Cebolas - um vegetal, sem o qual a maioria dos pratos da culinária mundial é concluída. Tal popularidade faz com que as anfitriãs pensem em cultivar essa colheita em seu próprio jardim. No cuidado, o vegetal não é extravagante e resistente à maioria das doenças, mas há algumas que podem causar muitos problemas e estragar significativamente a colheita. A luta contra eles será discutida mais adiante.
Causas do aparecimento de vermes da mosca da cebola
A praga de cebola mais comum e perigosa é uma mosca de cebola. Assemelha-se muito a uma mosca doméstica comum, apenas uma cor cinza acinzentada. Uma mosca vence no chão, formando algo semelhante a um casulo marrom. No final de maio, quando chega a hora de florescer cerejas e dentes-de-leão, o inseto deixa seu abrigo de inverno e passa a pôr ovos. Forma sua alvenaria em penas de cebola, como larvas, vermes brancos, come cebola, alho e outras plantas desta família.
Você sabe A mosca-da-cebola habita quase todo o território do Hemisfério Norte, exceto os desertos. Durante uma temporada, um inseto pode reproduzir várias gerações de vermes e, quanto mais ao sul da região, mais gerações por temporada. Quantidade máxima — 3-4 gerações por ano.
Após 3-8 dias, as larvas emergem dos ovos, correndo instantaneamente para os bulbos. Deixando uma lâmpada, eles novamente vão para o chão, formam casulos, a partir dos quais as moscas aparecerão, o que dará vida às larvas de segunda geração. Eles atingirão mais tarde as variedades de cebola. Esse é o ciclo de vida de um inseto, de modo que pode ser encontrado em quase todos os lugares onde são cultivadas bolbos. Mas há lugares onde a praga se acumula em grandes números e causa danos significativos à colheita. Os motivos para isso podem ser:
- violações da rotação de culturas (várias estações seguidas plantadas em um local da cultura, afetadas pela praga);
- a escavação no outono não foi realizada ou uma pequena camada de solo foi levantada;
- as camas não se alternam (cebola - cenoura);
- o material de plantio não passou na preparação.
Como processar cebolas de vermes?
Existem várias maneiras de combater uma praga: folclórica, meios químicos, produtos biológicos. O que exatamente precisa ser usado contra uma mosca de cebola é descrito abaixo.
Preparações biológicas
Hoje, entre os meios existentes de combater vários infortúnios no jardim, os preparativos biológicos estão ganhando popularidade. Eles são tão eficazes quanto os fungicidas químicos, mas se acumulam em menores quantidades nas culturas.
Tricodermina
Se você achar que pequenos vermes brancos estão enrolados no jardim, precisará agir com urgência. O agente biológico mais eficaz é considerado Tricodermina. Para processar a cama com eles, você precisa preparar uma solução (30 g / 3 l de água). Esta solução deve ser pulverizada sobre a cultura em clima calmo e seco. O procedimento é repetido após uma semana e meia.
Metronidazol
O metronidazol é um agente antibacteriano. Você pode encontrá-lo em uma farmácia regular. Destrói efetivamente a praga. Essa solução é preparada: 4 comprimidos são diluídos em 10 litros de água. As camas são pulverizadas com líquido a uma taxa de 4-6 litros por metro quadrado da parcela.
Remédios populares
Embora os produtos biológicos sejam mais gentis que os químicos, eles ainda são capazes de se acumular em um vegetal, permanecendo nele por um curto período de tempo. Portanto, antes da colheita, seu uso não é recomendado. Nesse caso, você pode regar a cultura com remédios populares.
Amoníaco
Entre os remédios populares, a amônia é considerada o remédio mais eficaz contra qualquer praga do jardim. Possuindo um aroma bastante específico, ele não apenas destrói as larvas existentes, mas também afugenta as moscas que desejam deixar novos filhos na planta. Preparando uma solução de 3 colheres de sopa. eu produtos farmacêuticos e 10 litros de água. Para eles, com um intervalo de 4-5 dias, a cultura é regada sob a raiz. Para fins preventivos, o processamento é realizado com um intervalo de 10 a 12 dias.
Importante! A amônia é uma droga que contém nitrogênio, então você precisa terminar seu uso até meados de junho.
