Das variedades de repolho, Bruxelas contém o maior número de substâncias úteis para o corpo humano, enquanto o produto é de baixa caloria e universal na culinária, motivo pelo qual é tão popular nos menus de dieta. Durante o cultivo dessa cultura, os jardineiros costumam recorrer a um procedimento como remover as folhas inferiores dos vegetais emergentes para manter as características da variedade e evitar o aparecimento de doenças na planta. O artigo discutirá quando eles podem ser cortados e como fazê-lo corretamente.
Características de crescimento e cuidados no estágio de maturação
Couves de Bruxelas requerem um longo período de crescimento, até 6 meses. Esta cultura é resistente ao gelo - as plantas adultas suportam o frio até -7 ° C. Normalmente, a semeadura de mudas começa no final de março, sempre em estufa. Transplantar mudas para um local permanente é possível após 2 meses. As plantas precisam ser plantadas de acordo com um padrão de 60 × 60 cm, 60 × 70 cm, é muito fácil cuidar delas.
O primeiro curativo é realizado de 10 a 20 dias, com fertilizantes nitrogenados. O segundo - quando amarrar cabeças. As couves de Bruxelas precisam ser regadas com frequência, especialmente no calor. Certifique-se de afrouxar após a rega. A cultura é fotofílica, um vento forte a afeta muito.
Você sabe Uma característica surpreendente do couve de Bruxelas é que, quando congeladas, suas cabeças pequenas não perdem seu valor nutricional.
A colheita pode começar no final de setembro. A coleta de pequenas cabeças de repolho pode ser realizada seletivamente: cortada com as mãos ou cortada com uma faca e assim por diante até o final do outono. A planta pode permanecer nos canteiros por muito tempo, até novembro. Após o início do resfriamento constante, você pode finalmente remover as plantas do jardim. Você pode desenterrar as hastes junto com pequenas espigas, cavá-las na areia molhada e colocá-las em uma sala fria para armazenamento.
Folhas de couve de Bruxelas
As placas são de cor verde, têm um revestimento de cera suave. As bordas são sólidas e lisas ou ligeiramente curvas. O comprimento é de 18 a 40 cm, a largura é de 18 a 32 cm.
Funções inferiores da folha
Botva é de particular importância no desenvolvimento desta cultura vegetal. As folhas, incluindo o fundo, têm um objetivo importante:
- Promover a fotossíntese, são importantes na nutrição e respiração das plantas.
- Fornecer proteção contra pragas.
- Eles cobrem a terra, mantendo a água nela e impedindo o superaquecimento do solo.
Quando a remoção é justificada?
Com o tempo, as folhas perdem sua função e criam um certo perigo se não forem removidas.
A remoção é garantida se:
- eles tocam o chão;
- apresentar danos mecânicos ou presença de infecção;
- começou a empalidecer, amarelar e desaparecer;
- se eles são um obstáculo para amontoar e regar.
Como interromper?
Você pode cortar manualmente, cortar com podadores ou uma faca. É melhor que no dia em que sejam cortadas e no dia seguinte haja um bom tempo ensolarado: para que as feridas se recuperem mais rapidamente.
Importante! A remoção prematura de folhas pode levar à formação de cabeça prejudicada. HUma infecção pode atravessar a ferida, levando à podridão do vegetal.
Que folhas de couve não colhem?
Acredita-se que uma cabeça de couve é formada a partir de folhas de couve. Esta declaração não está correta para todos os tipos de repolho. Couve-rábano, cor, brócolis e Bruxelas saem deles. Quando essas variedades são cultivadas, a folhagem é cortada ao mínimo: somente a que fica amarela. Em Bruxelas, os antigos são removidos, mas na couve-rábano não são arrancados, apenas durante a coleta são cuidadosamente cortados com uma faca.
O jardineiro deve tomar a decisão de pegar as folhas pessoalmente. Sua remoção pode levar ao aparecimento de bactérias, então você precisa fazer isso corretamente. E não esqueça que eles precisam ser arrancados somente quando necessário, quando houver uma ameaça real à planta.