Muitos jardineiros com experiência em trabalhar com estufas sonham com a escala industrial do cultivo de hortaliças. Obviamente, uma ou duas pequenas estruturas para obter lucro não será suficiente, exigirá a construção de uma estrutura industrial, que será equipada com os recursos e equipamentos necessários. Como construir esse abrigo será discutido na revisão.
Qual é a diferença entre estufas industriais e comuns?
A principal característica das estruturas industriais é o seu tamanho. As estufas profissionais são centenas e mais vezes superiores às comuns. A área dessas estruturas é medida em centenas de metros quadrados. Algumas amostras industriais são semelhantes em forma às cabanas comuns e significativamente alongadas, mas seu comprimento e largura são muito maiores.
Você sabe A estufa mais incomum está localizada em Bruxelas, perto do Castelo de Laken. Neste local existe todo um complexo de edifícios de estufas com uma área de 25 mil m². A construção foi erguida no século XIX em nome do rei da Bélgica Leopold. Além das estufas padrão, o complexo inclui uma igreja e uma capela de cúpula.
Outros têm uma forma quadrangular com lados quase iguais - várias estruturas alongadas são construídas de perto, mas não têm paredes entre si. Como resultado, é confiado um gigantesco edifício agro-técnico, cuja área já é medida em mais de mil metros quadrados.
Outra diferença é o objetivo. As estufas do país são criadas para aumentar a produtividade e fornecer à família vegetais saudáveis. Opções profissionais são construídas para gerar renda com o cultivo de colheitas para venda. As estufas industriais são diferenciadas por uma estrutura forte. Em tamanhos enormes, a carga sobre eles aumenta (forro, neve etc.). Além disso, as estufas profissionais sem falhas têm uma base.
Os benefícios de tais estufas
- O uso de estufas industriais tem várias vantagens:
- disponibilidade de recursos adequados;
- a capacidade de cultivar um grande número de culturas;
- amplo escopo.
Preparação para a construção de uma estufa industrial
Antes de iniciar a construção, vários procedimentos importantes devem ser seguidos.
Seleção e preparação do local
Para que a estufa dê o efeito esperado, ela precisa ser posicionada corretamente. O local da construção deve ser plano. A inclinação máxima permitida é de 0,04%. Se os ventos do furacão não forem incomuns na área, serão construídos escudos e cercas adicionais que reduzirão a velocidade das rajadas de vento. Eles serão capazes de proteger a estrutura contra trações de neve infláveis.
Importante! A direção ideal de estufas para as regiões sul é de norte a sul. Em áreas frias, as estufas são encaminhadas de oeste para leste.
No caso de chuvas fortes ou durante o derretimento da neve, a água não deve estagnar no chão, o que corroerá a fundação e inundará a estufa. Você também deve providenciar água para a futura estrutura. É igualmente importante que o solo seja fértil. Para obter uma colheita abundante, é necessário planejar o uso e armazenamento de misturas de solo e fertilizantes.
Dimensionamento e design
Antes de prosseguir com a construção, é necessário desenhar um desenho com os parâmetros desejados e desenhar um diagrama.
Normalmente, os projetos consistem nos seguintes estágios:
- O tipo de construção é determinado. Ao mesmo tempo, também são consideradas a qualidade da base, o sistema de aquecimento, a espessura e o tipo de pele da moldura, a localização das folhas da janela e o tipo de perfil.
- Mais adiante no desenho, os pontos de conexão de todas as peças estão marcados. Ao mesmo tempo, é levado em consideração pelo qual a instalação será realizada.
- Um sistema de aquecimento está sendo desenvolvido. Nesta fase, é pensado sobre que tipo será e um plano para sua colocação é descrito.
Recomenda-se que o desenho de trabalho seja executado em vários displays:
- Fundação. Imagem de cima, frontal e lateral.
- Estufa. Plano frontal, lateral e superior.
- Mecanismo de aquecimento e caldeira. A projeção de diferentes ângulos.
Importante! Ao construir grandes estufas, os requisitos dos SNiPs, bem como as cargas de vento e neve na região, devem ser levados em consideração.
Instruções passo a passo para criar uma estufa industrial
À primeira vista, construir uma estufa industrial é um trabalho avassalador. Mas, conhecendo todas as sutilezas e etapas, todos podem lidar com esse assunto.
Criando as bases para a estufa
Para que o design dure muito tempo e seus custos não sejam desperdiçados, ele é montado com base. Tal fundação permitirá fixar firmemente a estrutura, impedir que a precipitação entre do lado de fora e proteger o solo das ervas daninhas.
Para estufas industriais, use os seguintes tipos de fundação:
- Tijolo. Isso servirá por muito tempo, mas o custo dessa fundação será impressionante. Para a construção da base terá que construir um travesseiro impermeabilizante, o que impedirá o impacto negativo do solo. Com esta alvenaria, serão necessários cimento e areia adicionais.
