Uma das variedades promissoras de tomate recentemente criadas é o Diabolic F1. Estes tomates são bastante despretensiosos e são caracterizados por alta produtividade. Os prós e contras da variedade, bem como as características de seu cultivo, serão discutidos mais adiante.
Descrição da nota
A variedade de tomate Diabólico é caracterizada por alta resistência à seca, à maioria das doenças fúngicas e à podridão bacteriana.
O sistema radicular dessas plantas é enorme. A haste é espessa, potente e para de crescer a uma altura de 120 a 150 cm. Os beliscões nos arbustos são fracos, portanto, não é necessário trabalho adicional para remover os rebentos extras. Devido ao alto crescimento dos arbustos, eles precisam de uma liga. A folhagem dos arbustos é fraca, folhas de estrutura verde, couro, tamanho médio.
A floração é abundante, as flores amarelas são coletadas em inflorescências de 10 peças. Os frutos amadurecem em 105-115 dias a partir do momento da semeadura. O período de frutificação é prolongado e dura em média 35 dias.Você sabe Existem variedades de tomates, cujos frutos maduros são pintados de verde. Estes incluem absinto, mustang verde, selet verde limão, gigante verde.
Os frutos são de forma elíptica. A massa média da fruta é de 110 g e a casca é fina, de cor vermelha, não propensa a rachaduras. A polpa tem uma estrutura densa, muito suculenta, de cor rosa escuro. O interior do feto é 2–3-cn. O sabor é excelente. O rendimento de commodities dos frutos é de 75% ou mais. O uso de frutas é universal.
Vídeo: Caracterização da variedade de tomate Diabolik
O rendimento desses tomates, mesmo em condições climáticas adversas, sujeito a todas as regras da tecnologia agrícola, é de 256–290 c / ha. Ao mesmo tempo, a variedade é exigente em iluminação de alta qualidade; portanto, ao sombrear, embora insignificante, o rendimento da colheita é bastante reduzido.
Prós e contras
Sem levar em consideração os prós e os contras de uma determinada variedade de tomate, será difícil organizar adequadamente o trabalho no local.
- As principais vantagens da variedade de tomate Diabolic F1:
- rendimento estável em condições adversas;
- imunidade à maioria das doenças fúngicas e podridão bacteriana;
- alto sabor e comercialização, o que permite o uso de produtos para fins comerciais.
- Entre as deficiências estão:
- a necessidade de amarrar arbustos;
- dependência do rendimento da fonte de luz.
Plantar e cultivar tomates em casa
Variedades diabólicas são cultivadas em mudas. Para o pleno desenvolvimento, as plantas precisam de uma área bem iluminada com pouca água subterrânea. Em relação ao solo, as plantas são pouco exigentes, mas o rendimento será maior se você cuidar antecipadamente do seu relevo e valor nutricional. Também vale a pena monitorar a acidez do solo. O indicador ideal é de 5,5 pH.
Você sabe Em 1893, quando altos impostos alfandegários foram impostos aos vegetais, a corte americana reconheceu os tomates como vegetais, apesar de sua afiliação botânica com bagas com vários ninhos, devido ao fato de serem servidos no almoço e não na sobremesa. O verdadeiro título do tomate só foi devolvido à União Europeia em 2001.
Condições ideais para o cultivo
Condições necessárias para o desenvolvimento normal da cultura:
- temperatura - de + 15 ° С;
- umidade do solo - 50%;
- umidade do ar - 70%;
- iluminação - abundante:
- horário de verão - pelo menos 12 horas.
Tratamento do solo
A preparação do solo no local deve começar no outono, quando toda a colheita é colhida. Primeiro, você precisa remover todos os detritos das plantas do local e cultivar a uma profundidade de 30 cm. Depois disso, o solo deve ser descontaminado com uma solução a 1% de sulfato de cobre ou Fitosporina, de acordo com as instruções. Uma semana após a desinfecção, o solo é enriquecido com nutrientes e, se necessário, a acidez é reduzida.
Para cada 1 m² que você precisa:
- 10 kg de areia;
- 10 kg de estrume.
Se você quiser reduzir a acidez, use farinha de dolomita (200 g / m²) ou cinza de madeira (400 g / m²). Quando desoxidantes são introduzidos no solo, é usado composto (10 kg / m²) em vez de esterco. Após a alimentação, o solo é novamente cultivado a uma profundidade de 20 cm.
Na primavera, com a chegada do calor, o solo deve novamente ser cultivado e cultivado com Fitosporin e, após uma semana, 10 kg de composto e estrume seco devem ser adicionados a cada 1 m². Em seguida, o cultivo profundo deve ser realizado novamente e o solo deve ser nivelado.
Importante! "Fitosporin" é uma droga sistêmica que não só Tem um efeito desinfetante, mas também enriquece o solo e também aumenta a imunidade das plantas. Pode ser usado para prevenção e tratamento em qualquer estágio do desenvolvimento da planta.
Uma nuance importante do cultivo de tomates desta variedade é a observação da rotação de culturas. As plantas não podem ser plantadas no mesmo local por 3 anos. Os melhores precursores do tomate serão as plantas e legumes siderata. Não plante tomates após outros vegetais solanáceos.
