A variedade de tomate híbrido Rosemary F1 é popular entre os jardineiros devido ao seu sabor e alto rendimento. As características do tomate e as regras para seu cultivo serão divulgadas neste material.
Características e descrição da variedade
A variedade híbrida de alecrim F1 foi criada por criadores russos e registrada no Registro Estadual de Cultivos Agrícolas em 2008. É caracterizada por crescimento constante e tempo médio de maturação. Do plantio à colheita, passa um período de 110 a 120 dias. A cultura em casa de vegetação atinge uma altura de 180 cm, e em campo aberto menos - até 130 cm, possui placas e caules verde-escuros. Recomenda-se o cultivo em estufa ou sob cobertura temporária.
Você sabe Existem cerca de 10 mil variedades de tomate que diferem em cor e peso. Os maiores frutos atingem um peso de 1,5 kg e os menores - apenas 20 g.
Descrição da fruta:
- forma arredondada, há uma nervura perceptível no pedúnculo;
- tonalidade rosa brilhante;
- a polpa é macia, tem uma estrutura frouxa, rosa pálido;
- peso fetal atinge 500 g;
- a pele é fina.
Vantagens e desvantagens da variedade
Os tomates F1 Rosemary Pink são populares entre os jardineiros que amam variedades doces. Eles são ótimos para fazer molhos e sucos. O tomate alecrim F1 é imune ao fusarium e à cladosporiose, que os diferencia de outras variedades híbridas.
- Os benefícios dos tomates alecrim F1:
- frutos grandes do mesmo tamanho;
- o arbusto tem um sistema radicular poderoso;
- as frutas são ricas em vitamina A;
- são a base da dieta e comida para bebê;
- a colheita é de até 12 kg com 1 m².
- Além das qualidades positivas, o tomate tem algumas desvantagens:
- rachar rapidamente com a falta de umidade;
- devido à pele fina, eles são praticamente inadequados para o transporte;
- quando crescem, exigem necessariamente ligas à treliça devido ao grande peso dos frutos.
Características de crescer em casa
Ideal para o cultivo de variedades de alecrim F1 são os solos arenosos, com uma adição moderada de fertilizante orgânico, aplicado imediatamente antes do plantio. O fertilizante excessivo leva a torcer as placas das folhas e diminuir a coleta de frutas.
Você sabe A composição dos tomates inclui serotonina — hormônio que edificante.
Condições ideais
Os tomates são plantas termofílicas, pelo que o seu cultivo é realizado a uma temperatura de +20 ... + 25 ° C. A iluminação intensiva contribui para o rápido desenvolvimento da fruta e também afeta o rendimento e o sabor. A falta de iluminação leva a uma interrupção no desenvolvimento da cultura. Se os tomates são cultivados em estufa, é necessária a instalação de iluminação adicional da lâmpada.Os indicadores ideais de umidade do ar não devem ser superiores a 60%, caso contrário, existe o risco de infecção por infecções fúngicas. A alta umidade afeta negativamente a fertilização dos ovários das flores, porque o pólen pode ficar grudado e não sairá das anteras.
Tecnologia de preparação e sementeira
A preparação do material das sementes para o plantio ajuda a acelerar as mudas e aumentar a produtividade. A superfície das sementes pode ser infectada com doenças infecciosas que levarão a danos à safra, por isso é melhor realizar sua desinfecção preliminar. É necessário embeber as sementes de tomate em água limpa por 3 horas e, em seguida, colocar em uma solução a 1% de permanganato de potássio por 6 horas.
Para criar um substrato do solo, você precisará (na proporção de 1: 1: 1: 1):
- a camada superior do solo fértil (é aconselhável escolher o solo em que as leguminosas cresceram);
- compostagem
- turfa;
- areia do rio.
Importante! A ventilação é necessária para uma melhor secagem do solo após a irrigação e melhoria dos indicadores de qualidade da fruta, que, com falta de ventilação, apresentam sabor ácido e excessivamente aguado.
Para obter mudas, você deve executar as seguintes etapas:
- Escolha um contêiner. Geralmente pegue uma caixa medindo 50 × 40 cm.
- Despeje o substrato preparado no topo do recipiente.
- Plante as sementes a uma distância de 4 cm uma da outra pressionando 5 a 10 mm de profundidade no solo.
