Se você quer que o jardim pareça realmente decorativo, você não pode prescindir de uma urze de thuja (urze). Neste artigo, você aprenderá como crescer e cuidar adequadamente do Erikoides thuja.
Descrição do produto
Esta planta é completamente chamada de urze ocidental thuja (Ericoides, Erikoides) ou em forma de charneca (thuya occidentalis f. Ericoides). A região de origem é a América do Norte e o leste do Canadá. É uma das formas mais jovens do thuja ocidental, mas sua descrição é diferenciada principalmente pela estrutura das agulhas, que tem a forma de agulhas.
Além disso, o heather thuja é caracterizado pelo fato de que:
- a árvore tem um pico em uma idade mais jovem e vários em um mais velho;
- o formato da coroa é largo piramidal, a coroa é grossa;
- a presença de galhos e agulhas encolhidos;
- cresce lentamente;
- as agulhas são flexíveis, as agulhas são de forma linear, sopram, atingem um comprimento de 6 a 8 mm e uma largura de 1,5 mm;
- a cor da superfície superior das agulhas é verde opaca, a superfície inferior é verde com uma tonalidade cinza; no inverno, torna-se uma cor rosa acastanhado, que na primavera é novamente substituída por verde;
- a casca é lisa, pintada de marrom avermelhado;
- a árvore cresce até 3 m de altura e até 2 m de largura;
- suporta geadas até –36 ° C, pode ser cultivado na faixa do meio, leva pelo menos 100 dias por ano sem geada;
- Precisa de 890-1400 mm de precipitação por ano;
- não tóxico para animais ou outras plantas;
- crescendo lentamente.
Você sabe Nos tempos antigos, o thuja era usado em fogueiras para sacrifícios por causa do cheiro agradável, e seu nome, que se traduz como "incenso", está associado a isso.
Forma juvenil
A forma juvenil ou juvenil é um período de crescimento das plantas, quando ainda não atingiram a idade adulta. Nesse período, sua descrição pode diferir da forma adulta.
Para que a planta esteja sempre jovem, é propagada com a ajuda de estacas.
Apresenta a forma de urze:
- agulhas salientes com aparência de agulha, enquanto que em uma planta adulta parece escamas firmemente pressionadas na parte aérea;
- a cor das agulhas no frio é levemente rosada e, na estação quente, não é tão escura quanto a do thuja ocidental, que fica marrom no inverno;
- a forma da coroa se assemelha a uma ampla pirâmide, em contraste com o ovóide na idade adulta;
- a cor da casca se ilumina com a idade, inicialmente lisa, é coberta por sulcos longitudinais;
- as raízes crescem compactamente, ficam nas profundidades não inferiores a 75 cm;
- uma planta dessa forma é quase várias vezes menor que um adulto, que pode atingir 20-38 m de altura;
- o número de vértices é 1, menos frequentemente 2, com a idade torna-se pelo menos 2.
Importante! O thuja em forma de charneca é uma forma juvenil do thuja ocidental.
Regras de desembarque
Para o plantio de Erikoides, é necessário escolher um local não ensolarado ou uma penumbra com soro fisiológico, rico em nitrogênio e cálcio, e não solo pantanoso, cuja acidez está na faixa de pH 5-7. De preferência, a estrutura do solo é fresca, fértil ou média e as águas subterrâneas situam-se a um nível superior a 1,5 M. Esta espécie responde bem ao solo calcário. 750-3000 plantas podem ser plantadas por 1 ha.
Se o plantio for realizado a partir de uma muda, isso pode ser feito no outono ou na primavera. A profundidade do poço é determinada pelo tamanho do coma de terra ao redor das raízes, que deve ser 10 cm mais profundo. Nesse valor, o fundo é coberto com uma mistura de turfa, que é abundantemente regada com água e deixada até ser absorvida. Em seguida, as mudas são baixadas, o solo fértil é disposto em camadas, regando após cada uma delas. O pescoço da raiz deve permanecer na superfície.
A camada superior é regada para que se torne semi-líquida. Isso é necessário para condensar o solo e remover o excesso de ar, o que impede o crescimento do sistema radicular. No perímetro do círculo do tronco, é necessário formar lados para reter a umidade.
