O método de cultivar vegetais de cabeça para baixo, ou Topsy Turvy, refere-se às inovações suficientemente ousadas do cultivo de vegetais. Antes de tudo, a aparência de uma variante criativa da organização do jardim está associada ao desejo dos jardineiros de aproveitar ao máximo o espaço disponível em sua estufa. na maioria das vezes, é o avião sob o teto que está vazio; um método tão criativo foi inventado que é muito popular.
Recursos do método
Antes de mais nada, para organizar esse canteiro, é necessário escolher uma capacidade para o cultivo de plantas. Baldes antigos, cerca de 5 a 7 litros, grandes garrafas de água e até recipientes depois dos materiais de construção são adequados para isso. Um buraco deve ser cortado no fundo da panela improvisada. Seu diâmetro depende do tamanho da futura planta.
A primeira pessoa que pensou em virar as plantas de cabeça para baixo foi o designer Patrick Morris.
Em cima, o papel é colocado em várias camadas, coberto com uma mistura especial de solo, coberto com uma tampa e virado. É necessário plantar sementes ou mudas no buraco. Para que o cultivo por esse método se torne eficaz, é necessário deixar a planta crescer mais forte e crescer até 20 cm, e só então virar e colocar em um local permanente.
Patrick Morris criou um sistema de plantio exclusivo chamado Sky Planter.
Vantagens e vantagens do Topsy Turvy
Este método criativo de crescer tornou-se popular devido às suas vantagens e vantagens, que o distinguem da massa de opções de design de jardins facilmente acessíveis e simples.
- Os benefícios são os seguintes:
- Esse método de cultivo é ideal para decorar uma estufa improvisada na varanda de apartamentos residenciais. Essa cama parece esteticamente agradável, econômica e prática.
- As plantas cultivadas dessa maneira requerem rega menos abundante. Isso é facilmente explicado pelo fato de que a água penetra imediatamente no sistema radicular e o satura, e somente então a umidade se espalha uniformemente nos caules, folhas e flores.
- É importante observar que esse método afeta favoravelmente o desenvolvimento do sistema raiz. Mesmo em plantas razoavelmente extensas, as raízes se tornam mais compactas, mas bastante fortes e desenvolvidas.
- A força da gravidade também tem um efeito positivo. É graças a isso que substâncias úteis rapidamente enraízam suas folhas e flores.
- A planta é protegida da fragilidade imprevista sob o peso de seus próprios frutos.
- Elimina a necessidade de capina e afrouxamento.
Um sistema especial de embarcações localizadas em vasos de flores, através das quais a planta se alimenta, reduz o consumo de água para as regas em 90%.
Este método de cultivo é ideal para variedades de abóboras decorativas, pepinos, tomates, abobrinha, berinjela e algumas variedades de feijão. Não é recomendado usá-lo para cultivar pimenta devido à fragilidade do seu caule. Também nesta forma, é muito bom cultivar vários tipos de verduras: salsa, endro, coentro, espinafre, alecrim.
As desvantagens do método de crescer de cabeça para baixo
Juntamente com uma série de vantagens e vantagens inegáveis, há várias desvantagens nesse método.
- Entre os principais, podemos destacar:
- As plantas alcançarão o sol. Nesse caso, para evitar sua fragilidade, é necessário colocar um pote de improviso em uma área bem iluminada.
- Com o advento da colheita, a massa total da colheita aumentará. A pressão aumentará, sob a qual a planta pode cair da panela. Certifique-se de cuidar disso e impedir a ocorrência dessa situação.
- Dificuldade de rega. É necessário organizar o fluxo de umidade de modo a não criar excesso e não transbordar. Você precisará se acostumar e encontrar a taxa ideal de rega.
Usando o sistema Sky Planter, até as plantas mais exigentes são suficientes para regar uma ou duas vezes por mês.
O método de crescer de cabeça para baixo está ganhando cada vez mais popularidade entre jardineiros e amadores experientes. Graças a esse design astuto, você pode organizar bem o espaço da estufa ou adaptar a varanda do seu próprio apartamento. Artesãos inveterados foram capazes de cultivar verduras embaixo da mesa da cozinha, o que possibilita o acesso constante a salsa fresca, endro e outras ervas favoritas.