O chucrute é um produto obtido do repolho comum como resultado da exposição ao ácido lático formado durante a fermentação. Este método de preparação permite que o produto adquira muitas novas substâncias valiosas para o homem. Mas, junto com isso, há várias doenças nas quais o uso deste prato tem suas próprias nuances. O material proposto discutirá as características de seu uso na pancreatite.
É possível comer chucrute com pancreatite
Antes de responder a essa pergunta, você deve entender o que é pancreatite. Esta é uma doença do órgão do sistema digestivo - o pâncreas, que produz enzimas (substâncias orgânicas) que regulam a absorção de gorduras, proteínas e carboidratos. Com essa doença (inflamação do pâncreas), essas substâncias orgânicas não entram no duodeno, mas permanecem no pâncreas, como resultado do qual “se alimentam”. As toxinas formadas durante isso, penetrando no sangue, começam a afetar todo o corpo.
Com esta doença, apenas certos alimentos são permitidos que não irritam o pâncreas. E o chucrute, devido à grande quantidade de sal, além da presença de ácido láctico, é irritante para um órgão doentio. Com base nisso, o produto em sua forma "pura" com essa doença não é recomendado. No entanto, existem maneiras de reduzir os efeitos nocivos do produto no corpo de uma pessoa que sofre de pancreatite.
Você sabe Cientistas alemães, tendo realizado numerosos estudos, concluíram que aquelas pessoas que pelo menos duas vezes por semana usam chucrute, isso reduz o risco de câncer de intestino.
Composição quimica
O vegetal Sauer é rico em tais vitaminas (por 100 g):
- tiamina - 0,021 mg;
- luteína e zeaxantina - 295 mg;
- acetato de retinol - 1 mcg;
- alfa-caroteno - 5 mcg;
- beta-caroteno - 0,008 mg;
- riboflavina - 0,022 mg;
- ácido pantotênico - 0,093 mg;
- piridoxina - 0,13 mg;
- ácido fólico - 24 mcg;
- ácido ascórbico - 14,7 mg;
- alfa-tocoferol - 0,14 mg;
- ácido nicotínico - 0,143 mg.
Você sabe Existem muito mais vitaminas e minerais no chucrute do que no chucrute fresco. Além disso, o produto em conserva é armazenado por muito mais tempo (até 10 meses).
Propriedades do chucrute para o corpo humano
O impacto deste vegetal ácido no corpo humano é muito extenso. Considere seus inegáveis benefícios e casos em que seu uso pode ser prejudicial.
Benefício
Devido à rica composição de minerais e vitaminas valiosos para os seres humanos, este produto tem um efeito positivo no corpo humano, a saber:
- Para o sistema digestivo. Otimiza seu funcionamento, normaliza a microflora intestinal após tomar medicamentos e promove o apetite. Normaliza a acidez.
- Para o sistema nervoso. Melhora a resistência ao estresse e distúrbios nervosos. Tem um efeito positivo no estado psico-emocional, tem um efeito calmante, elimina enxaquecas e dores de cabeça. Efeito positivo nas propriedades da memória e da função cerebral.
- Para o sistema cardiovascular. Estar na fibra do produto, absorvendo o colesterol, reduz seu nível geral no corpo. Suco protege contra aterosclerose, isquemia e taquicardia. As paredes dos vasos sanguíneos são fortalecidas e o ritmo do coração é normalizado.
- Para o sistema imunológico. A vitamina C contida no produto ajuda a manter as propriedades protetoras do corpo. Outras vitaminas evitam a deficiência de vitaminas, dão força e vitalidade.
- Para reduzir o peso. Dieta de baixa caloria torna o produto. Além disso, limpa as toxinas, remove o excesso de sal e líquido, para que o inchaço desapareça. Devido ao ácido tartrônico contido no produto, a gordura se decompõe rapidamente.
- Para rejuvenescer a pele e todo o corpo. O corpo é limpo, o reparo do tecido no nível celular é acelerado.
- Para força sexual masculina. Maior desejo e potência sexual, aumento do fluxo sanguíneo para os órgãos genitais. Com o uso racional do produto, as células sexuais masculinas se tornam mais móveis, seu número está aumentando.
