Berinjela é uma cultura saudável e fácil de cozinhar. Criadores de todo o mundo estão tentando desenvolver variedades nas quais a amargura inerente aos frutos é sentida minimamente. Uma dessas variedades é a Opala Preta.
Descrição e características da variedade
A variedade Black Opal, criada por criadores russos, é recomendada para cultivo no sul da Rússia, na faixa intermediária do país, na Moldávia e na Ucrânia. A autoria pertence à empresa agrícola “Search” (região de Moscou) e foi incluída no registro de resultados da seleção em 2010.
Um arbusto de altura média, até 70 cm, com caules grossos e resistentes e grande folhagem verde clara. À medida que cresce, cresce muito e pode exigir liga, especialmente durante a frutificação. Do plantio ao amadurecimento dos frutos, passam de 125 a 130 dias.
Frutas na forma de um cilindro alongado são cobertas com uma casca densa e brilhante de uma cor de tinta. O comprimento médio da berinjela é de 18 cm, o peso é de 150 a 210 g e a frutificação é longa até o final do outono, a partir de 1 m² eles coletam até 7 kg. Frutas toleram transporte longo.Você sabe O berço da berinjela é a Índia. As declarações em sânscrito nos antigos livros indianos, bem como os arbustos de uma planta selvagem que ainda existe no país, falam em favor da declaração.
A polpa é densa, limão pálido, a amargura no sabor não se expressa. As frutas são amplamente utilizadas em vários pratos, incluindo alimentos enlatados para o inverno. A cultura é resistente a temperaturas extremas. Possui imunidade contra mosaico viral de folhas e fitoplasmose.
Crescendo
A berinjela é uma planta termofílica; o plantio em campo aberto é realizado no final da primavera, quando o solo é aquecido a + 15 ° C. Para que as mudas sejam fortes o suficiente para o transplante, a semeadura é realizada na primeira década de março.
Preparando e cuidando de mudas
O material de plantio deve ser calibrado descartando sementes muito pequenas ou danificadas. Em seguida, eles são gravados em uma solução levemente rosada de permanganato de potássio. Após a secagem, são colocadas por 12 horas em uma solução que estimula o crescimento e acelera a germinação. Produtores de hortaliças experientes preferem usar produtos naturais, por exemplo, uma solução de cinzas de madeira 5 g / 1 l de água morna.
O substrato para semeadura na proporção de 6: 3: 1:
- turfa;
- compostagem
- a areia
1/5 do volume total de cinzas de madeira e 20 g de superfosfato são adicionados à mistura final. Um recipiente adequado para a semeadura é um copo de turfa: a cultura não gosta de transplantes. A semeadura é realizada em solo úmido a uma profundidade de 1,5 cm.
Os recipientes são colocados em um local quente com uma temperatura de + 25 ... + 28 ° C até a emergência. Periodicamente, o solo é umedecido por pulverização.
O cultivo adicional é realizado em tais condições:
- temperatura - + 18 ... + 22 ° C;
- umidade - 65-70% (suportada pela pulverização do espaço ao redor das plantas);
- iluminação - 12 horas por dia (use lâmpadas especiais ou luz do dia);
- rega - uma vez a cada 5 dias (monitorar a secagem do solo);
- cobertura superior - 2 vezes por mês com o complexo mineral Agricola, de acordo com as instruções.
10-14 dias antes do transplante, as mudas precisam ser endurecidas ao ar livre. Recipientes de turfa são colocados na varanda ou deixados na janela aberta por uma hora, aumentando gradualmente o tempo da “caminhada” para 24 horas.
Importante! Você não pode plantar berinjela no mesmo lugar por dois anos seguidos. Também maus predecessores são culturas solanáceas relacionadas (batatas, tomates, pimentas).
Plantio de mudas em canteiros
No outono, a área aberta ao sol, mas protegida do vento, está preparada para um futuro pouso:
- Limpo dos restos das colheitas coletadas.
- Cavar uma pá em uma baioneta.
- 5 kg / m² de estrume apodrecido e 40 g de superfosfato são introduzidos no solo.
- Eles nivelam a terra com um ancinho.
Na primavera, os canteiros altos em forma de sulcos de até 30 cm são cortados.
Tecnologia de pouso:
- Os corredores devem ter até 80 cm de largura, entre as plantas, uma distância de 40 cm.
- Um poço, adicionando 50 g de cinza, é derramado em abundância.
- Quando a umidade for absorvida, coloque as mudas junto com o recipiente para que o colo da raiz fique 2 cm abaixo do solo.
- Depois de adormecer com o solo, distribuir por todos os lados e regar novamente.
Cuidado de Grau
A opala negra forma arbustos esparramados, e seus frutos são bastante pesados; portanto, além do tratamento padrão na forma de rega e cobertura, as plantas precisarão de procedimentos adicionais.
Rega
Para irrigação, é aconselhável defender a água da chuva. Temperatura da água - não inferior a + 18 ° C.
Dois métodos são adequados para regar uma colheita:
- gotejamento;
- debaixo do mato.
Imediatamente após o transplante para o canteiro, as mudas precisam ser regadas a cada 3 dias por duas semanas, para que as mudas estejam bem enraizadas. No futuro, a frequência da rega depende das condições climáticas e da quantidade de chuva. Em clima quente e seco, regada com mais frequência, cerca de 2 vezes por semana. Sob o arbusto, despeje até 3 litros de água.Importante! A rega de um regador ou outro tipo de irrigação pode ser prejudicial para a cultura: folhagem delicada, umidade em evaporação, podem sofrer queimaduras.
