Se uma variedade de vegetais não sai de sua posição há mais de 80 anos e não é substituída pelos numerosos desenvolvimentos bem-sucedidos dos criadores modernos, significa que ela possui qualidades valiosas e uma margem de segurança poderosa. Leia tudo sobre o repolho de Moscou tardio no artigo.
Descrição e característica
Esta cultivar de repolho, que agora é popular tanto em grandes fazendas de hortaliças quanto em fazendas rurais, foi criada na URSS na década de 1930. Na verdade, os cultivadores de hortaliças desenvolveram a variedade de repolho Moskovskaya no final dos 15 anos e, 20 anos depois, essa linha foi complementada pela variedade Moskovskaya no final dos 9. Com o mesmo nome, com exceção dos índices digitais, ambas as variedades são extremamente semelhantes, diferindo apenas no amadurecimento anterior e nas características mais curtas do toco de Moscou. final 9. Eles são mais parecidos com variedades da mesma variedade.
As características de Moscou tarde são expressas:
- saída de folhas muito espalhada, geralmente superior a 1 m de diâmetro;
- folhas enrugadas ovais, de tom cinza-esverdeado, com ligeira camada de propriedades cerosas;
- caules de folhas longas e veias grossas na superfície das folhas;
- tamanho grande e alta densidade de cabeças de cabeça com forma plana e circular e cor branco-amarela;
- coto externo alto, atingindo 0,3 me comprimento médio do interior;
- um grande peso de cabeças de repolho, em média 5 kg, mas capaz de atingir 15 kg em condições favoráveis, razão pela qual as pessoas chamam esse repolho de “pudovka”;
- alta produtividade de até 900 centners por 1 ha;
- rendimento de produtos comercializáveis até 97%;
- boa qualidade de manutenção.
Você sabe De fato, uma cabeça de repolho não é uma concentração de muitas folhas em um garfo, mas um broto enorme de inverno, que no próximo ano, brotando, produz frutos leguminosos com sementes.
Repolho tardio de Moscou 9
Essa variedade se distingue por:
- amadurecimento tardio dentro de 125-140 dias;
- cabeças de couve densas, de cabeça chata, com um peso médio de até 8 kg, que em condições favoráveis atingem uma massa de 15 kg;
- poker baixo;
- alta palatabilidade;
- universalidade de aplicação;
- um prazo de validade de até 8 meses;
- a suscetibilidade das cabeças a rachaduras;
- capacidade de suportar a quilha da doença.
Repolho tardio de Moscou 15
Esta primeira variedade de repolho tardio de Moscou é caracterizada por:
- amadurecimento tardio dentro de 142-160 dias;
- cabeças grandes e apertadas, de formato achatado ou redondo, com peso médio de até 5 kg, mas capazes de ganhar peso de até 15 kg;
- alta qualidade gastronômica;
- universalidade de aplicação;
- coto externo atingindo 0,3 m de altura;
- alta produtividade, algumas vezes superior a 1 tonelada por 1 ha;
- a capacidade de suportar a quilha da doença;
- boa portabilidade de transporte;
- boa qualidade de manutenção;
- cabeças de repolho não propensas a rachaduras.
Vantagens e desvantagens da variedade
- Com base nos recursos acima do repolho tardio de Moscou, suas vantagens incluem:
- bom rendimento;
- densidade e suculência dos garfos;
- o teor de açúcar dos garfos e o alto teor de ácido ascórbico neles;
- amadurecimento quase simultâneo de garfos;
- bom gosto em decapagem;
- falta de sinais de rachaduras nas cabeças de repolho;
- boa qualidade de manutenção;
- resistência bem sucedida à quilha da doença.
Esta variedade de repolho não apresenta sérias deficiências, caso contrário não teria durado mais de 80 anos. Alguns problemas para os produtores de hortaliças são causados por um toco alto, que às vezes não suporta a severidade de uma grande cabeça de repolho, devido à qual ela cai no chão. Temos que elevar a planta e até colocar adereços embaixo dela. Além disso, nem todos precisam, por causa dos grandes garfos de repolho, de dedicar grandes áreas sob o terreno para a parcela e, ao mesmo tempo, regar abundantemente as plantas.
