Hoje, os espargos são muito procurados na culinária devido ao seu sabor e substâncias úteis que compõem sua composição. Existem 3 tipos principais de aspargos: verde, branco e roxo. O mais delicioso deles é considerado branco. Considere por que o aspargo branco é tão útil, como plantá-lo e cultivá-lo.
A origem e descrição da cultura
Os antigos egípcios começaram a usar aspargos brancos como alimento há mais de 4 mil anos atrás. Agora é muito popular nos países europeus e é considerado uma iguaria. São utilizados principalmente brotos de até 15 cm de comprimento.
Aspargo branco, ou aspargo, refere-se a plantas dióicas perenes que toleram geadas. Plantas masculinas formam pólen, plantas femininas formam ovários. A planta floresce no segundo ano, forma frutas em forma de bolas vermelhas. As plantas adultas têm um rizoma maciço e cada novo rebento forma suas raízes. Em um lugar, o aspargo pode crescer de 20 a 25 anos.
Propriedades de Espargos Brancos
Como qualquer outra planta, o aspargo tem propriedades positivas e negativas.
Benefício
- As qualidades positivas dos espargos incluem:
- é um produto de baixa caloria, recomendado para quem está em dieta;
- remove o excesso de água do corpo;
- contém asparagina, que apóia o trabalho do coração;
- limpa o intestino;
- aumenta a potência masculina;
- promove o crescimento de osso e tecido conjuntivo e, portanto, o aspargo é muito útil para crianças;
- normaliza o colesterol no sangue;
- efeito benéfico no desenvolvimento do feto em mulheres grávidas.
Prejudicar
- As qualidades negativas são:
- pode causar alergias;
- contra-indicado em pessoas com diabetes, urolitíase, cistite, reumatismo.
Você sabe No Reino Unido, tradicionalmente, os noivos são presenteados com aspargos — panela para ferver aspargos.
Conteúdo calórico e valor nutricional de aspargos brancos
O grande valor desse produto alimentício é o seu baixo teor calórico, que é de apenas 20 kcal por 100 g de produto.A composição da BJU é a seguinte:
- proteínas - 1,9 g;
- gorduras - 0,1 g;
- carboidratos - 3,1 g.
Galeria de Fotos
Valor e composição nutricional:
- amido - 0,9 g;
- cinza - 0,6 g;
- mono- e dissacarídeos - 2,2 g;
- água - 92,7 g;
- ácidos orgânicos - 0,1 g;
- fibra alimentar - 1,5 g.
Características do cultivo de aspargos brancos
Para cultivar aspargos em seu jardim, você precisa prestar atenção aos recursos que surgem nesse processo. Existem duas maneiras de crescer: sementes e mudas. Mais confiável é o segundo método.
A melhor época para cultivar mudas
Como as sementes germinam por um longo período, as mudas devem ser cultivadas no início da primavera - na segunda quinzena de março.
Preparação de sementes
As sementes devem primeiro ser embebidas em água morna, adicionando um estimulante de crescimento (uma solução fraca de permanganato de potássio, Energen, Epin Extra) e embebidas por 2-3 dias no calor. Nesse caso, a água deve ser trocada 2 vezes ao dia. Depois disso, as sementes inchadas devem ser embrulhadas em um pano ou estopa umedecida e mantidas por mais 7 dias, umedecidas regularmente para que os primeiros brotos de 1-3 mm de comprimento sejam chocados.
Seleção e preparação de contêineres
É necessário plantar sementes de aspargos em recipientes preparados: caixas especiais ou copos plásticos individuais com um volume de 100-200 ml.
Importante! A cor do aspargo (branco, verde) não depende da variedade, mas do método de cultivo. Brotos brancos se formam no subsolo, enquanto brotos verdes — na superfície do solo.
Preparação do solo
O principal requisito para a terra em que as sementes de aspargos serão plantadas é que elas sejam leves e soltas. Pode ser preparado independentemente misturando turfa, areia, estrume e terra do jardim em partes iguais.
Semeando espargos brancos em um recipiente
As sementes de aspargos são semeadas a uma profundidade de 2 cm, 1 pc. em cada copo e em caixas - a uma distância de 5-6 cm um do outro. Nesse caso, você precisará manter a temperatura em + 25 ° C, umedecer o solo todos os dias e manter os tanques ao sol. Após a germinação das sementes, é necessário baixar a temperatura para + 20 ° C e polvilhá-las sobre a turfa. Após 14-15 dias, as mudas germinadas devem ser fertilizadas. Ao longo de um mês, o solo é cuidadosamente afrouxado e xícaras ou caixas com mudas são regularmente viradas para o sol para um crescimento uniforme.
