser muito moderada à temperatura ambiente.A colheita é iniciada quando aparecem 1-2 folhas reais, o que corresponde a aproximadamente uma vida útil de 10 dias. O transplante é realizado na mesma mistura do solo, enquanto as mudas são enterradas nas folhas do cotilédone. Se as raízes da planta são muito longas, elas são podadas por um terço. Mudas cultivadas sem colheita, neste momento é necessário afinar novamente, deixando intervalos de 5-6 cm.
Mudas de repolho precisam de cobertura adicional de acordo com este esquema:
- uma semana após um mergulho, 1 g de superfosfato e 2 g de fertilizantes de potássio e nitrato de amônio são adicionados a 1 litro de água. Essa mistura é suficiente para cerca de 50 mudas, que devem ser pré-regadas;
- após 2 semanas, a quantidade de aditivos por 1 litro é dobrada;
- 2-3 dias antes do plantio, as mudas são fertilizadas com uma solução contendo 8 g de fertilizantes de potássio por 1 litro de água, e são adicionados 5 g de superfosfato e 3 g de nitrato.
Preparação do local
O local para o cultivo deve ser leve e fértil. A cultura mostra o melhor rendimento em barcos com uma alta porcentagem de húmus com uma reação do solo levemente ácida ou neutra. Os melhores antecessores do repolho são cenouras, cebolas, pepinos e ervilhas. Não cultive repolho após o milho e também devolva o vegetal para o mesmo local. Mais uma vez, você pode plantar repolho no jardim somente após 3-4 anos.
O repolho achatado é necessário para o repolho, e o desembarque em uma cordilheira é recomendado em planícies úmidas.
Os fertilizantes são aplicados ao solo durante o outono ou a primavera na preparação da cama, e você também pode adicionar fertilizantes a cada poço ao plantar:
- 500 g de húmus;
- 1 t Nitrophoski;
- 2 colheres de sopa. cinzas.
Transplante de mudas para o solo
10 a 12 dias antes do transplante, as mudas são endurecidas, acostumando-se gradualmente a baixas temperaturas e luz solar direta. No primeiro dia, na sala com repolho, uma janela é aberta por 3-4 horas, depois os contêineres são levados para a varanda e, como resultado, deixados na rua durante o dia. Antes dos primeiros raios de sol, as plantas sombream um pouco para evitar queimaduras.
Uma semana antes do plantio, a rega é significativamente reduzida ou completamente interrompida, o que permite retardar o crescimento das plantas. À noite antes do dia do plantio, as mudas são abundantemente regadas. O desembarque é melhor realizado em um dia nublado ou à tarde com tempo ensolarado.
O repolho maduro tardio é plantado com um intervalo de 70 × 70 cm, e cada muda deve ser aprofundada pelas primeiras folhas reais e comprimir o solo ao redor. As mudas são regadas imediatamente após o plantio e, se não houver chuva, no dia seguinte.Cuidados com as plantas
O cuidado com o plantio de repolho consiste no controle da umidade e no corte correto, bem como na cobertura oportuna.
Taxas de rega
A rega adequada é a chave para obter um alto rendimento, já que o repolho é uma planta que adora água e é necessária muita água para formar grandes cabeças de repolho. Ao mesmo tempo, a inundação excessiva de água pode levar ao crescimento vegetal atrofiado.
Importante! A inundação do sistema radicular dentro de 6 a 12 horas leva ao início de sua morte!
Existem três maneiras de regar:
- A opção mais fácil é ao longo dos sulcosNo entanto, isso requer um alívio suave e não fornece umidade uniforme. Quando sulcado, é difícil umedecer as raízes das mudas jovens após o plantio. Este método não é adequado para solos arenosos e arenosos.
- Aspersão Adequado para o local com qualquer terreno e com qualquer solo. Este método permite ajustar a taxa desejada, regular a umidade e atualizar as plantas no calor. A desvantagem deste método é a crosta após a irrigação, irregularidade nos ventos fortes e consumo de energia significativo.
- Irrigação por gotejamento mais racional, permitindo economizar água e fornecê-lo apenas à planta. No entanto, esse método tem o custo mais alto, além de exigir qualidade da água.
A melhor maneira de regar é pela manhã ou à noite, enquanto a temperatura desejada da água é de cerca de + 20 ° C. Em clima quente, aspersão refrescante também é recomendada (manhã ou noite). A rega é reduzida durante a posição de uma cabeça de repolho.
Aplicação de fertilizantes
A quantidade de fertilizante necessária para a vegetação adequada do vegetal depende da fertilidade do solo e de sua preparação antes do plantio. As mais eficazes são as coberturas durante o período de crescimento máximo das folhas e durante a formação da cabeça do repolho.
