A moda de produtos ecológicos está desenvolvendo ativamente, nesse sentido, a oportunidade de cultivar cogumelos ostra- dos saborosos e saudáveis (cogumelos ostra) com as próprias mãos, é de grande interesse para muitos. O interesse também é alimentado pela oportunidade de comprar micélio livremente, anúncios cuja venda é bastante comum, o alto custo de cogumelos e o tempo de inatividade de estufas sem uso. Hoje falaremos sobre como cultivar adequadamente esses cogumelos por conta própria.
É possível cultivar cogumelos ostra em uma estufa com suas próprias mãos?
Cultivar cogumelos ostra em uma estufa não é apenas possível, mas também necessário. Um indicador da alta qualidade desses cogumelos é a ausência de uma perna, e esse resultado pode ser obtido apenas na natureza ou em estufa com luz natural, e o material de revestimento não importa.
Você sabe De todos os cogumelos, o cogumelo ostra é mais parecido com a carne em termos de teor de nutrientes.
O cultivo é possível na presença de tais condições:
- luz natural;
- falta de calor;
- alta umidade;
- solo correto;
- acesso a ar fresco.
Vantagens e desvantagens
- As vantagens de cultivar cogumelos ostra em uma estufa incluem:
- baixos custos;
- não há necessidade de equipamentos caros;
- não precisa de um lote grande;
- proteção contra infecção devido ao isolamento;
- a capacidade de crescer para venda;
- alta rentabilidade;
- simplicidade da tecnologia;
- confiança na qualidade do produto;
- a oportunidade de obter cogumelos ecológicos;
- o prazer de comer seus próprios produtos;
- não há necessidade de licenciar e certificar suas atividades;
- a oportunidade de atrair membros da família para atendimento;
- crescimento rápido de cogumelos ostra;
- a estufa protegerá suas vias aéreas contra esporos de fungos, mofo e umidade, em oposição ao cultivo doméstico;
- a possibilidade de economizar espaço graças ao cultivo com palangre.
- As desvantagens incluem:
- o uso de trabalho físico para cuidar de cogumelos;
- a dependência da cultura de fatores externos;
- existe uma opinião (não confirmada) sobre a necessidade de usar respiradores e roupas de proteção no trabalho com cogumelos;
- esporos de fungos podem causar alergias;
- um negócio verdadeiramente lucrativo é possível com um mercado de vendas.
Tempo adequado para plantio de mudas em estufa
Para plantar cogumelos ostra em uma estufa, o final do verão é mais adequado, mas em outras épocas do ano eles também podem ser cultivados. Os cogumelos podem ser plantados durante o ano todo, juntamente com outras culturas (de preferência com pepinos) ou em seu tempo livre no cultivo de outras plantas.
Em muitos jardineiros, as estufas ficam ociosas no inverno, porque os vegetais requerem iluminação e aquecimento adicionais, o que aumenta seu custo, e para os cogumelos esses requisitos são muito mais baixos. Bons resultados são obtidos através do crescimento em estufa durante um período de alta umidade (primavera, outono). O problema pode surgir no verão quente, porque os cogumelos ostra não toleram altas temperaturas e param a vida.
Requisitos básicos para uma estufa
Estes cogumelos podem ser cultivados em estufa para vegetais ou em estufa especializada para cogumelos.
Estes últimos são dos seguintes tipos:
- Petersburgo de dois níveis e quatro flancos;
- Amostra grega de 7 flancos 1861;
- Jardineiros de Moscou com quatro flancos combinados.
- Os requisitos para uma estufa para o cultivo de cogumelos ostra são:
- Deve estar quente, porque os cogumelos precisam de calor estável para crescer. Você pode isolar o inverno instalando um segundo circuito de abrigo.
- Para o cultivo no inverno, é necessário aquecimento adicional, idealmente, do tipo água.
- Deve ser hermético para que os rascunhos não levem a mudanças bruscas de temperatura.
- É necessário prever a possibilidade de ventilação através dos respiradouros ou ventilação de suprimento e exaustão (tubos de ventilação).
- Deve ser possível umidificar o ar pulverizando água.
- É necessário fornecer proteção contra a luz solar direta através do telhado - instale policarbonato colorido ou translúcido, faça um contorno adicional a partir do material de cobertura, instale cortinas, caie o telhado.
- Para aquecer o solo no inverno, é coberto com polietileno espumado com uma camada metalizada.
- Para economizar espaço, são necessárias prateleiras e prateleiras.
- Não há requisitos para tamanhos, tudo depende da escala da semeadura planejada.
Importante! A estufa, onde os cogumelos ostras crescem, não deve ser aquecida por um queimador de gás, pois isso seca o ar.
Características do cultivo de cogumelos ostra em casa
Se você deseja cultivar cogumelos ostra, precisa se familiarizar com a tecnologia de plantio.
Como preparar mudas
Para plantar cogumelos ostra, você precisa comprar micélio. Antes do plantio, ele é mantido na mesma sala com o substrato por um dia, para que ambos tenham a mesma temperatura.
