Muitos jardineiros adoram berinjela, mas nem todo mundo decide cultivar um vegetal no local. Acredita-se que esta planta seja bastante caprichosa, portanto, cuidar dela exigirá não apenas certos conhecimentos, mas também habilidades. Um desses requisitos é a formação oportuna, sem ela o mato não será capaz de formar frutos grandes, além de nutri-los com todos os tipos de substâncias úteis. Este artigo discute uma descrição detalhada dos principais métodos de corte de culturas, bem como suas principais características.
Cuidados gerais com berinjela
Berinjela é uma planta herbácea anual da família Solanaceae. Esta espécie é considerada um dos representantes mais procurados das culturas frutíferas e, portanto, é cultivada em todos os lugares. Na zona sul, esta planta é cultivada em solo aberto, enquanto em clima temperado é cultivada em estufa.
Isso geralmente está associado ao aumento da capacidade de aquecimento do mato; a temperatura ideal para o seu crescimento está na faixa de +25 ... + 30 ° C, que é alcançada em uma zona climática temperada apenas sob condições artificiais. O mato também é exigente para regar, as berinjelas se desenvolvem melhor com irrigação moderada. Nesse caso, a umidade do solo deve ser constante, a água é adicionada regularmente, em pequenas porções. Ao mesmo tempo, mudanças bruscas de umidade no solo para a colheita são bastante desastrosas.
Para alcançar um alto rendimento de plantas, eles precisam prestar muita atenção, após o plantio de mudas, é necessário, pelo menos 1 vez por semana, remover ervas daninhas e afrouxar o solo a uma profundidade de 5 a 7 cm. Isso protegerá as plantas da exposição a ervas daninhas, bem como à deficiência de oxigênio. Além disso, o solo precisa de fertilizantes oportunos. Passe pelo menos 3 vezes: 2 semanas após a germinação das sementes, 14 a 20 dias após o transplante de mudas em solo aberto e durante a floração ativa.
Durante o cuidado da colheita, atenção especial deve ser dada à poda. Apesar da negligência do procedimento por muitos jardineiros, apenas a poda oportuna ajuda a maximizar o potencial biológico de cada planta. Isso é explicado pelo fato de que a remoção de partes excedentes do mato otimiza o desenvolvimento do restante; nesse caso, a poda de ramos inférteis tem um efeito positivo no desenvolvimento da colheita. Portanto, eles realizam a formação logo após o transplante de mudas para o solo e durante toda a estação de crescimento.
Você sabe Apesar do seu valor nutricional, a berinjela é considerada um vegetal bastante perigoso. A fruta contém a toxina nociva solanina e, portanto, só pode ser utilizada nos alimentos na fase de maturação técnica (a polpa e a casca são densas, suculentas e elásticas).
Preparando uma estufa de berinjela
Berinjelas requerem uma preparação cuidadosa da estufa muito antes do plantio. A planta precisa de um microclima especial e também não tolera mudanças repentinas de temperatura e umidade; portanto, a estufa deve atender a todos os requisitos da cultura. Além disso, a preparação cuidadosa dos canteiros pode reduzir a quase zero as chances de desenvolver infecções perigosas entre as plantações.
Eles iniciam os preparativos com uma inspeção de toda a estrutura; durante o desenvolvimento das plantas, qualquer trabalho de construção e manutenção é extremamente indesejável; portanto, os reparos são realizados várias semanas antes do plantio. Não apenas os elementos de suporte de carga estão sujeitos a inspeção, mas também os painéis de parede e teto, eles devem ser herméticos. Portanto, todas as peças defeituosas são alteradas e as rachaduras são preenchidas com todos os tipos de selantes.
Em seguida, a estufa é eliminada de detritos de plantas e detritos, após o qual é realizada a remoção de ervas daninhas por 20 a 30 cm.O solo limpo e arado é esterilizado, esta medida é obrigatória. A rotação de culturas é muitas vezes impossível na estufa; portanto, com o tempo, o solo é saturado com patógenos de várias infecções, o plantio de mudas em um substrato desses ameaça a morte, portanto o solo deve ser descontaminado.Esterilize o solo de várias maneiras, mas na maioria das vezes isso é feito com água em abundância ou irrigação por spray com desinfetantes.
Mais frequentemente usado para isso:
- solução de permanganato de potássio (1%);
- Mistura "Fitosporina" (5 g / 10 l);
- água fervente.
