Morando em uma casa ou tendo uma área suburbana, as pessoas costumam pensar em construir uma estufa, que permite cultivar legumes, ervas e frutas na estação fria. Construir uma estufa não é difícil, mas torná-la esteticamente atraente e decorá-la com uma trama não é uma tarefa fácil; assim, jardineiros e jardineiros preferem cada vez mais estufas inglesas prontas ou fazem desenhos no estilo inglês com suas próprias mãos. Para escolher um projeto de qualidade ou construí-lo, consideraremos uma descrição detalhada das estufas inglesas e instruções passo a passo para a fabricação.
Você sabe As primeiras estufas foram usadas na Roma Antiga, as plantas foram plantadas em carrinhos de abrigo que ficavam dentro de casa à noite e durante o dia eram desenrolados ao sol.
Características das estufas inglesas
A mini-estufa inglesa, também chamada de estufa, tem um certo conjunto de características que a distinguem de outros projetos semelhantes. Em primeiro lugar, possui um telhado de duas águas, cujo ângulo não é superior a 45 °. O revestimento externo é tradicionalmente feito de folhas de vidro espessas duráveis. A moldura é geralmente feita de madeira ou alumínio. Os edifícios de elite, que são vendidos prontos, têm uma estrutura cara feita de ligas duráveis especiais. A mini-estufa inglesa é necessariamente equipada com sistemas de aquecimento, drenagem, iluminação e ventilação que fornecem condições ambientais estáveis e permitem o cultivo de determinadas culturas.
Os benefícios
As estufas inglesas estão espalhadas por todo o mundo, pois apresentam vantagens indiscutíveis em relação a outros projetos semelhantes.
- As principais vantagens das mini-estufas inglesas são:
- resistente ao mau tempo em qualquer época do ano;
- universalidade da estrutura, que possibilita o uso da estrutura na forma de estufa, estufa, armazém;
- longevidade e longa vida útil - até 30 anos;
- a possibilidade de cultivar altas colheitas;
- aparência atraente e uma variedade de formas que podem ser selecionadas para fabricação.
Importante! Para economizar dinheiro, o vidro à prova de choque pode ser substituído por policarbonato.
Desvantagens
- Apesar do grande número de pontos positivos ao usar estufas inglesas no site, elas apresentam algumas desvantagens, que são apresentadas:
- o grande peso dos componentes da estrutura, o que requer necessariamente a construção de uma fundação;
- a necessidade de usar vidro caro à prova de choque na pele;
- o alto custo de toda a estrutura devido aos caros elementos de construção utilizados.
Regras de compra
Ao comprar um design em inglês pronto, esteja preparado para gastar uma quantia decente de dinheiro. Mas também vale a pena considerar que o alto custo do projeto nem sempre indica sua qualidade; portanto, descobriremos como escolher uma estufa pronta para que dure muito tempo, seja fácil de cuidar e crie condições ideais para o cultivo de plantas em condições climáticas adversas. material usado para fazer a estrutura do quadro.
É preferível comprar um design com moldura de alumínio, é mais durável que a madeira, não requer manutenção adicional e tem um peso mínimo, o que minimiza a carga na fundação. Ao comprar uma estrutura com estrutura de madeira, vale a pena dar preferência a materiais de carvalho ou nogueira que durem o máximo possível. Também é necessário estocar tinta ou verniz, com os quais a árvore é tratada a cada estação, para manter as propriedades repelentes à água e evitar a deterioração do material natural. Além disso, a árvore é suscetível a danos causados por insetos, por isso é tratada adicionalmente com compostos especiais.
Vídeo: regras básicas para escolher uma estufa
Existe a possibilidade de adquirir uma estrutura super forte feita de uma liga de metais, mas ela terá que ser encomendada da Inglaterra, já que empresas que produzem essas estufas em outros países tentam reduzir o custo de estruturas usando alumínio e madeira.O próximo item no qual você presta atenção ao comprar uma mini-estufa inglesa é a qualidade do vidro.
Os desenhos podem ser feitos com diferentes tipos de óculos:Importante! Os óculos de uma estufa inglesa de qualidade devem ser escurecidos em 10% para que as plantas não sofram excesso de luz.
- dobrar - sua espessura é de 3,2 mm, o que permite ao fabricante produzir elementos dimensionais, mantendo a permeabilidade máxima da luz solar;
- vitrine - a espessura desse vidro é de 2,5 a 6 mm, mas é melhor escolher a espessura máxima. Esse vidro geralmente tem um grande peso, portanto, requer reforço adicional e garante a força dos elementos de fixação;
- em camadas - vários copos são combinados em uma armação, cujo espaço vazio é preenchido com ar seco, que retém calor. Ao comprar uma estufa com vidro laminado, é melhor escolher pacotes de duas câmaras que são adequados para a operação no inverno;
- endurecido - tem uma espessura 4 vezes maior que o normal, isso é muito bom do ponto de vista de segurança, pois pequenos fragmentos sem brilho não podem causar ferimentos graves a uma pessoa quando quebrados. Além disso, a probabilidade de quebrar o vidro temperado é mínima;
- refletindo calor - Pode transmitir raios infravermelhos, úteis para a planta, mas retém a luz ultravioleta prejudicial;
- tempestade - possui 2 camadas de vidro reforçadas com policarbonato. Esse vidro é muito durável, pode suportar ventos de tempestade de até 65 km / h. Seu custo é o mais alto possível e a transmissão da luz é reduzida, portanto, sem uma necessidade significativa nas regiões, com ventos calmos, não vale a pena comprar um copo de tempestade.