Você sabe No mundo de hoje, existem cerca de cem tipos diferentes de repolho, pertencentes a apenas três variedades dessa cultura na forma de repolho, colorido e com folhas. E as mais comuns não são familiares para nós, as variedades de repolho branco, mas repolho roxo, Pequim, brócolis e couve-flor.
Tempos de aterrissagem ideais
Com exceção das regiões do sul, a variedade de repolho de maturação tardia, à qual pertence o Moscow Late, é cultivada com mudas. E, quando as mudas devem ser plantadas em campo aberto, sua idade deve ser de cerca de 40 dias, o que significa que as sementes devem ser plantadas no solo do final de março a meados de abril, dependendo das condições climáticas da região. Os especialistas recomendam que no momento do plantio em mudas de terreno aberto tenha uma altura de cerca de 0,2 me até 6 folhas verdadeiras no caule.
Cultivando variedades
Não há diferenças especiais em relação ao cultivo de outras variedades de repolho maduro tardio na variedade em discussão.
Preparação de sementes
A qualidade da colheita depende da qualidade da preparação das sementes para a semeadura.Antes de plantar sementes de couve, você deve:
- Coloque em água aquecida a + 50 ° C por 15 minutos.
- Depois disso por 1 min. mergulhe em água fria.
- Em seguida, resista a uma mistura de oligoelementos dissolvidos em água por meio dia.
- Em seguida, enxágüe bem as sementes em água limpa e coloque-as na geladeira por 24 horas na prateleira inferior.
- Depois disso, seque as sementes e comece a plantá-las no substrato preparado.
Cultivo de mudas
O processo de cultivo de mudas é o seguinte:
- Pequenas sementes de couve são plantadas em solo úmido com profundidade não superior a 1 cm.
- Em seguida, os recipientes na forma de vasos de plástico, papelão ou turfa, bem como comprimidos de turfa ou caixas pequenas são cobertos com uma película transparente e levados para uma sala com uma temperatura de cerca de + 18 ° C.
- Com o advento dos primeiros brotos, as mudas são regadas, fornecidas com luz brilhante e podem suportar a temperatura do dia de + 14 ° C a + 16 ° C e a temperatura noturna de + 10 ° C.
- À medida que as mudas crescem, é necessário alimentá-lo com fertilizantes complexos algumas vezes, combinando esse processo com a rega, para não queimar as delicadas raízes com produtos químicos.
- Após o aparecimento de meia dúzia dessas folhas, as mudas podem ser plantadas em campo aberto.
Transplante de mudas para o solo
O lote de repolho é preparado antes do outono, temperado com fertilizantes orgânicos e minerais. Deve ser um local ensolarado, dominado por solos argilosos levemente ácidos ou neutros. Solos ácidos não são adequados para esta cultura.
As mudas são plantadas em solo escavado e enterrado a uma distância de 0,8 m uma da outra, deixando muito espaço entre as fileiras. Após o plantio de mudas, os canteiros devem estar bem umedecidos.Importante! Não é categoricamente recomendado plantar repolho em áreas onde representantes de culturas crucíferas cresceram nos últimos 3 anos.
Cuidados com as plantas
As técnicas agronômicas ao cuidar de Moscou Late praticamente não diferem de ações semelhantes no cultivo de repolho comum.
Rega e alimentação
Este vegetal, por ser uma cultura que adora umidade, requer rega regular e abundante. Isto é especialmente verdade em setembro, quando há um acúmulo ativo da massa de garfos. Mas, ao mesmo tempo, o método de aspersão deve ser evitado, no qual a entrada de água na planta provoca rachaduras nos garfos. O mais favorável nessas condições é a irrigação por gotejamento.
