Desde os tempos antigos, as pessoas usam alho para promover a saúde e como um complemento picante para vários pratos. O uso diário de cravo em brasa aumenta as defesas do corpo e impede o desenvolvimento de muitas doenças. Mas, como qualquer outro produto, é aconselhável comer com moderação para não prejudicar a si próprio. Quanto alho é saudável? O que acontece se você comer demais? Você encontrará as respostas para essas perguntas no artigo.
Os benefícios e malefícios do alho
O alho fresco contém mais de cem substâncias biologicamente ativas que conferem ao produto fortes propriedades bactericidas e anti-sépticas.
- De fato, este é um antibiótico natural que, em quantidade razoável, tem um certo efeito no corpo:
- aumenta a imunidade, reduzindo assim o risco de desenvolver resfriados, doenças virais e infecciosas;
- limpa os vasos sanguíneos e dilui o sangue, impedindo a formação de coágulos sanguíneos;
- leva à pressão sanguínea normal;
- cura a deficiência de vitamina e o escorbuto;
- acelera a circulação sanguínea, fornecendo ao cérebro as substâncias necessárias, como resultado do qual o processo de pensamento é ativado, e a memória melhora;
- promove a produção e eliminação da bile;
- combate os radicais livres e evita a formação de células cancerígenas;
- as propriedades anti-sépticas do produto ajudam no tratamento de doenças do aparelho geniturinário;
- a alicina (um composto orgânico formado pela destruição mecânica dos dentes) tem uma forte atividade contra bactérias patogênicas presentes no intestino;
- graças à mesma alicina, o alho desinfeta o trato digestivo, impede o desenvolvimento de câncer do trato digestivo, aumenta a secreção de suco gástrico, aumenta o apetite, remove toxinas e helmintos;
- as infusões de alho têm efeito anti-séptico e expectorante; portanto, são recomendadas para doenças do trato respiratório acompanhadas de tosse, bem como para o tratamento de rinite e gargarejos com angina;
- na forma triturada, é usado como curativo e desinfetante para picadas de insetos, supurações, verrugas, erupções cutâneas;
- em cosmetologia, é usado para rejuvenescer e regenerar células da pele, limpar os poros e fortalecer os cabelos;
- a medicina tradicional observa a eficácia da dor de dente - cortar um dente, aplicar no braço no local da pulsação, após o qual a dor desaparece após 15 minutos.
Apesar de todas as propriedades benéficas, o alho é bastante tóxico. Óleos essenciais, enzimas e sulfetos orgânicos, que estão contidos em grandes quantidades, tornam o sabor muito picante e picante, o que pode ser perigoso em algumas doenças e condições.
- O perigo do alho com:
- gravidez e lactação;
- temperatura elevada (acima de + 38 ° C);
- úlcera, gastrite, pancreatite;
- patologia dos rins e sistema geniturinário (jade, cistite);
- com epilepsia, um produto fresco pode levar a uma superexcitação do sistema nervoso e até causar uma convulsão epiléptica.
Você sabe No Egito antigo, o alho era considerado uma cultura sagrada. Todo mundo o consumia, e até os escravos deveriam ter vários dentes diariamente para aumentar sua resistência e atividade física.
Para homens
É um produto ideal para manter a saúde dos homens. Fortalece os vasos sanguíneos, reduz o colesterol e melhora a circulação sanguínea, reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames na idade adulta. O uso regular de vários dentes permite manter seu coração em boa forma e manter alta atividade física.O selênio, presente no alho em alta concentração, contribui para a produção de testosterona, que afeta favoravelmente a potência e a função reprodutiva em geral. A medicina tradicional sugere o uso do produto no tratamento da infertilidade masculina e inflamação da próstata. Acredita-se também que um vegetal fresco impeça o desenvolvimento de câncer de próstata.
Para mulheres
Para o corpo feminino, o alho não é menos útil. Quando excretada na urina, desinfecta todo o sistema genito-urinário, impedindo processos inflamatórios nos órgãos genitais, que, por sua vez, têm um efeito positivo na capacidade reprodutiva. A presença do produto na dieta diária reduz o risco de desenvolver tumores cancerígenos no útero e na mama. Para mulheres de meia idade e idade avançada, é útil na limpeza de vasos sanguíneos, na redução da pressão sanguínea, na prevenção de ataques cardíacos e derrames.
Durante a gravidez, os benefícios do alho são duvidosos. Por um lado, ele contém muitas substâncias e vitaminas úteis necessárias para a saúde da mulher e o desenvolvimento do bebê e, por outro, pode afetar negativamente os rins e o fígado, que já estão com carga dupla. De seu uso aumenta o apetite e a sede aumenta, o que leva ao ganho de peso, edema.
Para crianças
As crianças precisam de um vegetal para a prevenção de resfriados e desenvolvimento normal. Dentes de alho frescos contêm um enorme conjunto de vitaminas e minerais necessários para o funcionamento dos órgãos internos, sistema nervoso e formação óssea.