Os projetos em inglês devem ter um cano de esgoto no kit, que é usado para coletar excesso de água e subsequente irrigação quando falta.
Quanto aos fabricantes dos quais você pode comprar uma estufa inglesa, você deve prestar atenção às empresas que estão no mercado há muito tempo, oferecer qualidade e durabilidade pela quantidade ideal. Essas empresas incluem a dinamarquesa Juliana e a russa Britton.
Seleção de desenhos e tamanhos ideais de estufa
É feito um desenho da futura estufa para facilitar o cálculo da quantidade de materiais necessários para sua fabricação e não calcular mal as dimensões. Se não houver habilidades de desenho, na Internet você pode encontrar habilidades prontas e selecioná-las com base em suas próprias medidas.
As dimensões ideais da estrutura devem ser cuidadosamente e cuidadosamente elaboradas, o resultado final dependerá da exatidão das medições.
Considere os recursos de compilação de parâmetros de design:
- A largura é selecionada com base no tamanho dos futuros leitos, que serão localizados dentro da estufa. Além disso, leve em consideração as passagens entre os canteiros, que garantirão um movimento desimpedido em todo o território, o que simplificará o plantio, o cuidado com as plantas e a colheita.
- A altura deve corresponder ao crescimento do membro mais alto da família que participará da manutenção do edifício. Não se esqueça de adicionar de 10 a 20 cm ao crescimento, para que, no caso de adicionar solo, a facilidade de movimento seja preservada.
- O comprimento é um fator puramente subjetivo; pode ocupar pelo menos todo o canteiro, se for planejado o crescimento de um grande número de plantas.
Como fazer uma estufa com suas próprias mãos com uma entrada lateral no estilo inglês?
Para economizar dinheiro, você pode fazer uma estufa inglesa com suas próprias mãos, especialmente se tiver habilidades para trabalhar com ferramentas. Mas os iniciantes, seguindo as instruções passo a passo da fabricação, também podem lidar com a tarefa. Portanto, consideramos todo o processo de construção da fundação e montagem da estrutura em casa com mais detalhes.
Seleção da fundação
A fundação é parte integrante da estufa inglesa, uma vez que o peso de toda a estrutura é muito grande, requer forte suporte na forma de uma base de concreto e uma base de tijolos (para manter a estética).
A fundação é geralmente feita de uma camada de areiaque se encaixa como a camada inferior na vala. Para esses fins, é escolhida areia úmida, que é bem comprimida e mantém a resistência da fundação. O segundo componente integral da fundação é concretoque preenchem o espaço vazio na vala. Para dar uma aparência bonita à estrutura da fundação, o porão é construído de tijolo ou pedra, dependendo da paisagem do local.
Sem uma fundação, as estufas inglesas não são instaladas, uma vez que o design simplesmente não pode suportar o estresse mais forte, sob o peso pesado da estrutura. Somente se a armação for leve devido à substituição de folhas de vidro por policarbonato e ao uso de alumínio leve, você poderá ficar sem armação, mas essa estrutura não será chamada de estufa inglesa.
Instruções de montagem para estufa
Para que um iniciante possa entender como fazer uma estufa inglesa do zero, considere o guia passo a passo de todo o processo, desde o preenchimento da fundação até o acabamento do quadro com folhas de vidro:
- Na área selecionada, marque o local onde a vala será cavada sob a fundação. Entre quatro estacas colocadas no chão por todos os lados do design futuro, puxe o cabo, verificando a marcação e, adicionalmente, puxe o cabo na diagonal.
- Depois de marcar o território, eles cavam uma vala de acordo com as medidas, uma profundidade de cerca de 20 cm, cujo fundo é abarrotado e as paredes são niveladas. O estrito paralelismo das paredes da vala até o fundo é verificado pelo nível.
- A parte interna da vala é coberta com areia com uma camada de 10 cm e bem compactada. A areia é coberta com impermeabilização em material de cobertura superior ou polietileno espesso, fornecendo isolamento não apenas no fundo, mas também nas paredes da vala.
- A fundação da fundação será a mistura de concreto M200, que é levada à condição de trabalho, com base nas recomendações da embalagem. Para reforçar o concreto, pode ser usado reforço, o que tornará a fundação mais durável para suportar o peso pesado da estrutura. Os acessórios devem ser utilizados apenas na construção de uma moldura de madeira, o alumínio é mais leve e não requer reforço adicional. A estrutura reforçada é feita de forma independente, sujeita às habilidades apropriadas; caso estejam ausentes, eles recorrem a especialistas para obter ajuda.
