Graças aos desenvolvimentos modernos dos criadores, tornou-se possível cultivar tomates com características previamente conhecidas, resistentes a doenças e mudanças nas condições climáticas, frutíferas. O híbrido do tomate Berberan F1 é apresentado no artigo.
Descrição da nota
O Berberan Tomato F1 é um híbrido criado na Holanda por criadores de Enza Zaden.
Você sabe O tratamento térmico dos tomates não apenas não prejudica as propriedades benéficas da fruta, mas as melhora.
Características da variedade:
- variedade de amadurecimento precoce, os frutos estão prontos para uso após 100 dias a partir da germinação das sementes;
- o arbusto é alto, alastrando, atinge uma altura de 1,8 m;
- alta produtividade, até 15 kg de frutas a partir de 1 m²;
- os frutos são grandes, de 200 a 250 g, geralmente até 500 g, arredondados (levemente achatados), vermelhos saturados na fase de amadurecimento;
- a superfície do feto é lisa, densa. A polpa é suculenta;
- os frutos são amarrados em condições adversas, suportam perfeitamente altas temperaturas;
- a variedade se distingue por sua extraordinária resistência às doenças do tomate (fusarium, cladosporiose, mosaico de bronze, murcha de verticillium);
- Os tomates da variedade Berberan se distinguem por uma longa vida útil, toleram bem o transporte.
Vantagens e desvantagens
- As vantagens indubitáveis podem ser consideradas:
- produtividade;
- resistência a doenças;
- iluminação insuficiente não afeta a formação de ovários;
- resistência a mudanças de temperatura no ambiente;
- vida útil longa;
- transportabilidade.
- Contras:
- alto custo do material da semente;
- cultivo em estufa, absolutamente inadequado para cultivo em campo aberto.
Mudas de crescimento próprio
Cultivar mudas saudáveis e fortes significa estabelecer as bases para uma boa colheita. Para fazer isso, siga as recomendações de especialistas.
Datas de semeadura
As sementes do híbrido Berberan F1 são semeadas em mudas no final de março - início de fevereiro.
Importante! Use o solo do local em que vegetais como couve, cebola e cenoura foram cultivados na última temporada.
Solo
Ao escolher o solo para mudas, é aconselhável dar preferência a misturas prontas com predominância de turfa com pH na faixa de 5,5 a 7.
Opções para a composição de solos compilados independentemente:
- 1ª opção: turfa e terra de relva (2 partes de cada componente), areia (1 parte);
- 2ª opção: solo preparado para mudas de tomate (1 parte), solo desinfetado do cume (1 parte).
Qualquer que seja o solo usado no cultivo de mudas de tomate, ele deve ser descontaminado. A maneira mais eficaz e acessível - o uso de fungicidas biológicos - Fitosporin, Gamair, Gliocladin. Além disso, como profilaxia de doenças e pragas, o solo é calcinado em alta temperatura (a probabilidade de destruição de nutrientes é alta), é congelado (trabalhoso) e cozido no vapor.
Capacidade de crescimento
As mudas de tomate Berberan não toleram o processo de colheita, portanto, as sementes são semeadas em vasos separados:
- vasos para mudas;
- potes de turfa;
- grandes copos descartáveis com orifícios de drenagem.
Você sabe O tomate amarelo é menos nutritivo do que o vermelho.
Preparação de sementes
As sementes destinadas ao plantio são embebidas em salmoura (1 colher de chá de sal em um copo de água) por 10 minutos. Flutuador inferior e vazio à superfície do líquido. Eles não estão em forma. O próximo estágio é a desinfecção, uma vez que existe uma alta probabilidade de encontrar microorganismos patogênicos na superfície das sementes. Para fazer isso, coloque as sementes em uma solução rosa escura de permanganato de potássio por cerca de meia hora.Para aumentar a produtividade, recomenda-se colocar as sementes por 24 horas em uma solução de "Epina", humato de potássio ou humato de sódio. De remédios caseiros use suco de aloe, batatas. Após este procedimento, as sementes não são lavadas, mas apenas secas. A germinação e o endurecimento das sementes também são utilizados como plantio pré-plantio.
Semeando sementes
Em vasos de turfa ou copos de plástico cheios de solo nutritivo, coloque 2-3 sementes de tomate a uma distância de cerca de 1 cm uma da outra e polvilhe sobre o chão uma camada de cerca de 10 mm. Os vasos (para facilitar o movimento) são colocados em um palete, coberto com filme plástico por cima. Posteriormente, o broto mais forte permanece, mudas menos desenvolvidas são removidas.
Vídeo: semeando sementes de tomate
Cuidados com mudas
Primeiro, os paletes são colocados em um local pouco iluminado até que os primeiros rebentos apareçam, após o que o filme é removido, e as mudas são colocadas em um parapeito da janela ou em outro local com boa iluminação. As regas são realizadas com água em temperatura ambiente e somente quando o solo seca (aproximadamente uma vez a cada cinco dias). Um excesso de umidade leva ao desbaste e, em casos extremos, ao apodrecimento do caule, a resistência das mudas a baixas temperaturas diminui.
Além da luz natural, é necessário cuidar de fontes adicionais de iluminação, uma vez que o tomate é uma planta que ama a luz e, para o pleno desenvolvimento das mudas, é necessária a chamada iluminação adicional. Para isso, são utilizadas lâmpadas fluorescentes, phytolamps (lâmpadas de diodo). Até que as plantas cresçam mais fortes, é necessário evitar correntes de ar e uma mudança acentuada de temperatura na sala com mudas.
