No mundo moderno, o diabetes é o flagelo de toda a humanidade. Hoje em dia é impossível se livrar completamente desta doença, as pessoas com diabetes precisam tomar medicamentos que suportem níveis normais de açúcar no sangue ao longo de suas vidas.
Os diabéticos tipo 2 (não dependentes de insulina) regulam o açúcar, controlando os níveis de glicose no sangue, mantendo um estilo de vida saudável e seguindo certas dietas. Para essas pessoas, o gengibre é um produto ideal para incorporação na dieta. Os médicos recomendam tomá-lo de qualquer forma com monitoramento obrigatório dos níveis de glicose no sangue.
Raiz de gengibre para pacientes com diabetes tipo 2
As pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, além dos medicamentos prescritos pelo médico, também podem usar os conselhos da medicina alternativa e incluir gengibre em sua dieta. Hoje, a raiz de gengibre pode ser comprada em quase todas as lojas, por isso é popular não apenas entre os diabéticos, mas também entre as donas de casa como um tempero específico.
Apesar da diversidade da família do gengibre, em nossos balcões você pode encontrar apenas duas de suas espécies - preto e branco. Praticamente não há diferença entre eles, a raiz branca passa por um procedimento de limpeza adicional e a preta chega até nós em sua forma original.
Propriedades úteis
Este produto também é extremamente útil para pessoas com sobrepeso e é indispensável para quem monitora cuidadosamente sua saúde.
- Os benefícios do gengibre sobre outros produtos são:
- ricos em substâncias especiais - terpenos, são elementos importantes das resinas orgânicas. Isso se deve aos terpenos, que têm seu próprio gosto específico;
- na composição - um complexo inteiro de aminoácidos, vitaminas, minerais (como metionina, leucina, potássio, magnésio, zinco, sódio, vitaminas B1, B2 e C);
- com trombose aumentada, a raiz de gengibre melhora significativamente a condição do paciente devido à capacidade de reduzir a coagulação sanguínea;
- possui propriedades de aquecimento, razão pela qual é usado para resfriados;
- os óleos essenciais na composição contribuem para se livrar de doenças parasitárias;
- contribui para a normalização do estado dos vasos sanguíneos;
- usado para perda de peso;
- amplamente utilizado em cosmetologia;
- tem propriedades calmantes;
- se consumido com uma pitada de gengibre seco por dia, você pode reduzir o risco de catarata.
Você sabe O gengibre tem a capacidade de desintoxicar e prevenir náuseas, por isso pode ser útil depois de beber álcool - tome chá com gengibre para reduzir a ressaca.
Índice de Raízes Glicêmicas
O uso do gengibre não causa uma queda acentuada no açúcar no sangue, o que dá aos diabéticos uma razão para pensar em sua inclusão na dieta diária. Quando ingerido, decompõe-se muito lentamente, pois possui baixo índice glicêmico - apenas 15.
O gengibre reduz o açúcar no sangue
Você pode encontrar informações na Internet e muitas mídias impressas que o uso diário de gengibre reduz o açúcar no sangue. Essa é uma característica muito importante do produto aos olhos dos diabéticos, pois é muito importante para eles controlar o índice glicêmico no sangue.
Esta é uma informação verdadeira: entre outros componentes na raiz do gengibre contém a substância gingerol, que afeta beneficamente as células sanguíneas dos miócitos. Gingerol aumenta a capacidade dos miócitos para processar glicose no corpo, mesmo sem insulina. Graças a isso, o índice glicêmico é reduzido significativamente.
Receitas de gengibre para diabéticos
Os médicos recomendam tomar gengibre regularmente para obter um efeito terapêutico estável. Além disso, é usado como tempero para inúmeros pratos. É melhor comprar uma raiz sólida, suave, sem fibras e limpa.
O cheiro agradável e fresco sugere que a raiz pode ser comprada - é jovem e fresca. Este artigo sugere opções para fazer bebidas saudáveis de gengibre para pessoas com problemas com os níveis de açúcar no corpo.
