O gengibre na medicina popular é usado contra muitas doenças - tanto no tratamento quanto na prevenção. Por que essa raiz é útil para problemas de tireóide, consideraremos com mais detalhes abaixo no artigo.
Gengibre e seus benefícios para a glândula tireóide
Quando a glândula tireóide funciona mal, o sistema endócrino e muitos processos no corpo são interrompidos, o que leva a numerosas doenças dos órgãos internos.
As principais funções da glândula tireóide:
- divisão, crescimento e desenvolvimento de células, tecidos;
- produção hormonal;
- apoio ao trabalho de órgãos reprodutivos;
- garantir metabolismo normal;
- fortalecimento do sistema nervoso central e da função cerebral.
Você sabe As propriedades do gengibre como afrodisíaco foram mencionadas no conto de Scheherazade "Mil e uma noites".
A raiz contém as seguintes substâncias:
- potássio - Um participante no processo de conversão da glicose em energia, normaliza o equilíbrio dos fluidos celulares e ácido-base, estimula a contração das fibras musculares. Este elemento suporta o trabalho do coração, rins, ajuda a eliminar o edema e remove toxinas, fornece condução de impulsos nervosos;
- cálcio - um participante na síntese de neurotransmissores, é necessário aumentar a resistência ao estresse, sono normal. O elemento participa do trabalho do sistema endócrino, na síntese de hormônios e enzimas;
- selênio - Também é importante para a produção de hormônios e enzimas, além disso, um participante na conversão de hormônios estimulantes da tireóide em uma forma ativa;
- ferro - um dos assistentes do sistema imunológico na produção de anticorpos e na destruição de células de vírus e infecções, ajuda a eliminar toxinas, melhora o metabolismo;
- fósforo - participa da formação de DNA e RNA, transmitindo informações sobre genes e responsável pelo crescimento e divisão celular, é responsável pelo transporte de nutrientes para os tecidos e células, é necessário para a absorção de vitaminas - D, grupo B e glicose;
- manganês - Um participante no metabolismo da insulina, a produção de hormônios da tireóide, acelera a decomposição das gorduras, o metabolismo das proteínas;
- cobre - ajuda a normalizar o sistema endócrino, participa da produção de hormônios sexuais e insulina, fortalece o sistema imunológico;
- zinco - previne a sobrecarga do sistema nervoso, promove a produção de anticorpos, hormônios e células sanguíneas dos leucócitos, é responsável pela saúde da pele;
- vitamina PP - Um dos participantes na produção de hormônios como insulina, progesterona, cortisona, testosterona, tiroxina, estrogênio.
Com hipotireoidismo
Hipotireoidismo se desenvolve devido a uma aguda falta de hormônios, a glândula tireóide é responsável pela produção de. A condição pode ser causada por várias razões, incluindo deficiência de iodo, selênio, imunidade enfraquecida, anemia por deficiência de ferro. Como resultado, o sistema digestivo se deteriora e, consequentemente, o peso aumenta. Isso leva a tensões no coração, vasos sanguíneos, alterações nos processos metabólicos, deterioração da respiração celular, enfraquecimento das defesas do corpo. Além dos medicamentos, uma dieta é prescrita para tratamento.
Você sabe A glândula tireóide começa no útero — no feto com 16 semanas de idade.
Os objetivos da dieta:
- restauração do equilíbrio de vitaminas e minerais;
- normalização dos processos metabólicos e digestivos;
- fortalecimento do sistema cardiovascular;
- estabilização da hematopoiese;
- perda de peso.
Com hiperteriose
Essa condição é causada pela disfunção da tireóide, que, em contraste com o mau funcionamento descrito acima, produz muitos hormônios. O excesso faz o corpo trabalhar até o limite de suas capacidades. Muita energia e nutrientes são consumidos, faltam potássio, cálcio, proteínas, fósforo e outros elementos valiosos.
Tudo isso leva à perda de peso, massa muscular. Tratamento e dieta, incluindo aqueles destinados a reabastecer elementos perdidos, para aumentar o peso. No entanto, com hipertireoidismo, o gengibre não deve ser usado, pois é um tempero.- Proibidos com uma doença são todos os produtos que excitam o corpo:
- café
- álcool
- chá forte;
- chocolate preto;
- especiarias.
