Muitas vezes, a raiz do gengibre e o rábano são identificados e considerados a mesma planta. Ambas as culturas pertencem a plantas herbáceas e perenes, no entanto, pertencem a famílias diferentes e têm características completamente diferentes. Quais são as principais diferenças entre as duas especiarias e qual é mais útil - mais adiante neste artigo.
O gengibre é a raiz do rábano-bravo?
Para responder corretamente à pergunta: "Gengibre e rábano são a mesma planta?", Você deve entender as características biológicas de cada cultura. O rábano é uma planta herbácea perene que cresce na forma de uma colheita de raízes, que pertence à família do repolho. Tem um tronco longo e reto de 1 a 1,5 m, grandes folhas verdes em forma de oblongo. O cálice da planta é pequeno, não mais que 3 mm, as pétalas são brancas, curtas, com até 6 mm de comprimento. Os frutos do rábano são apresentados na forma de vagens alongadas e inchadas, com cerca de 5 mm de comprimento.
O gengibre é uma cultura do gênero de plantas herbáceas e perenes da família Ginger. Distingue-se pela presença de raízes subordinadas, que formam o sistema radicular fibroso. A planta possui uma haste vertical e arredondada, cujos entrenós não excedem 1 cm.A massa verde é representada por folhas inteiras simples com um topo pontiagudo. Frutos de gengibre são pequenas caixas de sementes com três folhas.Com base no exposto, podemos concluir que o gengibre e o rábano não são a mesma planta. O primeiro pertence à categoria de cereais, por possuir uma estrutura monocotiledônea, e o segundo ao crucífero, por ser dicotiledôneo. Além disso, as culturas crescem de maneira completamente diferente, desenvolvem, precisam de diferentes condições de crescimento.
Importante! A única semelhança entre as raízes pode ser considerada o seu amplo uso no campo da culinária e o sabor azedo, incomum e pungente.
Qual a diferença?
A diferença entre o gengibre e a raiz do rábano reside não apenas nas qualidades externas das plantas, mas também na composição química, condições de crescimento e peculiaridades dos cuidados.
Aparência
Distinguir o gengibre do rábano simplesmente na aparência. As folhas de gengibre são eretas, enquanto os cachos de rábano para dentro têm uma estrutura menos elástica. Os arbustos de rábano na aparência são mais parecidos com os repolhos, o gengibre é uma planta com flores em forma de espiga.Os rizomas das plantas têm uma ligeira semelhança, mas há uma diferença: a raiz do rábano é espessa e carnuda, enquanto a raiz do gengibre consiste em fragmentos separados em formato de palma e em formato redondo.
Origem
A planta de gengibre chegou aos países europeus dos países do sul da Ásia na Idade Média. Naquela época, serviu como um remédio maravilhoso para a prevenção da praga. Também foi amplamente utilizado como tempero, uma cura para muitas doenças. No início do século XVI. a raiz milagrosa foi trazida para a América, onde se espalhou rapidamente por todo o território. A variedade natural de rábano é a Europa, a Sibéria e o Cáucaso, de onde a cultura foi trazida para os países da Ásia e da América.
Composição quimica
Ambas as plantas têm uma composição química rica, representada por várias vitaminas e minerais. Entre os componentes úteis comuns na composição dos rizomas, pode-se notar um grande número de óleos essenciais, que lhes conferem um sabor e aroma de queima específicos.
O gengibre contém:
- Vitaminas B: B1, B2, B4, B5, B6, B9;
- ácido ascórbico;
- Vitamina E
- vitamina K;
- macronutrientes: potássio, cálcio, magnésio, sódio;
- oligoelementos: ferro, manganês, cobre, selênio;
- mono- e dissacarídeos;
- aminoácidos essenciais e intercambiáveis;
- ácidos gordos;
- compostos orgânicos: zingiberinas, sesquiterpenos;
- canfeno;
- cineol;
- bisaboleno;
- borneol;
- citral.
Valor energético:
- proteínas - 1,8 g;
- gorduras - 0,8 g;
- carboidratos - 15,7 g.
A composição química do rábano é a seguinte:
- Grupo da vitamina B: B1, B2, B4, B5, B6, B9;
- ácido ascórbico;
- Vitamina E
- vitamina K;
- macronutrientes: potássio, cálcio, silício, magnésio, sódio, fósforo, enxofre;
- oligoelementos: alumínio, boro, ferro, iodo, cobalto, manganês, flúor, cromo, zinco;
- carboidratos digeríveis: amido e dextrina;
- ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.
Ao mesmo tempo, o valor energético da raiz é de 59 kcal por 100 g.
Você sabe O rábano é caracterizado por uma resistência excepcional ao gelo. Algumas de suas variedades podem crescer mesmo além do Círculo Polar Ártico.