Depois disso, o solo é deixado sozinho por 1-2 semanas, período durante o qual as paredes internas e externas, bem como o telhado, são limpos. A superfície externa é limpa com água ou com uma solução fraca de sabão em pó (5 g / l). Se foram observados surtos de doenças fúngicas e bacterianas na estufa na última temporada, antimicrobianos complexos (Fitosporina, Tricodermina, etc.) são adicionados ao líquido. A superfície interna da estrutura é limpa com uma solução a 3% de sulfato de cobre, 10% de alvejante ou água fervente de sua escolha. Após a limpeza, todas as superfícies são lavadas com água limpa e enxugadas.
Importante! Uma vez a cada 2-3 anos na estufa, é necessário substituir completamente o solo superficial (25-30 cm) por um novo, caso contrário, o rendimento da planta será baixo.
Métodos para formar um arbusto de berinjela
Vários métodos são conhecidos para a formação de coroas de berinjela, essas são as chamadas técnicas de corte em uma, duas, três hastes ou mais. Essa abordagem possibilita a formação de uma coroa elegante, dependendo das características fisiológicas de cada variedade individual, bem como o rápido amadurecimento da cultura. Nesse caso, o procedimento deve ser abordado com cautela, é necessário avaliar o estado dos plantios, pois a poda radical de plantas fracas sempre leva à sua morte.
Em um talo
A poda de um arbusto em um único caule é considerada a maneira mais radical de formação de berinjela, mas muitas vezes essa é uma medida necessária.
Na maioria dos casos, as seguintes causas levam a isso:
- plantas enfraquecidas devido ao mau enraizamento ou condições adversas de detenção. Nesse caso, é possível direcionar todas as forças para a formação de frutos, o que geralmente não ocorre sem poda;
- espessamento de desembarques - uma haste ajuda a evitar a falta de espaço livre no local, o que é especialmente importante para variedades altas;
- falta de iluminação - nesse caso, a poda ajuda os frutos a amadurecer qualitativamente durante a vegetação ativa, bem como a evitar o sombreamento das plantas vizinhas, sempre repleta de inibição do crescimento de ambas.
A formação de uma haste única no mato começa duas semanas após o transplante de mudas de berinjela para um local permanente. Se a planta estiver enfraquecida, é permitido realizar a primeira poda com um atraso de até 1 semana. Independentemente do momento da primeira formação, o procedimento é repetido posteriormente com um intervalo de 2-3 semanas, até a maturação técnica do fruto.
A formação de um arbusto de berinjela em um talo prevê as seguintes medidas:
- Na zona da raiz do caule, até 5 folhas removem todos os brotos laterais e ovários.
- Na zona de 6-8 folhas, metade dos ovários é cortada e belisca todos os enteados.
- Em cerca de 10 folhas, aperte todos os brotos após a primeira folha com ovário.
- Após 10 folhas no caule, deixe brotos com ovário em duas folhas, enquanto no topo é permitido armazenar não mais que 3 folhas.
Em duas hastes
A formação de duas hastes envolve a criação de uma haste alongada, no topo da qual uma coroa com frutos se desenvolverá. Como na versão anterior, dependendo do estado das plantas, esse procedimento começa 14 a 21 dias após o plantio das mudas em solo aberto.
Esse corte é realizado da seguinte forma:Importante! Durante a poda do mato, é necessário prestar atenção à sua sombra, não deve sombrear folhas, brotos e o futuro ovário, bem como plantas vizinhas.
- Depois que a planta atinge 35 cm, aperta o topo, ativa brotos adicionais e contribui para o crescimento de brotos laterais.
- Após 1-2 semanas, todos os ramos laterais são cortados no mato, deixando apenas os 2 mais viáveis. Ao mesmo tempo, todos os rebentos laterais que se desenvolvem abaixo de 2 laterais também estão sujeitos a remoção. É permitido deixar 2-3 folhas inferiores sombreando o anel do tronco do solo, protegendo o substrato da evaporação excessiva da umidade.
- No futuro, a poda é realizada a cada 2-3 semanas, quaisquer processos laterais adicionais estão sujeitos a poda, bem como folhas extras, brotamentos em desenvolvimento em 2 enteados laterais. À medida que o ovário aparece, ele é diminuído, enquanto seu número deve ser aumentado gradualmente de baixo para cima.
