Com todas as suas excelentes qualidades culinárias, a berinjela é o vegetal que traz muitos problemas durante o cultivo. Além disso, ele não é caprichoso, mas fatores externos geralmente não estão do seu lado. Os jardineiros acreditam que ele ocupa muito espaço nas condições apertadas de uma cabana de verão, e os agricultores culpam o besouro da batata do Colorado que está atacando as plantações. No entanto, a berinjela, com sua excelente aparência e sabor requintado, vale todos os esforços para cultivá-la.
As melhores variedades de berinjela
As variedades modernas de alta qualidade não se parecem necessariamente com as conhecidas e tradicionais "azuis". O esquema de cores das frutas agora é diferente, mas as características do sabor permanecem invariavelmente excelentes.
Você sabe O vegetal se espalhou pelo mundo desde a Índia há 1.500 anos, sob o nome de vatin ganah. Esta frase na Pérsia Antiga mudou para "badinjan" e foi transformada em "berinjela" russa.
Quais variedades de plantas são melhor plantadas, o proprietário da terra determinará por si mesmo. Em nosso material, indicamos os tipos mais populares desta planta.
Diamond Essa variedade é uma das mais populares entre jardineiros e agricultores. O diamante tem uma cor clássica, peso (100-200 g) e um formato de fruta com sabor e aroma delicados de polpa.
Preto bonito. O nome desta espécie fala por si - legumes grandes (200 g) e brilhantes (em todos os sentidos) com excelente sabor não são em vão famosos entre produtores e consumidores. A variedade apresenta boa resistência à seca, doenças e pragas.F1 épico. Um híbrido inicial com cereja escura em forma de gota e berinjela roxa. Caracteriza-se pelo bom gosto, uniformidade da polpa, alta produtividade e, como todos os híbridos, resistência a pragas nas culturas.Albatroz. Frutas gigantes em pequenos arbustos são imediatamente impressionantes em seus tamanhos e formas incomuns. Somente dois vegetais em forma de pêra, da clássica cor "berinjela", podem pesar até um quilograma. Além disso, a variedade possui alta produtividade e excelente sabor.Beleza negra. A aparência de colheita de berinjelas gigantes, cada uma das quais pode atingir uma massa de até 900 G. Ao mesmo tempo, o sabor e a maciez da polpa são excelentes, e a cor roxa escura torna os frutos muito bonitos.De fato, é difícil descrever as melhores variedades de berinjela entre muitas, uma vez que cada uma delas tem suas próprias diferenças e um “destaque”. E a seleção não pára, portanto, várias novas variedades dignas de atenção aparecem anualmente no mundo.
Preparação para pouso
Na preparação para o plantio de sementes para mudas, você precisa escolher as variedades que são adaptadas às condições climáticas da área. As espécies zoneadas criarão raízes muito melhor em condições climáticas familiares e produzirão uma boa colheita. É melhor cultivar uma planta com mudas, porque ela tem uma estação de crescimento longa, e brotos de sementes imaturos podem não resistir ao teste de campo aberto.
Importante! Para a semeadura, são utilizadas as sementes da colheita do ano anterior - a taxa de germinação e o tempo de germinação são muito maiores que no ano passado.
Tratamento de sementes antes da semeadura
Antes do plantio, as sementes devem ser tratadas com estimulantes para a germinação. A berinjela mais popular é o humato de potássio (sais de potássio derivados do ácido húmico). Em uma solução de 3% dessa substância, as sementes são embebidas por um dia. Depois disso, você também pode lavá-los com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Como e quando plantar berinjela para mudas
É muito difícil determinar o melhor momento e como plantar as sementes, porque tudo isso é ditado pelo clima da área e por suas características climáticas. Quando as sementes são plantadas muito cedo para as mudas, as mudas podem morrer durante o transplante, caso contrário, podem crescer demais. Dada a longa vegetação deste vegetal, a questão de como e quando plantar sementes para mudas é muito importante. Geralmente, o ponto de partida para mover as mudas para o campo aberto é obtido no 70 a 75 dias a partir do momento da semeadura, após o qual as plantas são plantadas em um novo local.