Como substrato, você pode usar:
- coto recém-cortado;
- madeira não seca;
- uma mistura de 45% de palha de cereal, a mesma quantidade de talos de repolho, 6% de farelo de trigo; o restante é preenchido com gesso ou giz;
- uma mistura de 90% de casca de girassol, 5% de farinha de soja, gesso ou giz;
- uma mistura de serragem de madeira dura com aparas de madeira (45% cada) com 8% de centeio ou farelo de trigo, gesso ou giz;
- uma mistura de 30% de serragem com 60% de casca de trigo sarraceno e grãos de cerveja;
- uma mistura de 85% de palha de trigo com 13% de farinha de ervas de legumes e giz.
Para proteger a colheita futura do mofo, adicione 10 g de Fundazole ou Benlata por 100 kg de substrato e 2,5 g de Dimilin por 100 kg de substrato para proteger contra moscas e mosquitos de cogumelos. Todos os componentes do substrato não devem ser maiores que 5 cm.
O substrato é processado com água quente: misture todos os componentes, coloque-os em sacos de polipropileno, coloque-os em um recipiente com água quente e deixe por 5 horas. Em seguida, os sacos são removidos, colocados sob uma ladeira, colocados sob uma carga e deixados escorrer a água. O procedimento será concluído quando nenhuma água for liberada do substrato comprimido na mão.
O substrato preparado possui as seguintes características:
- umidade - 70-80%;
- temperatura - + 25 ° C;
- estrutura - solta, friável.
O cânhamo e a madeira, se não forem apenas cortados, podem ser absorvidos por um dia na água.
Importante! Os cogumelos ostra não crescem com o desperdício de coníferas.
Plantio de mudas
Se os cogumelos ostra forem cultivados em um substrato, serão necessários sacos especiais, cujas dimensões são 0,5 × 1 m. Em cada lado do saco são feitas 12 ranhuras com um diâmetro de 10 cm. Uma camada do substrato é adicionada ao saco, alternadamente com o micélio ligeiramente esmagado pelas mãos e repetindo as camadas, com cuidado batendo todos. Apenas 1 bolsa deixa 300-450 g de micélio. Os sacos amarrados são colocados na estufa a uma distância de 0,5-0,6 m um do outro.
Ao crescer em tocos ou barras, eles precisam perfurar cerca de 8 furos do topo (do lado onde a árvore cresceu) e a mesma quantidade nas bordas, diâmetro de cerca de 2 cm. O micélio é derramado nos furos, bem embalado, cheio de verniz de jardim ou coberto com plasticina .
No chão, cavar um buraco de 5 cm de profundidade, instalar um toco nele, polvilhar nas laterais, regar o solo ao redor do toco. Ou você pode cavar um buraco, despejar casca de girassol, micélio no fundo, despejar, colocar um toco em cima, polvilhar levemente com o solo. A distância entre os tocos não é inferior a 35 cm.
Vídeo: como cultivar cogumelos ostra em tocos
Regras de Cuidados
Ao cuidar de cogumelos, lembre-se de temperatura, ar fresco, rega e um substrato rico em substâncias necessárias.
Modo de temperatura
Os cogumelos ostra devem crescer a uma temperatura na faixa de +23 ... + 25 ° C. Para estimular o crescimento, recomenda-se 2 semanas após o plantio, quando o substrato ficar branco, desligar o aquecimento e levar a temperatura a +2 ... + 4 ° C. Após 2 dias, o aquecimento é ligado e a temperatura é de + 15 ° C.
A baixa temperatura contribui para o crescimento lento, mas de alta qualidade dos cogumelos. Eles se tornam maiores, com pernas curtas. Deve-se lembrar que esses cogumelos precisam de acesso a ar fresco e ventilam regularmente a estufa.
Você sabe O maior número de cogumelos ostra cultivados em um só lugar, — 473 pçs.
Como regar
A rega é necessária gotejamento, é melhor usar chuva ou derreter água morna. A água pode ser pulverizada manualmente ou usando equipamento especial. A umidade deve ser mantida entre 75 e 90%. A rega não é realizada a temperaturas inferiores a + 10 ° C. Se os cogumelos forem plantados em tocos ou barras, regue o solo ao seu redor.
Como alimentar
Para a alimentação, use resíduos da indústria da madeira e da agricultura:
- serragem;
- farelo de trigo ou centeio;
- farinha de soja;
- farinha de ervas;
- grãos de cerveja;
- gesso;
- giz.
Eles são introduzidos no substrato durante o plantio.
Colheita e armazenamento
A primeira colheita aparece no dia 27 a 30 do plantio, ou cerca de uma semana depois de você notar os primórdios - pequenos tubérculos. Com uma faca afiada, você precisa cortar cogumelos ostra, coletar cuidadosamente todos os restos das pernas. Não antes de uma semana, os cogumelos crescerão novamente. No total, será possível coletar até 4 culturas em 2 meses.
Em seguida, um novo micélio é plantado. A colheita é despejada em uma grande caixa de madeira com 2 m de altura e transferida para uma sala fria para resfriamento rápido e armazenada na geladeira.
Assim, você pode cultivar cogumelos ostra em uma estufa, e esse processo não é acompanhado por dificuldades especiais, para que mesmo os iniciantes possam lidar com isso. Observando os requisitos para a estufa e as condições dentro dela, qualquer um pode obter sua própria colheita. Esta opção é ideal para aqueles em que a estufa fica ociosa sem carga no inverno.