As culturas de alho que não cumprem as regras da tecnologia agrícola sofrem de várias doenças fúngicas e virais com menos frequência do que outras plantas do local. Sobre as doenças mais comuns, pragas que afetam o alho e como combatê-las, leia abaixo.
As principais causas de doença no alho
Fatores que provocam o desenvolvimento de doenças da cultura do alho:
- umidade alta / baixa, solo em combinação com temperatura alta / baixa;
- não observância das regras de rotação de culturas;
- processamento de baixa qualidade após a colheita;
- negligência do plantio preventivo e das sementes;
- armazenamento inadequado da colheita;
- molhar com água contaminada;
- espessamento de desembarques.
Muitas doenças podem ser transmitidas pelas patas das pragas de insetos e pelo vento a partir de locais vizinhos.Você sabe Na Índia antiga, o alho era usado como remédio externo. Não foi utilizado em alimentos devido ao cheiro e sabor picantes.
As principais doenças do alho e métodos para o seu tratamento
Existem dois grupos principais de doenças que afetam a cultura do alho:
- fúngico - provocado por esporos de fungos que invernam na folhagem do ano passado, colhida e na camada superficial do solo;
- viral - provocado por vírus que se depositam no solo e são armazenados em células vegetais.
Doenças fúngicas
As doenças fúngicas das culturas de alho incluem:
- fusariose ou podridão radicular;
- podridão no pescoço;
- podridão branca;
- peronosprose ou míldio;
- penicilose ou podridão verde;
- aspergilose ou mofo preto;
- ferrugem.
Podridão radicular (Fusarium)
Fusarium geralmente se manifesta em um clima quente - nas regiões sul e, menos comumente, na faixa do meio. Se não tratada, a perda de rendimento pode ser de 80%. Os esporos de fungos afetam a semente diretamente no solo. Eles passam o inverno nas camadas superiores do solo e podem permanecer no modo de sono por um tempo suficientemente longo e, com o início do tempo quente, começam a funcionar ativamente. É por isso que é muito importante realizar o cultivo de alta qualidade do solo durante o outono e a primavera, bem como selecionar um material de plantio completo, pois qualquer dano aos dentes é uma entrada para bactérias.
As bactérias começam a se multiplicar ativamente a uma temperatura do ar de + 15 ° C e acima, com alta umidade.
Os principais sinais da doença são:
- perda de densidade foliar;
- amarelecimento das folhas e secagem rápida, afetando principalmente as pontas;
- o aparecimento de pinceladas de pinceladas marrons;
- a presença de placa rosa nos seios da face;
- amolecimento das cabeças, provocado pelo desenvolvimento de Fusarium mycelium, que pode ter uma tonalidade branca, rosa ou amarelada.
A podridão das raízes pode ser ativada em uma colheita já colhida. Isso é facilitado pela temperatura elevada e alta umidade nos ambientes destinados ao armazenamento. A doença se desenvolve muito rapidamente. O micélio de Fusarium começa a se formar entre os dentes, resultando em mumificação das cabeças.
Para plantas vegetativas, Mikosan-B é adequado - um produto biológico baseado em células fúngicas. Primeiro, todas as partes afetadas devem ser removidas com uma ferramenta afiada desinfetada de álcool. Depois disso, pulverize com uma solução de trabalho - 100 ml / 3 l de água - isso será suficiente para processar 100 m². A vantagem do medicamento é a capacidade de realizar o processamento em qualquer estágio da estação de crescimento.
Importante! «Mikosan-B "não é compatível com fungicidas químicos.
Podridão do pescoço
Na maioria das vezes, a podridão cervical se desenvolve junto com fusário, bacteriose e mofo verde. O desenvolvimento da doença provoca um enfraquecimento da imunidade das plantas na fase vegetativa.
Os sinais da doença aparecem na colheita, armazenada ou transportada por longas distâncias. Os primeiros a sofrer não estão completamente amadurecidos nem acabados. Além disso, o fungo pode afetar a semente durante o período de maturação dos bulbos. Nesse caso, o principal motivo é o plantio de baixa qualidade após a colheita anterior. O perigo da doença está na incapacidade de determinar sua presença na fase inicial de desenvolvimento; portanto, as cabeças infectadas acabam armazenando-as com saudáveis, o que leva a uma perda significativa de rendimento.