O plantio a partir de sementes é realizado na primavera em sulcos cavados com 2 cm de profundidade. Para esse método, um local ensolarado ou altamente sombreado não é adequado, selecione sombra parcial. Não é necessário cobrir os brotos, no entanto, rega e capina são necessárias regularmente.
Recursos de Cuidados
Eles cuidam da urze thuja e da ocidental. Os procedimentos de cuidados incluem:
- rega;
- afrouxamento;
- poda
- preparação para o inverno.
Você sabe As propriedades curativas da planta são usadas pela medicina tradicional para pacientes com vários tipos de tumores e resfriados da pele e pela medicina oficial - para a produção de inseticidas.
Rega e afrouxamento
A frequência da rega depende do grau de umidade do solo: quando deixa de ser assim, você precisa regar. A umidade estagnada é prejudicial para a planta, assim como sua ausência. Portanto, você precisa regar em um período quente quando não há chuva por um longo tempo. Se a planta estiver em recipientes, a rega é realizada diariamente na ausência de chuva.
Árvores que crescem em campo aberto não podem ser fertilizadas. Somente aqueles que crescem em recipientes precisam de alimentação. Para fazer isso, você precisa comprar fertilizantes especiais para coníferas e polvilhá-los na superfície do solo na primavera. No outono, recomenda-se colocar estrume podre no círculo do tronco. Todas as ervas daninhas devem ser removidas do círculo do tronco e, para que não voltem a crescer, esse local é polvilhado com palha de grama recém cortada ou serragem. Este procedimento também ajuda a manter a umidade.
Poda
No processo de aparar heather thuja, você deve seguir estas regras:
- use apenas ferramentas limpas e afiadas: uma tesoura para remover brotos ou tesouras desnecessárias para obter a forma desejada;
- remover galhos amarelados afetados por doenças e pragas;
- cortar brotos que se projetam além da coroa;
- o melhor momento para a poda é a primavera; no entanto, se necessário, a poda também pode ser feita no verão e outono, na ausência de geada e precipitação;
- se você deseja cortar uma forma complexa de uma planta - delineie suas bordas com um barbante;
- não é necessário processar os locais dos cortes.
Invernada adequada
Se a temperatura do ar na região estiver abaixo de –36 ° С, é necessário cobri-la. Qualquer material que não seja lutrasil ou filme é adequado: palha, galhos de abeto, agrofibra, estopa. Quando a temperatura corresponde à planta normal para o inverno, o abrigo pode ser removido.
Aplicação em paisagismo
A popularidade de Tui Erikoides entre os paisagistas se deve ao fato de que durante o corte de cabelo você pode dar qualquer forma. É adequado para a arte de topiaria, criando sebes, colunas, plantas de bonsai.
Para criar figuras complexas da topiaria, não é necessário cortar o thuja, você pode comprar uma moldura especial da forma desejada, instalá-la ao redor da muda e depois cortar os brotos que se projetam além dela.
Vantagens e desvantagens
- Aqueles que cultivam thuja em forma de urze em seu jardim estão familiarizados com seus benefícios:
- resistência ao gelo;
- despretensão, não precisa de cuidados especiais;
- a possibilidade de crescer ao lado de outras plantas;
- resistência a doenças;
- a capacidade de usar para criar figuras complexas de paisagismo;
- Beleza
- a capacidade de crescer na ausência de experiência suficiente em jardinagem;
- capacidade de limpar bem o ar;
- uso em medicina tradicional e perfumaria;
- acessibilidade.
- As desvantagens da planta incluem:
- controle de umidade do solo;
- a necessidade de solo fértil;
- obter características varietais apenas em plantas propagadas por estacas;
- exigência de luz solar.
Thuja Erikoides como uma forma juvenil de thuja ocidental é uma excelente opção para quem planeja criar um projeto paisagístico incomum e uma simples cobertura verde. Se você escolher o lugar certo para ela, precisará de um mínimo de cuidados. E, a fim de preservar sua aparência jovem, propague-se no tempo por estacas.