Chá de gengibre
Chá de gengibre regular é a maneira mais fácil de consumir este produto. Prepare a raiz (descasque, pique ou rale). Em um copo de água quente padrão (200 ml), não tome mais do que 1 colher de chá. raiz picada. Se você estiver produzindo raízes secas, considere sua alta concentração e adicione metade menos. Cubra a bebida com uma tampa e deixe de molho por 10 a 15 minutos. O chá está pronto para beber.
Tintura de Gengibre e Citrinos
Uma tintura com frutas cítricas servirá como um excelente método para a prevenção de gripes e resfriados no mau tempo do outono. A bebida é obtida apimentada, com um sabor incomum e, além disso, saudável e rica em vitaminas.
Os ingredientes que você precisará:
- 2 toranjas grandes;
- 3 limas;
- 10-12 g de gengibre;
- 500 ml de vodka.
O processo de preparação desta bebida é simples.
Importante! Certifique-se de que as crostas cítricas não deixem um pericarpo branco, pois isso dá amargura, para que você possa estragar a bebida.
Para fazer isso:
- Lave e seque as frutas cítricas, descasque a raiz de gengibre.
- Corte as raspas de frutas cítricas.
- Corte as raspas em pedaços pequenos, o gengibre em tiras finas.
- Despeje tudo em uma jarra, bem cortiça.
- Insista 6-7 dias, agitando o recipiente diariamente.
- Filtre a tintura acabada.
Gengibre com Limão e Mel
Os fãs de notas cítricas nas bebidas encontrarão uma receita segundo a qual o limão é adicionado à bebida.
Você precisará de:
- 2 limões;
- mel - 250 g;
- raiz de gengibre - 250 g.
Raiz de gengibre em um ralador fino. Moer limões (junto com a casca), você pode usar um liquidificador. Misture o gengibre e o limão em uma tigela separada e adicione o mel. Misture bem novamente.
Escolha um recipiente para armazenamento, ele deve estar com uma tampa hermeticamente fechada. A opção mais simples é uma jarra de vidro com uma tampa de rosca. Transfira a massa resultante para ele e rolha firmemente. Coloque o frasco na geladeira por um dia. Após esse período, a bebida está pronta para beber.
Suco de raiz de gengibre
Obter suco da raiz de gengibre é uma tarefa simples, pois você não precisa de uma grande quantidade. Apenas 1 colher de chá é suficiente para uma dose. Remova cuidadosamente a casca da raiz, tente removê-la o mais fino possível.
Rale a raiz descascada em um ralador com pequenas células e esprema a gaze (a polpa restante pode ser usada posteriormente como tempero para sopas ou saladas). Essa quantidade de suco é suficiente para você em uma refeição, para a próxima refeição é melhor cozinhar fresco.
Importante! O suco de gengibre em grandes quantidades é prejudicial - a concentração é muito grande. Não tome mais de 2 horas de suco por dia e, nos primeiros dias de ingestão, é melhor limitar-se a apenas algumas gotas.
Ginger Kvass
O kvass de gengibre é uma bebida saborosa e saudável, que agrada tanto a crianças quanto a adultos, e você pode usá-lo resfriado e levemente aquecido. Para preparar esta bebida original em casa, você não precisa de muito tempo ou ingredientes.
Então, para o kvass você precisará:
- raiz de gengibre - 40-50 g;
- limão fresco - 1 pc .;
- areia de açúcar - 180 g;
- água purificada - 2 l;
- passas - 15–20 un.
Você também precisará de uma panela ou uma garrafa de gargalo largo para a primeira fase da fermentação e garrafas de plástico para derramar kvass.
Depois de preparar todos os ingredientes, você pode começar a preparar o kvass, a saber:
- Descasque e rale a raiz de gengibre em um ralador fino.
- Lave o limão e esprema o suco (deixe a casca de metade do limão, será útil).
- Despeje o açúcar na água fervida, mexa, espere até que o açúcar se dissolva e despeje a raiz ralada com esta água. Em seguida, despeje o suco de limão e as raspas de limão.
- Cubra a panela com o produto semi-acabado com um guardanapo denso e deixe em um local escuro e quente por dois dias (um ano e meio será suficiente em uma sala quente).
- Após dois dias, coe o kvass através de uma gaze ou de um tecido denso.
