Muitos estão interessados nas propriedades e características da salsa, por isso é aconselhável saber como ela é, se é um vegetal e quais benefícios ou danos podem trazer. O artigo enfoca as regras para o cultivo de especiarias e as nuances de seu armazenamento.
Salsa - o que é isso?
A salsa é uma das plantas medicinais populares doadas à humanidade por natureza. No primeiro ano, a raiz cresce ativamente e os verdes são formados, e no segundo ano, as sementes são formadas. Esta é uma erva perene ou anual, que ainda é um vegetal, apesar de ter uma semelhança colossal com as ervas. É costume se referir a vegetais folhosos, já que folhas e raízes (pecíolos) consomem alimentos.
A família de umbellate (ou aipo), da qual a salsa é um representante, é famosa por plantas como endro, cenoura e aipo. Durante todo o processo de crescimento, brotos de flores são formados, os quais devem ser removidos para obter matéria-prima de alta qualidade. Esta vegetação é cultivada em todos os lugares, exceto nas regiões do norte.
A especiaria foi descoberta pela primeira vez pelos espanhóis em estado selvagem, nomeadamente no lado de uma montanha perto de uma fonte de água doce. A terra natal da grama apimentada é a ilha da Sardenha, localizada na costa do Mediterrâneo. Depois de algum tempo, os gregos antigos começaram a usá-lo, crescendo nos jardins da antiga Hellas. O tempero foi usado como remédio para curar feridas de picadas de cobras e insetos venenosos.
Este gênero de plantas foi considerado sagrado e, portanto, não foi comido. Muitas vezes, os gregos antigos usavam especiarias para fazer grinaldas naturais que eram usadas na cabeça.
Você sabe Desde 2011, as sementes de salsa encaracolada foram incluídas no registro da Supervisão Estadual do Consumidor como substâncias com propriedades narcóticas e tóxicas.
Composição química e teor calórico
100 g de verduras contêm apenas 46 kcal e raízes - 49 kcal.
O tempero é rico em substâncias biologicamente ativas e vitaminas A, C. Por exemplo, 50 g de ervas contêm sua norma diária. A composição também inclui vitaminas B, PP e K. Os frutos contêm até 22% de óleo graxo: essencial (2 a 6%), que consiste em apiol e outras substâncias valiosas. Além disso, os verdes contêm valiosos para o corpo, ácido fólico, ferro, potássio, inulina, que regula o metabolismo da glicose no sangue e outros oligoelementos.
Existem duas variedades de salsa:
- Sheet. Tem duas formas de folha — liso ou encaracolado.
- Raiz.
Propriedades da salsa para homens, mulheres e crianças
Vamos examinar com mais detalhes qual é o benefício do uso da salsa no corpo humano. Também vamos nos familiarizar com os danos que podem causar à saúde.
Benefício
A salsa perene tem sido considerada a erva da saúde das mulheres devido ao alto teor de apiol (um análogo natural do hormônio sexual feminino - estrogênio). Esse componente ajuda a aliviar os sintomas dolorosos de muitos distúrbios femininos, incluindo menopausa, síndrome pré-menstrual e um ciclo menstrual irregular. Também reduz o estresse emocional e físico.
- Uma planta útil afeta favoravelmente não apenas o corpo feminino, mas também o masculino:
- As raízes e flores da grama fresca são valiosas em caso de doença da próstata, pois podem dividir e remover pedras nos rins.
- A decocção de salsa em combinação com aipo, batata e cenoura elimina a síndrome da ressaca.
- Esta planta é um afrodisíaco natural único. Para aumentar a potência e a libido, os homens devem adicionar esse tempero à comida. Nesse caso, é necessário observar a medida para evitar situações imprevistas.
- A partir de uma salsa anual, você pode preparar uma máscara que ajudará na luta contra a calvície.
Verdes são úteis para anemia e doenças cardiovasculares. Uma decocção da raiz da planta pode curar doenças infecciosas dos olhos.
Importante! Os verdes são aconselhados a comer regularmente durante o planejamento da gravidez devido ao conteúdo de ácido fólico, o que tem um efeito positivo no desenvolvimento do feto.