Importante! Ao plantar, você não precisa misturar sementes de variedades diferentes - a polinização cruzada afetará adversamente a qualidade e a hereditariedade da colheita.
Em uma estufa ou estufa, você pode plantar mais cedo, para que as plantas sejam enraizadas e fortalecidas. De qualquer forma, a temperatura do solo não deve ser inferior a + 18 ° C, ou seja, os arbustos podem desacelerar em desenvolvimento ou morrer sem serem adaptados às novas condições.O plantio é feito em recipientes preparados com solo umedecido. O esquema de plantio é o seguinte: as sementes preparadas são plantadas em células especiais ou em contêineres comuns, a 5 cm uma da outra em um padrão quadriculado ou em uma fileira.Como semear e quantas sementes são melhor usadas por unidade de área de solo, cada jardineiro determina de forma independente. Normalmente, uma semente é colocada na superfície do solo, que é polvilhada com 0,5 cm de solo. Depois disso, todas as culturas devem ser cuidadosamente regadas, cobertas com filme plástico e guardadas em um local quente (por exemplo, no parapeito da janela acima do aquecedor).
Como preparar uma cama e plantar berinjela
"Pequenos azuis" realmente gostam de solos argilosos ou argilosos, em que suas raízes são confortáveis. Outros tipos de solo devem ser preparados adicionalmente para o plantio de mudas.
Em campo aberto
No canteiro aberto, é possível realizar várias operações para alterar a composição do solo, tornando-o mais fácil e adequado para as berinjelas exigentes.
Importante! Na primavera, a berinjela pode ser fertilizada apenas com estrume apodrecido. Se você fizer fresco, a planta começará a crescer intensamente folhagem, e não a formar frutos.
Mesmo no outono, a terra está sendo preparada para o plantio de berinjela na primavera:
- argila amolecido pela adição ao cavar húmus e turfa;
- arenoso diluído com argila, turfa e serragem;
- turfoso cavando com solo turvo e húmus.
A tecnologia agrícola, que determina como plantar berinjela, é simples - em uma superfície plana, depois de cavar 40-45 cm, formam-se buracos com até 15 cm de profundidade, 1 a 1,5 l de solução de verbasco é introduzido em cada um. As plantas são transplantadas à noite e, pela manhã, precisam ser cobertas com uma capa de rede ou de papel, para que os raios do sol não danifiquem os arbustos enraizados.
Na estufa
As realidades das estufas são diferentes das áreas abertas - o solo aqui está inicialmente pronto para o plantio, e as condições de crescimento nos primeiros dias são bastante suaves e não requerem esforço extra para manter a planta. O único fator que precisa de regulamentação é a iluminação. Dependendo da cobertura do telhado da estufa (filme, policarbonato, vidro, etc.), é necessário monitorar a iluminação dos arbustos em desenvolvimento, evitando a luz solar direta.
Cuidado adequado da colheita
Após o transplante de mudas, a próxima etapa importante começa - o cultivo. Com algumas berinjelas caprichosas, você precisa organizar os cuidados certos para elas.
Modo de rega
A planta é muito sensível à rega, especialmente em dias quentes. O esquema de irrigação usual é uma vez a cada 3-4 dias, mas precisa ser ajustado dependendo das condições climáticas. Se o solo superficial parecer seco, é necessário verificar a umidade a uma profundidade de 2 a 3 cm e, em seguida, é tomada uma decisão sobre a necessidade de umidade.É necessário regar em buracos ou camas sob a raiz, impedindo que a água espirre no caule e nas folhas. Ao final da rega e secagem da crosta na superfície do solo, ela precisa ser afrouxada para não restringir o acesso do ar às raízes do mato.