A seguinte composição do solo é preparada para mudas, misturando elementos nas mesmas proporções:
- turfa;
- areia;
- compostagem
A composição é tratada com Fitosporina (5 g de pó por 10 l de água) ou é adicionada cinza de madeira (20% da massa total do solo). Também é possível desinfetar o solo calcinando em um forno a uma temperatura de + 100 ° C e uma porta aberta.
Processamento de material de plantio
Sementes de tomate Diabólico não requerem processamento adicional antes do plantio. Os fabricantes já cuidaram disso e realizaram todas as manipulações necessárias. As sementes semeadas secam em solo desinfetado.
Tecnologia de semeadura
A semeadura é realizada 30 a 40 dias antes do plantio em campo aberto no final de março - início de abril em recipientes comuns. Antes de colocar o solo em um recipiente, ele deve ser lavado com uma solução de "Furacilin" (1 comprimido por 100 ml de água fervente).
A sequência de ações:
- Após o processamento do recipiente, coloque uma camada de 1 cm de argila expandida no fundo e depois coloque o solo. A umidade do solo deve ser de aproximadamente 50-60%.
- Faça sulcos com 1 cm de profundidade e coloque as sementes a uma distância de 5 cm um do outro.
- Cubra as sementes com o solo e pulverize do frasco de spray com água morna (+ 30 ° C).
- Cubra a superfície do recipiente com filme ou vidro transparente.
- Separe o recipiente em uma sala onde a temperatura do ar seja mantida em + 25 ° C.
Antes da emergência, é necessário remover o abrigo por 20 minutos todos os dias e verificar a qualidade do solo. Se o molde aparecer, remova uma fina camada de solo e substitua-a por areia. Se necessário, umedeça o solo com um frasco de spray.
Com o advento dos brotos, remova o abrigo e reorganize o recipiente em um peitoril da janela bem iluminado. Diminua gradualmente a temperatura do ar para +18 ... + 20 ° C.
Após o aparecimento de 3 folhas cheias, você precisa colher em recipientes separados. Para eliminar completamente os riscos de traumatizar as plantas na fase do mergulho final no solo, é melhor usar vasos de turfa. A mistura nesta fase é preparada de acordo com o mesmo princípio que antes da semeadura.
As mudas também são regadas conforme necessário a partir de uma pistola de pintura.
A cobertura antes do transplante em campo aberto deve ser feita 3 vezes:
- Com as 2 primeiras folhas - adicione 1,5 sal de potássio + 0,5 g de uréia + 4 g de superfosfato a 1 litro de água.
- 10 dias após mergulhar em recipientes separados - adicione 10 colheres de sopa a 10 l de água eu uréia.
- 10 dias antes da transferência final para um local permanente - Adicione 1 g de sulfato de potássio + 0,6 g de nitrato de amônio + 4 g de superfosfato a 1 litro de água.
Importante! Nos estágios da vegetação ativa das plantas, os superfosfatos são usados apenas em combinação com a água. Quando depositada no solo, a substância se decompõe por um período muito longo e o efeito de sua ação será mínimo.
Preparação para o transplante de mudas
Para transplantar em campo aberto, as mudas precisam começar a ser preparadas em 10 a 14 dias. A principal tarefa nesta fase é adaptar as plantas às condições do clima das ruas. Para isso, a temperatura do ar na sala é gradualmente reduzida para externa. À noite, a temperatura do ar deve estar abaixo do dia em 3 ° C.
Depois de baixar a temperatura para o valor ideal, as mudas são colocadas em uma varanda sem vidro durante o dia. O intervalo de tempo gasto em tais condições deve ser aumentado gradualmente para 12 horas, e as plantas devem ser trazidas para dentro de casa à noite. Uma vez concluída esta etapa, você pode deixar as mudas na rua e à noite. No momento do plantio, as plantas devem estar livres para passar 24 horas ao ar livre.
Plantio de mudas em local permanente
Em campo aberto, as mudas começam a ser plantadas em 15 de maio. Para cada 1 m², é permitido plantar no máximo 3 plantas devido ao seu tamanho.
O local deve ser marcado para buracos, cavar buracos com diâmetro de 15 cm e profundidade de 20 cm, mantendo a distância entre eles 40 cm. Recuar 60 cm entre as fileiras. Se as mudas forem plantadas em recipientes de plástico descartáveis, as mudas deverão ser regadas abundantemente um dia antes do transplante - isso facilitará a remoção de mudas dos copos. Mas potes de turfa são colocados diretamente nos orifícios. No dia anterior à colheita, as plantas também são regadas, mas com moderação.
Antes do plantio, um terço do poço é preenchido com solo e as plantas são colocadas nele. Os vazios são cobertos de terra, batendo levemente ao redor do caule. Em seguida, é realizada a rega, cerca de 300 ml de água por 1 planta. O solo ao redor do caule é coberto com turfa ou composto.
Características do cuidado com o tomate
Tomates F1 diabólicos não são muito exigentes para cuidar.
As principais atividades agrícolas realizadas após o plantio em campo aberto:
- aplicação de fertilizantes;
- rega;
- liga
- aeração do solo.
