O fósforo é o componente mais importante que afeta os processos de desenvolvimento e a vegetação das plantas. O elemento ajuda a aumentar o rendimento das culturas, sua resistência a várias doenças. Afeta o crescimento das plantas, garante a formação de um sistema radicular completo e a parte do solo. Este artigo é dedicado ao fertilizante mineral - superfosfato e suas variedades.
O que é superfosfato?
Para a vegetação de frutas e culturas ornamentais, são necessários nutrientes, um dos quais é fósforo. Este elemento químico em si é básico nos fertilizantes superfosfatos.
Hoje, uma variedade de substâncias orgânicas com fósforo são vendidas em lojas de jardinagem. No entanto, o superfosfato está entre os primeiros nutrientes.
Além do elemento de crescimento (P), os fertilizantes fosfatados podem incluir:
- enxofre (S);
- Manganês (Mn);
- cálcio (Ca);
- molibdênio (Mo);
- boro (B).
Durante o período de frutificação da cultura do pepino, é necessário adicionar matéria orgânica contendo fósforo e potássio. Regras de aplicação: 10 g / m² em fileiras ao plantar ou 5 g por cova ao plantar mudas; 20 g / m² com cobertura subseqüente. Se não houver elemento suficiente no solo para o crescimento, as folhas são verde-escuras, pequenas, compactadas, torcidas para baixo, com veias escarlate. Quando secas, as folhas ficam pretas.
Você sabe Para descobrir se existe excesso de fósforo no solo, um “teste biológico” ajudará, da seguinte forma: o rabanete é semeado no local. Se, ao mesmo tempo, as amostras de atiradores excederem 5% do número total de plantações de raízes, haverá muito fósforo no solo.
Objetivo do Superfosfato
Os sais fosfóricos são indispensáveis para a formação normal de plantas cultivadas. Produtos orgânicos com a entrada do nutriente P são necessários:
- para processos metabólicos;
- aumento de safra;
- formação de raízes poderosas;
- desenvolvimento de frutas;
- aumentar a resistência a doenças e insetos nocivos;
- saturação de organismos vegetais com microelementos;
- melhorando o sabor da fruta.
Variedades de superfosfato para pepinos
Todas as variedades de superfosfato diferem na composição química. Além disso, são fornecidas informações sobre as quatro principais variedades de fertilizantes fosfatados.
Superfosfato simples
Uma substância mineral simples também é chamada monofosfato. O medicamento é vendido em pó e tem uma cor cinza. O substrato é resistente ao endurecimento, desde que a umidade na sala seja de até 29%. O fertilizante inclui de 10 a 20% de fósforo, até 10% de enxofre e cerca de 8% de compostos nitrogenados. O uso deste tipo de fertilizante é caracterizado por menor eficiência, mas é mais barato.
Em culturas vegetais, são aplicados 20-30 g / m²
Superfosfato duplo
Este tipo de fertilização contém 45% do componente principal do fósforo, na forma de óxido, além de cálcio e magnésio. O fertilizante mineral com fósforo duplo é capaz de "saturar" o solo no menor tempo possível, não endurece e não sofre lixiviação. Pode ser aplicado na forma de cobertura líquida, como resultado das quais substâncias benéficas serão absorvidas por completo pelo sistema radicular das plantas.
Comparado ao superfosfato simples, esse fertilizante é considerado muito mais concentrado.
Superfosfato granular
O fertilizante é obtido a partir de superfosfato simples adicionando água à fração em pó. Depois disso, eles colocam a substância em um tambor onde ocorre a granulação do pó úmido.A quantidade de fósforo - cerca de 30% contém um mineral de calcário de lastro (composto de cálcio).
O adubo mineral é usado para pré-plantio e subseqüentes cultivos de fertilizantes. Um método produtivo para a rápida "entrega" de fósforo é a aplicação foliar (aspersão de folhetos). Prepare uma mistura de 20 colheres de sopa. eu fertilizante descrito e 3 litros de água quente (1 colher de sopa contém 18 g de pó contendo fósforo).Superfosfato amonizado
Este composto fosfato contém 3% de nitrogênio, 17% de fósforo, 18% de enxofre e mais de 50% de sulfato de cálcio. A substância é usada para regular o equilíbrio ácido-base do solo; o aumento da acidez é neutralizado pela amônia, presente no superfosfato amoniado. Mais adequado em solos alcalinos e neutros. Para aumentar o efeito da substância em solos ácidos, é introduzida juntamente com rocha fosfática, giz e húmus.