As principais manifestações:
- manchas esbranquiçadas com bordas verdes na parte inferior do caule, que secam e levam à ruptura da parte do solo;
- a presença de manchas cinzentas na parte superior da cabeça, passando posteriormente para os dentes.
O regime de tratamento é mais ou menos assim:
- secagem completa da colheita;
- manter na temperatura de armazenamento 0 ... + 2 ° C a uma umidade de 70%;
- exame semanal das lâmpadas e eliminação das amostras afetadas;
- processamento dos dentes antes do plantio com solução de Fundazole a 0,2%;
- tratamento profilático com drogas EM em todas as fases da estação de crescimento, a fim de aumentar a imunidade das plantas;
- curativo foliar com uréia na proporção de 10 g de substância por 10 l de água.
Você sabe Em San Francisco, o Garlic Restaurant oferece a seus visitantes uma grande variedade de pratos, todos temperados com alho. Entre a variedade de exóticos apresentados no menu, há até sorvete com alho.
Podridão branca
Afeta plantas e culturas vegetativas colocadas para armazenamento. O agente causador hiberna nas camadas superiores do solo e nas raízes. A fase de ativação dos esporos é observada quando a temperatura cai para + 10 ° C em combinação com alta umidade.
As principais manifestações:
- amarelecimento das folhas na fase de vegetação ativa;
- a presença de placa branca (micélio) na fruta;
- aumento do teor de água dos dentes, seguido de cárie.
Míldio (peronosporose)
A peronosporose progride ativamente em regiões com alta umidade. A doença se espalha rapidamente ao vento, através do solo, transmitida de plantas saudáveis para plantas saudáveis. O fungo morre na presença de uma fonte de luz brilhante e com um aumento na temperatura do ar. Esse recurso da atividade vital do fungo é a base para a escolha de medidas preventivas e radicais de controle.
Os principais sintomas são:
- amarelecimento e secagem de folhas;
- atraso no desenvolvimento da planta.
Você sabe Você pode eliminar o mau hálito do alho pela boca mascando sementes de salsa ou cardamomo.
Molde verde (penicilose)
A ativação do fungo ocorre 2-3 meses após a postura da colheita para armazenamento. O desenvolvimento da doença contribui para o aumento da umidade e a presença de danos nas cabeças do alho.
As principais manifestações:
- secar dentes individuais;
- a presença de manchas-depressões amareladas nas cunhas;
- o aparecimento de mofo esbranquiçado, eventualmente mudando de cor para verde;
- lóbulos de mudança de cor;
- conversão de lóbulos em pó de tonalidade verde ou azulada.
Mofo preto (aspergilose)
O fungo progride em um ambiente quente e úmido. Manifesta-se frequentemente em uma colheita já colhida quando as regras de armazenamento não são seguidas. Os esporos podem persistir no solo, em detritos de plantas. O risco de desenvolver a doença aumenta significativamente quando a parte do solo das plantas a temperaturas elevadas permanece molhada por mais de 6 horas.
Manifestações de aspergilose:
- a presença de manchas cinza-preto nas escalas de cobertura das cabeças;
- lóbulos amolecedores;
- cárie dentária completa.
Importante! O uso freqüente e excessivo de drogas que contêm cloreto de cobre (líquido de Bordeaux, vitríolo, "Hom") leva ao acúmulo de sais de cobre nas raízes, o que é prejudicial ao corpo humano.
Ferrugem
A causa da doença é esporos invernando em detritos de plantas e solo superficial.
As principais manifestações:
- linhas amarelas nas folhas, aumentando gradualmente de tamanho e cobrindo toda a área da parte do solo;
- perda de parte da folha, em consequência da qual as cabeças perdem a nutrição e não amadurecem;
- queda nos indicadores de commodities e qualidade da safra.
Doenças virais do alho
As infecções virais que podem afetar o alho incluem:
- mosaico;
- nanismo amarelo.