- Pedra. Pedra natural é uma ótima opção. É colocado sobre uma solução de argila e areia. A principal desvantagem dessa fundação é a presença das habilidades necessárias para trabalhar com a pedra.
- Tape. A opção mais durável e confiável na construção de capital. Para sua construção, uma almofada de areia é equipada e um calçadão também é montado e despejado em uma profundidade de 0,5 m com uma solução. Largura - 30-40 cm.
Importante! Ao construir a base de fita, você deve primeiro equipar o enchimento de cercas para as camas.
Depois de derramar a fundação, está amarrada. Para fazer isso, pegue um tubo ou canto em forma de metal. O arnês é fixado à base com parafusos de ancoragem. Um requisito importante é uma pintura completa de tubos de metal.
A escolha do material para o quadro
Um elemento importante para as estufas o ano todo e as estações do ano é o quadro.
Hoje, um grande número de matérias-primas é usado para a produção de esquadrias:
- De metal. O principal material para edifícios de efeito estufa. Difere em alta durabilidade e confiabilidade. Como desvantagem, existe um alto risco de corrosão. Na ausência de controle, esse quadro pode rapidamente se tornar inútil.
- Árvore. A opção mais barata, que tem seus prós e contras. É usado principalmente em versões caseiras, os fabricantes em escala industrial não o utilizam. A vida útil deste projeto é pequena e a força está mudando constantemente. Como regra, esse quadro pode sobreviver de 3 a 5 anos.
- Aço galvanizado. A melhor opção para estruturas de proteção. Entre as vantagens, destacam-se baixo custo, estabilidade, durabilidade. Em escala industrial, os quadros hoje são feitos com esse material.
- Alumínio. Tais estruturas serão de interesse para aqueles que são guiados pela experiência dos proprietários de terras ocidentais. Este material não é suscetível à corrosão e dura muito tempo. Mas, em comparação com o aço galvanizado, o preço e a suavidade do alumínio são muito piores.
- De plástico. Substitui gradualmente todos os outros materiais. As armações de plástico são fáceis de instalar e não têm um alto custo. No entanto, a resistência do material é inferior ao metal.
Você sabe Na Islândia, as estufas são equipadas com gêiseres. Existe até um sinal: vi uma estufa, o que significa que existe uma fonte de água quente por perto.
Existem 3 formas de quadros:
- arqueado ou arqueado;
- empena;
- lanceta.
Montagem e montagem do quadro
Após projetar, estabelecer a fundação, escolher a forma e o material do esqueleto, você pode prosseguir para a instalação do próprio perfil. O trabalho é realizado somente após a fundação secar bem.
Fase de instalação do quadro:
- A ligação inferior é realizada. Depois disso, os racks verticais são instalados e fazem o chicote superior.
- De acordo com o projeto e os desenhos, uma estrutura de telhado é equipada. Como a altura e o perímetro da estrutura serão bastante grandes, vários postes de retenção são feitos.
- Fixações correspondentes (arruelas de borracha, parafusos autorroscantes, etc.) a pele é presa à estrutura.
- Nas bordas do material de cobertura é colada com fita adesiva. É importante que o ar frio não entre na estrutura através de rachaduras.
- Algumas folhas da janela são feitas na caixa. Eles são necessários para ventilar a estufa. Além disso, cada estrutura deve ser fácil de abrir e fechar.
Revestimento de armação
Na Rússia, é costume cobrir estufas industriais com filme, vidro ou policarbonato. Cada um desses materiais tem seus prós e contras.
Policarbonato
Material universal, resistente a fatores externos, durável e resistente ao calor. Além disso, esse material, diferentemente do vidro, tem um preço baixo. As folhas de policarbonato dobram-se facilmente, o que é importante para opções arqueadas para estufas.
- Este material combina todas as boas qualidades de vidro e filme:
- elasticidade;
- durabilidade
- durabilidade;
- tolerância de diferenças de temperatura;
- alto isolamento térmico;
- boa transmissão de luz;
- pouco exigente para sair.
De vidro
Material durável, mas caro. As construções de vidro podem durar décadas. A principal vantagem é a excelente transmissão de luz. Mesmo após décadas, esse material não fica nublado e não perde sua transparência.
- Entre as deficiências, observe essas características:
- peso pesado;
- fragilidade;
- isolamento medíocre.
As estufas industriais de filme não são eficazes, porque o polietileno não é um material forte e durável.Importante! A estrutura e a base do revestimento de vidro devem ser fortes e pesadas, o que leva a um aumento nas estimativas de construção.
Sistemas de engenharia
Para o cultivo bem-sucedido de vegetais, é necessário organizar um microclima estável no edifício. Para isso, são instalados dispositivos na estufa que mantêm a umidade, a temperatura e também fornecem iluminação e ar fresco.