Cabeças grandes dessa variedade, para seu desenvolvimento, além de umidade suficiente, exigem fertilização aprimorada com fertilizantes. Durante o plantio de mudas no solo, até 40 g de uréia e a mesma quantidade de nitrofoska são introduzidas no buraco, além disso, cinzas de madeira são adicionadas ao solo a uma taxa de 1 litro por metro quadrado. m) No verão e no início do outono, a planta é alimentada com sulfato de potássio e monofosfato em uma quantidade de até 20 g por metro quadrado. A fertilização é realizada durante a irrigação, dissolvendo fertilizantes em água, em três doses com intervalo de uma década. Além disso, durante a estação, com um intervalo de 2 semanas, é realizada a cobertura com infusão de verbasco ou fezes de pássaros à taxa de 1 litro por 1 metro quadrado.
Importante! Aproximadamente a partir da segunda década de setembro, a cobertura e a rega do repolho devem ser interrompidas.
Soltar e amontoar o solo
Para que a crosta formada no solo após cada rega não interfira no acesso de oxigênio ao sistema radicular, é necessário afrouxar o solo ao redor da planta após a rega ou após a chuva. A frequência do afrouxamento pode ser significativamente reduzida com a cobertura do solo com feno, palha e serragem podre. No entanto, essa técnica não elimina a necessidade de hilling.
Como já mencionado, essa variedade de repolho tem um toco bastante alto, que pode não suportar o peso da cabeça do repolho; portanto, durante a temporada pelo menos três vezes é necessário desenterrar o solo nos garfos. Pela primeira vez, essa operação é realizada um mês após o transplante de mudas no solo. Em seguida, eles monitoram a taxa de crescimento do pôquer e, quando os garfos sobem vários centímetros acima do solo, realizam um aterramento.
Doenças e Pragas
Apesar de toda a sua resistência à doença, o repolho tardio de Kilo Moscow não está imune a outras doenças, nem a ataques de pragas.
Na maioria das vezes, essa variedade de repolho é afetada:
- perna preta, que, por via de regra, afeta mudas e mudas, transformando seu caule em escuro e aguado, o que logo leva à sua deterioração;
- míldio, geralmente manifestada em estufas, mas com umidade excessiva, também pode ocorrer em campo aberto, tornando as folhas de couve afetadas não comestíveis;
- bacteriose mucosa, que em uma atmosfera excessivamente úmida se manifesta com muco úmido na superfície do garfo, o que leva à podridão do vegetal e o priva das qualidades do consumidor.
Todas essas doenças são efetivamente controladas através de biofungicidas na forma de, por exemplo, Fitosporin, Planriza ou Binorama.
Das pragas, essa variedade de repolho é frequentemente atacada por:
- pulgas crucíferas, que são insetos pequenos e muito saltitantes, que, fazendo muitos pequenos orifícios nas coberturas decíduas, tornam inutilizável uma parte significativa da colheita;
- lesmasque roem os garfos e os tornam impróprios para armazenamento;
- repolho voa, cujas larvas das variantes primavera e verão afetam o sistema radicular da planta.
Controle de pragas por métodos populares, bem como inseticidas como "Anabazin-sulfate" e "Bitoxibacillin". Contra as lesmas, o medicamento Trovoada é eficaz.
Colheita e armazenamento
A colheita do repolho tardio de Moscou é determinada pelas condições climáticas de uma região específica, mas na maioria das vezes isso ocorre em meados de outubro. O grau de maturidade do garfo é determinado por sua compressão com as mãos. Cabeças duras e firmes estão prontas para a colheita. É preferível colher em clima frio, o que, segundo especialistas, prolonga o tempo de armazenamento do repolho.
Os garfos são arrancados do solo e deixados no chão por quatro dias, até que as folhas tegumentares diminuam. O campo disso é removido e o pôquer externo é cortado, deixando alguns centímetros na cabeça. Os garfos mais densos são enviados para armazenamento no inverno e o restante é para fermentação. Cabeças de repolho são armazenadas em prateleiras ou prateleiras de madeira, onde estão localizadas em uma linha. Garfos de embalagem recentemente praticados em um filme plástico.
Atualmente, a variedade de repolho de Moscou, que passou com sucesso pelo teste do tempo, atualmente não está perdendo terreno em meio a novos desenvolvimentos de criadores modernos, mas também está expandindo sua presença em grandes fazendas de hortaliças e em pequenas hortas.