Atenção especial deve ser dada ao uso dos vegetais considerados para alimentação de bebês.. Os especialistas aconselham a introdução de uma planta picante na dieta das crianças depois de se acostumar com alimentos básicos, como mingau, carne e legumes. Os pediatras consideram a idade ideal para isso de 6 a 8 meses e recomendam começar a introduzir verduras cozidas na dieta das crianças, acrescentando-as à sopa ou purê de batatas. Recomenda-se que as ervas frescas sejam introduzidas na atração antes dos 9 meses de idade.
Essas recomendações são adequadas exclusivamente para bebês saudáveis; se houver problemas de saúde, é aconselhável consultar seu médico.
Danos e contra-indicações
Todo o dano da salsa para a saúde humana reside em sua composição química e quantidade consumida. O consumo descontrolado de verduras picantes pode saturar demais o corpo com miristicina. É um elemento ativo dos óleos essenciais que podem causar sintomas como náusea, alucinações e tontura.
O uso de hortaliças deve ser abandonado se uma pessoa tiver problemas com o pâncreas ou estiver com jade.
As mulheres que têm um bebê precisam ter um cuidado especial ao comer esta planta, pois pode interromper a gravidez.
Importante! Se não houver probabilidade de aborto espontâneo, é recomendável consumir não mais que 1-2 ramos de salsa por dia.
Funcionalidades da aplicação
Graças ao seu rico coquetel de vitaminas, a planta é usada na culinária e na medicina tradicional.
Também usando o efeito diurético da planta, ele é usado para reduzir a pressão alta, por isso é recomendável que os hipertônicos usem o tempero regularmente. Os fitoncidas (antibióticos naturais) contidos na planta ajudarão a se livrar de resfriados e doenças do trato respiratório superior. Para fazer isso, você precisa preparar uma infusão e enxaguar com uma garganta infectada.
A medicina tradicional recomenda o uso de suco fresco das folhas desta vegetação para curar doenças da úlcera gástrica. Para isso, é aconselhável em 20 minutos. antes de comer, beba 1 colher de chá. decocção, que também é um excelente remédio para rugas. Se você quiser se livrar do mau hálito, mastigue as folhas de salsa fresca.
Regras de crescimento
As sementes de grama já germinam a temperaturas de –3 ° a + 4 ° C. Brotos jovens toleram geadas a –9 ° C. As colheitas de raízes podem invernar no solo e dar brotos jovens. A planta floresce no segundo ano de cultivo, aproximadamente no mês de junho.
Deve-se lembrar que o tempero é exigente na iluminação e não tolera o alagamento do solo. Com a falta de umidade, as folhas da planta e sua colheita de raízes ficam rígidas. Para um bom crescimento da salsa, deve-se usar solo leve e fértil.
Como a salsa pode ser preservada por um longo tempo?
Os verduras apimentados da estufa não são apenas desprovidos de vitaminas e minerais, mas também contêm nitratos nocivos e outros produtos químicos. Nesse sentido, é aconselhável pensar com antecedência sobre como manter a salsa fresca por um longo tempo.
Como os vegetais não pertencem a algas, ele pode ser armazenado na forma de um "buquê". Para fazer isso, é aconselhável colocar um "buquê" de grama apimentada em uma jarra de vidro cheia de água fria por um terço. Essa composição a uma temperatura baixa pode suportar até 2 semanas.Para manter a salsa fresca na estação, é necessário limpá-la completamente dos galhos estragados, do solo. Só deve ser lembrado que é impossível lavá-lo ao mesmo tempo. A salsa descascada precisa ser colhida em um cacho e embrulhada em papel vegetal ou em um guardanapo de tecido e colocada em local fresco, de preferência em uma geladeira.
Você sabe Em 1937, o ditador dominicano Rafael Trujillo emitiu um decreto sobre "expurgar os haitianos". Portanto, todo mundo que não conseguia pronunciar a palavra "perejil" (traduzido para o russo como "salsa") foi executado.
Tendo se familiarizado com o nome científico da salsa e com as nuances de seu uso, você pode começar a usá-lo. Além disso, agora você sabe como manter o produto por um longo tempo.