Mais tarde, quando as mudas ficarem mais fortes, você poderá começar a endurecer colocando paletes com mudas por um tempo na varanda (varanda), onde a temperatura é muito menor do que na sala. As mudas de tomate (do plantio de sementes à movimentação de mudas em campo aberto) são alimentadas 3 vezes - uma em duas semanas.
As misturas de nutrientes devem ser alternadas:
- dissolve-se uréia (0,5 g) + sal de potássio (1,5 g) + superfosfato (4 g) em um litro de água;
- em dois litros de água quente, misture cinza de madeira (1 colher de sopa. l). A solução é mantida por um dia e depois filtrada;
- cobertura superior humate (o uso deve estar de acordo com a anotação no rótulo).
Endurecimento de mudas
Para obter plantas de tomate viáveis que possam sofrer facilmente uma mudança acentuada de temperamento, iluminação e umidade durante o transplante, é necessário endurecer. Aproximadamente meio mês antes do plantio no solo, os recipientes com mudas são levados para o ar fresco por meia hora, aumentando o tempo de permanência todos os dias.
Importante! O material para amarrar as plantas pode servir como um tecido natural de algodão macio, cortado em tiras longas que não prejudicam as plantas durante o seu crescimento.
É necessário garantir que as plantas não recebam queimaduras solares, evite umidade excessiva. Uma semana antes do suposto transplante, a rega geralmente é interrompida. Não trará danos às plantas, mas a resistência ao frio aumentará.
Plantio de mudas em local permanente
O transplante de mudas de tomate da variedade Berberan para a estufa é realizado em meados de maio. Como essa variedade é caracterizada pelo espalhamento das hastes, é necessário manter uma distância entre as plantações de pelo menos 40 a 50 cm. Deve-se levar em conta que as plantas deverão ser amarradas durante o processo de crescimento, portanto, você deve cuidar das estruturas de suporte com antecedência.
Dicas de cuidados
Considere informações sobre como cuidar de plantas de tomate em uma estufa.
Rega
A principal característica da irrigação do tomate é a dosagem e a frequência. Esta lavoura vegetal não precisa de rega frequente e abundante, uma vez a cada cinco dias é suficiente derramar 5 litros de água sob cada planta (temperatura - não inferior a + 20 ° C) e durante o período de floração ativa - até 10 litros. Evite molhar as folhas das plantas para evitar apodrecimento e queimaduras.
Top vestir
Alimente as plantas com uma mistura de estrume apodrecido e nitrofoska (1 colher de chá por 10 litros de água) deve ser 14 dias após o plantio em estufa. Sob uma planta, faça um litro desse fertilizante. Na próxima vez que o fertilizante for produzido 10 dias após o primeiro. Uma mistura é preparada: sulfato de potássio (1 colher de chá) e fertilidade (1 colher de sopa) são dissolvidos em 10 litros de água. A quantidade de mistura de nutrientes por arbusto é de 1 litro. Durante toda a estação de crescimento, é desejável fertilizar as plantas 3 vezes com essa composição.
Stepson
Um arbusto de tomate de Berberan é formado por uma (duas) hastes. Além de beliscar os brotos laterais, também é recomendável prender a parte superior do arbusto. Essas manipulações permitirão a formação de potentes pincéis de frutas sem crescimento excessivo de massa verde.
Cuidado do solo
A condição do solo na estufa deve ser monitorada com cuidado especial, uma vez que um espaço fechado com um microclima úmido contribui para o desenvolvimento de lesões fúngicas e mofo na camada do solo. Para evitar momentos desagradáveis, você deve constantemente afrouxar o solo para troca de ar, enquanto adiciona solo ao redor dos caules dos tomates (amontoar).Isso dará resistência à planta, o que é especialmente importante durante o período de frutificação ativa. Para reduzir o crescimento de ervas daninhas, que são portadoras potenciais de microrganismos patogênicos e pragas, recomenda-se a cobertura do solo sob os arbustos com palha apodrecida ou lascas de madeira.
Bush amarrando
As opções e métodos para o tomate em jarreteira em estufas dependem da variedade e características das plantas cultivadas (baixa, alta, compacta, alastrando etc.). Pode ser treliça, suporte individual, clipes de plástico, em malha grossa, etc.
Como o tomateiro Berberan é poderoso e alto, a liga precisa ser realizada não apenas na parte aérea, mas também na parte lateral, já que os frutos são grandes, reunidos no mato, de modo que uma treliça vertical com uma corda vertical - larga, forte, é adequada para essa variedade.
Tratamento preventivo
O híbrido Berberan F1 é muito resistente a doenças associadas ao solanáceo, mas, no entanto, vale a pena, para fins preventivos, tratar os arbustos com a Barreira preparada, Barreira significa 7 dias após a colocação das mudas em solo de estufa e repetir novamente 20 dias depois. A prevenção de insetos nocivos é realizada com inseticidas.
Colheita
Os tomates berberanos amadurecem até a maturidade técnica cerca de três meses após a germinação das sementes. Se a planta for formada corretamente, os frutos serão pesados, vermelhos brilhantes, brilhantes. A colheita é abundante, pois os cachos consistem em um número considerável de frutas. Tolere perfeitamente o transporte, tenha uma vida útil longa. Do ponto de vista culinário, os frutos do híbrido são universais. Eles são deliciosos frescos, saladas, sopas. Eles são fermentados, salgados, em conserva. Secas e secas.
Em resumo, vale a pena notar que, com a observação consistente de técnicas simples de tecnologia agrícola, até mesmo um jardineiro iniciante pode obter uma colheita abundante de tomates da variedade Berberan F1, já que o híbrido é pouco exigente em termos de cuidados e os frutos, se armazenados adequadamente, ficarão encantados por muitos meses.