Sistema de aquecimento
Para quem precisa cultivar legumes o ano todo, são úteis informações sobre o aquecimento de uma estufa. Pode ser a gás, elétrico ou fogão.
De acordo com o tipo de fonte de calor, esses tipos são diferenciados:
- Vapor. Ele funciona fornecendo água quente aos radiadores, localizados ao redor do perímetro da estrutura. Em vez de radiadores, os tubos podem ser colocados no subsolo. Nesse caso, a camada fértil servirá como um grande radiador.
- Aéreo. O sistema de aquecimento está conectado diretamente à ventilação. Quando você liga a sala começa a circular ar quente. A opção mais orçamentária, mas ineficaz.
- Lâmpadas infravermelhas. As grandes estufas são melhor aquecidas dessa maneira. Afinal, os raios infravermelhos aquecem não o ar, mas o solo. A desvantagem desse sistema é o custo do equipamento e a quantidade de energia gasta.
Sistema de ventilação
A troca de ar é importante para muitas culturas. Devido à ventilação, o excesso de calor e umidade são removidos do abrigo e também são trocados oxigênio e dióxido de carbono. A troca de ar é garantida por sistemas de ventilação natural e forçada. Como regra, aberturas especiais (janelas, aberturas) são equipadas nos telhados e paredes das estufas.Você pode fechar as aberturas manualmente ou com a ajuda de uma unidade automática. Para ventilação adicional, os ventiladores são instalados em lados opostos da estufa.
Importante! Quanto mais alto o orifício de ventilação, mais eficiente é o processo de troca de ar: o ar quente aumenta independentemente, enquanto reduz o ar fresco e mais frio.
Sistemas de iluminação para estufas
A iluminação auxiliar é especialmente relevante no inverno, quando o horário de verão é muito curto. A opção mais econômica em termos de intensidade de energia é a instalação de lâmpadas LED. As ondas eletromagnéticas não aquecem o ar, mas o solo. Mas esse equipamento não é barato. Os phytolamps de espelho de sódio provaram ser muito bons, mas a aquisição deles vai custar muito dinheiro.
Sistema de irrigação
A própria estufa precisa ser equipada com irrigação. Existem dois sistemas principais: gotejamento e aspersão. Ao aspersão em uma estufa, são instalados pulverizadores que regam as plantas de cima, caindo no chão com gotas. Como resultado, as plantas recebem a quantidade necessária de umidade com o menor consumo de água.
O sistema de aspersão pode consistir em vários tipos de plantas:
- equipamento fixo fixado sob o arco;
- fixo entre as linhas da instalação;
- dispositivos móveis fixados no teto.
A vantagem desse método é que todos podem organizar de forma independente a irrigação por gotejamento usando mangueiras ou fita velhas. É aconselhável colocar filtros de água em viveiros profissionais. Isso não apenas poupará água de impurezas indesejadas, mas também aumentará a vida útil do equipamento.
Planeamento de camas e disposição da estufa
Depois que a construção da estufa estiver concluída, você poderá começar a planejar a localização das camas.
Existem 3 tipos principais:
- Linhas estreitas padrão. Entre eles, há espaço para a circulação de pessoas ou veículos.
- Camas ou racks multiníveis. Esta opção permite operar com eficiência o interior da estufa. As plantas estão localizadas uma acima da outra em diferentes níveis, para que os arbustos superiores não bloqueiem a luz do fundo. Esse layout é usado principalmente para o cultivo de mudas ou morangos.
- Hidroponia. Nesse caso, não há fileiras - as plantas são cultivadas artificialmente (misturas de água, estruturas porosas, etc.) e recebem alimentos durante a irrigação. Este método permite fotografar uma boa colheita com um custo mínimo de água e nutrientes.
Você sabe Segundo alguns relatos, as primeiras estufas apareceram na Roma antiga. É verdade que eles não são muito parecidos com os modernos. Os jardineiros plantaram arbustos em pequenas carroças com terra, que transportaram para o sol durante o dia e os levaram a se esconder durante a noite.
Como escolher a estufa industrial certa do fabricante
Ao escolher uma versão industrial de uma estufa, é importante proceder a partir dos tipos de culturas que você planeja cultivar, bem como da sazonalidade da exploração e do volume de culturas futuras. Nesse caso, você deve procurar fabricantes confiáveis que se estabeleceram no mercado como executores de qualidade. Mas a escolha da empresa não é um negócio completo. A eficácia da futura estufa também depende das tecnologias utilizadas. Portanto, ao solicitar um design, você deve se familiarizar com os métodos de prática.
É bem possível construir uma estufa confiável e atraente por conta própria. A regra principal: desenvolver um projeto, desenhos e seguir claramente os esquemas. Uma instalação bem estabelecida durará muito tempo e proporcionará uma boa colheita durante todo o ano.