- Para mulheres grávidas e lactantes. O suco do produto com toxicose evita náuseas, ajuda com uma deficiência de vitaminas, melhora o humor. Nas nutrizes, o leite fica mais gordo, aumenta sua quantidade.
- Para aliviar uma ressaca. A salmoura acelera a decomposição do álcool etílico e sua remoção do corpo humano. Alivia o fígado de toxinas, alivia dores de cabeça e condições dolorosas.
Você sabe O repolho azedo foi cozido pela primeira vez na China antiga, no século III. BC e O chucrute no vinho de arroz alimentou os construtores da Grande Muralha da China.
Danos e contra-indicações
Prestando um benefício considerável ao corpo humano, o produto pode prejudicar. A principal deterioração é provocada pelo sal, com a ajuda da qual ocorre o fermento do vegetal. Seu consumo excessivo é acompanhado por inchaço, flatulência e azia. Além disso, o sal retém líquido, o que leva ao edema de algumas partes do corpo.
Pratos de chucrute não devem ser consumidos por quem tem:
- pancreatite
- úlcera duodenal e estômago;
- hipertensão arterial;
- predisposição para azia e aumento da formação de gases;
- doença de cálculo biliar;
- diabetes (se o repolho for cozido com açúcar);
- acidez aumentada;
- exacerbação de gastrite crônica;
- insuficiência renal.
Consideramos separadamente o efeito negativo do produto em pessoas com pancreatite:
- Como resultado de uma doença do pâncreas, as enzimas e sucos pancreáticos desenvolvidos por ele são extremamente insuficientes para absorver a fibra grossa do vegetal. Como resultado, há uma carga excessiva no pâncreas.
- O ácido formado durante o amadurecimento do vegetal pode causar a produção de suco pancreático juntamente com o suco gástrico, o que pode provocar uma retomada da inflamação com maior acidez.
Importante! Pessoas que têm problemas com o pâncreas devem consultar seu médico antes de consumir chucrute.
Como tornar o chucrute menos perigoso com pancreatite
Existem várias maneiras de reduzir os efeitos indesejáveis de um produto.
Para fazer isso, é recomendado:
- mesmo na fase de salgar o vegetal para excluir a adição de especiarias;
- ao salgar, reduza a quantidade de sal 3 vezes;
- na véspera do consumo, lave o chucrute com água fervida fria - isso removerá uma salmoura que é perigosa para o pâncreas.
A seguir, consideramos as características do uso de chucrute com inflamação do pâncreas:
- No começo, você deve usar chucrute cozido em pequenas porções. Esse processamento irá amolecê-lo, torná-lo mais digerível. Se, depois disso, você se sentir normal, poderá experimentar um pouco de chucrute na sua forma pura.
- É necessário usar o produto com um enfeite - isso minimizará seu efeito irritante.
- É proibido comer chucrute com o estômago vazio.
- Ao mesmo tempo, você não precisa comer mais do que 1 colher (uma vez em 7 dias).
Importante! Se, depois de comer chucrute, houver sensações desagradáveis no corpo, o produto deve ser imediatamente excluído da dieta.
O que pode ser substituído
Segundo nutricionistas, com pancreatite não há proibição estrita do uso de repolho.
Em vez de chucrute, você pode usar o seguinte:
- Cor. Apresenta baixo teor calórico, sensibilidade das fibras e uma pequena quantidade de fibras, o que estimula o trato gastrointestinal, normaliza a acidez, remove toxinas e toxinas.
- Bruxelas. Ela tem uma composição química igualmente rica na ausência de um efeito irritante no trato digestivo. Fortalece o sistema imunológico, tem um efeito benéfico no processo digestivo, no trabalho do coração e nos vasos sanguíneos.
- Brócolis. Útil para o pâncreas. Uma pequena quantidade desse vegetal é adicionada como complemento nutricional a outros pratos.
O chucrute é um produto valioso que traz benefícios consideráveis ao corpo humano. No entanto, apesar disso, na presença de uma doença como a pancreatite, o uso desse vegetal deve ser tratado com extrema cautela.