As mudas de pimentão são tenras e frágeis, o período de cultivo é bastante longo e, portanto, propenso a doenças de natureza infecciosa. Como essas doenças são contagiosas, elas podem destruir todas as mudas; portanto, os produtores precisam saber como reconhecer cada doença, como lidar com elas e como evitar sua ocorrência.
Mudas de pimenta
A pimenta chegou até nós de países tropicais quentes, onde no verão a temperatura média é de + 25 ° C, e no inverno + 13 ° C e, portanto, em nossas condições climáticas, é cultivada através de mudas. Para um bom crescimento e boa saúde, as plantas precisam de condições ambientais e de cuidados o mais próximo possível daquelas inerentes ao seu habitat natural.
Para pimenta, é o seguinte:
- calor;
- boa iluminação (cultivo nas janelas leste e sudeste);
- umidade moderada sem ressecar e estagnar a água;
- exibição sem rascunhos.
Se essas condições não forem observadas, as mudas começam a doer, desenvolvem-se doenças perigosas:
- fungos;
- bacteriano;
- viral.
Importante! A saúde do pimentão depende de 50% da qualidade das sementes e do solo e de 50% dos cuidados adequados.
Doenças fúngicas
Normalmente, os fungos sempre vivem no solo em pequena quantidade, o que não é perigoso para as plantas. No entanto, quando surgem condições favoráveis, esses organismos começam a se desenvolver excessivamente, causando danos irreparáveis às mudas.
Para o desenvolvimento de fungos requer:
- alta umidade;
- baixa temperatura;
- abundância de sombra e espessamento de plantas.
Perna preta
A doença é caracterizada por uma mudança no caule das mudas na zona basal - torna-se mais fina, mais fraca, escurece e logo seca. Isso geralmente acontece nos estágios iniciais do desenvolvimento - desde o momento em que os primeiros brotos aparecem até a formação das 2-3 primeiras folhas verdadeiras. Plantas doentes murcham, caem no chão e morrem.
Há uma perna preta apenas sob certas condições:
- diferenças de temperatura de alta para baixa;
- muito quente e úmido;
- solo frio;
- hidratação excessiva;
- estagnação da água;
- espessamento de mudas;
- molhar com água fria.
Importante! Comprimidos de turfa ou coco são ideais para o cultivo de mudas. A perna negra nunca se desenvolve neles. Além disso, os brotos desses comprimidos não podem ser mergulhados.
Controle de doenças
O tratamento é o seguinte:
- Destruição dos brotos afetados. Eles estão infectados e já não são viáveis, portanto, a fim de evitar maior propagação da perna preta, os espécimes doentes devem ser removidos.
- Processando o restante das mudas com Fitosporina. Para preparar a solução, você precisa diluir 100 ml da droga em 10 l de água. Molhe as plantas ou pulverize-as.
- Molhar com 1% de Bordeaux líquido, solução de framboesa saturada de permanganato de potássio.
- Polvilhe o solo sob as mudas com uma mistura de cinza de madeira (1 xícara) e sulfato de cobre (1 colher de chá).
Prevenção
A doença geralmente é mais difícil de tratar do que prevenir sua ocorrência.
A perna preta não atinge as mudas se:
- Desinfecte as sementes antes de plantar. Para fazer isso, mantenha os grãos em uma solução de permanganato de potássio por meia hora ou trate-os com Fitosporina.
- Desinfetar o solo. Você pode fazer isso de várias maneiras: despeje água fervente, calcina no forno, trate com preparações eletromiográficas, despeje com uma solução de permanganato de potássio. No entanto, não plante sementes imediatamente após a desinfecção, pois elas "queimarão" nesse solo. Antes de plantar, deixe a terra "descansar" por 2 dias.
- Mantenha a temperatura. A temperatura do ar deve ser de + 20 ° C durante o dia, + 15 ° C à noite. Evite mudanças bruscas, evite correntes de ar, não coloque pimenta em água fria.
- Forneça rega moderada. A água estagnada, especialmente em combinação com temperaturas altas ou baixas, causa o desenvolvimento do fungo. A rega deve ser moderada e regular; solte o solo após a rega, para que fique leve e respirável.
- Polvilhe o solo por cima com areia calcificada do rio. Sob tais condições, o molde não se desenvolverá na superfície.