- Despeje a bebida em garrafas preparadas, tendo previamente colocado em cada passas.
- Coloque na geladeira. Quando as garrafas começam a endurecer, o kvass está pronto.
Vídeo: kvass de gengibre fermentado caseiro
Bebida em pó de gengibre
O gengibre moído, diferentemente do gengibre fresco, é mais azedo e ardente; portanto, ao preparar uma bebida a partir de um pó, tenha cuidado com sua dosagem. Você pode comprar o pó na loja ou prepará-lo secando pedaços de gengibre fresco descascado e moendo-os.
A receita mais simples do chá é a seguinte:
- Brew café regular (preto ou verde).
- Despeje 1 colher de chá de gengibre em um copo.
- Infundir por 5 a 20 minutos, dependendo da quantidade de chá que você gosta.
- Você pode adicionar mel, limão ou outras especiarias à xícara com o chá pronto, se desejar.
Importante! Uma bebida feita a partir de gengibre em pó imediatamente após a fermentação tem um sabor ácido e refinado e, após 1 a 2 horas, libera amargor, pungência e fica turva. Considere esses recursos deste chá.
Bebida de gengibre com kefir
Todo mundo sabe que o kefir é um produto muito útil e que é frequentemente usado como base para alimentos dietéticos. No entanto, nem todo mundo sabe que as propriedades benéficas do kefir podem ser aprimoradas. Você pode simplesmente misturá-lo com gengibre, canela e pimenta.O aroma acentuado e picante desta bebida pode assustar, apesar de todas as vantagens. Mas, surpreendentemente, o kefir nesta bebida é de sabor superior a todos os outros componentes, e a canela lhe confere um aroma picante.
Ingredientes para uma porção de coquetel de kefir:
- teor de gordura em kefir não superior a 1% - 200 g;
- canela - 1 colher de chá;
- gengibre em pó - 1 colher de chá;
- pimenta vermelha - 1 pitada.
Misture bem todos os ingredientes, a bebida está pronta. É aconselhável fazer um cocktail fresco sempre.
Gengibre em conserva
Gengibre em conserva - tempero picante, aromático e picante, perfeito para peixe e carne, acrescenta um bom sabor às saladas. É melhor cozinhar esse tempero em casa. A receita é completamente descomplicada, todos receberão o gengibre em conserva perfeito.
Para isso, você precisará de:
- raiz de gengibre fresco descascado - 250 g;
- sal - 1 colher de chá;
- açúcar - 100 g;
- vinagre de arroz - 200 ml.
O processo de decapagem é dividido em várias etapas:
- Marinada Misture o açúcar com o vinagre, deixe ferver e deixe até o líquido esfriar completamente.
- Corte. Descasque o gengibre, esfregue-o com sal, deixe-o sob a tampa por 6-8 horas.
- Enxágue ainda mais em água corrente e corte em tiras finas quanto possível (quanto mais fina, melhor).
- Branqueamento. Jogue tiras cortadas em água fervente, coloque em fogo pequeno e deixe ferver por 5 minutos. Descarte em uma peneira, polvilhe com uma pitada de sal.
- Despeje o gengibre na marinada resfriada.
- Exposição Cubra e leve à geladeira por pelo menos um dia, somente depois disso você poderá comer o prato.
Vídeo: raiz de gengibre em conserva
Gengibre cristalizado
Gengibre cristalizado - pedaços de gengibre, cozidos e secos. Eles são adicionados a doces, geleias, usados como decoração para bolos ou apenas bebem chá com eles.
Como cozinhar:
- Corte a raiz descascada em pedaços de forma arbitrária, encha com água e cozinhe por 1 hora.
- Incline para uma peneira para se livrar do excesso de líquido.
- De açúcar (200 g) e água, faça xarope, adicione fatias de raiz.
- Cozinhe mais 1 hora.
- Mexa o xarope constantemente para que os pedaços estejam uniformemente revestidos.
- Quando as fatias estiverem claras, retire-as da calda.
- Para fazer as frutas cristalizadas secarem mais rápido, coloque-as em uma assadeira e seque no forno por 30 minutos. a + 40 ° C.