Solução salina
O sal é o remédio mais simples para uma mosca de cebola que está sempre à mão. Com base nisso, você pode preparar uma solução. Em 10 l de água, 300 g de sal são diluídos. Quando este produto é completamente dissolvido, a planta é regada com uma solução sob a raiz. Antes do procedimento de tratamento, é necessário umedecer o solo. Depois de algumas horas, o sal que se depositou na planta deve ser lavado e a água espaçada entre as fileiras. O procedimento é realizado uma vez por temporada.
Solução de sabão
A solução, preparada à base de sabão, forma uma película protetora na planta, impedindo o aparecimento da praga novamente. Mas a barreira protetora persiste por um curto período de tempo. Para a solução, é necessário ralar 50 g de sabão em pó em um ralador. O produto triturado deve ser derramado com 10 litros de água. A cama é pulverizada com o agente. O procedimento repetido é realizado após pelo menos três semanas. Se a praga não morreu após esse remédio, outras receitas folclóricas devem ser usadas.
Caldo-leão
Vermes de moscas de cebola também morrem após a decocção de dentes de leão. Para prepará-lo, é necessário pegar 200 g da raiz da planta, moer bem e misturar com 1 litro de água fervente. O líquido deve ser infundido por dois dias, coar e diluir em 10 litros de água. O tratamento dos leitos é realizado por pulverização através de uma pistola de pintura.
Importante! Para obter o efeito máximo, uma decocção de dente-de-leão deve ser usada em conjunto com solução salina.
Cinzas de madeira
As cinzas da madeira não são apenas uma boa ferramenta para regular a acidez do solo, fertilizantes, mas também uma substância antiparasitária eficaz. As cinzas podem ser compradas prontas ou obtidas independentemente, mas para isso você definitivamente precisa queimar madeira, e não um pouco de lixo. É necessário levar 2 kg e despejar 10 litros de água. O fluido deve ser pulverizado em todo o jardim. O procedimento é realizado com um intervalo de 14 dias.
Produtos químicos
Se houver necessidade de usar produtos químicos, não será necessário usar produtos prontos. Você pode encontrar mais opções de economia.
Permanganato de potássio
O permanganato de potássio normal é um desinfetante acessível e de alta qualidade. Portanto, não só ajudará a se livrar dos vermes, mas também protegerá as plantas da possível manifestação de doenças que surgem devido a uma violação das regras da cultura agrícola. Para o primeiro tratamento, a solução é preparada com uma cor ligeiramente rosa.
Você sabe As cebolas são capazes de extrair veneno que entra no corpo humano após uma picada de inseto. Também remove a inflamação resultante, inchaço e elimina a coceira. Simplesmente conecte a lâmpada cortada no local da picada.
Cada tratamento subsequente, realizado após 10 a 12 dias, deve ser realizado usando uma solução cada vez mais saturada e saturada. Qualquer processamento é realizado em dois dias. Molhar e pulverizar as plantas. Tudo isso é feito em um dia e na próxima vez em que é repetido na mesma sequência.
Cloreto de cobre
Este é um fungicida inorgânico popular, frequentemente usado em vez do líquido de Bordeaux. A partir disso, é preparada uma solução: 20 g do produto por 10 litros de água. Para maior eficiência, recomenda-se adicionar 20 g de sabão em pó, esmagado com um ralador, ao líquido resultante. O produto resultante é tão eficaz que é suficiente realizar o tratamento uma vez por temporada.
Prevenção de doenças de vermes de cebola
Combater a mosca da cebola não é muito problemático, mas se a praga for detectada tarde, você poderá perder uma grande quantidade da colheita. Portanto, deve-se tomar cuidado para proteger a cultura com antecedência.
Para fazer isso, várias medidas preventivas são realizadas:
- Outono escavação do site antes do início da geada. Como resultado deste procedimento, as larvas aparecerão na superfície e congelarão com o advento do gelo.
- Na primavera, antes do plantio, é necessário descontaminar a semente com permanganato de potássio.
- Após o plantio, o canteiro deve ser polvilhado com cinzas (1 colher de sopa / 1 m²).
- Após cada rega, afrouxe a cama para que a umidade evapore mais rapidamente. O solo seco é prejudicial às larvas.