Mosaico
O vírus do mosaico é introduzido na composição dos cloroplastos e, no processo de sua vida, os destrói. Manifesta-se mais frequentemente em folhas danificadas por meios mecânicos. O vírus se multiplica ativamente em alta umidade e temperatura do ar +19 ... + 24 ° C. As células virais são armazenadas em detritos de plantas, solo e colheitas. O vírus do mosaico é um carrapato.
Mosaico é manifestado por uma mudança na cor das folhas. Manchas ou listras amarelas, verdes claras e necróticas aparecem na parte do solo das plantas, que podem ter tamanhos diferentes e são organizadas em uma ordem caótica. Com o tempo, as folhas perdem o turgor e se deformam.
Como tratamento, "Karbofos" é usado. São adicionados 50 g de pó seco a 10 litros de água - esta solução será suficiente para processar 100 m². Antes do processamento, todas as plantas infectadas com o vírus são desenterradas e queimadas fora do local.
Você sabe No Egito antigo, acreditava-se que o alho ajuda a aumentar a força física de uma pessoa. Nesse sentido, esse ingrediente foi um elemento essencial do cardápio dos construtores envolvidos na construção das pirâmides.
Nanismo amarelo
As células virais são armazenadas apenas em bulbos, com pólen e não são transmitidas pelo solo. O período de incubação em uma planta individual é de 7 a 14 dias.
Imagem sintomática:
- listras amarelas nas folhas;
- perda de turgor e deformação da folha;
- nanismo;
- reduzindo o tamanho das lâmpadas.
Quando as plantas infectadas aparecem no local, elas precisam ser desenterradas e queimadas. Em seguida, realize o tratamento profilático com medicamentos EM e ajuste o regime de alimentação.
Pragas
As principais pragas que podem ser portadoras de doenças:
- Mosca de cebola - a partir da segunda quinzena de maio, as fêmeas começam a botar ovos na base das placas das folhas ou diretamente no solo. As larvas penetram no interior das cabeças do alho e destroem os flocos superiores, como resultado do crescimento abrandar acentuadamente, as folhas desbotam e as fatias amolecem e começam a apodrecer, deixando um odor desagradável. Como tratamento, a infusão de tabaco com pimenta vermelha é adequada. 250 g de pó de tabaco e 2 colheres de chá são adicionados a 3 litros de água fervente. pimenta vermelha moída. A infusão é resfriada a + 30 ° C, depois é adicionada água para obter um volume de 10 l e a rega é realizada em combinação com a pulverização das folhas.
- Traça de cebola - invernos nas camadas superiores do solo. Ele se espalha rapidamente com o início do calor. Põe ovos na base da folha e nas próprias camas. A primeira geração de larvas aparece em maio - início de junho. Evidências da presença desta praga são listras escuras longitudinais nas folhas. Como tratamento, é utilizada a infusão de tabaco com pimenta vermelha, como para uma mosca de cebola.
- Nematóide de alho - Existem três tipos de nematóides que infectam o alho: galha, caule e raiz. A praga pertence a vermes filamentosos. O principal sintoma é um atraso no desenvolvimento radicular, acompanhado pelo aparecimento de inclusões de cor amarela ou marrom incomum. A rega com solução de manganês a 5% é eficaz.
- Tripes de tabaco - invernos nas camadas superiores do solo. As fêmeas depositam ovos nas folhas. As larvas se alimentam do suco da folhagem, como resultado dos caules murcham, e a colheita não amadurece completamente. Para combater tripes, use infusão de celandine. Por 10 l de água fervente, adicione 1 kg de partes superiores de celandine e insista por dia. Depois disso, a infusão é filtrada e pulverizada.
- Carrapato raiz - geralmente distribuído em armazenamento. A causa da infecção é o não cumprimento das medidas preventivas na compra e antes do plantio de sementes de alho. A praga penetra no fundo dos lóbulos e come escamas carnudas, como resultado, o interior da cabeça apodrece. Para impedir a sua propagação nos armazéns, dois dias antes do plantio da colheita, os verificadores gama são queimados.
As regras para o cultivo de alho saudável
Para obter uma colheita saudável de alho, é necessário considerar as regras de rotação de culturas. A cultura pode retornar ao seu local original após 4 anos.