Vídeo: Semeando espargos para mudas
Preparação do local
Como o aspargo cresce no mesmo local por até 20 anos, a preparação dos leitos deve ser tomada com muita responsabilidade, dados os requisitos básicos para isso, a saber:
- para plantar mudas, você precisa escolher um local tranquilo e ensolarado, isolado do vento e das correntes de ar;
- os espargos não gostam de estagnação da água; portanto, a ocorrência de águas subterrâneas não deve ser inferior a 1,5 m;
- no outono, a cama precisa ser limpa de ervas daninhas e plantas secas;
- cavar fundo em 1 baioneta de uma pá;
- adubar com composto (por 1 m² - 15–20 kg), superfosfato (70 g por 1 m²) e sulfato de potássio (40 g por 1 m²);
- na primavera, depois que a neve derrete, a terra precisa ser devastada e, ao mesmo tempo, adicionar 1 g de 20 g de nitrato de amônio e 60 g de cinza de madeira.
Escolha
A colheita é realizada se as sementes forem plantadas em caixas. Quando as mudas crescem até uma altura de 15 cm, são transplantadas para um recipiente grande separado, enquanto encurtam a raiz, a uma distância de 10 cm uma da outra.
Regras para o plantio de mudas no solo
Ao plantar mudas de aspargos, você precisa saber como fazer isso antes de plantá-las em campo aberto:
- O plantio em local permanente começa a partir do momento em que as mudas brotam até uma altura de 15 cm.
- O período ideal de plantio é o início de junho, para que o clima se estabilize e a terra se aqueça.
- Primeiro, você precisa endurecer as mudas, o que significa levá-las ao ar livre em clima quente, primeiro por 1 hora, aumentando o tempo gasto na rua para 12 horas.
- Para plantar mudas no chão, é preciso fazer uma depressão de 30 cm, uma largura de 40 cm, deixar corredores de 50 a 60 cm.
- Solte a parte inferior do sulco para 15–20 cm.
- Despeje uma pilha de terra solta no fundo para que fique no mesmo nível da borda do buraco.
- Em uma plataforma elevada, coloque uma muda, encurtando sua raiz para 3-4 cm.
- Polvilhe o buraco, compacte levemente o solo, regue-o.
- Após a absorção da água, despeje terra seca por cima.
- Para obter aspargos brancos, imediatamente após o plantio, você precisa formar uma cama de 6 a 8 cm de altura e na próxima primavera para levantar uma cama de até 60 cm de altura.
Você sabe Se você esfregar dois talos de aspargos um contra o outro e nesse momento um som agudo peculiar aparecer, isso significa que os aspargos estão frescos.
Cuidado adequado de espargos brancos
Apesar da maneira como o aspargo branco é cultivado, cuidar dele consiste em atividades padrão.
Rega por seca
É necessário regar aspargos regularmente, geralmente em pequenas porções, e você precisa garantir que não haja estagnação da água. Com o tempo, a quantidade de rega pode ser reduzida, mas em clima seco, não deixe o solo secar, pois isso afeta as propriedades dos brotos: eles ficam duros e amargos.
Top vestir
A qualidade da colheita é determinada pela qualidade e quantidade de fertilizantes, portanto é necessário alimentar aspargos durante todo o período de sua vida útil, a saber:
- um mês após o plantio, as mudas devem ser regadas com solução de verbasco (para 1 kg de verbasco - 5-6 litros de água);
- quando as plantas florescerem, pulverize-as com o inseticida Komandor (2 ml por 5 l de água);
- após a colheita, no final de junho, adubar aspargos com superfosfato, sal de potássio e uréia (30 g de preparação por 1 m²);
- no início de julho, fertilize com preparações minerais ou orgânicas, por exemplo, fezes de frango (1 parte de esterco a 10 partes de água);
- antes da primeira noite de geada, adicione superfosfato e sal de potássio ao solo (30 g cada por 1 m²).
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Um dos fatores importantes no cultivo de aspargos é a remoção e remoção de ervas daninhas da terra. Como o aspargo branco ama o solo leve, é necessário afrouxar a terra com bastante frequência, após cada irrigação ou chuva, pelo menos 8 vezes por estação. Os corredores devem ser limpos de ervas daninhas, o que impedirá o aparecimento de pragas e doenças.