A programação de alimentação recomendada é a seguinte:
- 2 semanas após o transplante, as mudas são alimentadas com solução de verbasco (1:10, 500 ml por 1 muda). Esse curativo pode ser pulado se fertilizantes foram adicionados ao buraco durante o plantio;
- a segunda alimentação é realizada um mês após o plantio e é idêntica em composição à primeira;
- a terceira alimentação ocorre 2 semanas após a segunda. 30 g de superfosfato por 10 l de água são adicionados à mesma solução de verbasco e vazados de 1 a 1,5 l por arbusto;
- com a mesma solução, um quarto curativo pode ser realizado após 20 dias.
Afrouxamento e hilling
Quando as mudas criam raízes, a capina é realizada e o primeiro afrouxamento. A profundidade de cultivo pela primeira vez é de 4-5 cm. Após uma semana, o processo é repetido para uma profundidade de 6-8 cm. O cultivo subsequente é realizado até que a folhagem das plantas vizinhas se feche a uma profundidade de 8-10 cm.
O abate permite obter raízes adicionais e é realizado 25 dias após o transplante de mudas em campo aberto. É realizada após a rega ou cobertura, escavando o solo até as primeiras folhas reais. Como o Larsia F1 tem um tronco curto, não é necessário um segundo corte.
Você sabe O repolho azedo apareceu na China e foi originalmente mergulhado em vinho de arroz. Foi este jantar que alimentou aqueles que construíram a Grande Muralha da China no século III aC. e
Pragas e doenças
Este híbrido é resistente a tripes e bacteriose. Cabeças de repolho raramente são afetadas por lagartas, o que é especialmente perceptível ao plantar diferentes espécies em canteiros vizinhos.
Quando ataque de pulgas crucíferas, use o processamento "Intavir".
As possíveis doenças do repolho são frequentemente associadas ao preparo inadequado do solo e à não observância dos princípios de rotação de culturas.
Uma planta pode contrair estas doenças:
- quilha - uma doença fúngica, espalhada por esporos e vive em solo ácido. A principal medida preventiva é a desoxidação do solo entre 5,5 e 6,5 pH. Também ajuda no tratamento de mudas uma semana antes do transplante com 3% de líquido Bordeaux;
- míldio forma um revestimento cinza na parte inferior das folhas e manchas amarelas podem aparecer na frente. É importante não exagerar os plantios, e as plantas doentes são tratadas com 1% de líquido Bordeaux.
Colheita e armazenamento
O híbrido é perfeitamente armazenado na videira, permitindo que você estique a colheita. Após a colheita, as cabeças de repolho são armazenadas por 4-8 meses.
A colheita é melhor feita em tempo seco, cortando as cabeças com uma faca afiada. Se for planejado o armazenamento em suspensão, o coto é deixado longo, em outros casos é cortado em 2-3 cm.As duas folhas superiores de cobertura são deixadas para proteção adicional da cabeça.
Durante a classificação inicial, os seguintes vegetais são rejeitados para armazenamento a longo prazo:
- cabeças de repolho subdesenvolvidas ("recuperação");
- danificado mecanicamente e rachado;
- congelados ou com traços de pragas.
As condições ideais de armazenamento são as seguintes:
- temperatura de 0 ° C a + 2 ° C;
- umidade 85-95%;
- falta de mofo e fungos;
- transmissão mensal.
Sujeito às condições acima, o repolho pode ser colocado para armazenamento a longo prazo:
- em uma caixa ou caixa, enquanto as cabeças de repolho são colocadas em uma camada e não permitem que elas toquem;
- nas prateleirascolocando os legumes com uma haste e embrulhando-os em papel;
- na areia, para o qual o toco é completamente cortado e as cabeças de repolho são colocadas em camadas e polvilhadas com areia seca. Você também pode enfiar uma cabeça de repolho com um toco (pelo menos 8 cm) em uma camada de areia com 20 cm de profundidade;
- pilhastendo reunido formas especiais dos trilhos que garantirão uma ventilação ideal para o repolho;
- pendurando cada cabeça separadamente para o toco no teto.
Quando armazenado na geladeira, o repolho é colocado em uma zona de frescura ou compartimento de vegetais a uma temperatura mínima. Uma cabeça de repolho é embrulhada em filme ou papel.
O repolho Larsia F1 pode ser consumido fresco e também é uma das melhores variedades para decapagem e decapagem. O repolho branco é um delicioso recheio para tortas e bolinhos, usados para fazer sopas e acompanhamentos.
Este híbrido é recomendado para cultivo em fazendas e em fazendas pessoais. Com a tecnologia agrícola tradicional, o repolho tem várias vantagens inegáveis sobre a maioria das variedades.