Em tempo chuvoso com umidade suficiente, a rega não é realizada. A melhor maneira de descobrir quando uma planta precisa de umidade é verificar o solo a 10-15 cm da superfície. Para proteger as plantas do superaquecimento em calor intenso, depois de regar o solo do círculo do tronco é coberto com palha - serragem.
Top vestir
Em terras esgotadas pelo plantio, recomenda-se fertilizar a cultura a cada duas semanas, complexos minerais equilibrados. Em solo fértil e temperado desde o outono, não é aconselhável alimentar as plantas mais de 4 vezes.
Esquema de alimentação:
- primeiro - 2 semanas após o transplante, foliar, líquido. 45 g de azofoski são dissolvidos em 10 l de água, 1 l em um arbusto;
- segundo - durante a formação de botões. É preparada uma mistura líquida: nitrato de amônio, cloreto de potássio, superfosfato 10:20:30 g / 10 l de água, 0,5 l cada sob um arbusto;
- durante o período de floração, para estimular os ovários, as plantas são adicionalmente pulverizadas com uma solução a 1% de ácido bórico;
- terceira vez adubar no início do período de frutificação. O fertilizante líquido, o chamado "verde", também é usado. É preparado a partir de ervas cortadas (urtiga, siderata, confrei, ervas daninhas). Infusão fermentada diluída 1:10, derramando 1 litro sob o arbusto;
- última alimentação realizada antes da colheita. As plantações são eliminadas com uma solução de cinza de madeira 400 g / 10 l. O potássio e o fósforo presentes na solução estimulam a formação de novos ovários, aumentando o período de frutificação e protegendo a cultura de insetos e doenças.
Cuidado do solo
Após a rega, o afrouxamento superficial é realizado de 12 a 15 cm da superfície. Desembarques necessariamente eliminam ervas daninhas. O solo pode ser protegido contra superaquecimento em dias quentes com cobertura de palha ou outro material. Como a Opala Negra é um arbusto de ramificação, ela precisa de um enteado formativo. Geralmente remova brotos laterais, fortemente inseridos no crescimento.
Se o arbusto estiver muito apertado, seu centro poderá ser afinado para evitar excesso de umidade e risco de doenças fúngicas. Para melhor frutificação durante a formação dos ovários, vários deles beliscam, o que estimula o crescimento dos frutos.
Doenças e pragas
A variedade Black Opal possui excelente imunidade, no entanto, devido às chuvas frequentes, é possível a contaminação tardia. Phytophthora é uma natureza fúngica da doença, o ambiente ideal para o seu desenvolvimento é a umidade. Os fungos afetam primeiro a folhagem, espalhando-se gradualmente por toda a planta até a fruta. O mato apodrece.
Como medida preventiva, é realizada uma limpeza completa do local, observada a rotação das culturas e o processamento do material das sementes. Phytophthora pode ser tratado com a ajuda de preparações contendo cobre: Bordeaux líquido, "Abika-Peak", "Hom".Você sabe A berinjela não foi imediatamente reconhecida como comestível: os gregos antigos acreditavam que comer vegetais leva à loucura. As belezas medievais se esquivavam das frutas, acreditando sinceramente que depois de comer, o rosto seria coberto de sardas.
Os agentes biológicos Bactofit e Fitosporin-M são eficazes contra fungos. Os medicamentos são utilizados por pulverização, diluindo com água de acordo com as instruções. Se necessário, o re-tratamento é realizado.
As principais pragas da berinjela e métodos de lidar com elas:
- Pulgões - aplicar a pulverização com uma solução do medicamento "Aktara" 8 g / 10 l, a mistura é suficiente para 10 m², pulverizada em clima calmo. Nos métodos populares, são utilizados infusão de alho, infusão de tansy, absinto e cinzas de madeira.
- Besouro de batata do Colorado - com um pequeno número de insetos, eles são removidos manualmente, o tratamento é realizado com a preparação de Tanrek, dilui 1 ml / 1 litro de água e eleva o volume para 10 litros.
- Slimmer removido manualmente do local, com um grande acúmulo de gastrópodes, a área é polvilhada com metaldeído, 3 g de agente são consumidos por m². Para evitar sua aparência, depois de remover ervas daninhas e soltar, o local pode ser coberto com agulhas com agulhas. Material pontudo impedirá o movimento do molusco, fragmentos de cascas de noz também estão espalhados pelos corredores.
Colheita e colheita
A variedade é caracterizada por frutificação a longo prazo, os frutos são colhidos até o final do outono. Recomenda-se que os legumes tecnicamente maduros sejam cortados com tesouras de podar a cada 5 dias. As frutas são levadas para armazenamento sem danos, com uma sépala inteira, tamanhos médios até 15 cm, e são armazenadas na adega por mais de um mês.
Existem muitas maneiras de cozinhar legumes:
- fritar;
- guisado;
- cozinhe o ensopado com outros legumes;
- assar;
- cozinhe saladas quentes.
No inverno, os vegetais podem ser congelados, enlatados como um prato independente e em conjunto com outros vegetais.
Variedade Black Opal merece a atenção de produtores de hortaliças com excelentes características técnicas e externas, gosto. Após os cuidados adequados, não é difícil cultivar uma colheita, e o indicador de rendimento é mais do que alto.