- Após a semeadura do material da semente, deve-se regar à temperatura ambiente (+ 20 ° C).
- Cubra o recipiente com filme plástico para criar um efeito estufa e acelerar o surgimento de mudas.
- Quando as primeiras fotos aparecerem após 7 dias, você precisará se livrar do revestimento do filme.
Vídeo: semeando sementes de tomate para mudas
Cuidados de acompanhamento
Para que as mudas se desenvolvam corretamente, é necessário alterar constantemente a posição da capacidade de plantio. Com o movimento periódico da caixa, os brotos não dobram devido a uma volta para a luz. Para germinar mudas, é necessária uma temperatura do ar na faixa de +23 ... + 28 ° C, este regime de temperatura é mantido até a emergência. Se o regime de temperatura não for observado, a germinação das sementes se deteriorará significativamente e levará tempo de 2 a 3 semanas.Durante todo o período de germinação, não vale a pena expor ao sol um recipiente com sementes não germinadas. Com o advento dos brotos, a capacidade deve ser reorganizada em um local fresco, mas mais iluminado, a temperatura não deve ser superior a + 20 ° C. Após 10 dias, as mudas devem ser reorganizadas em um local mais quente, com uma temperatura de cerca de + 25 ° C. A rega das mudas pode ser feita através de uma pistola de pintura para evitar a estagnação da água no tanque. A água deve estar quente e assentada por 2 dias.
Datas e tecnologia de plantio de mudas
Para cultivar em casa de vegetação, mudas de tomate são plantadas em meados de março. O solo da estufa deve ser fertilizado, dependendo do seu tipo:
- solos argilosos são misturados com húmus (10 kg) e serragem (10 kg) por 1 m²;
- a turfa é misturada com 10 kg de serragem, 10 kg de húmus e 5 kg de areia por 1 m²;
- os solos chernozem são misturados com 10 kg de areia por 1 m².
Antes de plantar em campo aberto, as mudas são gradualmente acostumadas às condições de temperatura da rua pelo endurecimento. Primeiro, você só precisa ventilar a sala onde as mudas estão armazenadas, realizando o procedimento por vários dias, depois as plantas são levadas para a varanda ou varanda por 2-3 horas, aumentando gradualmente a permanência das plantas ao ar livre por até um dia. Antes do transplante para evitar doenças e pragas, os brotos tratado com líquido Bordeaux (3%).Sinais de prontidão de plântulas para transplante:
- a altura das mudas atingiu 35 cm;
- caules são grossos;
- brotos têm 6-8 placas de folhas.
O transplante de mudas para o solo é o seguinte:
- Cavar buracos com 15 cm de profundidade, observando uma distância entre eles de 40 cm e uma largura entre linhas de 50 cm.
- Amolecer o solo em vasos com mudas por rega abundante.
- Remova cuidadosamente as plantas, juntamente com um pedaço de terra, lave o solo com água corrente.
- Coloque um pino com uma altura de pelo menos 50 cm em cada orifício para mais liga das plantas.
- Plantar mudas nos buracos, derreter as raízes, encher-se de terra, batendo livremente.
- Todos os pinos devem ser conectados juntos por fio.
- Amarre as hastes nos pinos.
Vídeo: plantando mudas de tomate em campo aberto
Como cuidar de uma variedade de tomates
O cumprimento das regras de cuidado com a colheita contribui para o seu melhor desenvolvimento e aumenta o rendimento. É especialmente necessário prestar atenção à ventilação em condições de estufa, que deve ser realizada diariamente. A temperatura ideal para o cultivo de tomates em casa de vegetação é de + 25 ° C durante o dia e + 16 ° C à noite.
Alimentação e rega
A rega das plantas deve ser feita com água tratada a cada 5 dias, à taxa de 5 litros por 1 m², antes da floração. Após a floração, o volume de líquido introduzido é aumentado para 10 litros por 1 m². É necessário regar a colheita sob a raiz, a fim de evitar umidade excessiva nas placas foliares.
Os tomates são alimentados várias vezes durante a estação de crescimento:
- Primeira alimentação realizado 2 semanas após o desembarque. Uma solução preparada a partir de 30 g da preparação Agricola Vegeta, 15 g de nitrofoska e 5 l de água é excelente para isso. A solução é aplicada sob cada bucha por 1 litro.