Receitas de medicina tradicional para doença da tireóide
O tratamento deve ser realizado por especialistas neste campo, mas alguns remédios populares são usados como terapia de manutenção e um complexo auxiliar.
Suco de gengibre com canela
Canela contém quase todos os elementos necessários para a saúde da tireóide. Este produto é um anti-séptico, importante para o sistema imunológico. A canela acelera o metabolismo, o processo de processamento de carboidratos e proteínas em energia, o que ajuda a reduzir o peso.O suco de gengibre puro pode ser consumido em uma quantidade não superior a 2 mg por dia para crianças e 4 mg para adultos. A bebida é preparada com base no chá, adicionando 1 colher de chá. suco e uma pitada de canela. Beba não mais que duas xícaras por dia.
Importante! O suco de gengibre ou a raiz picada é usada como compressa. Um agente externo ajuda a reduzir a dor na presença de nós na glândula tireóide.
Chá com gengibre seco, mel e limão
Os benefícios do mel, terapêuticos e restauradores, são confirmados pela medicina popular e oficial. A composição química do produto doce é quase idêntica à composição do plasma sanguíneo; portanto, seu uso regular normaliza o trabalho da glândula em questão e a quantidade de hormônios no corpo. A alta concentração de ácido ascórbico no limão ajuda o sistema imunológico a combater células nocivas.
O chá pode ser preparado de duas maneiras:
- Despeje 0,5 colher de chá de pó de raiz seca com água fervente, deixe por 15 minutos e adicione 1 colher de chá de suco de limão e mel a gosto.
- Despeje a mesma quantidade de pó com água fria e deixe ferver, depois adicione outros componentes à bebida resfriada a 40 °.
Com nozes
A noz é um dos produtos que contém uma grande quantidade de iodo. Além disso, é útil para anemia, distúrbios do sistema nervoso, para fortalecer os vasos sanguíneos e melhorar a função cerebral. A medicina oficial recomenda o uso de nozes para adultos e crianças com deficiência de iodo.
Raiz de gengibre e nozes verdes na proporção de 1: 1 são moídas e derramadas com mel. A mistura em um recipiente de vidro deve ser infundida por cerca de um mês. Eles o mantêm na geladeira, consomem 1 hora antes das refeições 3 vezes ao dia.
Gengibre com chá verde
O chá verde contém um grande número de vitaminas e minerais, antioxidantes, catequinas e outros elementos úteis. A bebida tonifica o corpo, normaliza o metabolismo, o trabalho do sistema imunológico e circulatório. Apesar da presença de cafeína, o chá verde não tem um forte efeito estimulante. Para prevenir doenças da tireóide, a raiz fresca esmagada é adicionada ao chá - 2 g ou pó seco na mesma quantidade.
Bebida de vitamina com gengibre, limão, cranberries, noz-moscada e canela
Os cranberries são a fonte de todos os elementos micro e macro necessários para a glândula tireóide, é o campeão entre as frutas no conteúdo de iodo e aminoxilato. Quanto aos benefícios da noz-moscada, neste produto picante você pode encontrar quase toda a tabela periódica, incluindo iodo.
Importante! A noz-moscada é contra-indicada em mulheres grávidas: afeta o tônus do útero e pode causar sangramento uterino.
Como base para um coquetel, tome 100 ml de suco de limão e 100 g de cranberries, 2 g de especiarias:
- raiz ralada;
- canela (em pó);
- noz-moscada (terra).
Bata todos os ingredientes no liquidificador com 2 xícaras de água fria fervida. Beba a bebida duas vezes por dia: de manhã com o estômago vazio e à tarde antes do jantar em 15 minutos.
Contra-indicações
O consumo excessivo de gengibre pode prejudicar o sistema digestivo - por exemplo, causar azia, acidez.
- Os remédios populares não são adequados para todos - o uso da raiz é contra-indicado nessas condições:
- úlcera gastrointestinal;
- gravidez e lactação;
- picadas;
- doença do trato biliar.
O gengibre não é uma panacéia para a doença das glândulas endócrinas, mas servirá como uma excelente prevenção de doenças. As receitas da medicina tradicional, incluindo o produto, são um bom adjuvante e agente terapêutico de suporte ao corpo.