A proporção da BJU é a seguinte:
- proteínas - 3,2 g;
- gorduras - 0,4 g;
- carboidratos - 10,5 g.
Recursos crescentes
O rábano pertence à categoria de plantas despretensiosas, cujo cultivo não requer esforço. A planta cresce em solos leves e soltos, por exemplo, barro, chernozem ou solo arenoso. É preferível plantar uma colheita no início da primavera, em solo moderadamente úmido, em uma área ensolarada e bem iluminada. O cuidado com a colheita consiste em afrouxar o solo e limpar regularmente os canteiros de ervas daninhas. O rábano não precisa de rega regular, no entanto, para obter uma boa colheita, não permita a secagem excessiva da terra.
Ao contrário do rábano, o gengibre é uma cultura mais caprichosa que requer atenção e a implementação de algumas técnicas agrícolas. A planta pertence à categoria de amantes do calor, prefere crescer em áreas ensolaradas e quentes, protegidas de forma confiável contra correntes de ar e ventos frios. Para o amadurecimento completo do rizoma, ele precisa de pelo menos oito meses, razão pela qual em campo aberto ele pode ser cultivado apenas nas regiões sul.
Importante! Em regiões com clima frio, o gengibre geralmente é cultivado em casa, no parapeito da janela, no lado oeste ou leste.
Nas regiões do norte, a planta é cultivada apenas na estufa. Para o gengibre, deve-se selecionar nutritivo, enriquecido com minerais, solos que passam bem a umidade e o ar. Durante a estação de crescimento, a cultura é umedecida regularmente, alimentada com preparações minerais e orgânicas e são tratadas com agentes inseticidas e fungicidas especiais.A melhor época para plantar rábano é a terceira década de abril, mas pode ser plantada no verão e no outono.
Onde são utilizados?
Os produtos descritos são amplamente utilizados no campo da culinária, bem como curandeiros tradicionais para o tratamento e prevenção de várias doenças. Ambos os vegetais de raiz são um maravilhoso tempero aromático, saboroso e saudável, que confere aos pratos um sabor picante. Raiz de gengibre é freqüentemente usada como um aditivo ao chá. As folhas de rábano são consideradas um ingrediente indispensável na conservação e preservação do inverno. As plantas são caracterizadas por altas propriedades curativas.
O gengibre tem um efeito cicatrizante, estimulante, fortalecedor geral, anti-inflamatório, antibacteriano, anti-séptico, promove a perda de peso e acelera os processos metabólicos. O produto é eficaz no tratamento e prevenção de resfriados, para manter a saúde feminina e masculina, para normalizar o trabalho dos sistemas cardiovascular e nervoso. A raiz-forte é usada como um poderoso estimulante para o sistema digestivo, melhora o apetite e acelera os processos metabólicos.
Você sabe O gengibre pertence à categoria das plantas raras nas quais, mesmo com congelamento prolongado, as propriedades curativas não são destruídas. Portanto, para armazenamento, a raiz pode ser congelada no freezer inteiro ou em fatias.
Produto fresco ajuda com reumatismo, doenças das articulações, ulcerações da pele. Tem um efeito diurético pronunciado, é usado para urolitíase, cistite e gota. Além disso, ambas as plantas têm propriedades cosméticas. As infusões de rábano ajudam a eliminar manchas e sardas da idade, a remover a inflamação e a acne. As máscaras à base de gengibre rejuvenescem, limpam, embranquecem a pele, eliminam o brilho oleoso e evitam rugas prematuras.
Qual planta é mais saudável?
Os benefícios do gengibre e do rábano são devidos à sua composição química única e multifacetada. No entanto, se falamos sobre as propriedades curativas, a liderança entre as duas culturas pertence ao gengibre.
- A recepção moderada e competente da raiz de gengibre contribui para:
- fortalecimento do sistema imunológico;
- acelerar processos metabólicos e metabólicos;
- normalização do funcionamento do sistema digestivo;
- fortalecimento vascular;
- abaixar o nível de colesterol "ruim";
- ativação da atividade cerebral;
- queima de tecido adiposo;
- a destruição de parasitas no intestino;
- inibição do desenvolvimento de processos inflamatórios;
- redução da dor durante a menstruação em mulheres;
- a produção do hormônio masculino testosterona;
- aumentar a potência.
Importante! Você pode obter o máximo benefício do gengibre e do rábano apenas se os produtos forem consumidos de forma dosada e somente após consultar um médico.
- O impacto do rábano no corpo humano é mais sobre o funcionamento do sistema digestivo e do trato gastrointestinal:
- melhora a motilidade gástrica;
- ativa a função secretora;
- estimula o intestino;
- acelera os processos de troca;
- aumenta o apetite.