- Segunda alimentação é realizado após 2 semanas com uma solução de Agricola Vegeta (30 g), o medicamento Effekton-O (30 g) e 5 l de água. O fertilizante é aplicado em 1 litro sob cada arbusto.
- Terceira alimentação realizada após 2 semanas após a segunda e consiste em uma solução que inclui 15 g de superfosfato, 15 g de potássio em 5 l de água.
- Quarta alimentação é o último, é realizado 2 semanas após o terceiro. É necessário diluir 30 g da preparação Effekton-O em 5 l de água e adicionar 1 l sob a raiz em cada poço.
Pasynkovka e formação de um arbusto
Plantas dessa variedade precisam beliscar periodicamente - a remoção dos brotos que crescem das axilas das folhas. O procedimento é realizado no início da manhã, manualmente, retirando enteados desnecessários. Se você não realizar esse procedimento, as plantas começarão a se ramificar fortemente, o que levará à falta de iluminação e ao desenvolvimento de doenças. Os enteados são removidos 2 vezes por mês, à medida que a cultura se torna mais espessa.
A formação do mato consiste em cortar as placas inferiores das folhas à medida que crescem intensamente. O arbusto é formado em 2 hastes, selecionando enteados mais desenvolvidos e podando-os ao nível do caule principal. A coroa do caule central pode ser beliscada para interromper o crescimento da cultura e redirecionar todos os nutrientes para os frutos.
Cultivo do solo e capina
O afrouxamento do solo próximo ao caule é realizado após cada irrigação, para um melhor suprimento de oxigênio ao sistema radicular e um obstáculo ao desenvolvimento de infecções por fungos. A remoção de ervas daninhas é realizada a uma profundidade de 5 a 10 cm, com movimentos leves, para não danificar o rizoma.
Colheita e armazenamento
A colheita dos frutos dessa variedade começa no final de julho e continua até meados de setembro. Os tomates devem ser armazenados em uma caixa limpa e seca, onde são cuidadosamente empilhados em várias linhas. As frutas são cobertas com uma tampa por cima para não danificá-las.
Importante! A colheita do tomate deve ser realizada a cada 4 dias para evitar apodrecimento e rachaduras de frutas maduras, bem como dar a oportunidade para os vegetais imaturos se fortalecerem, obtendo nutrientes.
Tratamento e prevenção de doenças
As doenças do tomate podem ser desencadeadas por:
- falta de nutrientes;
- fertilizante excessivo;
- alta umidade;
- infestação por pragas;
- superaquecimento ao sol;
- rega excessiva.
As doenças mais comuns do tomate incluem praga tardia e mancha seca. A praga tardia é uma infecção fúngica que provoca uma alteração na cor das hastes e das folhas dos tomates para dourar. Os vegetais apodrecem, ficando marrons.
Controle de ferrugem:
- para limitar a umidade, a rega é realizada apenas sob a raiz, evitando a entrada de água na planta;
- irrigação com uma tintura de alho, feita com 50 g de alho ralado e 1 g de permanganato de potássio diluído em 10 l de água;
- pulverizando com soro de leite.
As manchas secas provocam o aparecimento de manchas pretas com um revestimento brilhante em vegetais com um diâmetro de 1-3 cm, e as lâminas das folhas adquirem uma tonalidade amarela.
Controle de ponto seco:
- irrigação de tomate com 1% de líquido Bordeaux;
- remoção de chapas e frutas danificadas.
Os parasitas que atacam a cultura do tomate têm duas formas:
- subterrâneo, que danifica o sistema radicular;
- acima do solo, que comem folhas, caules.
Prevenção de Invasão de Pragas:
- cavar o solo para destruir os filhos de pragas;
- mulching o solo com serragem embebida em uréia;
- embeber rizomas de mudas antes de plantar por 6 horas em uma solução do medicamento "Prestige" (30 ml por 3 l de água);
- plantar perto de tomateiro que repele insetos;
- desinfecção de sementes antes da semeadura em solução de permanganato de potássio a 1%.
Para cultivar uma rica colheita de tomates alecrim F1, você deve seguir as regras de cuidados e realizar um tratamento preventivo contra doenças e pragas. A aplicação oportuna de fertilização aumentará a capacidade de germinação da cultura e contribuirá para um aumento na resistência a infecções.