É importante coletar berinjela a tempo dos leitos durante o período de maturidade técnica. Os frutos maduros dessa cultura podem mudar de cor e começar a ficar muito amargos. Aprendemos o que fazer se as berinjelas maduras ficarem verdes e, se puderem ser comidas, como evitar isso.
Você sabe Existem variedades de berinjela nas quais a solanina simplesmente não se acumula. Primeiro de tudo, são variedades com casca branca. Existem variedades com a casca violeta escura usual (Alekseevsky, Lilás, Banana, Marinheiro) - elas têm carne branca delicada e pele fina. Eles não têm amargor e não mudam de cor quando crescidos, não há cor verde da fruta na cauda.
Por que as berinjelas maduras ficam verdes?
Berinjelas, como todas as culturas de erva-mate, podem acumular o alcalóide tóxico solanina. É esse alcalóide que lhes dá um gosto de amargura. Nas frutas jovens, seu conteúdo é tolerante e bastante aceitável, mas quando maduras, elas começam a ficar fortemente amargas e mudam de cor para verde, amarelo ou marrom. A polpa dentro rapidamente fica marrom e as sementes ficam maduras e também escurecem. Note-se que existem variedades de berinjela com tons de pele esverdeada na maturidade.Eles são populares na Ásia, mas também temos, por exemplo, a variedade Emerald, que possui casca verde ou esbranquiçada e polpa branca cremosa que não é amarga e tem cheiro de cogumelos. E, às vezes, as berinjelas não ficam azuis devido ao fato de seu desenvolvimento ser inibido por excesso de nitrogênio ou os frutos clarearem e não ficarem azuis devido à falta de luz.
Você sabe Doses elevadas de solanina podem ser encontradas em batatas que brotaram ou ficaram verdes ao sol. Acima de tudo, está concentrado em brotos e pele. Também existe um alcalóide prejudicial nos tomates verdes, mas quando crescem e começam a mudar de cor, eles podem ser usados para a colheita.
O que fazer e é possível comer essa berinjela?
Frutos verdes muito fortes podem ser deixados nas sementes. Destes, é melhor selecionar os espécimes maiores e mais bonitos para sementes. É necessário esperar até que a casca dos frutos selecionados comece a secar, arrancá-los e colocar em um local escuro. Após 1-2 semanas, as sementes finalmente amadurecem e podem ser coletadas. É impossível comer as frutas cobertas de verde nos alimentos, se você não remover o alcalóide prejudicial anteriormente e for possível removê-lo.Com envenenamento por solanina, são observadas náuseas, vômitos, dor de estômago, enxaqueca, febre, diarréia e desorientação. Então é necessário enxaguar o estômago e tomar sorventes (carvão branco, Enterasgel). Se forem observados sintomas ameaçadores (perda de consciência, cãibras, palpitações), é necessária atenção médica imediata. Com o consumo constante de pequenas doses, podem ser observadas erupções cutâneas, feridas na boca e distúrbios do sono.
Importante! A pele das frutas verdes deve ser cortada.
As seguintes manipulações reduzem significativamente a concentração de solanina:
- Corte a berinjela (cubos, círculos, palitos) e polvilhe com sal. Deixe por 30-60 minutos para deixar o suco fluir. Depois escorra o suco e lave bem as fatias várias vezes com água, lavando sementes grandes, coloque em uma peneira e esprema.
- As fatias são embebidas em água salgada (1 colher de sopa. L de sal por 1 litro de água) por 30 minutos e depois espremidas.
- As frutas são descascadas por 5 minutos. com uma fervura silenciosa. Depois disso, não apenas a amargura desaparece, mas a pele também é facilmente removida.
- Se as sementes são pequenas e as berinjelas são amargas, basta polvilhar com sal por 30 minutos e depois espremer.
Como evitar berinjela verde?
Para que os azuis não mudem de cor devido ao crescimento excessivo, eles devem ser coletados no prazo - durante o amadurecimento técnico. É melhor coletar berinjelas jovens, um tanto imaturas, com cascas finas e sementes não formadas. A maturidade técnica pode ser facilmente determinada pelo toque diretamente no arbusto - você precisa pressionar a fruta com o dedo.
Importante! Berinjelas não cultivadas também podem ser amargas - em clima seco, quando há falta de água, a solanina é fortemente acumulada nelas.
Se um pequeno amassado se formar, que desapareceu em alguns segundos, ele já poderá ser coletado e, se não houver mais vestígios quando pressionado, será necessário aguardar o amadurecimento. Se o recesso é muito profundo e não desapareceu, esse é um vegetal maduro demais e deve ser deixado nas sementes ou processado para reduzir a solanina. Em tais frutas, o brilho da casca desaparece.
Dicas úteis para o cultivo de berinjela
Especialistas dão recomendações úteis para o cultivo de azuis:
- Para plantar berinjela, você precisa escolher um local suficientemente iluminado e protegido das rajadas de vento.
- O plantio não pode ser espessado e, às vezes, faz sentido remover folhas que sombream flores e frutos.
- A rotação de culturas deve ser observada. Você não deve plantar essa cultura de plantas em um local onde os predecessores fossem tabaco, tomate, batata e berinjela.
- Para aumentar o rendimento desses vegetais, o solo deve ser bem fertilizado antes do plantio. Para esse fim, os fertilizantes orgânicos são mais adequados - verbasco, fezes de pássaros ou húmus. Se o solo for ácido, para reduzir a acidez, use farinha de dolomita na proporção de 2 colheres de sopa. colheres de sopa por 1 m².
- Em cada buraco para o plantio, recomenda-se jogar um punhado de cinzas de madeira ou despejar uma solução de manganês à taxa de 1,5 litros por 1 planta.
- As mudas são plantadas quando o solo aquece até + 15 ° C e a temperatura do ar atinge + 18 ° C.
- Deve ser regada sob a raiz com água morna pelo menos uma vez a cada 7 dias. Durante a frutificação, a rega deve ser aumentada em até 2 vezes em 7 dias e em clima quente a cada 2-3 dias. Após a irrigação ou chuva, é necessário soltar o solo e remover ervas daninhas regularmente.
- Para obter um alto rendimento, deve-se fazer durante toda a estação de crescimento da alimentação pelo menos 3-4 vezes. A primeira aplicação de fertilizante é realizada 2-3 semanas após o plantio. Para esse fim, use coberturas complexas, como "Argamassa", "Kemira". Durante o amadurecimento das frutas, é melhor usar fertilizantes contendo nitrogênio (moderadamente) e fosfatos. Durante a frutificação, é útil polvilhar as camas com cinza de madeira.
- Para melhorar a formação de flores e ovários, os arbustos podem ser tratados com ácido bórico na proporção de 2 g por 10 l de balde de água morna.
O esverdeamento dos frutos pode indicar o crescimento excessivo de berinjela e a presença de uma quantidade aumentada de solanina alcalóide tóxica. Nesse caso, os frutos devem ser processados adequadamente para reduzir seu nível, caso contrário, seu consumo pode causar envenenamento.