- Evite pousos muito apertados. Mudas de pimenta precisam mergulhar a tempo. No entanto, é melhor plantar as sementes em pequenos recipientes ou vasos separados, pois a pimenta não tolera a colheita.
- Fornecer boa iluminação, colocando as mudas nas janelas do lado ensolarado.
Você sabe 10 anos - é durante um período tão longo que os fungos que provocam a murcha podem viver no solo.
Podridão cinzenta
O primeiro sinal é o aparecimento de manchas marrons e chorosas na parte basal do caule ou nas folhas. Com o tempo, essas manchas ficam cobertas com um revestimento cinza ou uma fina película esbranquiçada. A causa da ocorrência é umidade excessiva, estagnação da água no solo e baixas temperaturas. Consequências - o crescimento das plantas diminui, elas desaparecem, tornam-se incapazes de fotossíntese, e é por isso que elas morrem com o tempo.
Controle de doenças
Se as mudas já foram afetadas por esta doença, é necessário fazer o seguinte:
- Destrua todos os brotos doentes. Eles são contagiosos e não podem mais ser salvos. A necessidade saudável de ser transplantada para um solo novo e desinfetado.
- Despeje e pulverize o restante das mudas com soluções desinfetantes: permanganato de potássio, vitríolo, líquido de Bordeaux.
- Trate as plantas com o fungicida Kuproksat de acordo com as instruções.
- Use um remédio popular - infusão de alho. Para a sua preparação, insista por 2 dias 30 g de alho diluído em 5 l de água. Polvilhe pimenta com a infusão finalizada.
Prevenção
Medidas preventivas são:
- observando o regime de temperatura;
- prevenção diferencial de temperatura;
- rega à temperatura ambiente;
- falta de rascunhos;
- rega moderada;
- afrouxando o solo.
Praga tardia
Aparece na forma de manchas marrons. No início, eles são pequenos, mas logo se fundem em um grande local. Afeta o caule e as folhas. As folhas desbotam e caem. O caule nos locais de constrição pode quebrar. Afetados pela praga tardia, as mudas desaparecem, param de crescer e a fotossíntese para. Plantas morrem. Uma doença se desenvolve apenas quando o solo contaminado é usado ou a umidade excessiva está presente.
Você sabe Phytophthora, que atingiu os campos de batata da Irlanda em meados do século 19, causou a morte de 1 milhão de irlandeses e a emigração de outros 2 milhões de pessoas no exterior.
Controle de doenças
Os brotos doentes devem ser removidos imediatamente.
Você pode combater a invasão de fungos com a ajuda de drogas:
- Previkur;
- "Fitodoctor";
- "Barreira";
- Tricodermina;
- Barreira.
Prevenção
Os seguintes métodos podem ser usados para prevenir a doença da praga tardia:
- rega moderada;
- afrouxando o solo;
- temperatura do ar confortável;
- falta de umidade alta;
- desinfecção de sementes antes do plantio;
- calcinação do solo;
- fertilização com fertilizantes de potássio e fósforo.
Fusarium e esclerocinia
Ambas as doenças são conhecidas sob o nome geral - murcha de fungos. A doença geralmente começa com umidade excessiva, rega pesada, combinada com altas temperaturas a partir de + 20 ° C e acima. Sintomas e tratamento são os mesmos. Não há sinais óbvios da doença. Mudas sem motivo aparente começam a desaparecer. Não há manchas ou danos nas folhas e caules.
A razão é muito mais profunda - nas raízes. Os fungos infectam o sistema radicular. Primeiro, pequenos ramos das raízes, depois o micélio se espalha para as demais raízes maiores. A nutrição da pimenta é perturbada, os vasos sanguíneos ficam entupidos, o resultado é a queda das folhas, seguida de murcha e morte. É simples verificar se há fusarium e esclerotinia: corte a planta no caule e observe o local do corte - o caule interior ficará marrom-marrom.
Controle de doenças
É impossível curar a murcha de fungos; portanto, plantas doentes precisam ser destruídas e não tentar salvar as amostras afetadas.
- Desinfecte o solo com uma solução de permanganato de potássio.
- Trate o solo com Planriz.
- Tratar mudas de pimentão significa "Oksikhom" ou "Previkur".