Os precursores ruins do alho são:
- cebolas;
- legumes;
- repolho;
- batatas
- Cereais;
- cenouras;
- beterraba.
O próximo passo é a preparação do solo. É realizado no outono e na primavera.Você sabe A composição do alho inclui mais de 100 elementos quimicamente ativos.
Inclui vários eventos:
- no outono - colheita de detritos e ervas daninhas;
- cultivo a uma profundidade de 30 cm;
- tratamento do solo com solução a 1% de sulfato de cobre;
- uma semana depois - a aplicação de 10 kg de estrume fresco por cada 1 m² e o cultivo a uma profundidade de 20 cm;
- na primavera - tratamento do solo com sulfato de cobre (pode ser substituído com uma preparação EM) e cultivo a uma profundidade de 30 cm;
- em uma semana - aplicação de esterco ou composto seco de 10 kg / m², seguido de cultivo a uma profundidade de 20 cm.
Nos sulcos, os dentes são colocados a uma distância de 5 a 7 cm e depois os cobrem com uma camada de solo e cobertura morta com composto. Com o aparecimento das primeiras 2-3 folhas, o solo nos corredores e no círculo radicular é afrouxado e depois coberto com turfa. A rega é realizada à medida que o solo seca, em média uma vez por semana, 10 litros de água por 1 m². Após a rega, o afrouxamento deve ocorrer com a remoção paralela das ervas daninhas, a inspeção das plantas quanto a danos por doenças e pragas.
Na fase de aparecimento de 3-4 folhas, a uréia é fertilizada - 1 colher de sopa. 10 l de água. A rega é realizada usando um regador por aspersão, ou seja, a umidade deve cair não apenas no solo, mas também nas folhas. Após quinze dias, o tratamento radicular é realizado com um nitroammofos - 2 colheres de sopa. 10 l de água.
No verão, o número de irrigações é gradualmente reduzido, interrompendo-as completamente três semanas antes da colheita. Em junho, é realizada a última alimentação com uma solução de cinza de madeira (por 10 l de água, 400 g de cinza) ou superfosfato (2 colheres de sopa. L / 10 l de água). Em julho, as flechas, atingindo uma altura de 10 cm, quebram para redirecionar as forças da planta para a formação de cabeças. Para propagação por lâmpadas, as flechas deixam apenas 3-5 plantas.Importante! Fertilizantes contendo nitrogênio, incluindo esterco, são aplicados nos canteiros com alho exclusivamente na fase inicial da estação de crescimento. Caso contrário, as plantas crescerão ativamente massa verde e não terão tempo para formar totalmente as cabeças.
A colheita de alho geralmente ocorre em julho. Mais precisamente, o momento é determinado pela aparência das plantas. Quando as folhas inferiores começam a ficar amarelas e desbotam, e as caixas de ar se abrem, o alho está pronto para a colheita. Você precisa desenterrar o alho em clima ensolarado e seco. Depois de desenterrá-lo, ele é coletado em roldanas e suspenso para secar em uma sala bem ventilada e seca por vários dias, mantendo a temperatura do ar dentro de + 25 ° C. Após a secagem, as partes superiores são removidas, deixando as pontas com 5 cm de comprimento e, em seguida, o alho é separado e pendurado em redes sob o teto no porão.
Ótimas condições de armazenamento:
- umidade - 70%;
- temperatura do ar - + 2 ° C
Medidas preventivas gerais
Uma medida preventiva geral é a implementação de todas as regras agro-técnicas:
- cumprimento da rotação de culturas;
- seleção de variedades adaptadas às condições climáticas de uma região específica;
- aeração profunda do solo de alta qualidade nas etapas de preparação do outono e da primavera;
- tratamento preventivo do solo com fungicidas e preparações EM nas etapas de preparação;
- conformidade com a rega, fertilização;
- afrouxamento do solo no círculo de viragem e espaçamento entre linhas após cada umedecimento do solo por meios naturais ou artificiais;
- tratamento de desinfecção de alta qualidade do material de plantio;
- secagem da colheita e manutenção das condições ideais de armazenamento.