- Depois de derramar a fundação, ela é coberta com material de impermeabilização, abrindo para ventilação a cada 10 horas por 30 minutos. Depois de uma semana, a fundação deve endurecer completamente.
- Em seguida, usando o nível, execute a alvenaria do porão. A altura da base depende do desenho da estufa. Para conectar o tijolo um ao outro deve haver uma mistura de concreto comprada especialmente para alvenaria. É conveniente aplicar concreto com uma espátula, eles também removem o excesso de mistura das costuras.
- Uma camada de material de cobertura é colocada sobre a base, o que protegerá a estrutura do excesso de umidade.
- Para a construção da armação usando barras, uma seção de 10 × 15 cm de tamanho.Uma base retangular é feita a partir da viga, fixada com pregos na base.
- Os cantos da base de madeira são fixados à base com parafusos de ancoragem; eles também são colocados em todo o perímetro, mantendo uma distância de 150 cm.
- O próximo passo é instalar os postes de canto do quadro. Para fazer isso, use uma barra com uma seção transversal de 10 × 15 cm. Para garantir uma instalação vertical estrita, aplique pinos e inclinações. Ao instalar 4 postes de canto, o número necessário de postes adicionais é instalado em torno do perímetro da base de madeira a uma distância de 75 cm. As juntas das estantes e da base são fixadas com cantos de metal.
- Proceda à fabricação da cintagem superior da armação usando uma viga com uma seção transversal de 10 × 10 cm. Para a fabricação de cintas, em uma viga, a uma distância de 75 cm, é feito um certo número de ranhuras de corte redondo. As peças resultantes com recessos são instaladas no topo dos postes verticais fixos.
- No centro da estrutura, 4 postes de suporte adicionais são instalados e conectados com uma viga longa. Serão necessários apoios para a fixação de vigas e coberturas.
- O teto é construído usando um sistema de vigas, as vigas são recheadas em torno do perímetro da estrutura (seção 5,5 × 8 cm, comprimento 2 m) para os postes de apoio. Para maior confiabilidade, são utilizadas placas e ângulos de metal.
- As portas laterais são feitas a partir dos restos da viga (seção transversal 6 × 6 cm) conectando-as com pregos e fixando-as à estrutura nas dobradiças da porta.
- O vidro é um material muito frágil, por isso é muito difícil cortar folhas do tamanho apropriado por conta própria, especialmente para pessoas que anteriormente não tinham experiência com vidro. Para não estragar o material caro, é melhor entrar em contato com os profissionais quando a estrutura da estufa estiver pronta, eles farão medições de forma independente, farão folhas. Se você tem confiança em suas habilidades, pode cortar as folhas necessárias para o tamanho desejado usando um cortador de vidro.
- É melhor fixar o vidro na armação do selante, indo bem nas juntas das folhas de vidro. Quando o quadro está completamente coberto de folhas, fica até o selante secar completamente por várias horas.
Cuidados com o efeito estufa e dicas de manutenção
Geralmente, as estufas de vidro são operadas na estação quente, no entanto, após um isolamento adicional, essa estufa também é adequada para uso no inverno.
Você pode se aquecer dentro da estufa inglesa usando:
- aquecimento de cabos;
- elementos de aquecimento por infravermelho;
- Fornos com capacidade de circulação de ar;
- outras unidades de aquecimento.
A estufa inglesa deve ser operada com cuidado, especialmente se for feita de vidro frágil.
Você sabe O maior número de estufas do mundo está concentrado na Holanda, ocupando uma área total de 10.500 ha, vale ressaltar que, sem exceção, todas as estufas são feitas de vidro.
Ao fornecer à estufa sistemas de irrigação, não devemos esquecer a aparência do vidro, que pode ser coberto com gotas e florescer da água, o que pode provocar pouca iluminação das plantas. Portanto, regularmente, pelo menos 2-3 vezes por temporada, lave a estrutura.
A estrutura de madeira é tratada anualmente com tinta ou verniz para proteção contra umidade e podridão. Os elementos de madeira podem ser protegidos de pragas por tratamento com compostos especiais à base de preparações inseticidas.
Para facilitar o uso, recomenda-se dividir o espaço dentro da estufa em vários canteiros, sua largura não deve exceder 1,2 M. Entre as camas, faça caminhos com uma largura de pelo menos 50 cm, para que seja conveniente chegar a qualquer ponto, mesmo com um carrinho de mão. Para se proteger de quedas em caminhos escorregadios, eles podem ser dispostos com pedaços de bloco de concreto ou tijolo.
Assim, as estufas inglesas não são apenas convenientes para o uso de projetos, mas também elementos requintados do projeto da paisagem no local. Uma estufa inglesa pode ser comprada ou fabricada com suas próprias mãos., a última opção é mais barata e, se você abordar a tarefa com a maior responsabilidade possível, o design durará mais de uma dúzia de anos.