Controle de Pragas e Doenças
As principais doenças e pragas dos espargos incluem:
- Podridão da raiz - É uma doença que afeta o sistema radicular dos espargos, o que leva à morte de toda a planta. Em caso de infecção menor, é necessário tratar as áreas afetadas com Fundazolum (10 g por 10 l de água) e cobri-lo com um filme plástico. Em caso de infecção grave, as plantas terão que ser destruídas.
- Ferrugem - a doença mais prejudicial, que se manifesta pelo aparecimento de manchas amarelas em brotos jovens com pontos pretos no centro. Com o tempo, as manchas escurecem, crescem e infectam folhas saudáveis de aspargos com seus esporos. Uma doença se desenvolve devido à estagnação da água no solo. Você pode lidar com isso realizando medidas preventivas: remova as plantas afetadas dos canteiros, limpe completamente o local das ervas daninhas, plante mudas fortes e saudáveis e também borrife com compostos especiais: "Topázio" (1 ampola por 10 litros de água), "Fitosporin-M" (200 g por 500 ml de água).
- Fomoz - Doença fúngica caracterizada pela formação de manchas marrons com uma borda vermelha nas hastes. Desenvolve-se como resultado da alta umidade. É eliminado com a ajuda de medicamentos como Fitosporin-M e Fundazol.
- Cercosporose - forma manchas cinzentas nas folhas de aspargos, densamente cobertas com revestimento sujo. Observa-se nas áreas afetadas das plantas e nos restos caídos de aspargos. É muito importante destruir as plantas infectadas em tempo hábil e tratá-las com preparações químicas nas primeiras manifestações desta doença: Fundazole, Tsineb.
- Aspargos voam - insetos marrons, com 7 mm de comprimento, destroem brotos, colocando ovos dentro deles. No caso de uma lesão, é necessário cortar os brotos doentes e queimá-los; anualmente, no outono, afrouxa profundamente o solo para matar as larvas das moscas.
- Besouro de folha de espargos - um besouro com tamanho de até 5,5 mm, que come folhas e brotos de aspargos. Suas larvas cinza-escuras se reproduzem nas proximidades. Os métodos de proteção consistem em coletar besouros pela manhã em um balde especial cheio de água com querosene e, após a colheita, os brotos são tratados com Karbofos.
- Escudo - a larva da lagarta, que afeta as costas das folhas de aspargos, após as quais secam e caem. Para seu extermínio, é necessário pulverizar a planta com uma solução de sabão em pó e sal, com uma grande lesão - “Karbofos” (1 ampola por 10 litros de água).
- Bolachas de espargos - besouros de até 5 cm de tamanho, que comem brotações jovens no estágio inicial de desenvolvimento, depositam ovos no chão. Eles podem ser destruídos soltando o solo, coletando besouros manualmente ou pulverizando as plantas com preparações especiais: Actellik (20 g por 10 l de água), Aktara (1 saqueta por 3 l de água), Karatê (1 g por 10 l água).
Importante! Quase todos os produtos químicos precisam ser criados imediatamente antes do processamento das plantas, para que não percam suas propriedades.
Métodos de colheita e armazenamento
A colheita de aspargos brancos é colhida no terceiro ano após o plantio em campo aberto. O processo em si é o seguinte:
- brotos são coletados de abril a junho;
- quando a crosta da terra se eleva e racha, eles gentilmente retiram a terra, apalpam a brotação e a cortam, deixando 2 cm na base;
- os furos formados são cobertos com terra;
- os rebentos são cortados conforme se formam dentro de um mês a cada 2-3 dias;
- no terceiro ano de vida de uma planta, você pode coletar 4-5 brotos, nos anos seguintes - até 15 peças;
- colher de manhã cedo ou à noite, porque sob a influência do sol os brotos escurecem rapidamente;
- armazenar espargos em local fresco e escuro com temperatura não superior a + 3 ° C em cestas especiais cobertas com estopa umedecida;
- Como o aspargo branco murcha muito rapidamente, é melhor vendê-lo no mesmo dia em que a colheita foi colhida.
Métodos de cozimento para aspargos brancos
Os espargos podem ser consumidos crus ou cozidos, cozidos, assados, salteados, cozidos no vapor e grelhados, enlatados, em conserva. O aspargo cozido é servido como prato principal, como acompanhamento ou como um dos ingredientes de sopas, risoto, pizza, espaguete, molhos, etc.
Se você fizer um pouco de esforço e cultivar aspargos brancos em seu jardim, ele se tornará uma fonte indispensável de vitaminas e nutrientes durante a deficiência de vitaminas da primavera e também, graças ao seu sabor refinado, diversifica a dieta diária dos amantes de alimentos saborosos e saudáveis.