Importante! Antes da semeadura, do transplante de mudas, é necessário adicionar ao solo 30 g de nitrato de amônio, 20 g de sulfato de potássio e 30 g de aditivo de fosfato por metro quadrado. E quando as quatro primeiras folhas são formadas, você precisa derramar o solo com uma solução de 25 g de cobertura de fosfato, 20 g de sulfato de potássio e 10 litros de água. Antes de usar compostos fosfóricos, a acidez do solo deve ser medida.
Padrões de dosagem para pepinos
Para preparar a solução, você precisa tomar o medicamento na forma de grânulos. Uma fração pulverulenta da substância não é usada, pois há muito gesso. O resultado é uma grande quantidade de sedimentos de uma preparação insolúvel. A suspensão resultante deve ser filtrada. A mistura final será semelhante em consistência ao leite gordo. Dose de vagens de almofada: 20 g / m².
No outono, são aplicados 45 g por 1 m² de terra para escavação. Na primavera, esse valor pode ser reduzido para 40 gr. Em solos muito pobres, a quantidade desse fertilizante pode ser aumentada.Para não dissolver a matéria orgânica toda vez, você pode fazer um concentrado. Como diluir o medicamento é descrito abaixo.
Você precisará de 350 gramas de molho mineral e 3 litros de água fervente. Agite por um quarto de hora para que os grânulos se dissolvam o mais completamente possível. Antes de usar, este concentrado deve ser diluído com 100 g de concentrado por 10 l de água. Ao fertilizar o solo na primavera, é preferível suplementar 15 g de uréia com esse concentrado e, no outono - 450 g de cinza de madeira.
Características da alimentação
A substância para o desenvolvimento das plantas deve estar adequadamente preparada. A cobertura superior à base de fósforo pode ser usada no cultivo de pepinos no método de estufa ou em solo aberto.
Na estufa
Os fertilizantes são adicionados até 4 vezes durante a estação de crescimento. A vantagem deve ser dada aos complexos orgânicos. Todos os pensos devem ser preparados estritamente de acordo com as instruções. Como uma solução nutritiva para pepinos, você pode usar compostos complexos prontos ou fabricá-los você mesmo.
É possível usar nitrogênio e boro como fertilizantes? Para melhorar as camas com pepinos, você pode usar a seguinte composição: 60 g de fertilizante com teor de flúor, 30 g de nitrato de potássio, 1 g de ácido bórico, 0,4 g de sulfato de manganês (com base em um balde de água)
Em campo aberto
De acordo com o esquema usual, os pepinos nas camas são fertilizados duas vezes: durante o transplante e após um intervalo de 2 semanas. Vários componentes são usados como primeira manipulação: 45 g de uma preparação à base de fósforo é misturada com 25 g de nitrato e 15 g de fertilizante de potássio. Após uma pausa, fertilize a crista usando fezes de frango ou esterco 1: 8 (água orgânica). Se as folhas murcharem ou mudarem de cor, isso indica falta de componentes nutricionais.
Importante! É proibido introduzir fertilizantes fosfatados e uréia ao mesmo tempo - isso levará à acidificação da camada do solo. Mas o fertilizante de potássio pode ser aplicado. A introdução no outono de potássio na forma de cloreto, juntamente com fósforo, contribui para uma melhor absorção dos elementos.
A melhor opção para alimentar pepinos é o uso de substâncias com o teor de P. A falta desse nutriente no solo leva à formação de brotos finos, despejando folhagem. Nesse caso, você deve alimentar as plantações de pepino com fertilizante fosfato e cobrir o solo com turfa, seguido de sua incorporação no solo.
A alimentação de pepinos com fertilizantes contendo P (fósforo) em sua composição é um passo importante no cuidado das culturas de jardim. Graças ao acabamento, você pode obter uma colheita de excelente qualidade, e as plantas ficarão menos expostas aos efeitos negativos do clima, ataques de insetos e doenças.