Importante! O estômago das crianças é imaturo e muito sensível, portanto, não é recomendável dar alho fresco a crianças menores de 3 anos. Até essa idade, é oferecido cozido na composição de sopas e purê de batatas.
Se a criança recebe alho regularmente, não se preocupe se ela pegar uma infecção intestinal ou ficar infectada com helmintos. Os pais que preferem remédios populares a preparações farmacêuticas podem usar uma infusão fraca para enxaguar a garganta ou o nariz. Se a criança é pequena, durante o período de epidemias de influenza e SARS, você pode fazer contas com dentes frescos e pendurar o bebê no pescoço.
É possível comer alho todos os dias
A composição do alho é única. Contém uma grande quantidade de ácidos orgânicos, substâncias nitrosas, sais minerais, vitaminas, muita proteína (mais de 13%), açúcares (até 28%), compostos sulfurados (voláteis), por isso médicos e nutricionistas recomendam o uso diário deste produto. Sua presença na dieta permite que você obtenha todo o complexo de substâncias necessárias para o corpo todos os dias.Outra coisa é quanto e qual a qualidade do produto. Preste sempre atenção à frescura dos dentes e não compre alho brotado, macio ou seco. Um vegetal esverdeado, mesmo que permaneça denso, contém menos nutrientes, portanto seu uso é impraticável. Recomenda-se armazenar cebolas frescas em condições frias e secas; no entanto, o refrigerador não é muito adequado para essa finalidade, pois o processo de decomposição do produto se desenvolve mais rapidamente devido ao aumento da umidade.
Taxa de uso
Como o consumo excessivo de alho ainda é prejudicial à saúde, surge a questão: quanto você pode comê-lo uma vez, por dia, e quais são as restrições? A norma recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de 2-5 g por dia (aproximadamente 1 dente de alho). Essa quantidade é suficiente para fortalecer o corpo, melhorar a circulação sanguínea, diminuir a pressão sanguínea e aumentar o tônus geral.
Importante! Não se esqueça que o alho é tóxico e com uma overdose pode causar um aumento dos batimentos cardíacos, dores de cabeça, especialmente em crianças.
Na estação de incidência com a finalidade de prevenção, essa norma pode ser aumentada, mas a idade e o estado da saúde humana devem ser levados em consideração. Adultos e crianças com mais de 10 a 12 anos podem pagar 3-4 dentes de alho por dia. A dosagem para crianças com mais de 3 anos não passa de 1 dente de 2-3 vezes por semana, e o vegetal deve ser administrado como parte de pratos, lanches e não separadamente.
Você não pode comer alho com o estômago vazio, pois componentes agressivos destroem as membranas mucosas e, em vez de uma carga de vigor, você sentirá uma dor desagradável no estômago e azia. Além disso, não use o produto à noite, pois ele excita o sistema nervoso e, após uma refeição, dificilmente poderá contar com um sono completo. É melhor comer um vegetal com comida ou 1 hora antes, regado com suco de vegetais.
O que acontece se você comer muito alho
Esclarecimento imediato de que comer muito alho fresco (por exemplo, um copo por uma vez) é quase impossível para uma pessoa, e até 1-2 cabeças inteiras podem levar a tristes conseqüências. A substância específica alicina, que confere ao vegetal propriedades úteis e um sabor agudo, em alta concentração, é um forte veneno. Esta é a principal razão pela qual você não pode comer muito alho ao mesmo tempo. Como qualquer veneno, pode causar intoxicação, intoxicação grave do corpo e uma série de sintomas desagradáveis:
- danos nas paredes do estômago e intestinos até a formação de orifícios (úlceras);
- dor de cabeça, reação lenta, distração;
- aumento da formação de gases, azia, diarréia;
- queimaduras das mucosas da boca e gengivas;
- causar taquicardia, aumentar ou, inversamente, diminuir a pressão para um nível crítico;
- causar sangramento interno.
Você sabe As substâncias sulfurosas nele contidas em alta concentração dão um odor pungente específico ao alho. Salsa, canela ou qualquer outro produto lácteo ajuda a se livrar desse cheiro depois de consumir o produto.
Não é recomendável beber uma dose de alho picado com água, pois isso atrasa o processo de assimilação. É incompatível com certos medicamentos, portanto, você deve recusar o vegetal pela duração do tratamento. E o momento mais desagradável é o cheiro que vem depois de comer o produto. Quanto mais alho é consumido, mais esse cheiro persiste.Analisando o exposto, recorda-se a famosa declaração de Paracelso: “Tudo é veneno e tudo é remédio. Ambos determinam a dose. Esta frase é totalmente aplicável ao alho, uma vez que em uma quantidade razoável é, de fato, uma cura milagrosa. É necessário exceder a dose - e o medicamento se transformará em um veneno muito forte. Se não houver contra-indicações, use este produto, mas siga as medidas.