Alocando parte da terra para pimentão para um lote, é difícil para um jardineiro escolher uma variedade específica para cultivo, porque existem muitas variedades para todos os gostos. Aprenda mais sobre as melhores variedades de capsicum, como coletar, armazenar e plantar suas sementes.
Melhores sementes de pimenta
Em geral, as variedades de capsicum são divididas em doces e amargas, mas mesmo dentro dessa divisão existem variedades próprias. Além disso, muitas vezes há confusão com os nomes quando a mesma variedade é chamada doce e pimentão e páprica; portanto, esse ponto precisa ser esclarecido na compra.
Antes de comprar sementes de pimenta, decida quais pratos e preparações fará a partir deles. Para saladas, as variedades doces suculentas de paredes espessas são mais adequadas para o recheio - pequenas frutas de paredes lisas na forma de um cone ou cilindro. É preferível secar variedades com paredes finas e cor vermelha saturada.
Você sabe Há mais vitamina C na pimenta do que no limão e na groselha. Acima de tudo, está contido em variedades de cor vermelha. Em 40 g deste feto existe uma norma diária de vitamina Ascorbic.
É importante prestar atenção ao método de cultivo (em estufa ou campo aberto, para condições internas) e no período de maturação (super cedo, cedo, meio, tarde). Se você plantar variedades com diferentes períodos de frutificação no lote, você receberá constantemente pimentas frescas. Entre eles devem ser verificadas variedades de zonas.Se houver um pequeno terreno ou ao usar abrigos de túneis, o tamanho e a altura do mato devem ser levados em consideração. É melhor insistir em variedades de alto rendimento, resistentes a doenças e despretensiosas.
Doce
Existem muitas variedades de pimentão com cores diferentes (vermelho, amarelo, laranja, roxo e preto). São paredes finas e grossas, com formato de banana alongado ou redondo, cônico, tetraédrico.
A colheita sobrenatural pode agradar as variedades de pimentão Triton e Dobrynya. Boas críticas à pimenta do Lyubov F1, da Suíça, como uma variedade muito precoce de cor vermelha e finalidade universal.
Os melhores pimentos doces incluem:
- Lumina;
- Língua de Marinkin;
- Favorito de damasco;
- Ivanhoe;
- Atlant
- Viking
- Banana doce;
- Shoroksharas;
- F1 atlântico;
- Big Mom;
- Pai grande
- Cardeal F1;
- F1 latino;
- F1 simples;
- Quadrado vermelho;
- Orange Wonder F1;
- Bull;
- Barão gordo.
- Milagre da Califórnia;
- Herói;
- Alba
- Andorinha
- Homem-biscoito;
- Orelha de couro;
- Presente da Moldávia;
- Comerciante
- Novogogoshary;
- Estrela do Oriente;
- Belozerka;
- Hércules
- Milagre da Califórnia;
- Milagre dourado da Califórnia;
- Yolo é um milagre.
Melhores notas finais:
- Cubo F1;
- Noite F1;
- Cardeal preto;
- Aristóteles F1;
- Paris
Separadamente, deve-se dizer sobre os híbridos da Holanda, que são muito procurados pelos proprietários de estufas. Sua produtividade, estabilidade e sabor tornam populares as variedades holandesas de pimentão, apesar do alto custo e do aumento das exigências para o cultivo agrícola.Os melhores híbridos holandeses incluem:
- Orange Vander F1;
- Indalo F1;
- Montero F1;
- Pantino F1;
- Jeepsey F1.
Pimentas quentes
Essas pimentas são distinguidas por um grupo especial - diferem em um sabor particularmente ardente que a capsaicina lhes proporciona. Alguns deles geralmente são cultivados em casa.
Tais pimentões são especialmente populares para cultivar em um apartamento:
- Âmbar explosivo;
- Sino de natal;
- Luz;
- Grandes fogos de artifício;
- Naga Djolokia;
- Aladdin.
Você sabe A variedade Naga Djolokiya foi listada no Guinness Book of Records como a mais queimada.