Vídeo: Berinjela de dois caules
Três hastes (ou mais)
Aparar em três hastes é considerado o mais popular. Além de possibilitar a formação de uma copa densa, somente neste caso é possível obter um alto rendimento de plantas. No entanto, nem sempre é útil, eles são usados apenas no caso de plantio livre de berinjela, bem como para preencher o espaço livre da estufa, com plantios espessados, levará à inibição da berinjela.
Essa formação será realizada pelas seguintes etapas sucessivas:- Depois que as mudas forem estendidas para 30 a 35 cm, aperte a parte superior.
- Após 1-3 semanas, todos os brotos laterais são removidos no mato, deixando apenas os 2 mais viáveis.
- Após mais 2 semanas, eles começam a formar brotos adicionais. Para fazer isso, em cada uma das folhas principais 1 enteado, que aperta após 2 folhas, os ovários não são removidos. Brotos sem ovários, bem como excesso de folhagem, também estão sujeitos a remoção.
- Cerca de 30 dias antes da data prevista de colheita nos arbustos, belisque todos os pontos de crescimento, isso contribui para um crescimento e amadurecimento mais ativos das frutas.
Cuidados subsequentes com berinjela
Cuidar de plantas aparadas não é menos importante que o próprio processo de formação. A duração da fase de estresse após o procedimento depende apenas disso. Além disso, cuidados cuidadosos e cuidadosos ajudarão a preparar berinjelas para futura floração e formação eficaz de frutas.
Rega
Fornecer berinjela com condições ideais de solo ajudará a regar regularmente. Como resultado disso, é possível melhorar a qualidade e a quantidade da colheita. As camas são irrigadas pelo menos uma vez a cada 2-3 dias e, durante a seca do verão, a taxa de irrigação é dobrada. Para isso, é recomendável usar água pré-aquecida à temperatura ambiente ou pelo menos + 20 ° C.
Use apenas água limpa e bem mantida para isso; ao cultivar um vegetal em condições ambientais favoráveis, a irrigação também pode ser realizada com água da chuva. Dependendo do tamanho das plantas, 2 a 5 litros de água são aplicados sob um arbusto. No dia seguinte à rega, o solo deve ser afrouxado a uma profundidade de 5-7 cm, o que ajudará a evitar a falta de ar no substrato.
Top vestir
A cobertura é uma das principais condições para um alto rendimento, portanto, é realizada com bastante frequência. A primeira vez que o procedimento é realizado 14 a 20 dias após o transplante de mudas. A alimentação anterior não é apenas ineficaz, mas também pode causar queimaduras no sistema radicular. Uma recarga adicional é realizada a critério do cultivador de legumes, o principal é fazê-las com uma frequência de várias semanas. Ao mesmo tempo, 3 a 5 alimentações de substrato são consideradas o mínimo que garantirá altos rendimentos de plantio e qualidade dos frutos.
Antes que os ovários apareçam, os canteiros são fertilizados com qualquer fertilizante mineral complexo para as culturas de frutas à base de fósforo, potássio e nitrogênio. Os fertilizantes são utilizados na forma líquida, de acordo com as recomendações do fabricante. Durante o período de frutificação, as soluções de nitrogênio-fosfato são consideradas mais adequadas. Para prepará-los em 10 litros de água, dissolva 1 colher de chá. salitre e 1 parte de superfosfato. A mistura resultante é usada em 1,5 a 2 m² de plantações para regar abundantemente o solo.
Importante! A berinjela deve ser alimentada antes da floração, isso não apenas irá acelerar o processo, mas também estimulará o aparecimento de ovários.
Condições ideais
Berinjelas não gostam de alta umidade; portanto, à medida que crescem, é necessário ajustar o indicador para 60-70%. Para isso, o arejamento é realizado na estufa, enquanto os rascunhos são proibidos para as plantas. Eles provocam mudanças bruscas de temperatura, o que causa a queda dos ovários e a hipotermia dos arbustos.
Além disso, o vegetal é exigente no calor. Apesar de ser capaz de suportar quedas de temperatura de até + 12 ° C, quando o indicador diminui para + 20 ° C, o metabolismo é inibido na berinjela. Ao mesmo tempo, não apenas o crescimento é inibido, mas também o florescimento, bem como a formação do ovário, o que leva a uma perda quase completa da capacidade de dar frutos. Portanto, a temperatura ideal para o cultivo da cultura é considerada a ideal em +25 ... + 30 ° C.