Fertilizantes e fertilizantes
No total, os tomates desta variedade após mergulhar em campo aberto devem ser fertilizados três vezes:
- 10 dias após o transplante;
- com o advento dos botões;
- com o advento dos ovários.
Nesta fase, não exagere com fertilizantes que contêm nitrogênio - isso provocará um crescimento violento de vegetação e o privará da colheita. A primeira vez que você pode usar uma solução de esterco de vaca. Deve ser diluído com água na proporção de 1: 2 e aplicado 200 ml a cada bucha.
O segundo curativo é realizado com uma solução de cinza de madeira: 400 g da substância devem ser adicionados a 10 litros de água. Essa quantidade de solução é suficiente para processar 1 m² de plantações.
Na terceira alimentação, é utilizada uma solução de levedura. Para prepará-lo para 50 litros de água, adicione 2 pacotes de fermento + 3 colheres de sopa. açúcar + 5 kg de urtiga verde fresca com tampos. Insista para que essa solução seja de 1 dia e depois faça 10 l por m².
Rega
A umidificação do solo é realizada conforme necessário, levando em consideração as condições climáticas. As plantas jovens são regadas diariamente à noite, despejando 800 ml de água em cada planta e as amostras adultas são umedecidas a cada 3-5 dias com 3-5 litros.
Importante! A rega do tomate deve ser completamente cancelada se a estação chuvosa começar.
A temperatura da água deve ser semelhante à temperatura ambiente ± 3 ° C. A rega deve impedir que a umidade entre no chão, caso contrário, o risco de podridão aumentará. A melhor opção é usar um sistema ou canal de irrigação por gotejamento, quando a água é fornecida diretamente à raiz.A aplicação de fertilizantes radiculares é combinada com a rega. É importante calcular corretamente a vazão do fluido consumido pela planta. Por exemplo, no estágio inicial, quando as plantas precisam derramar 800 ml de água por dia, ao alimentar estrume com um volume de 300 ml de água, é necessário adicionar 500 ml. Os fertilizantes são aplicados de manhã e à noite são regados no mesmo dia.
Stepson
Os arbustos de tomate devem ser formados em 2 hastes. A liga é realizada quando o arbusto atinge uma altura de 25 cm Para a liga, é conveniente usar treliça horizontal. Para sua preparação, ao longo de toda a extensão da linha, é necessário dirigir em várias estacas de suporte e puxar 2-3 linhas de corda entre elas.
O primeiro cabo é puxado a uma altura de 25 cm da superfície do solo. À medida que os galhos crescem, eles devem ser fixados na treliça usando tecido natural ou clipes especiais que podem ser encontrados em lojas de ferragens.
Cultivo do solo e capina
O afrouxamento do solo é realizado regularmente após cada umedecimento do solo. Diretamente ao lado da planta, o solo deve ser afrouxado a uma profundidade de 5 cm, entre fileiras - 10 cm Ao longo do caminho, as ervas daninhas devem ser removidas e os arbustos examinados quanto à presença de doenças e pragas.
Doenças e Pragas
A variedade é resistente a muitas doenças fúngicas e até à podridão bacteriana. A única doença que geralmente aparece quando as regras de rega não são seguidas é a podridão vertebral.
Não existe cura completa para esta doença, a única maneira é a prevenção, que consiste no seguinte:
- seleção de locais para plantio com solos intensivos em água;
- cumprimento do regime de irrigação;
- manter a distância ideal entre plantas;
- garantindo ventilação normal ao cultivar em estufas.
Entre as pragas perigosas para esta variedade estão:
- Besouro de batata do Colorado - para eliminá-lo, é utilizado o medicamento "Confidor" (dissolver 1 g do medicamento em 100 ml de água à temperatura ambiente e adicionar 1 litro de água);
- pulgões - Confidor também é adequado para controlar o parasita.
Importante! No controle de pragas, o mesmo inseticida não pode ser usado sempre.
A prevenção de doenças e pragas é uma tecnologia agrícola de alta qualidade. A maioria das pragas e esporos de fungos invernam nas camadas superiores do solo; portanto, atenção especial deve ser dada ao cultivo profundo do solo nos estágios preparatórios, bem como durante toda a estação de crescimento.
Datas de colheita
A colheita de tomate diabólico começa em agosto. As frutas devem ser colhidas juntamente com os caules na fase de maturidade técnica, à medida que amadurecem. Estes tomates podem ser mantidos frescos por muito tempo. Para armazenamento, eles são colocados em caixas baixas de madeira, cujo fundo é coberto com palha. As frutas devem ser dispostas em camadas a uma distância de 1 cm uma da outra e polvilhadas com serragem. Nesta condição, a colheita deve ser colocada em um local escuro, onde a temperatura do ar seja mantida entre +5 ... + 10 ° C e umidade - 70%.
Assim, a variedade de tomate Diabolic F1 é atraente devido à sua alta resistência a doenças e rendimento estável sob quaisquer condições. Ao cultivá-lo, lembre-se de que, para aumentar a produtividade, é necessário fornecer boa iluminação a esses tomates.