Peter Peper, uma variedade de chili, tem uma aparência interessante e um sabor muito acentuado - parece um pênis e é amado por ser usado como planta ornamental. Nas estufas, eles preferem cultivar variedades como:
- Jalapenos
- Serrano
- Pimenta de Caiena;
- Poblano;
- Anaheim;
- Pasilla;
- Savina vermelha;
- Tempero de Habanero Tobago.
Este último pode ter uma cor diferente da fruta - vermelho, amarelo, marrom, rosa. Tem um sabor picante picante com um sabor frutado e é mais frequentemente usado para fazer molhos.
Nem todos os pimentões são muito quentes. Por exemplo, o Chile Anaheim tem um sabor pouco picante e um agradável aroma frutado e picante, Jalapeno tem um sabor picante e picante, e Padron, Poblano e Pikillo são os menos picantes e geralmente são recheados com legumes e carne.
Gorky
Esta pimenta tem um sabor acentuado ou semi-acentuado. É facilmente adicionado à preservação, ketchups, molhos como adjika. Variedades de frutificação precoce e média são geralmente plantadas em campo aberto e mais tarde em casa de vegetação.
O calor e o ciclone chilenos irão deliciá-lo com uma colheita muito precoce.
As séries iniciais incluem:
- Abundância dupla;
- Super frio;
- Adjiku;
- Queima de buquê;
- Região do Milagre da Moscou;
- Pimenta de Caiena picante;
- Buquê de fogo;
- Para sogra;
- Donzela de fogo;
- O buquê mágico.
- Língua de dragão;
- Astracã 147;
- Chifre de carneiro;
- Pimenta de Caiena amarga;
- Elefante indiano;
- Bico de um falcão.
Prazos atrasados:
- Vizier
- Margellan;
- Tabasco.
De vermelho
Os pimentões vermelhos são chamados de páprica. Na Hungria, essas variedades produzem um tempero adocicado popular com uma pequena amargura. Agora já existem várias variedades deste tempero, feitas a partir de diferentes variedades de pimenta. Eles podem ser doces ou amargos.
As melhores variedades de doces vermelhos são:
- Búlgaro-79;
- Korenovsky;
- Rodada inicial;
- Viking
- Doce grande;
- Gogoshary;
- Estrela tripla F1;
- Norte seletivo;
- Claudio.
- Valentão;
- Língua de dragão;
- Tromba de elefante;
- Astracã-147.
Como coletar sementes de pimenta
Para coletar sementes com o objetivo de plantar mais, apenas as frutas de pimenta que atendem aos seguintes requisitos são adequadas:
- se a marca F1 estiver presente no material da embalagem, essa variedade é híbrida e não é adequada para propagação;
- a pimenta deve amadurecer bem;
- o espécime deve ter uma aparência saudável, a forma correta, a cor certa;
- Recomenda-se remover a fruta de 2 a 3 ramos abaixo.
Depois de escolher as amostras adequadas para o plantio, elas devem ser mantidas pelo menos 2-3 dias após a coleta, mas em alguns casos o tempo para o amadurecimento completo é de 14 a 21 dias. Quando o vegetal ficar levemente macio e levemente enrugado, você poderá começar a remover as sementes.
Primeiro, com uma faca, corte o espaço ao redor do caule com a cauda para estender a caixa de sementes e o septo. Você pode cortar a fruta ao meio. Para a propagação, as sementes localizadas no núcleo são perfeitas; os localizados em partições têm características de qualidade inferior e, portanto, não vale a pena levá-los para o plantio.
As sementes selecionadas são secas e espalhadas uniformemente no papel. Você precisa secar bem para que não fiquem crus. Como regra, leva 3-4 dias. O local para secar deve estar seco e escuro.A polpa de pimenta após a remoção das sementes pode ser usada para cozinhar.
Termos e condições de armazenamento de material de plantio
O prazo de validade máximo das sementes de pimenta não é superior a 5 anos. Observe que o prazo de validade depende das condições. Se armazenadas em casa, as sementes perdem sua vida útil mais rapidamente; o período de armazenamento, neste caso, não é superior a 3 anos. Portanto, você não precisa fazer grandes estoques.
Para armazenar sementes de pimenta, as seguintes condições devem ser observadas:
- Umidade: a sala deve estar seca e bem ventilada.
- Temperatura do ar: em casa deve ser + 10-12 ° C.
- Iluminação: deve estar ausente.
