Por muitos anos, os cientistas estão interessados na questão de como um inseto tão pequeno, como uma abelha, pode percorrer longas distâncias em busca de campos e jardins floridos, encontrá-los e quantas flores eles conseguem distinguir. Todo o segredo e resposta estão na natureza incomum de sua visão. A seguir, serão consideradas as características da visão dessas pequenas criaturas voadoras.
Características da estrutura dos olhos de uma abelha
Na família das abelhas, esses indivíduos são distinguidos - drones, operárias e a abelha rainha. Todos eles desempenham funções diferentes e, portanto, a estrutura dos olhos é diferente.
Importante! As abelhas até veem movimentos muito rápidos em câmera lenta e com muita clareza.
Por tipo
Existem dois tipos de olhos em um indivíduo portador de mel: órgãos de visão simples e complexos, ou facetas:
- simples - consistem em uma lente. O papel deles é que eles determinem a hora do dia e vejam os objetos de forma embaçada ou a curta distância;
- complexo - representam um grande número de facetas hexagonais revestidas com pelos. A imagem é composta de vários fragmentos separados, devido aos quais a abelha distingue entre objetos em movimento e formas imóveis durante o movimento.
Posição dos olhos
Nos indivíduos que trabalham, os olhos simples estão localizados na forma de um triângulo preto no topo da cabeça. Facetadas estão nas laterais e consistem em 5 mil segmentos.
Os órgãos simples da visão da abelha rainha são colocados na testa. Os complexos são maiores em tamanho do que os insetos que trabalham, mas têm menos segmentos (até 4 mil) devido ao fato de o útero não voar em grandes espaços.
Os drones também têm olhos simples na testa. Facetado - o maior em tamanho e possui 10 mil fragmentos.
Quantidade
A criatura do mel tem 5 olhos: 2 complexos e 3 simples, e o útero e os zangões são melhor desenvolvidos simples e os indivíduos que trabalham, respectivamente, complexos. Isso se deve ao escopo de suas atividades.
O mundo através dos olhos de uma abelha
Dado o objetivo de órgãos de visão simples e facetados, juntos eles se complementam, ajudando os insetos a se moverem com sucesso em um espaço pequeno e a navegar bem em vôo.
Importante! As abelhas não distinguem objetos com cantos afiados (quadrados ou triangulares), mas percebem bem formas ovais, o que ajuda a localizar rapidamente as flores.
As abelhas vêem no escuro
Graças à presença de olhos simples, os colecionadores de mel podem ver à noite. É verdade que a visão noturna não fornece imagens claras, mas elas ainda enxergam melhor do que outros insetos.
As cores distinguem
Um processo difícil é a percepção pelas abelhas do esquema de cores, da qual elas distinguem branco, azul, amarelo, laranja, verde e seus tons. Eles assimilam a cor vermelha e outros tons saturados na cor amarela. Com olhos simples, os insetos podem ver no espectro ultravioleta. E também observe reflexos de vidro, água e outras superfícies cristalinas.
Como as abelhas encontram flores por sua cor
Fazendo o voo a uma velocidade de 25 a 30 km por hora, as abelhas não conseguem ver as cores. Somente quando diminuem a velocidade e se aproximam do objeto desejado, eles ativam a visão de cores. Como mencionado anteriormente, os cabelos localizados nos órgãos faciais da visão vibram no campo elétrico que a flor emite, porque as flores atraem insetos não apenas por causa de sua cor brilhante, mas também pelo calor ou pela eletricidade que afeta o sistema nervoso. Além disso, o campo é negativo nas plantas e positivo nos indivíduos que trabalham. E, como resultado, entre eles há uma carga passando pelos cabelos.
O olho de uma abelha é um órgão muito complexo e único, graças ao qual o inseto percebe o mundo exterior com bastante conforto e desempenha sua função 100%.Você sabe Se você mover a colméia de um lugar para outro, a abelha que chegar irá partir para a estadia inicial de sua casa.