Erros comuns de formação
Os erros mais comuns dos cultivadores de vegetais durante a formação de arbustos:
- rejeição da formação: isso leva ao desenvolvimento de brotos ineficazes e excesso de folhas, como resultado do arbusto que gasta toda a sua força não em servir frutas, mas em manter a massa verde. Isso afeta drasticamente a atividade de frutificar berinjela e amadurecer frutas. Portanto, o corte da berinjela deve ser realizado necessariamente, a exceção são apenas as variedades de amadurecimento precoce de baixo crescimento;
- rejeição de beliscar enteados (uma vez que isso inibe o crescimento do mato): na verdade, aparar enteados causa estresse no mato; no entanto, sem isso, o enchimento das frutas é difícil ou pode até parar. Os enteados são removidos mesmo na primeira poda, enquanto você precisa monitorar regularmente a aparência de novos galhos indesejados;
- negligência de folhas de poda e brotos laterais na parte inferior do mato, quando duas ou mais hastes são formadas: como resultado, observa-se sombreamento excessivo do solo, o que provoca uma lenta evaporação da umidade. Muitas vezes, isso cria um ambiente favorável para o desenvolvimento de infecções putrefativas ou murchas do sistema radicular. O parasita abaixo dos brotos laterais principais é necessariamente removido, com exceção de 1-2 folhas basais, que protegem o solo da secagem. Faça isso o mais cedo possível, durante a formação 1-2;
Você sabe Berinjela é considerada uma das mais antigas culturas de frutas. A planta começou a crescer mais 1,5 mil anos atrás, no moderno Oriente Médio, sul da Ásia e Índia.
- no topo reduzir drasticamente o número de ovários: Muitas vezes, isso é considerado um requisito, pois os nutrientes dificilmente atingem a zona superior do mato. No entanto, essa afirmação é falsa, pois é no topo que se desenvolvem os frutos maiores e de maior qualidade. Uma avaliação oportuna da condição dos arbustos em formação e o número de ovários neles ajudará a evitar isso;
- aperto prematuro do mato: Esse erro leva ao esticamento excessivo da planta, o que ameaça o caule com deformações e danos. Além disso, muitas vezes isso leva a uma deterioração no crescimento de frutas. Para evitar isso, depois que o arbusto atingir o tamanho médio da variedade, aperte o topo e todos os pontos de crescimento.
Dicas de jardineiros experientes
Devido à existência de muitos métodos auxiliares, o cultivo de berinjela hoje está se tornando uma tarefa simples para muitos; no entanto, na realidade, muitos não conseguem cultivar frutos de qualidade.
Para reduzir os possíveis riscos de morte da plantação, bem como reduzir seu rendimento durante o cultivo, você deve sempre seguir as seguintes recomendações:
- Antes de plantar mudas, você deve estudar minuciosamente o básico do cultivo agronômico de Solanaceae;
- a estufa deve ser preparada e o solo nela é bem fertilizado; a colheita quase não cresce em substratos pobres;
- as berinjelas não toleram plantações espessadas, são plantadas com espaçamento entre fileiras de pelo menos 50-60 cm, com arbustos espaçados em fileira de cerca de 50 cm;
- por 2 semanas após o plantio, as plantas sofrem um estresse severo; para reduzir os canteiros, elas precisam ser afrouxadas pelo menos 4 vezes e também bem hidratadas;
- uma liga é uma medida obrigatória no cultivo de uma safra; sem ela, as plantas são seriamente danificadas e morrem mesmo na fase verde-madura da fruta;
- no máximo 15 frutos devem se desenvolver em uma planta; os ovários restantes devem ser removidos;
- se você cuidar de plantações não mais de uma vez por semana, dê preferência às variedades maduras de zonas mais precoces, elas são menos exigentes na formação, rega e cobertura.
A berinjela é uma colheita bastante exigente, pois para o seu cultivo bem-sucedido não apenas será necessário o microclima ideal na estufa, mas também o cuidado. A formação correta desempenha um dos papéis mais importantes; o procedimento ajuda não apenas a afinar as culturas, mas também a otimizar todas as forças do mato na formação e no preenchimento de frutas. Aparar berinjela não é difícil, no entanto, você deve levar em consideração as características de cada arbusto para não agravar o estado geral das plantas.