É melhor colocar o material da semente em sacos de papel ou tecido, indicando o grau e o ano da coleta.
Importante! Não é necessário armazenar sementes em temperaturas abaixo de 0 ° C, pois elas podem perder a capacidade de germinar e deteriorar-se.
Para calcular a quantidade necessária para a semeadura, você deve levar em consideração a taxa de semeadura - por 1 metro quadrado. m representa 0,1 g
Como preparar e plantar sementes de pimenta
Antes de plantar pimenta na primavera, em campo aberto ou em estufa, as mudas devem ser cultivadas.
Importante! Não vale a pena processar sementes de todas as maneiras, basta selecionar 2-3. Por exemplo: seleção, desinfecção e germinação. Mas o processo de desinfecção deveria ser sobreobrigatório, pois permitirá que a planta seja resistente a muitas doenças.
Os jardineiros dão as seguintes dicas para preparar sementes para o plantio:
- Primeiro você deve fazer uma seleção. Para fazer isso, as sementes são colocadas em uma solução salina (35-40 g por 1 litro de líquido), tudo é misturado e aguarda 7 minutos. Sementes mais fracas emergem - elas são selecionadas e descartadas. O restante deve ser lavado, colocado em papel e seco.
- Decapagem. O material da semente é colocado em uma solução a 1% de permanganato de potássio por 10 a 15 minutos. Depois é lavado com água e seco.
- Processamento de rastreamento. É feito 1-2 dias antes do plantio. O material da semente é colocado em sacos de gaze, mergulhado em uma solução com oligoelementos e deixado repousar por 12 a 24 horas. Depois deve ser retirado e seco. Uma solução de cinzas pode ser usada para este fim: é preparada com base na proporção de 2 g em 1 litro de água e é insistida por 24 horas. Lá, as sementes são abaixadas por 3 horas em gaze, depois lavadas e secas.
- Imersão e Germinação. Esse processo é feito quando eles querem obter mudas cedo. As sementes em conserva são colocadas em várias camadas de gaze, umedecidas um pouco e colocadas em um local quente. Após cerca de 1-2 dias, as sementes começam a germinar.
- Sparging (tratamento com oxigênio). Este método de imersão e germinação é realizado 7-14 dias antes do plantio. Para isso, 2/3 da água em temperatura ambiente é despejada em uma tigela funda, a semente é jogada lá e a ponta do compressor do aquário é colocada. As sementes podem suportar 1 a 1,5 dias, depois são retiradas e secas.
- Endurecimento. Gaste de duas maneiras. A primeira é que, imediatamente após a desinfecção, o material da semente é colocado em água morna e, quando absorve a umidade e incha, elas são movidas para um local fresco (temperatura do ar de 1-2 ° C) por 1-1,5 dias, após o que são secas. O segundo método - por 10 a 12 dias, as sementes inchadas são expostas a uma diferença de temperatura: primeiro, são mantidas por 12 horas a 20–25 ° C, e depois meio dia a 2–5 ° C.
- Você pode comprar o solo pronto para o plantio dessa colheita, ou pode cozinhar sozinho. Para fazer isso, é necessário levar os componentes na seguinte proporção - 40% de húmus ou composto, 40% de turfa, 20% de areia de rio lavada. Para a desinfecção, o solo é calcinado no forno (meia hora a + 70–90 ° C).
- O recipiente para plantio para desinfecção deve ser lavado com uma solução de manganês e despejar o solo preparado, o qual é compactado de forma a ficar 2 cm mais baixo da borda do recipiente.
- Coloque com pinça um material de semente com um intervalo de 1,5 a 2 cm, para que os brotos não ocultem um ao outro. Cubra com o solo 1–2,5 cm.
- O solo deve ser levemente compactado e depois regado com cuidado, para que o material das sementes não despeje na superfície.
- Recomenda-se colocar marcas com o nome da variedade.
- A semeadura deve ser coberta com um pacote por 1-2 dias ou colocada em uma estufa ou outro local onde você possa manter a temperatura a + 25 ° C.
- Quando os brotos aparecerem nos dias 5 a 7, é necessário mover o recipiente para um local bem iluminado com uma temperatura de + 15 a 17 ° C.