Muitas pessoas que se deparam com problemas de nutrição adequada estão interessadas: Os feijões são carboidratos ou proteínas? Para encontrar a resposta, você deve estudar cuidadosamente a composição das leguminosas.
Composição, teor calórico e valor nutricional do feijão
O feijão é uma planta da família das leguminosas, cuja terra natal são os países da América Central, do Sul e da Índia. A grande popularidade da cultura se deve à sua rica composição química, representada por um complexo de micro, macrocélulas e vitaminas. Entre os principais componentes do produto, os mais valiosos são:
- Vitaminas B (B1, B2, B3, B6): normalizar o trabalho do sistema nervoso e cardiovascular, melhorar a atividade cerebral, fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos;
- vitamina C (ácido ascórbico): aumenta as propriedades protetoras do corpo, ajuda a lidar com bactérias e organismos patogênicos;
- vitamina PP (ácido nicotínico): reduz o nível de colesterol "ruim", permite converter gordura em energia, serve como prevenção de dores de cabeça e enxaquecas;
- Vitamina A: estabiliza o funcionamento dos órgãos da visão, melhora a condição da pele, cabelos e unhas, impede o desenvolvimento de células cancerígenas;
- Vitamina E: promove a rápida regeneração das células da pele, rejuvenesce, melhora o humor, protege dos efeitos negativos dos radicais livres;
- zinco: afeta positivamente a condição da pele e cabelos, promove o desenvolvimento sexual normal, estabiliza as funções do sistema nervoso;
- ferro: participa de hematopoiese, melhora a composição sanguínea, enriquece o sangue com oxigênio, evita o desenvolvimento de anemia;
- magnésio: normaliza o sistema nervoso, tem um efeito sedativo, alivia o nervosismo, melhora o sono;
- fósforo: apoia o metabolismo normal, participa ativamente da formação do tecido ósseo;
- potássio: afeta favoravelmente o trabalho do sistema cardiovascular, reduz o risco de ataques cardíacos e derrames;
- chrome: mantém um nível normal de açúcar no soro do sangue, fortalece os ossos, serve como uma medida preventiva para muitas doenças cardíacas;
- cálcio: fortalece o tecido ósseo, promove o crescimento e desenvolvimento normal do esqueleto, aumenta a elasticidade do tecido muscular.
Além desses elementos, a composição é complementada com fibras alimentares e fibras, ácidos orgânicos e ácido fólico.
O feijão é considerado uma fonte natural de proteína vegetal facilmente digerível e é frequentemente usado na dieta de vegetarianos, atletas e obesos. O conteúdo de proteína é tanto quanto em um bom pedaço de carne. O valor nutricional do feijão verde é representado pelos seguintes componentes:
- proteínas - 2,0 g;
- gorduras - 0,2 g;
- carboidratos - 3,6 g.
Além disso, o feijão pertence a alimentos de baixa caloria, que possuem apenas 24 kcal por 100 gramas.
Você sabe Os residentes da Grã-Bretanha em um ano consomem tanto feijão quanto o mundo inteiro consome no mesmo período.
BZHU no representante vermelho de leguminosas é representado pelos seguintes indicadores:
- proteínas - 21,0 g;
- gorduras - 2,0 g;
- carboidratos - 46,0 g.
Nesse caso, o conteúdo calórico do produto é 100 g 292 kcal.
O valor energético do feijão branco é o seguinte:
- proteínas - 7,0 g;
- gorduras - 0,5 g;
- carboidratos - 16,9 g.
O número de calorias no produto atinge 102 kcal.O fato surpreendente é que, durante o processo de congelamento, o produto não perde seus componentes vitamínicos-minerais úteis e os contém em uma concentração mais alta que a fresca, devido à perda de fluido durante o congelamento.
O feijão é uma proteína ou carboidrato?
De todos os tipos de feijão, a siliculose é a caloria mais baixa (24 kcal / 100 g). Quanto ao BZHU, a quantidade de proteína vegetal por 100 g é de 2 g e carboidratos - 3 G. A partir disso, podemos concluir que o feijão verde é mais carboidrato do que proteína, no entanto, esses dois componentes são quase os mesmos.
Importante! As leguminosas, devido à indigestão pelo corpo de alguns polissacarídeos em sua composição, podem causar aumento da formação de gases. Para evitar isso, é recomendável mergulhá-los antes de cozinhar em água fria por várias horas.