Aplicação de fertilizantes
A fertilização com fertilizantes nitrogenados é realizada 2 vezes durante o crescimento da cultura. Os produtos químicos devem ser diluídos estritamente de acordo com as instruções do fabricante. A primeira alimentação é realizada em maio, antes de preparar a planta para a floração (300 ml de solução sob o arbusto). Na segunda vez, eles fertilizam no meio do verão (500 ml de solução debaixo do mato).
Ao aplicar fertilizantes, é necessário garantir que o líquido não entre nas partes da planta que podem sofrer queimaduras. Após a cobertura, toda a plantação de berinjela é bem regada para que os produtos químicos sejam lavados no solo.
Você sabe Na Europa, a berinjela começou a ser usada apenas no século XVIII. Antes disso, a cultura era cultivada apenas para fins decorativos.
Controle de Pragas e Doenças
Os "pequenos azuis" são bastante resistentes às doenças das plantas, mas algumas "doenças" ainda as incomodam.
As doenças comuns para esta cultura são as seguintes:
- Praga tardia. Aparece na forma de manchas marrons nas folhas inferiores do arbusto. Com umidade suficiente, ele pode se desenvolver em toda a planta, incluindo os frutos. Você pode evitar a doença com a rega adequada, quando a água não estagnar perto do caule e das raízes. Ar quente e solo seco são os fatores limitantes para o desenvolvimento desta doença.
- A perna preta. Devido à umidade excessiva, o caule próximo ao solo escurece e as raízes no subsolo. Com esta doença, assim como com a praga tardia, você precisa ajustar o modo de irrigação, evitando o excesso de umidade.
- Coluna Pode ser encontrada no cultivo em campo de berinjela. Características características são rachaduras e rigidez do caule, rugas e ondulações de folhas, queda de flores e ovários. Essa planta deve ser removida.
- Mosaico. Manchas aparecem nas folhas, depois elas franzem a testa e caem. Os frutos também são suscetíveis a doenças - adquirem uma forma irregular e não atingem tamanhos variados. A infecção pode ocorrer na próxima temporada a partir dos restos das plantas mortas do ano passado.
- Podridão cinzenta. Ele se manifesta na forma de um revestimento acinzentado em todas as partes da planta, ativando-se após o início do calor. Se a planta já dá frutos, esse fungo não é muito perigoso, mas na fase de formação dos ovários, a podridão cinzenta é fatal para o mato.
Todas essas doenças são mais fáceis de prevenir do que lidar com elas mais tarde. Antes do plantio, é necessário suportar as sementes em uma solução de permanganato de potássio e despejar o solo com sulfato de cobre. Uma planta já afetada deve ser tratada com um fungicida, como Fitosporin ou Zircon.
As pragas não "favorecem" demais as berinjelas, mas o aparecimento de lesmas em um ambiente úmido perto da base do caule é normal. Eles são simplesmente coletados manualmente e removidos do site. Quando os pulgões aparecem, os arbustos podem ser lavados com água com sabão e, em casos difíceis, tratados com qualquer inseticida.
Colheita e armazenamento
É melhor coletar berinjelas quando atingirem a maturidade técnica. Isso significa que as frutas já são comestíveis, macias, saborosas e as sementes ainda são macias. Você precisa coletar vegetais 1-2 vezes por semana, à medida que amadurecem, torcendo-os a partir do caule. Você pode salvar as frutas na forma enlatada ou congelada. Berinjela fresca é melhor armazenada em local fresco ou frio (varanda de outono, adega, geladeira) por 2-3 semanas.
O que plantar no próximo ano
Os "pequenos azuis" precisam ser plantados em áreas onde, no ano anterior, outras culturas da família solanácea (batata, tomate, pimenta) não foram cultivadas. No ano seguinte, depois das berinjelas, eles e seus outros parentes da família também não pousam. Você pode plantar verduras ou legumes - a terra descansará da safra do ano passado e os fungos não serão transmitidos para as culturas resistentes a elas.
Berinjelas, com alguma capricho, são muito sensíveis ao cuidado adequado delas. Sob condições de crescimento de qualidade, esses vegetais proporcionam uma boa colheita de frutas bonitas e saborosas.