A raiz do gengibre asiático, que está entrando rapidamente em nossa vida cotidiana, abre novas propriedades gastronômicas e medicinais. Ao mesmo tempo, ele mostra um dualismo óbvio, tendo a capacidade de tonificar e acalmar o corpo, dependendo do método e do tempo de uso, bem como do estado do corpo humano. Leia mais sobre essas propriedades do gengibre mais adiante neste artigo.
Propriedades do gengibre
As propriedades duplas da raiz de gengibre, capazes de elevar o tônus do corpo e, inversamente, acalmar seu sistema nervoso, são devidas a um rico conjunto de nutrientes que, sendo demandados em certas doses por diferentes métodos de aplicação, têm efeitos diferentes no organismo.
Você sabe O sabor picante característico do gengibre, acrescentado na antiguidade ao cozimento, deu o nome ao produto que hoje conhecemos como pão de gengibre.
Características químicas
O gengibre na sua raiz tem mais de 400 compostos químicos, a grande maioria dos quais tem um efeito benéfico no corpo humano.
Aminoácidos Essenciais: | Aminoácidos Essenciais: |
|
|
Vitaminas: | Elementos micro e macro: |
|
|
Características de sabor
Sendo uma especiaria, a raiz de gengibre tem uma combinação única de sabor, doçura, ácido e pungência em proporções iguais. Essas qualidades gastronômicas harmoniosas do produto são complementadas por um aroma característico de gengibre que lembra o cheiro de especiarias com notas de limão.
Então uma mistura equilibrada de doçura, pungência e ácido faz com que a raiz de gengibre seja muito procurada na culinária como tempero indispensável na preparação de assados, sopas, carne frita ou cozida, frutos do mar, bebidas e sobremesas.
Você sabe O gengibre é um daqueles produtos raros que, com congelamento prolongado, retêm completamente todas as suas substâncias benéficas.
Gengibre
Embora na Ásia, a raiz de gengibre esteja incluída na lista de especiarias quentes, notando sua capacidade de tonificar o corpo e estimular muitas de suas funções, ao mesmo tempo em que este produto não tem propriedades sedativas negadas. Se um determinado produto humano revigora ou acalma seu sistema nervoso - na maioria das vezes depende das características individuais do corpo e dos métodos de preparação e uso de produtos de raiz de gengibre.
Como imunoestimulante e tônico
A presença no gengibre de quase todos os aminoácidos essenciais existentes determina sua capacidade significativamente fortalecer o sistema imunológico humano. Por exemplo, arginina, que é um imunoestimulante produzido pelo corpo humano em quantidades insuficientes. A raiz de gengibre compensa essa deficiência. A presença de um conjunto significativo de vitaminas e minerais no produto também ajuda a fortalecer a imunidade.. As propriedades tônicas do produto também vêm daqui.
O chá de gengibre com a adição de mel e limão restaura rapidamente a força, melhora a atividade mental, ativa processos internos do corpo, eliminando emoções negativas. No verão, bebidas tônicas frias são preparadas a partir da raiz de gengibre.
Quão relaxante e calmante
Parece que você não pode simultaneamente tonificar o corpo e acalmá-lo com os mesmos meios. No entanto, a composição equilibrada de nutrientes na raiz do gengibre é única, pois capaz de satisfazer os requisitos mais relevantes do corpo humano em um determinado momento.
Pode compensar a deficiência de arginina estimulante e, dependendo das necessidades do corpo, saturá-lo com o aminoácido glicina, que é um sedativo natural que acalma uma pessoa, alivia sua tensão nervosa, ansiedade e ajuda a adormecer mais rapidamente.
Importante! As mulheres não devem consumir gengibre no período de lactação, pois é provável o aparecimento de reações alérgicas em bebês.
Ou fornecer a uma pessoa outros aminoácidos - valina e triptofano, que são bons antidepressivos. A raiz do gengibre se estabeleceu como um tranquilizante confiável, aliviando com sucesso a tensão nervosa, mas sem causar efeitos colaterais, como é o caso dos medicamentos artificiais.
Reações individuais ao gengibre
As diversas e às vezes opostas propriedades da raiz do gengibre e geralmente puramente individualmente afetam diferentes grupos de pessoas:
- em mulheres grávidas, o produto pode causar contrações uterinas prematuras, o que pode levar a parto prematuro e até aborto;
- em pacientes com hemofilia, uma raiz que estimula a circulação sanguínea pode agravar o curso da doença;
- para quem quer ganhar peso, a raiz de gengibre, que reduz o apetite e ativa os processos metabólicos, pode reduzir todos os seus esforços a nada;
- tendo pedras nos rins ou bexiga, o produto pode causar movimentos nas pedras e agravar a doença.
Importante! Em nenhum caso você deve usar gengibre antes da próxima operação cirúrgica com anestesia.
Contra-indicações e reações adversas
Primeiro de tudo, o gengibre é contra-indicado em pessoas que sofrem de intolerância individual a este produto. Além disso, às vezes pode causar reações alérgicas em pessoas que pertencem a alergias. Para esclarecer a reação do corpo a esse produto, eles devem começar consumindo não mais que 1 g de gengibre.
- O uso deste produto é contra-indicado:
- na presença de uma úlcera ou gastrite;
- pacientes com hepatite C ou cirrose;
- sofrendo de hemorróidas;
- pacientes com pedras no trato biliar;
- com doenças cardiovasculares;
- tendo problemas com a pele.
As diversas propriedades curativas da raiz do gengibre permitem que ela seja usada para fins profiláticos e terapêuticos em muitos casos, que muitas vezes são diametralmente opostos. As características individuais do organismo de uma pessoa permitem que ele receba de uma ampla paleta de nutrientes apresentados no produto, aqueles que são mais necessários atualmente para uma pessoa em particular.