Propriedades do Bean
Devido à sua rica composição biológica, o feijão possui uma variedade de qualidades úteis que têm um efeito benéfico no funcionamento de todos os sistemas do corpo.
Benefício
Feijão refere-se a produtos dietéticos e medicinais que são utilizados com sucesso na prevenção e tratamento de muitas doenças. É indicado para uso com pressão alta, aterosclerose, arritmias cardíacas e outros problemas com o sistema cardiovascular.
Devido ao conteúdo de ácido ascórbico, o produto é indicado para resfriados, imunidade reduzida. Tem um efeito positivo no sistema digestivo, normaliza processos metabólicos, acelera o metabolismo, restaura o metabolismo prejudicado.O feijão é considerado um complemento ideal para o cardápio dos envolvidos em atividade física, esportes. Permite construir massa muscular, fortalecer o tecido ósseo, restaurar a força após um treinamento intenso.
Uma das qualidades únicas dos grãos é a capacidade de diminuir o açúcar no sangue devido ao teor de arginina neles - uma substância especial que sintetiza a uréia. O uso de uma decocção de feijão permite que as pessoas com diabetes controlem e reduzam o nível de glicose no soro sanguíneo, razão pela qual o produto é um dos ingredientes básicos no cardápio dos diabéticos.
As propriedades benéficas do feijão se estendem ao sistema geniturinário. Eles ajudam a remover pedras dos rins, limpar o corpo de toxinas e substâncias nocivas, ativar a produção de suco gástrico. O feijão tem um efeito diurético, que permite lidar com sucesso com o inchaço e a inflamação do trato urinário.
Você sabe Nos tempos antigos, as leguminosas eram usadas não apenas como alimento. Com base neles, cosméticos, medicamentos, decocções foram feitas. No entanto, seu objetivo principal era decorativo - decorar cercas, casas, jardins.
O consumo regular deste produto evita irritações, depressão e normaliza o descanso noturno. Tem um efeito sedativo, acalma o sistema nervoso, lida com neurose e histeria. Além disso, o feijão é extremamente benéfico para a beleza.
Devido ao conteúdo de zinco, eles afetam positivamente a condição da pele, aliviam a acne e a inflamação, fortalecem os cabelos e tornam a unha mais dura e mais elástica.
Os nutricionistas observam que o feijão, como um valioso produto dietético, possibilita a perda de quilos extras limpando o corpo, removendo toxinas e substâncias nocivas dele.
Possível dano
Apesar de uma ampla gama de qualidades positivas, para algumas categorias de pessoas, o feijão pode ser prejudicial.
Recomenda-se excluí-lo da dieta de pessoas com:
- gastrite e úlcera péptica, na fase aguda;
- colite, pancreatite;
- gota e jade;
- intolerância individual.
Como todos os tipos de leguminosas, o feijão causa aumento da formação de gases no intestino; portanto, para aqueles que sofrem de distúrbios do trato digestivo, é necessário usar o produto em quantidades medidas em quantidades limitadas. Além disso, você não deve combinar pratos de feijão com pratos de carne para não sobrecarregar o estômago.
Importante! O feijão cru não deve ser consumido, pois contém substâncias tóxicas que podem causar vários problemas de saúde. O produto deve necessariamente ser submetido a tratamento térmico por 1 a 1,5 horas com um grande volume de água.
Recomendações para o uso de feijão
Primeiro de tudo, o feijão é um ingrediente saboroso, saudável e dietético que é usado como um produto separado completo ou como matéria-prima para preparar vários pratos. O feijão é usado para fazer sopas, lanches, saladas, ensopados de legumes e até sobremesas. É considerado um ótimo recheio para tortas ou crepes.Qualquer prato feito com este ingrediente tem uma alta saciedade, portanto, não é recomendado o uso de alimentos pesados com feijão cozido.
O feijão é usado com sucesso na medicina tradicional e na cosmetologia. Eles fazem máscaras nutritivas e antienvelhecimento, cremes, loções para a pele do rosto e do corpo. Decocções e tinturas de vagens e frutos da cultura são usadas para tratar muitas doenças: tuberculose, diabetes, hipertensão, reumatismo, doenças do sistema geniturinário.
O feijão, devido à grande variedade de aplicações e disponibilidade, é procurado em muitos países do mundo. Além de ter um sabor excelente, permite satisfazer rapidamente a sensação de fome, é extremamente útil, contém uma ampla gama de substâncias biológicas ativas que podem normalizar o funcionamento de muitos sistemas corporais e melhorar sua condição geral.