Prevenção
A principal razão para a murcha são as plantas enfraquecidas, geralmente com raízes danificadas, que podem ocorrer com afrouxamentos imprecisos ou danos causados por insetos. Brotos fortes com boa imunidade geralmente resistem com sucesso ao fusário e esclerocinia.
Para evitar:
- desinfetar sementes e solo antes do plantio;
- as sementes também podem ser tratadas com Fundazol.
Doenças bacterianas
Esta categoria de doenças é causada por bactérias. Geralmente não há sinais claros, eles geralmente se cruzam com sintomas de outras doenças. As doenças bacterianas podem ser locais e muito contagiosas, espalhando-se pelas mudas. A infecção ocorre a partir de plantas doentes, através do solo contaminado ou quando transportada por insetos e animais. Desde que restos de plantas em decomposição permaneçam no solo, as bactérias podem viver nesse solo por muitos anos.
Manchas bacterianas pretas
Essa mancha é chamada de preto por uma razão, porque pequenas folhas de cor preta, com contorno amarelado, se espalham por folhas e caules. A pimenta é afetada por manchas bacterianas pretas desde o início dos primeiros brotos. E geralmente termina em morte.
Controle de doenças
Os métodos de luta são os seguintes:
- Remoção de plantas mostrando sinais de manchas bacterianas negras.
- Desinfecção do solo e de outras mudas com os mesmos meios utilizados para doenças fúngicas (permanganato de potássio, líquido de Bordeaux).
- Prevenção
- Calcinação do solo.
- Embeber sementes em permanganato de potássio antes do plantio.
- Tratamento de sementes com Fitolavin-300.
Murchidão bacteriana extremamente rápida
Nesta doença, as bactérias entram na planta e se espalham por toda parte. A partir disso, as hastes e folhas ficam amarelas. Como resultado, mudas rapidamente desaparecem e morrem. Se for feita uma incisão no caule, o muco branco fluirá dele.
Controle de doenças
As medidas de controle são as seguintes:
- Destruição de mudas doentes.
- Desinfecção do solo.
Prevenção
É impossível salvar brotos doentes. As bactérias se espalham rapidamente, afetando todas as mudas, por isso é muito mais fácil impedir o desenvolvimento de bactérias do que combater as conseqüências.
Para prevenir a doença:
- Desinfetar o solo e as sementes. Os grãos podem ser embebidos em infusão de alho.
- Mantenha a temperatura.
- Observe rega moderada.
- Remova as plantas enfraquecidas imediatamente, sem esperar até que as bactérias comecem a se desenvolver nelas. Apenas brotos com imunidade fraca sofrem.
- Contribuir para a formação de imunidade com bioestimulantes e cobertura foliar mineral.
- Pulverize as mudas com preparações protetoras contendo cobre (sulfato de cobre, mistura de Bordeaux, Kurzat, Oksikhom, etc.).
Podridão bacteriana suave
A doença é semelhante nos sintomas com murchidão bacteriana extremamente rápida. As bactérias também penetram na planta, afetando todas as suas partes. Os vasos estão entupidos, a comida para. A podridão bacteriana mole se manifesta na forma de descoloração das hastes e da sua oca, sinais de clorose e necrose aparecem nas folhas, e também é possível o aparecimento de depressões aquosas suaves.
A doença aparece apenas em algumas situações:
- quando bactérias entram através de danos às plantas;
- em condições de alta umidade e calor;
- na ausência de ventilação.
Controle de doenças
As medidas de controle são as seguintes:
- Destruição de plantas doentes.
- Desinfecção das mudas e do solo restantes.
- Remover quaisquer restos de mudas infectadas do solo, pois eles servirão como um viveiro para a propagação da infecção.
Prevenção
Você pode prevenir a doença através das seguintes medidas:
- Desinfecção da terra.
- Molho de sementes.
- Conformidade com temperatura e irrigação.
- Afrouxando o solo.
- Ventilação regular sem correntes de ar.
Câncer de pimenta bacteriano
Outra doença que afeta as mudas de pimentão. Não é tratado e é muito perigoso. Aparece na forma de manchas nas folhas. A princípio, eles são pequenos, têm uma forma irregular. Eles são de cor marrom, mas o meio é mais claro. Durante o curso da doença, pequenas manchas se fundem em grandes, com até 3 cm de diâmetro. Em lugares grandes, por sua vez, forma-se uma crosta.