- Polvilhe a fruta cristalizada com açúcar em pó, transfira para um recipiente de vidro com uma tampa bem fechada.
Frutas cristalizadas são armazenadas por 3-4 meses na geladeira.
Vídeo: gengibre cristalizado
Biscoitos de gengibre
O sabor dos biscoitos de gengibre tem sido um lembrete para cada um de nós no Natal e no feriado de Ano Novo; portanto, se você de repente quis criar um clima festivo, experimente assar deliciosos biscoitos caseiros de gengibre em sua cozinha.
Para prepará-los, você precisará de:
- mel - 250 g;
- manteiga (teor de gordura 82,5%) - 250 g;
- açúcar - 400 g;
- farinha - 850 g;
- ovos - 4 unid .;
- 1 h Refrigerante sem escorrega;
- 1 colher de chá de gengibre em pó;
- 1 colher de chá de canela.
Você sabe O segundo nome para o gengibre é a raiz com chifres. Esse era o nome da planta há mais de 5.000 mil anos atrás. Além desse nome, existem outros mais exóticos - um guerreiro de ouro, uma espada de samurai.
A massa deve ser preparada com antecedência, deve repousar na geladeira por pelo menos 8 a 12 horas. A massa pronta é armazenada perfeitamente na geladeira sem danos (até 2 meses).
Cozinhar
- Coloque o mel e as especiarias em uma panela com fundo grosso e deixe ferver, mexendo sempre.
- Depois de ferver o mel, retire a panela do fogo, adicione a manteiga e misture.
- Deixe o mel esfriar.
- Bata os ovos com açúcar, eles devem ficar brancos e aumentar de volume.
- Quando o mel esfriar até um fluxo agradavelmente quente, suave e fino, despeje os ovos nele. A massa deve ser cuidadosamente misturada, tentando não violar sua leveza.
- Em seguida, adicione farinha e refrigerante a esta mistura, mexendo também suavemente.
- A massa pronta deve ficar líquida, coloque-a na geladeira, como mencionado acima.
- Depois de retirar a massa, estenda-a sobre uma superfície em pó.
- A espessura da massa depende do tamanho das figuras, idealmente de 3-5 mm.
- Depois de enrolar, corte as formas necessárias com a ajuda de moldes, colocando-as o mais próximo possível uma da outra.
- Transfira as figuras cortadas para uma assadeira coberta com pergaminho, deixe espaço livre entre elas, pois elas aumentarão de tamanho.
- Coloque a assadeira no forno pré-aquecido a + 170 ° C, asse biscoitos de gengibre por 12 a 15 minutos, verifique se as bordas não douram.
- Deixe os biscoitos de gengibre prontos e frescos em uma superfície plana.
- Se desejar, o pão de gengibre resfriado pode ser decorado com esmalte.
Às vezes, o pão de gengibre pronto envolve as bordas. Em um produto ainda quente, coloque uma placa e não a remova até que esfrie completamente.
Vídeo: uma receita simples de biscoito de gengibre
Dose diária
Com todas as propriedades úteis deste produto, vale lembrar que sua overdose pode prejudicar o corpo humano. Não deve ser administrado a crianças até os dois anos de idade, e mais tarde com cautela, e não para fins medicinais, mas como tempero, pois podem ocorrer reações alérgicas ou efeitos colaterais. Os adultos também não devem se envolver com este produto; recomenda-se consumir um total não superior a 4 g de gengibre seco por dia.
Reações adversas e contra-indicações para o uso de gengibre no diabetes
Dentre as contra-indicações para obtenção da raiz de gengibre, doenças cardiovasculares, doenças do estômago e intestino, intolerância individual da planta, febre causada por resfriados.
Se lhe parecer que não existe perigo, antes de começar a tomar o produto, é melhor consultar o seu médico. Ele selecionará a dosagem apropriada para você, dado o uso desta planta.
A reação adversa mais comum ao usar o produto é a hipoglicemia - uma diminuição do açúcar no sangue para números criticamente baixos, levando à morte na ausência de terapia, portanto, seja extremamente cuidadoso ao usar esta planta.