As causas do desenvolvimento da doença são:
- conteúdo de alta temperatura de + 25 ° C a + 35 ° C;
- umidade excessiva, geralmente inerente a abrigos de efeito estufa;
- método de aspersão;
- desembarques densos.
As bactérias são transportadas de várias maneiras:
- insetos
- ferramentas
- mãos de pessoas.
Controle de doenças
Antes de remover plantas doentes, você deve primeiro processar e desinfetar mudas saudáveis. Para isso, quaisquer preparações contendo cobre são adequadas.
Prevenção
Para prevenção, todas as medidas acima são usadas. O mais eficaz será usar "Fitolavin-300" para o tratamento de sementes antes do plantio.
Doenças virais
Os vírus são perigosos, causam alterações irreversíveis nas células transportadoras e as doenças causadas por elas não são tratáveis. Os vírus se espalham através de vetores - pragas de insetos que comem verduras delicadas de pimenta.
Mosaico de tabaco
A doença causa o vírus do mosaico do tabaco - TMV. Pode ser transmitido de planta em planta, através de solo contaminado, sementes, equipamentos. No entanto, na maioria das vezes é distribuído por insetos: ácaros que comem plantas, pulgões, formigas. A doença aparece nas folhas na forma de um padrão de mosaico ou mármore de manchas verdes escuras e claras.
O destaque dos locais ocorre devido ao fato de o vírus, penetrando nas células, causar suas alterações patológicas. O padrão de mosaico escurece com o tempo, as folhas ficam pretas, ficam coaguladas e acabam caindo.
Controle de doençasVocê sabe O primeiro vírus detectado é o vírus do mosaico do tabaco. Foi descoberto no final do século 19 pelo microbiologista russo Ivanovsky, que descobriu que as plantas de tabaco infectam organismos muito menores que as bactérias.
A doença é incurável. Os brotos doentes podem ser removidos e queimados; no entanto, o mais provável é que o vírus já tenha sido transmitido para as mudas restantes, pelo que morrerá.
Prevenção
Para impedir o aparecimento do vírus do mosaico do tabaco das seguintes maneiras:
- Desinfetar sementes e a terra.
- Processar o solo com composições desinfetantes.
- Use apenas ferramentas limpas.
- Mergulhe pimentas delicadamente, pois o vírus penetra nas lesões.
- Lutar contra pragas com inseticidas em tempo hábil.
Stolbur
A doença também é conhecida como fitoplasmose. Afeta o sistema radicular, fazendo com que apodreça. Por esse motivo, as plantas não recebem nutrientes suficientes, o metabolismo é perturbado. Como resultado, o crescimento diminui e surge um fenômeno como o nanismo. As folhas ficam pequenas, secam, encaracoladas, ficam amarelas.
A infecção com colunar ocorre principalmente através de cigarras - pragas que bebem sucos de plantas. Durante a nutrição, o circo perfura a superfície das folhas. É nessas punções que o vírus penetra. As cigarras são mais ativas em maio, portanto, durante esse período, é mais provável que as mudas fiquem doentes. Pulgões, ácaros, tripes também carregam estolbura.
Controle de doençasImportante! Nenhuma das variedades de pimenta tem boa imunidade para suportar stolbury.
Ainda não existe cura para essa doença que seja eficaz o suficiente. Todas as medidas anteriores podem ser utilizadas, no entanto, a causa da disseminação da infecção viral está nos vetores de insetos. Portanto, a luta deve ter como objetivo principal impedir a sua aparência em suas mudas de pimenta.
Prevenção
Medidas preventivas incluem o tratamento de pimentas com inseticidas para prevenir pragas.As doenças às quais as mudas de pimenta estão expostas, sejam elas fúngicas, bacterianas ou virais, geralmente são incuráveis. Independentemente do tipo de doença que atingiu as plantas, os brotos doentes devem ser destruídos e os saudáveis devem ser tratados com agentes de proteção. No entanto, o sucesso do cultivo reside principalmente na prevenção - desinfecção de sementes e solo antes do plantio, fertilização para forte imunidade, observando as condições adequadas de cultivo exigidas pela pimenta.